Navegando por Assunto "Experiments"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de atividades experimentais em livros didáticos de Ciências Naturais do 6º ano na cidade de Cametá(2022-03-18) SÁ, Mariely Trindade; COELHO, Djhon Maciel Amaral; http://lattes.cnpq.br/9858665479893359A disciplina de ciências possui algumas especificidades, como possibilitar que o aluno vivencie na prática o que aprende na teoria. Dessa forma, atividades práticas devem ser previstas nos livros de ciências como uma forma de auxiliar o professor em sala de aula. Diante do exposto esta pesquisa tem como foco discutir como os experimentos estão relacionados nos livros didáticos de Ciências do 6º ano do município de Cametá-PA. Para a pesquisa foi levada em consideração os tipos de atividades experimentais encontrados em 3 livros didáticos de Ciências Naturais, de coleções diferentes. O objetivo deste trabalho consiste em analisar como são apresentados os experimentos no livro didático e discutir os seus reflexos para a formação docente. Neste sentido será analisado o livro do 6º ano utilizado pelos professores de ciências no Município de Cametá Pará. Assim, é importante perceber como os professores organizam suas aulas práticas com este material que é fundamental para o sucesso do Ensino- aprendizagem. Como resultados podemos relatar, a importância do livro didático para a disciplina ciências; as contribuições das experimentações para o ensino; os tipos de experimentos existentes nos livros didáticos, destacando uma análise qualitativa de livros do 6º ano adotado por professores da disciplina ciências no Município de Cametá Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aulas de Química com experimentos: condições e dificuldades para sua realização na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Maria Araújo de Figueiredo, em Ananindeua-PA(2020-02-17) DIAS, Ítalo Yuri Barros; FERREIRA NETO, João Amaro; http://lattes.cnpq.br/3623088426108827; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391A utilização de atividades experimentais nas aulas de Química é defendida por vários autores como estratégia didática que contribui para o processo de aprendizagem dos estudantes. Partindo deste pressuposto, este trabalho foi desenvolvido com a perspectiva de investigar possíveis dificuldades que podem comprometer ou impossibilitar que tal proposta de ensino seja executada nas aulas da componente curricular em questão. Nesta direção, a pesquisa foi realizada na E.E.E.F.M Prof.ª Maria Araújo de Figueiredo no ano de 2019, configurando-se como um estudo de caso de natureza qualitativa. Como resultado, apresentou-se as condições estruturais dos espaços da escola, os projetos e financiamento recebidos, a lotação dos professores, os roteiros e temáticas experimentais mais utilizadas. Isto posto, através das principais informações obtidas foi possível conhecer a dinâmica geral da abordagem de realização de atividades práticas na escola, onde observou-se a elevada concentração de tal estratégia didática no ensino, muito provavelmente possibilitado pela participação de seis bolsistas do Programa Residência Pedagógica da área de Química que, entre outras coisas, auxiliavam na realização de práticas experimentais. No aspecto orçamentário, não houve a inserção de recursos direcionados à aquisição de reagentes ou equipamentos laboratoriais e/ou que fossem utilizados para a realização de experimentos, quando estes precisavam ser feitos, os alunos e professores eram responsáveis pela aquisição dos materiais. Sobre a lotação, dois dos três professores de Química da escola apresentaram carga horária docente no Laboratório Multidisciplinar. No que tange às atividades mais realizadas e as respectivas temáticas dos roteiros experimentais, as turmas de primeira série do ensino médio foram as que mais tiveram acesso à realização de experimentos envolvendo temáticas de ligações e reações químicas, por exemplo. Em síntese, esta compilação dos resultados expressam uma síntese dos fatores que podem ajudar a entender o contexto e as dificuldades para a realização de atividades experimentais na escola em questão, mas, sobretudo, também, apresentam mobilização dos sujeitos (alunos e professores) para que a Química seja ensinada não apenas através de abordagem teórica. Todavia, isso não quer dizer que este tipo de estratégia seja sem valor, tampouco que a perspectiva de utilização observada na escola seja a recomendada pelos defensores de um ensino de Química contemporâneo. Essa tal análise poderia ser realizada em outras pesquisas para delinear tal perspectiva e/ou aprendizagens dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ciência na praça: a divulgação científica e tecnológica na Amazônia(2019-12-20) FERREIRA, Igor do Nascimento; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Este trabalho visa apresentar o projeto Ciência na Praça, seu funcionamento, seus objetivos e os resultados obtidos. Finalidade esta que busca a elaboração e exposição de diversos experimentos, palestras e oficinas, de forma didática e lúdica, em