Navegando por Assunto "Evaluation"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise das condições de acessibilidade urbana em praça pública no município de Goianésia do Pará - Pará(2025-02-12) SOUZA, Eduarda Lima de; ARAÚJO, Matuzalem dos Santos; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182; FERREIRA, Regina Célia Brabo; http://lattes.cnpq.br/7908074509724240A importância da inclusão social por meio de ambientes urbanos acessíveis, promove a autonomia das pessoas e assegura o direito à mobilidade independente para todos os cidadãos. Para isso, a pesquisa analisa as condições de acessibilidade da praça Santo Amaro, em Goianésia do Pará, com base nos critérios da ABNT NBR 9050:2020, que regula a acessibilidade em espaços públicos. Desenvolveu-se um método avaliativo com conceitos avaliativos (insuficiente, regular, bom e ótimo), inspirados na ferramenta QualificaURB, adotando critérios com notas de 0 a 10 para analisar elementos como calçadas, rampas, pisos, acessos e móveis urbanos, de acordo com a especificidade local, incluindo visitas técnicas, observação direta, planejamento e registro fotográfico, além de um roteiro de avaliação. Através dos resultados encontrados constatou-se que a praça apresenta diversas inadequações, como rampas fora do padrão normativo, pavimentos irregulares e ausência de pisos táteis, dificultando a mobilidade segura. Embora alguns elementos, como o terreno e a disposição de postes, sejam adequados, os acessos apresentam barreiras físicas que comprometem a acessibilidade e a segurança dos usuários. Portanto, a praça não atende plenamente aos critérios da ABNT NBR 9050:2020, pois alcançou uma nota geral de 3,45, representando condições gerais regulares para atender a circulação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Intervenções como instalação de pisos táteis, correção de rampas e melhorias nos acessos são essenciais para garantir um espaço público inclusivo e acessível.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma análise das práticas de avaliação dos professores na multissérie do ensino fundamental da escola do campo Joana da Conceição Lima, no município de Abaetetuba(2018) CARNEIRO, Valdecira Cavalcante; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033O trabalho buscou estudar as práticas de avaliação realizadas pelos professores nas classes de multisséries. O lócus da pesquisa é a escola Joana da Conceição Lima, a qual está localizada no ramal da Brasília, na comunidade nossa Senhora do Bom Remédio. Para o desenvolvimento do trabalho foram tomados com sujeitos da pesquisa os professores atuantes nas multissérie, com o intuito de obter informações acerca da realidade escolar e do processo de avaliação realizados. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa e estudo de caso, que através de pesquisas bibliográficas, consultas a trabalhos acadêmicos relacionados com o tema e aplicação de questionário aos professores com perguntas semiestruturadas, as quais permitem uma maior flexibilização das respostas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A avaliação como instrumento de construção da autonomia dos educandos(2018-04-08) CARVALHO, Hilda Catarina Xavier de; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441Este trabalho tem como objetivo analisar como professores e alunos compreendem o processo avaliativo aplicado no dia-a-dia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elizabeth Farias Lobato e sua relação com o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A pesquisa se caracteriza como pesquisa qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi o questionário e a pesquisa documental, utilizamos com os alunos um questionário fechado e com os professores um questionário aberto, além de analisar atas da escola e documentos da secretaria de educação de Bagre. O aporte teórico utilizado nesse trabalho foi Hoffmann (1991,2000,2001, 2003, 2005,), Luckesi (1990,1997,2002,2003,2005,2011), Freire (2000,2001,2004,2005,2011,) Romão (2005) Gadotti e Romão (2012), Chizzotti (2009),Fernandes (2014), Pádua (2004), Richardson, (2015). Bardin (2006), que muito contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Desse modo a pesquisa aponta que apesar dos professores