Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Experimentação investigativa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A química forense como elemento de contextualização no ensino médio: proposta de uma sequência didática
    (2021) MENDES, Manoel Henrique de Souza; SOUZA, José Pio Iúdice de; http://lattes.cnpq.br/1448978342555218
    O Ensino de Química no nível médio caracteriza-se, frequentemente, como um processo de aprendizagem pautado pela memorização e falta de significado. Os professores demonstram dificuldades em relacionar a química com eventos da vida cotidiana e priorizam a metodologia tradicional. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma proposta de Sequência Didática (SD) que utilize métodos da química forense em uma abordagem de experimentação investigativa. Pretende-se fazer a contextualização dos conhecimentos químicos utilizando a Química Forense, que utiliza os conhecimentos químicos para auxiliar na resolução de crimes. Na SD, propõe-se o uso de recursos didáticos como vídeos e experimentação para fazer a conexão entre tópicos da química forense e alguns conteúdos de química abordados no ensino médio. A SD foi dividida em 4 momentos, nos quais estão detalhadas as atividades que os alunos deverão realizar sob a orientação do professor. Destaca-se o momento 3, no qual os alunos deverão participar de uma simulação de cena de crime e realizar experimentos como identificação de impressão digital, detecção de sangue, extração de DNA e cromatografia de papel. Espera-se que a contextualização possa tornar os conceitos químicos menos abstratos, fazendo com que os alunos relacionem os conhecimentos abordados em sala de aula com a vida em sociedade e, dessa forma, tenham uma maior motivação para a aprendizagem de química.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA