Navegando por Assunto "Física"
Agora exibindo 1 - 18 de 18
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biomecânica: fundamentos físicos e análise de exercícios resistidos(2022-02-05) QUEIROZ JÚNIOR, Walter Moura de; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O presente trabalho visa expor os conceitos fundamentais de física para contextualizar e aplicar em uma realidade multidisciplinar da Biomecânica, área que identifica e compreende o movimento humano e a relação deste com ambiente externo e com outros corpos. Utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica em autores profissionais da saúde do esporte, artigos científicos e cursos em Biomecânica, investigamos as áreas de pesquisa mais evidentes atualmente e qual a relevância da física para esta disciplina. Especialmente focado na área de exercício resistido, popularmente conhecida por musculação, o trabalho atende pessoas que tem pouco ou quase nenhum conhecimento em biomecânica até pessoas que já possuem alguma bagagem em física, seja discente ou docente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Ensino das noções de física para o 9º ano do ensino fundamental através de relações com o corpo humano(2022-07-11) SILVA, Cleiciane Oliveira da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055Este trabalho tem como objetivo relacionar conteúdos de física do 9º ano do Ensino Fundamental com assuntos do corpo humano, trazendo uma perspectiva interdisciplinar entre física e biologia. Para tal, foram analisados três livros didáticos do 9º ano, tendo em vista os conteúdos mais relevantes que se relacionam com algumas atividades que o corpo humano é capaz de realizar. Como resultados, apresentamos diversas relações entre os assuntos de física e o corpo humano e apresentamos algumas estratégias que possam contribuir numa melhor compreensão dos conteúdos propostos, visto que as estratégias buscam aumentar a participação dos alunos nas aulas, auxiliando no processo ensino-aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de física e o impacto da experimentação de baixo custo no último ano do nível médio(2023-07-10) FURTADO, Jonas Diniz; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Com inúmeras formas de ensinar e transmitir conhecimento, é primordial estuda-las com o intuito de entender qual será a mais indicada para determinada área de conhecimento. Para tanto, o presente trabalho discute a respeito do ensino de física, junto a visão dos alunos para que se tenha uma ideia mais clara de quais métodos utilizar e como utilizar da forma correta. A metodologia aplicada na pesquisa é a experimental de baixo custo, tendo em vista que o valor elevado de equipamentos de ponta para experimentação física inviabiliza a utilização na maior parte das escolas, logo, a experimentação de baixo custo se torna uma opção atrativa para tornar a física mais palpável e interessante para os discentes. A aplicação da metodologia foi realizada na escola estadual Izabel dos Santos Dias, que não possui laboratório de física e tem sérios problemas de falta de estrutura, o que também colabora com a ideia de utilizar experimento de custo reduzido. Durante o processo, foi possível notar uma grande interação e uma maior motivação dos 42 alunos com a nova forma de estudar física, o que pode ser interpretado como um resultado positivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA DE LOURDES, BREVES-PA(2017-07-02) SILVA, Jairo Ferreira da; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Esse trabalho traz como ponto principal identificar o quanto de conhecimento prévio os alunos da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria de Lourdes, Breves-Pa, tem acerca dos assuntos de Ciências Físicas por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo através de um questionário com 6 perguntas. Assim, fizemos uma análise dos conhecimentos de Física adquiridos pelos alunos no decorrer dos estudos, observando como a Física nos dias de hoje está presente em todos os lugares, retratando assim a importância do conteúdo de Física no processo de ensino e aprendizagem. Nossos resultados, obtidos em duas turmas unidas de 32 alunos da 4ª etapa da EJA no 2º semestre de 2015, através da resposta do questionário foi possível observar que algumas perguntas foram interpretadas de maneira equivocada pelos alunos, contudo 81,25% reconheceram a importância de se estudar Física, 78,125% conseguiram identificar 5 (cinco) fenômenos que podem ser explicados com auxílio da Física, 87,5% conseguiram dizer o que a Física estuda demonstrando conhecimento acerca da disciplina, porém 43,75% disseram que provavelmente apresentarão dificuldades na disciplina de Física no Ensino Médio descrevendo alguns motivos para tal dificuldade, entre eles os cálculos, o tempo de aula e o fato do professor não está capacitado para ministrar os conteúdos da disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de física nos anos iniciais: uma experiência formativa no Clube de Ciências da UFPA(2014-12-17) CAJUEIRO, Dayanne Dailla da Silva; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Este trabalho é um relato de experiência sobre as atividades educacionais desenvolvidas a partir do estágio docente realizado