apresentarem um certo avanço no entendimento sobre o papel da avaliação no processo ensino aprendizagem, ainda subsiste o ato de aplicar exames para verificar a aquisição ou não de conhecimento por parte dos alunos, uma prática que conforme a pesquisa discute, apresenta-se prejudicial ao processo cotidiano de partilha e aquisição de conhecimento. O que me permite concluir que o conceito e a aplicabilidade do processo de avaliação deve sim, estar comprometido com a função de envolver o aluno no vasto campo de interação entre o conhecimento escolar e sua concepção de mundo, de maneira a torna-lo autônomo dentro de uma avaliação processual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da dor pós-operatória em pacientes da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, entre março de 2005 e maio de 2006(2007) LEITE, Caroline Galvão; PEREIRA, David Ricardo da Silva; SILVA, Sueleny do Socorro Lopes da; SOUZA, José Ribamar da Costa; http://lattes.cnpq.br/6027898468381484A dor é uma condição extremamente complexa, não se tratando somente de uma forma de sensação, mas de um conjunto que inclui reações reflexas, aprendizado, memorização, respostas emocionais e comportamentais. Quando intensa, a dor pode influenciar negativamente na evolução do paciente, retardando sua recuperação. A mensuração da dor auxilia na escolha do tratamento e conduta terapêutica. A avaliação criteriosa da dor é a chave para um tratamento adequado. Objetivo: Apresentar os resultados relativos à avaliação prospectiva da dor pós operatória observada em pacientes submetidos a cirurgias ginecológicas diversas na FSCMPA. Metodologia: Avaliação da dor pós-operatória das pacientes submetidas a procedimentos cirúrgicos ginecológicos eletivos, utilizando-se um protocolo de pesquisa baseado na escala analógica visual e numérica e na coleta de dados, tais como: idade, tipo físico, estado psicológico, tipo e duração do procedimento cirúrgico, técnica anestésica empregada, tratamento farmacológico empregado, intensidade da dor e eventuais intercorrências. Resultados: Na primeira avaliação, 6 horas após o procedimento cirúrgico, observou-se que o percentual de pacientes que referiu algum grau de dor (leve a insuportável) foi 68,7% (n = 206), maior que o número de pacientes com ausência de dor 31,3% (n = 94). À medida que aumenta a faixa etária, aumenta a diferença entre as modalidades dor ausente e dor insuportável, sendo a percentagem de dor insuportável menor em pacientes acima de 60 anos comparada às demais idades. Entre as pacientes que alegaram dor ausente nas primeiras horas de avaliação, 73% destas estavam tranqüilas no dia anterior a cirurgia, havendo predominância do estado ansioso, preocupado e/ou nervoso nas demais categorias. Em cirurgias com duração inferior à uma hora observou-se que a percentagem de dor ausente é maior (64%), e à medida que aumenta a duração da cirurgia há redução da modalidade dor ausente e aumento das demais. As medicações prescritas para o tratamento da dor no período do estudo foram a dipirona, cetoprofeno e diclofenaco sódico. Somente a dezoito pacientes (6%) foram prescritos opióides, tramadol (14 casos) e meperidina (4 casos). As intercorrências encontradas foram náuseas, vômito, cefaléia, hipotensão, prurido, febre e retenção urinária, sendo observada a presença de mais de uma em 36% dos casos (n = 64). As mais freqüentes foram náuseas e vômito, totalizando 44%. Quando associadas a outras manifestações, náuseas e vômitos foram verificados em 73,1% das pacientes acompanhadas. Observa-se que em pacientes que referiram dor de maior intensidade da dor, aumenta a incidência de intercorrências. Conclusão: a dor pode trazer conseqüências danosas ao organismo e por isso deve ser devidamente tratada. Além de não ser reconhecida em nosso meio como 5º sinal vital, não é avaliada, e é subtratada na maioria dos casos pelo despreparo dos profissionais de saúde em relação ao tema dor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém(2019-12-18) CONEGUNDES, Lucas Araújo; GUEDES, Edna Leonor Reis; http://lattes.cnpq.br/9758946752814065Este estudo aborda a avaliação de aprendizagem realizada por professores de Educação Física do Instituto Federal do Pará Campus Belém a fim de entender a avaliação