diversas áreas do saber tais como: física, biologia, astronomia, engenharias, medicina e outros. O projeto tem por público alvo as comunidades da capital e do interior do estado do Pará, em especial, aos jovens estudantes do ensino básico das redes públicas de ensino. Em cinco anos de existência, foram visitadas mais de vinte localidades do interior do estado. Notamos, a cada evento, que os objetivos do projeto estão sendo alcançados, haja vista que o público é crescente a cada edição, além da visibilidade que este vem ganhando junto aos órgãos administrativos e instituições de ensino dos locais visitados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança e surdez: uma análise da produção de conhecimento acerca da pessoa surda a partir do sapateado(2018) SOUSA, Hellen de Paula Santos; GOMES, Uisis Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/6125418268267194Esta monografia teve por objetivo perpetrar uma análise da produção de conhecimento acerca da pessoa surda a partir do sapateado. Sendo desenvolvida com 6 (seis) adultos surdos na faixa etária de 18 a 29 anos de idade. A metodologia teve caráter qualitativo com base na pesquisa-ação, onde os instrumentos de análise a observação e as cinco dinâmicas aplicadas, que surgiram a partir do projeto A Surdez e o Sapateado: Estudo Neurológico dos Distúrbios das Vias Auditivas e o Desenvolvimento de Técnicas e Estratégias de Ensino do Sapateado para Surdos. Para um melhor entendimento desta pesquisa, discorre dialogando com autores como: Alpendre (2008) que defende a surdez como sendo uma diferença cultural e não como uma deficiência, Garcia e Hass (2006) referendam à dança como linguagem universal capaz de proporcionar benefícios aos seus praticantes. As conclusões do estudo mostram que a técnica do sapateado para surdo, mostrou que conhecer o corpo e seus limites são fatores importantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da experimentação nas aulas de ciências no ensino fundamental maior no município de Cametá(2023-06-30) BAIA, Maria de Nazaré da Rocha; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802O ensino de Ciências assume atualmente um papel cada vez mais relevante para a sociedade, com isso cabe as escolas realizarem reformulações necessárias na prática pedagógica de tal forma que a atenção do aluno se volte para a Ciência, despertando seu interesse e sua curiosidade. O presente trabalho intitulado como: A importância da experimentação nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental Maior no Município de Cametá apresenta uma metodologia que uni a teoria com a prática corroborando assim com assimilação de conhecimento. O processo teórico metodológico se deu de duas formas: a priori fez-se um levantamento bibliográfico; utilizando algumas referências de autores como: CARL ROGERS (1972), PAULO FREIRE (1997), VYGOTSKY (2010), FUMAGALLI (1988), CHASSOT (2011), GIORDAN (1999), PCNS (1997), e em seguida foi realizada a pesquisa de campo, com uma intervenção e aplicação do questionário em uma turma do 6° ano com o intuito de analisar o que os alunos acham da utilização dessa metodologia nas aulas de ciências. Através das análises realizadas foi possível compreender que a utilização dos experimentos práticos contribui de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, pois essa ferramenta facilita a compreensão de conceitos ministrados na aula. O objetivo está pautado em demonstrar como os experimentos ajudam no processo de ensino. Por meio desse estudo, foi possível atestar que os experimentos podem colaborar para que os alunos tenham mais autonomia e criticidade. Esta pesquisa apresenta uma contribuição que são os experimentos, sendo este um recurso a mais para ser utilizado em sala de aula pelos professores, uma vez que torna a aula mais interativa e dinâmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de materiais alternativos nas aulas de ciências envolvendo assuntos de física(2017-05-29) CARDOSO, José Augusto Câmara; ARAÚJO, Josiney Farias de; http://lattes.cnpq.br/0143599709679036; https://orcid.org/0000-0002-3431-3916; BRITO JUNIOR, Carlos Alberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na E.M.E.F Prof. Estevão Gomes em uma turma do 9º ano onde foram apresentados experimentos de Física com o uso de materiais alternativos. Houve várias etapas para a realização desse projeto, mas as principais foram à construção dos experimentos com materiais alternativos, a apresentação desses experimentos de Física e por último foram passados questionários para que os alunos opinassem sobre a atividade realizada na escola. Entretanto, esse projeto possui alguns objetivos específicos, mas os principais são: 1- que os alunos aprendam Física de uma forma mais divertida; e 2- mostrar para a escola a importância dos experimentos com o uso de materiais alternativos para as aulas de Ciências. Através dos questionários podemos analisar as opiniões dos alunos, mostrando que atualmente é mais difícil ensinar Ciências sem a utilização de experimentos de Física construídos com materiais alternativos.