no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará no ano de 2012. Para a organização e apresentação das informações, utilizei a narrativa histórica e linear dos fatos. A construção e destaque do enredo descrito foram realizados com base nos momentos formativos de um grupo de professores estagiários, no qual me incluo, e de nossos alunos. Esse processo será evidenciado sob a ótica e ênfase da experiência que tivemos quando desenvolvemos atividades de ensino de física nos anos iniciais, logo os destaques foram dados aos elementos que expressaram as possibilidades de aprendizagem desse processo. Para isso, foram utilizados os diários, atividades, filmagens e entrevistas que ilustrem as experiências vivenciadas por nós, evidenciando a riqueza formativa da mesma com base nas possibilidades e enfrentamento das dificuldades. Nesta perspectiva, para nós professores estagiários, foi evidenciada: a possibilidade de aprender sobre a construção de projeto de investigação científica, o enfrentamento das dificuldades formativas e de conhecimento teórico sobre o conhecimento físico em nível escolar básico, o desafio de ensinar uma temática que não era familiar e de fácil receptividade, transpor de forma didática esse conhecimento aos alunos. Para as crianças, foi evidenciada a possibilidade de aprender ciências com o viés do conhecimento físico, participar de atividades práticas e da elaboração de um projeto de pesquisa infantil sobre a temática. A mudança de abordagem, a rejeição, o enfrentamento e a superação fizeram parte da nossa construção e constituição enquanto docentes. Sincronicamente, entendo que os estudantes têm a oportunidade de participar de aulas de sequências didáticas, experimentos, projeto de ciências, perceber o conhecimento físico como parte integrante da área científica e como conhecimento possível de ser ensinado nos anos iniciais de ensino, com potencialidade de compreensão e aprendizagem dos mesmos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudando física através dos exercícios realizados nas academias de musculação de Breves-PA(2014-07-08) LEITE, Anderson Corrêa; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491A biomecânica é uma das áreas da biofísica que melhor proporciona um profundo entendimento sobre o movimento do corpo humano, pois o esqueleto humano é um sistema de componentes ou alavancas, no qual o osso pode ser visualizado como uma barra rígida que pode transmitir e modificar força e movimento. As forças exercidas no corpo (incluindo as forças musculares) têm componentes que tendem a produzir movimentos não só rotatórios como translatórios nas articulações do corpo humano, até quando realizados em pequenas magnitudes, são importantes para entendermos o estresse e a estabilidade articular.O conhecimento dos movimentos possíveis e seguros de cada articulação do corpo humano, bem como dos graus de amplitude de cada movimento articular, proporciona uma diretriz para uma correta análise biomecânica. Assim, quando o braço entre as forças (Peso e muscular) e o eixo do movimento (articulações) muda por todo o movimento, afeta diretamente o torque. Neste trabalho tentamos mostrar como os princípios físicos podem descrever e favorecer na execução de um exercício de musculação nas academias de Breves para que se tenha uma boa eficiência sem a preocupação com lesões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A física da conversão energética nas usinas hidrelétricas(2021-05) MOURA, Wendel Leandro Souza; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474As usinas hidrelétricas produzem a grande parte da energia elétrica consumida no Brasil. Esse processo de produção garante que o Brasil esteja em uma posição de destaque dentro do cenário de produção energias renováveis e não poluentes. A produção energética em uma usina hidrelétrica nada mais é que uma aplicação direta de leis, princípios e fundamentos de física, sendo muito interessante de ser analisado a partir de uma ótica científica. Neste trabalho, buscar-se-á abordar os princípios físicos envolvidos na geração da energia elétrica em uma usina hidrelétrica, bem como seus benefícios e malefícios, abordando cada componente de uma usina e expondo o porquê de sua utilização no projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fundamentos para utilização dos smarthphones para o ensino de física(2019) MIRANDA, Rodrigo Cezar Cordeiro de; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O smartphone (celular inteligente) encontra-se como importante utilitário no cotidiano da uma grande parcela da população mundial, principalmente nas regiões de área urbana. Este trabalho tem como objeto a conclusão de curso através de analises, estudos e de dados anteriores ao assunto abordado sobre a utilização de smartphones (aparelhos celulares com internet móvel) por estudantes do ensino médio regular e a necessidade da utilização destes pelos professores de física em seus métodos didáticos pedagógicos e fundamentos jurídicos trazidos pelo LDB, PNE e o ECA. Com isto, visa trazer esta ferramenta como apoio pedagógico para o ensino de física. Os resultados destes estudos indicam que o smartphone está largamente inserido no dia-adia dos estudantes, estes utilizam os aparelhos para