no contexto da educação física escolar. Os resultados obtidos nesta pesquisa, através de questionário e entrevista, evidenciam que a prática de alguns docentes sobre avaliação em Educação Física Escolar diverge em alguns pontos aos recomendados pela Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A prática de avaliação em Educação Física de forma classificatória que visa a aptidão física ainda pode ser identificada em algumas práticas docentes. Este estudo buscou analisar os métodos de avaliação que são utilizados pelos professores, interrelacionando os mesmos com os objetivos do processo de ensino-aprendizagem, debruçando seus pensamentos na perspectiva crítico-superadora da Educação Física, que visa uma avaliação onde o foco é a assimilação crítica do aluno sobre o conteúdo ministrado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática(2019-09-10) AVIZ, Cynthia Santos de; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Este estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Bragança-Pará que teve como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem no contexto do Ciclo de Alfabetização. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a escola desenvolve a avaliação no ciclo de alfabetização e as percepções das professoras com relação às mudanças operadas nas suas práticas avaliativas com a implantação do sistema de ciclos na escola. Os objetivos específicos visaram entender como a avaliação está estabelecida nos documentos orientadores do Ciclo de Alfabetização no contexto da Rede Municipal de Ensino e da escola; analisar a percepção das professoras quanto à prática da avaliação no Ciclo de Alfabetização, enfatizando as mudanças ocorridas e os desafios enfrentados. O presente estudo está ancorado na abordagem qualitativa de pesquisa, com a articulação de dois instrumentos de coleta de dados: a análise documental e o questionário aberto. Os autores que subsidiaram estudo foram: Barreto e Mitrulis (1999), (2001), Mainardes (2006), (2007), Fernandes (2007), (2009), Fetzner (2007) e Hoffmann (2011). Nesse sentido apontamos como resultados uma certa clareza dos objetivos e finalidades da avaliação na nova proposta de organização do ensino fundamental e ciclos nos documentos da Rede Municipal de ensino e da escola, mas as professoras ainda encontram dificuldades no processo avaliativo em relação aos instrumentos e centralidade em algumas áreas de conhecimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação no processo de ensino aprendizagem: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental na escola Santa Rita de Cássia em Muaná(2019-08-09) MORAES, Nayza Oliveira; LOBATO, Lídia Sarges; http://lattes.cnpq.br/7190520108421831O presente trabalho intitulado Avaliação no processo de ensino aprendizagem: um estudo nos anos inicias do ensino fundamental na escola Santa Rita de Cássia Muaná apresenta a seguinte problemática: Qual importância da avaliação nos anos inicias do ensino fundamental da escola Santa Rita de Cássia? Onde se objetivou fazer uma reflexão sobre avaliação, buscando identificar os métodos avaliativos utilizados pelos professores dos anos inicias do ensino fundamental. Sabemos que avaliação da aprendizagem se faz presente em nossas escolas como mecanismo utilizado pelos professores, para acompanhar o desempenho seus alunos durante todo período de ensino-aprendizagem, para tanto busquei refletir em autores que são referência no assunto como Luckesi (1997), (2005), Araújo (2009) entre outros. E para dar encaminhamento ao processo da pesquisa, como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa etnográfica, onde a mesma baseia-se na pesquisa de campo, fazendo uso da observação participante, conversação e captura de imagem e o diário de campo para possível tradução e análise. Os informantes da pesquisa foram: um professor e duas professoras do ensino fundamental I. Através das análises dos dados obtidos com a pesquisa etnográfica realizada na escola, chego à conclusão que os professores praticam uma avaliação diagnóstica e contínua, e fazem uso de alguns recursos avaliativos que de certa forma, ajuda na melhoria da aprendizagem de seus educandos, apesar de ainda usarem a prova como uma ferramenta de ameaça e classificação, vejo