as mais variadas formas de diversão, passa tempo e entretenimento durante as aulas, nas pausas das aulas e após as aulas. Portanto, os alunos desenvolveram métodos e estratégias de uso para não serem pegos pelos professores, onde também tornaram esta tecnologia parte integrante de todos os momentos da vida da maioria dos jovens. Diante deste contexto devemos nos preocupar em identificar as possíveis soluções para requerer o uso destes aparelhos como ferramenta do professor educador, neste caso, para o ensino da física. Tornando este o objetivo deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência do ENEM no ensino da física(2021-01-21) TRINDADE, Lucas Teixeira; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O presente estudo aborda a questão da influência que o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM exerce atualmente sobre o ensino da disciplina Física. Na atualidade grande parte das escolas está trabalhando com este foco e os professores de Física precisam adequar suas metodologias para que dêem aulas contextualizadas, as quais devem interligar os tópicos estudados com o cotidiano dos educandos, tornando as aulas da disciplina mais interessantes e próximas da realidade. Tal procedimento faz com que a Física deixe de ser um assunto abstrato e torne-se uma matéria compreendida nas situações reais e práticas dos alunos. Além do mais, o estudo aqui realizado demonstra que o ENEM tem como função principal a aferição da qualidade do sistema educacional brasileiro, o que obriga sua melhoria e seu aperfeiçoamento contínuo. Outro emprego do exame é funcionar como orientador do sistema educacional brasileiro de forma ampla. O estudo em questão também aponta que, no decorrer do desenvolvimento do ENEM, com a proposta do novo Ensino Médio, este passou a ser o único mecanismo de acessos às universidades e institutos federais. Com isso, o ensino precisou passar por alterações significativas, pois no ENEM é que são avaliados os questionamentos e as ponderações do Ministério da Educação - MEC. Dentro deste contexto, a pesquisa revela também que é fundamental para o professor de Física, continuar aperfeiçoando e procurando maneiras diferenciadas de utilizar os materiais e técnicas didáticas, como alguns elementos que estejam presentes de maneira lúdica na vida dos alunos dentro das aulas, visto que estará compreendendo que a formação completa do aluno possibilitará que este consiga superar qualquer tipo de sistema avaliativo que lhe seja proposto, como o próprio ENEM.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogo didático aplicado a física térmica: uma revisão de conceitos a partir de exemplos do cotidiano(2019-12-19) SOUSA, Lucas Pinon de; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474No presente trabalho, pretende-se mostrar o resgate ao lúdico como forma de apoio ao ensino de física, buscando trazer uma proposta diferenciada, com uma aula mais dinâmica, interativa e divertida. Tendo em vista a dificuldade encontrada por muitos profissionais da educação em prender a atenção do aluno durante uma aula, por muitas das vezes não conseguir fazer com que o aluno compreenda o que está sendo ensinado, tornando a aula cansativa e pouco atrativa. Nesse sentido, o jogo didático pode facilitar o trabalho do professor em si, visto que a maior parte dos alunos tem formas de assimilação de conteúdo diferente uns dos outros, alguns aprendem apenas prestando atenção, outros vendo exemplos e uns fazendo associações, e a utilização da forma lúdica de ensino potencializa de maneira geral o aprendizado, ajudando na compreensão e fixação de conceitos, em razão de ser um modelo não tradicional de ensino, e que prioriza o recreativo, trazendo diversão, interação e uma aula mais ativa, fazendo com que o aluno se dedique mais. Por conseguinte, o jogo da memória ou associação, do trabalho exposto, foi criado para ajudar, alunos do ensino fundamental, na compreensão e fixação das formas de transmissão de calor, através da aplicação de vários exemplos comuns do dia a dia, para serem associados cada um à sua respectiva forma de transmissão, fazendo com que o aluno aprenda e consiga lembrar por fazer associação aos exemplos mencionados no jogo, e expor que não precisa de exemplos extraordinários e também que a física está frequentemente presente em nosso cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de atividades com metodologias ativas no ensino de ondulatória com enfoque na música(2023-12-04) VIEIRA, Antônio Lindomar Silva; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329O presente trabalho discute a importância do uso de metodologias pedagógicas para viabilizar o ensino e a aprendizagem de física, com qualidade, aos estudantes da educação básica. Em especial, será abordada a metodologia ativa em consonância aos fundamentos da Ondulatória, com enfoque em acústica, ondas sonoras e música. Este estudo analisa os benefícios e os desafios enfrentados por docentes e discentes ao utilizar este recurso didático, a partir de uma revisão complementar da literatura na visão de Vygotsky e Piaget. Além disso, são apresentados: (1) exemplos práticos e conceitos pertinentes à música; (2) como o estudo da música pode contribuir para o desenvolvimento do aprendizado em física no Ensino Fundamental e Médio apesar de envolver termos complexos. Com base nisso, é percebido que o ensino e aprendizagem acabam se tornando um processo mútuo, entre o conteúdo apresentado pelo docente e a prática baseada nas experimentações que os discentes apresentam sobre os assuntos das ciências exatas. Na sequência, são exemplificados, com maior profundidade os conteúdos mencionados anteriormente, através de uma proposta de aplicação utilizando as seguintes estratégias: aprendizagem baseada em problemas; aprendizagem baseada em projetos; sala de aula investida e aprendizagem baseada por investigação. Por fim, essas estratégias são modeladas no contexto para o ensino de Física Ondulatória (ondas sonoras, frequências, trilhas sonoras e outros).