neles um interesse e uma preocupação com ensino-aprendizagem dos seus alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação para as aprendizagens em matemática: dinâmicas e práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais a partir do questionário SAEB/2015(2018-02-28) PEIXOTO, Wilton Medeiros; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/3255121871351967Este artigo tem como objetivo mapear práticas pedagógicas e dinâmicas escolares recorrentes entre os professores do 5º que ensinam matemática nas escolas públicas de Belém. As análises centram-se sobre as evidencias empíricas apresentadas por Black e William, que apontam a avaliação formativa como mais adequada para as aprendizagens. Utilizamos como instrumento de pesquisa os microdados do SAEB (2015). Os resultados da pesquisa apresentam frequências de seis práticas e sete dinâmicas comuns entre os professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação quali-quantitativa de mapas conceituais produzidos por alunos de uma turma de Licenciatura em Química(2022-08-29) MACIEL, Mayra Mylla Pereira; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228; FERNANDES, Adriano Caldeira; http://lattes.cnpq.br/9834361105587561No ensino de química é possível destacar as dificuldades que os alunos têm em conectar as teorias desenvolvidas em sala de aula com a realidade ao seu redor. Nesse caso, é necessário utilizar diferentes estratégias de desempenho de aprendizagem. A aprendizagem significativa torna-se efetiva quando ocorrem relações entre novos conceitos e conhecimentos prévios armazenados nas estruturas cognitivas. Neste âmbito os mapas conceituais podem ser usados como ferramentas para a construção da hierarquia e do conhecimento. Uma ferramenta para identificar o conhecimento prévio dos alunos. Um mapa conceitual é um diagrama que representa a relação entre conceitos contidos em uma hierarquia proposicional. A ferramenta é um estilo de aprendizado ativo. Os mapas conceituais vêm sendo cada vez mais estudados e explorados no âmbito educacional por sua potencialidade como ferramenta metodológica a fim de alcançar um processo de ensino-aprendizagem eficaz. Diante disto uma turma de graduação do curso de Licenciatura em Química foi submetida a uma pesquisa quali-quantitativa. Essa turma participou de um processo de produção de mapas conceituais acerca do conteúdo de Ligações Químicas, sendo um mapa construído sem fundamentação teórica e outro construído após aula expositiva tanto do conteúdo, quanto do processo de elaboração de mapas conceituais, a fim de avaliar as diferenças entre estes. Os dados foram coletados e analisados de forma quantitativa e qualitativa, sendo possível observar considerável melhoria nos mapas elaborados pós-aulas. A metodologia foi considerada eficaz e satisfatória no âmbito avaliativo, demonstrando ser um subsídio importante para o ensino de química.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) "Avaliar através do olhar do outro": a avaliação na educação infantil em tempos de pandemia(2022-08-26) LOPES, Jodelma de Campos; SOARES, Dinéia Maria Veloso; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189Esse presente artigo problematiza como foi realizada a avaliação na Educação Infantil durante a Pandemia do Covid-19 através do ensino remoto e a retomada das aulas presenciais, no Centro Educacional Criança Feliz, com relatos de duas professoras através de um questionário aberto. Utilizamos um levantamento bibliográfico sobre concepção de infância, avaliação, avaliação na Educação Infantil e um breve relato sobre a Pandemia do Covid-19, que nos permitiu analisar, enfatizar de forma crítica e reflexiva as falas das professoras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Criando escalas vibrotáteis para mapeamento de dados(2024-02-29) CASTRO, Matheus Antônio Santos de; MONTEIRO, Walbert Cunha; http://lattes.cnpq.br/7834513404348329; MEIGUINS, Bianchi Serique; http://lattes.cnpq.br/3032638002357978; https://orcid.org/0000-0001-5872-4827Avanços nos processos de fabricação digital e na ciência dos materiais tem possibilitado representar e apresentar dados fisicamente, como representações tangíveis de dados. Esta área é denominada de fisicalização de dados, que pode ser