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre o ensino de física na escola São José II, comunidade de Santana – Anapú-Pa(2020-07-18) SANTOS, Jane Vilma Silva; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111O presente trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões acerca do ensino de física nos anos finais do ensino fundamental, anos finais na Escola São José II, comunidade de Santana, em Anapu-PA, tendo presente as vivencias e experiências no campo do estágio supervisionado, notas autobiográficas do processo de formação, como fonte de dados, por considerar a importância de recuperar o olhar sobre os dados produzidos nas pesquisas e relatórios de tempo comunidade, em busca de refletir seu conteúdo e significado, bem como na possibilidade de ressignificar as práticas pedagógicas no ensino de física com vistas à qualidade da aprendizagem dos alunos. Para realizar este trabalho, contou-se com duas fontes de dados, as pesquisas de campo, cujo dados foram obtidos durante os tempos comunidade, a observação e a regência nos estágios supervisionados no ensino fundamental maior, na Escola São José II, na comunidade Santana, e, os dados do itinerário formativo da autora na área de física, do ensino fundamental ao nível superior. Considera-se que o ensino das ciências físicas devem ser mediada pelo professor em conexão com o contexto de vivencias dos alunos, evitando a fragmentação do saber. Desse modo, surge a necessidade de formação pedagógica inicial e continuada, para que o educador desenvolva uma prática docente com qualidade de aprendizagem na vida escolar das crianças no ensino fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relações de gênero na história da ciência: a presença da mulher na física(2019-06-27) SANTOS, Aline Lobato; COSTA, Cleidilane Sena; http://lattes.cnpq.br/4274598374126989No desenvolvimento deste trabalho buscou-se um aprofundamento na questão da mulher na Física, essa abordagem consta de duas partes, sendo que na primeira é desenvolvido uma análise histórica em relação ao gênero e suas implicações no desenvolvimento das Ciências Exatas, especialmente a Física e na vida das mulheres. Também é proposto um olhar mais realístico do fato de que as mulheres estão inseridas nos meios acadêmicos e profissionais. A segunda é uma abordagem atual, onde foi aplicado questionários a docentes do curso de Física, o mesmo estava disponível na plataforma do Google drive. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é conhecer, por meio dos questionários, a realidade atual das mulheres que optaram em termos profissionais pela física e fazer um paralelo com a evolução ocorrida nas mentalidades do gênero feminino. Assim, foi possível conhecer de que forma as mulheres estão inseridas nos cursos de física e de que maneira se dá relação no que concerne a relação de gênero.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio(2023-06-23) BEZERRA, Rosa Leonor Bentes Souza; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491A Física é considerada um grande desafio por parte dos alunos, por isso é importante compor estratégias metodológicas que propiciem uma aproximação do mundo da Física aos estudantes. Neste trabalho é apresentada uma sequência didática elaborada para o ensino de conceitos de calorimetria. A sequência didática, que tem como base o estudo da calorimetria com foco no Ciclo Hidrológico, foi estruturada para alunos da segunda série do Ensino Médio, para as aulas da disciplina de Física, visando à conscientização e conservação dos recursos naturais, bem como trazer melhoria para educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas e com seu entorno. O estudo teve como objetivo propor uma sequência didática visando um ensino interdisciplinar a partir de problemáticas socioambientais no contexto do ciclo hidrológico, calor e temperatura para aula de Física, possibilitando que esse aluno entenda o mundo ao redor e os fenômenos físicos que o cercam. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e sites que trazem um estudo sobre a temática do ciclo da água.