compreendida como a área que busca projetar artefatos físicos, cuja geometria e a propriedade dos materiais codificam dados para apoiar o processo de entendimento e comunicação dos dados. Há cinco modos de representar fisicamente dados, são elas: visual, auditivas, hápticas, olfativas e gustativas. As formas mais encontradas na literatura para representar dados no mundo físico são visuais e auditivas, as olfativas e as gustativas ainda estão em sua fase inicial de como melhor explorá las para representar dados. As codificações hápticas já fazem parte do nosso cotidiano, informando valores simples, como sim/não ou ligado/desligado, mas pouco utilizadas para codificar dados com mais de 2 valores, e suas aplicações podem ser encontradas em diversos dispositivos como smartphones, smartwaltches, vídeo-games, etc. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia para a identificação de limites vibrotáteis e a criação de escalas vibrotáteis para mapeamento de dados abstratos. Inicialmente, esse estudo foca na criação de escalas de valores sequências, incluindo avaliação com participantes para determinar o valor mínimo e máximo de vibração percebida sem causar desconforto, bem como o intervalo mínimo entre vibrações para propor a escala sequencial pretendida. Por fim, algumas tarefas de ordenação são propostas aos participantes do teste. Os resultados preliminares no uso das escalas sequenciais criadas com 3 e 4 valores apresentaram baixa taxa de erro e baixo tempo para realização da tarefa de ordenação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Discursos de crianças do ensino fundamental sobre práticas escolares de avaliação(2019-09-06) SILVA, Elenize Saraiva da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente trabalho analisa discursos de crianças do Ensino Fundamental sobre avaliação da aprendizagem, procurando perceber os sentidos que as mesmas atribuem à avaliação realizada no contexto escolar e como esta prática pode ser pensada enquanto dispositivo de disciplinamento e controle exercido sobre as mentes e os corpos dos alunos e alunas a partir de um variado número de rituais institucionais. As análises estão pautadas no pensamento do filósofo francês Michel Foucault, sobretudo, no que tange à discussão sobre a relação entre discurso, saber e poder e sobre os dispositivos de poder disciplinar colocados em ação pela escola por meio das práticas avaliativas. O estudo opera com o referencial foucaultiano em diálogo com autores brasileiros do campo da avaliação educacional, tais como Luckesi (2008); Hoffmann (1994, 1995, 2002); Esteban (2003); Saul (2010). A pesquisa se pauta numa abordagem qualitativa, os dados empíricos foram coletados durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola pública do município de Bragança-PA, em que foi possível ouvir os alunos e alunas das turmas de 3º e 5º ano do Ensino Fundamental sobre as suas experiências com a avaliação, assim como possibilitou caracterizar as práticas avaliativas da escola por meio do diálogo com gestores e professores. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a observação participante e a entrevista semiestruturada em grupo. Por meio da observação participante foram percebidos eventos vivenciados pelas crianças relacionados à avaliação, bem como as práticas das professoras no contexto de sala de aula. A entrevista semiestruturada foi realizada com um grupo de 10 crianças, 5 de cada turma, envolvendo dinâmicas adequadas à faixa etária das mesmas, com o objetivo de sensibilizá-las para se expressarem acerca do tema. O diálogo com as professoras regentes das duas turmas e com a gestão possibilitou complementar dados sobre a concepção e a prática da avaliação na instituição. Os discursos das crianças mostram a percepção da avaliação como sinônimo de prova e de exame, assim como atribuem a esta sentidos de medo, de punição e de castigo, devido ao poder disciplinar que os pais e professoras exercem sobre as mesmas por meio da avaliação. Argumento que no contexto pesquisado a avaliação envolve atitudes e comportamentos de ameaça por parte de pais e professores, o que gera medo nos alunos, medo do erro, da reprovação, do insucesso. É evidenciado, também, que as práticas de avaliação na escola ainda estão baseadas em um modelo tradicionalista de educação, supervalorizando a prova como instrumento de controle dos educandos, embora muitas vezes, em termos de proposta e argumentos, a gestão escolar e os professores defendam concepções progressistas e a diversificação de procedimentos e instrumentos qualitativos de avaliação. Em síntese, sugere-se que a pesquisa na área da avaliação deveria investigar mais profundamente aquilo que os alunos interiorizam sobre os processos avaliativos, o que muito pode contribuir para a construção de uma outra cultura avaliativa na escola, que aprimore práticas de acompanhamento do desempenho dos alunos num sentido mais diagnóstico e formativo e menos punitivo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dispositivo eletrônico de baixo custo como instrumento de avaliação na reabilitação da mão parética de pacientes acometidos por acidente vascular encefálico(2018) AZEVEDO, Priscila da Silva; CAVALCANTE, Silvânia Morais; CARDOSO, Marcelo Marques; http://lattes.cnpq.br/7413138364393632; https://orcid.org/0000-0002-4792-5110INTRODUÇÃO: Lesões encefálicas, como o Acidente Vascular Encefálico (AVE), resultam em déficits neurológicos com gravidade variada que, geralmente, prejudicam mais as extremidades dos membros e podendo levar à dependência do indivíduo em diferentes atividades da vida diária. Nessas condições, ferramentas de avaliação de cunho tecnológico que aglutine precisão dos resultados, interatividade e apelo motivacional são interessantes às intervenções terapêuticas ocupacionais. OBJETIVO: Comparar e mensurar a eficácia de um dispositivo virtual de baixo custo, baseado na interface humano-computador, como instrumento de avaliação na reabilitação da mão de sobreviventes de AVE. MÉTODO: Estudo quantitativo, descritivo, pesquisa clínica e randomizada. Amostra: 13 indivíduos entre 30 e 78 anos, de ambos os sexos. Divididos nos grupos: clínico (GC1), n=3 (pacientes AVE), e controle (GC2), n=10 (voluntários saudáveis). Cada grupo foi submetido ao protocolo de procedimentos ao longo de 10 semanas (1ª semana: admissão; 5ª semana: reavaliação; e 10ª semana: alta). Cada semana, em sessão única, até três tentativas bilateralmente foram realizadas para obtenção de valores médios de força muscular (MCR e dinamometria ), ADM (goniômetro), percepção sensitiva (estesiômetro) e Medida de Independência Funcional (MIF) foram comparados com os registros da Luva de Dados. Apenas GC1 recebeu intervenções de reabilitação em Terapia Ocupacional entre os tempos de avaliação. GC2 só passaram pela coleta de dados nos três tempos definidos. Análise estatística: ANOVA, Pós-teste de Fischer – p<0,05. Gráficos em coluna (média±desvio padrão), GraphPad Prism 6.0. RESULTADOS: Os achados sugerem que: força muscular (MCR), percepção sensitiva e ADM de flexão de GC¹ melhoraram expressivamente. A força muscular (dinamômetro) evidenciou sutil melhora. A MIF evidencia recuperação funcional no GC¹. A luva de dados consegue congregar em seus gráficos resultados inferidos pelos testes físicos, e funcional. CONCLUSÃO: Sugere-se que a Luva de Dados é um instrumento tecnológico promissor para mensurar ganhos de pacientes durante reabilitação e consegue registrar as diferenças de prejuízos funcionais e físicos em pacientes sobreviventes de AVE.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão documental em meio digital: avaliação de documentos para suporte digital(2021-11-22) SOUSA, Larissa de Fátima Durães de; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202A presente pesquisa trata sobre a gestão documental no meio digital e conceitua a origem e o contexto do desenvolvimento da sua prática no meio físico até sua chegada nos ambientes informacionais digitais, impulsionada pelo crescimento vertiginoso desse novo tipo de suporte nos mais variados âmbitos da sociedade. Tem por objetivo analisar como as novas tecnologias interferem na função avaliação de documentos, direcionada aos suportes digitais. Como embasamento teórico, buscou-se os conceitos que estão ligados e formam a base da função, como: o ciclo documental, teoria de valor e tabela temporalidade. A justificativa desse estudo se caracteriza pela necessidade de o arquivista atuar perante esse novo cenário tecnológico