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso da gamificação no ensino de física(2021) SENA, Edson Ferreira de; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Tendo em vista que nestes tempos de pandemia, os profissionais da educação buscaram formas mais didáticas de desenvolver suas aulas, de forma a melhorar a absorção de conteúdo pelos alunos, pesquisa-se sobre o uso da gamificação no ensino de física, afim de apresentar a gamificação como alternativa capaz de gerar engajamento dos alunos, motivar, modificar comportamentos visando melhorar o ensino de física. Para tanto, é necessário Apresentar o que vem a ser gamificação, apresentar os elementos de games, descrever os processos, e apresentar a aplicação de atividades gamificadas relacionadas ao ensino da física desenvolvidas em sala de aula, e os resultados alcançados. Realiza-se então uma pesquisa na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Temístocles de Araújo durante o segundo semestre de 2019, ou seja, antes da pandemia, e nas instalações da UFPa no segundo semestre de 2020, durante as aulas ministradas da disciplina Física Estatística I. Diante disso, verifica-se a aplicação de atividades gamificadas na escola Temístocles de Araujo onde os alunos participaram em grupos formados por 5 (cinco) alunos, houve um maior engajamento entre eles e uma mudança de comportamentos, o que não acontecia nas aulas convencionais. Com relação à aplicação da gamificação nas aulas da disciplina física estatística ministradas a distância pela UFPa, ficou evidente que mesmo as aulas sendo não presenciais o uso da gamificação permitiu que elas se tornassem agradáveis e com uma boa interação entre professor e aluno. O que impõe a constatação de que a gamificação é uma metodologia ativa que pode ser utilizada tanto no ensino presencial como no ensino não presencial, trazendo bons resultados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de recursos audiovisuais no ensino da física para educação básica(2020-03-04) MORAES, Cleiton Miranda; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474A escolha desse tema “Recursos audiovisuais no ensino da física para o ensino médio” é um estudo voltado para a compreensão e também reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem e o quanto o uso desses recursos é importante para o desenvolvimento não só do aluno, mas também do professor por aceitar esse desafio de usar formas diferentes da habitual para ensinar física aos alunos e mostrar que quando é possível ver ou ouvir determinados fenômenos, conseguimos captar o que fora ensinado, assim como obter um desenvolvimento mais maduro sobre as questões experimentais e filosóficas. O ambiente escolar não é somente a sala de aula, quadro e professor, vai, além disso, e com essa percepção é que entram as várias ferramentas usadas para melhor explicar e facilitar o entendimento dos assuntos ministrados. Lembrando que não se fixa somente à física, mas tudo que é aqui explanado pode e deve também ser encorpado nas diversas áreas de conhecimentos. Então podemos entender que audiovisual é algo que combina som, imagem e reproduz uma ideia ou exemplifica coisas que até então estavam abstratas em nossas mentes, ou simplesmente representadas por palavras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso do software phet colorado como ferramenta metodológica para o ensino de física(2019) BATISTA, Renan Santos; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Neste trabalho, é demonstrado o uso do software PHET colorado como uma ferramenta computacional para o ensino de física, tornando um estudo mais dinâmico e interativo, onde os alunos aprendem brincando. Com base em animações gráficas por meio do PHET, foi possível criar cenários e simulações a respeito dos Lançamentos dos corpos e a interação destes no meio o qual estavam relacionados, também sendo possível discutir algumas propriedades de tais movimentos. Essas simulações de lançamento, basearam-se no uso de algumas propriedades do lançamento oblíquo e horizontal, podendo ser possível a análise de como estes se comportam sobre alterações no valor da velocidade de lançamento, altura, ângulo de lançamento modificações na intensidade da resistência do ar e outros. Logo depois de realizadas as demonstrações, foi aplicado um questionário aos alunos com o intuito de coleta de dados sobre o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização de experimentos em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem: o fotofone experimental(2023-07-07) COSTA, Alexandre Barbosa da; SERRA, Victor Façanha; http://lattes.cnpq.br/0726795138411316Este trabalho procura investigar o impacto do uso de experimentos em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem da disciplina física. Muitos estudantes consideram a física uma disciplina difícil de compreender devido à complexidade da linguagem utilizada nos conceitos e à associação com a matemática. No entanto, acredita-se que é possível despertar o interesse dos alunos por meio de algo que os fascine e chame a atenção. Com base nisso, foi escolhido um experimento sobre o fotofone experimental, baseado na invenção de Alexander Graham Bell, como ferramenta pedagógica para abordar os conceitos teóricos sobre ondulatória e eletromagnetismo, da disciplina física. O objetivo deste estudo é verificar os impactos e consequências relevantes do uso deste experimento em sala de aula. Espera-se que o resultado deste trabalho venha servir como ferramenta norteadora, para futuros trabalhos relacionados ao uso de experimentos como material de apoio pedagógico na disciplina física.