informacional. Isso contribui para o desenvolvimento de ferramentas para os sistemas informatizados de gestão, que atendam às funcionalidades arquivísticas, garantindo assim, uma das principais contribuições da profissão, que é proporcionar o amplo acesso às informações independente do suporte em que esteja inserida para a sociedade. A abordagem metodológica é de caráter qualitativo, buscando analisar quais elementos permitem a aplicação da avaliação em documentos digitais de acordo com as legislações, normas e diretrizes da área que tratam sobre o tema a partir da revisão bibliográfica. O universo de pesquisa é direcionado à produção científica na área relacionada, com amostra delineada nas bases de conhecimento Google Acadêmico, Scielo e Brapci e os resultados serão demonstrados a partir dos parâmetros de filtragem das publicações dos últimos 7 anos. Os termos de busca utilizados serão compostos pelos termos “Avaliação” e “Documento digital”.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental(2023-12-18) COSTA, Bianca Lima; OLIVEIRA, Vagner Teixeira de; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este trabalho se originou de uma pesquisa realizada durante atividades desenvolvidas na disciplina “Oficina de Avaliação do Ensino-aprendizagem de Língua Materna” e envolveu duas turmas do 9° ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Capanema/Pará. O estudo teve como objetivo geral investigar as percepções de estudantes sobre a leitura e sua importância, bem como sobre a avaliação da sua compreensão leitora. A abordagem adotada tem base qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013) e o método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionário. Quanto à fundamentação teórica, o estudo foi subsidiado por contribuições dos autores Normanda Beserra (2007), Gonçalves (2010), Almeida e Cerigato (2016) e Kramer (2010). A pesquisa revelou que os alunos percebem a leitura de forma positiva, porém, têm dificuldades variadas, seja em não saber explicar o que leram, em concentrar-se, como também não entender significados de algumas palavras. Esses dados podem ajudar a refletir sobre o que é necessário para um melhor aproveitamento da leitura em sala de aula e o êxito nessa atividade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso da CIF como instrumento de avaliação pelos terapeutas ocupacionais em pesquisas no Brasil: uma revisão integrativa da literatura(2018) ANDRADE, Isabelle dos Santos; COSTA, Janilce Nazaré Ferreira; OMURA, Kátia Maki; http://lattes.cnpq.br/0445550750574287; https://orcid.org/0000-0001-5113-5317Os terapeutas ocupacionais são profissionais habilitados para avaliar todos os aspectos do domínio, suas inter-relações, e o cliente em seus contextos e ambientes. O terapeuta ocupacional pode utilizar diversos instrumentos para sua avaliação e coleta de dados, dentre estes a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e saúde (CIF), pode ser utilizada como ferramenta de pesquisa em sua atuação. A presente pesquisa objetivou realizar uma revisão integrativa sobre o uso da CIF como instrumento de coleta de dados pelos Terapeutas Ocupacionais em pesquisas no Brasil. Foi realizada uma pesquisa online, nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e após as análises, foi identificado que apenas dois artigos utilizaram a CIF para coletar dados. Foi possível constatar que a CIF foi sensível em avaliar e identificar problemáticas relacionadas às atividades de vida diária e participação social dos indivíduos que participaram das pesquisas. Em relação aos resultados em comum encontrados nos Artigos A e B, observou-se que a CIF possibilitou o registro e avaliação dos resultados de forma padronizada, assim como foi capaz de estabelecer o entendimento dos domínios referentes às AVD’s e AIVD’s que foram classificadas como prejudicadas e como elas afetam as atividades e participação das pessoas. Após a revisão integrativa, inferiu-se que a CIF viabiliza a compreensão do impacto de diferentes patologias nas ocupações dos sujeitos mesmo em faixas etárias diferentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização das tecnologias da informação no processo avaliativo na disciplina de matemática: uma abordagem do aplicativo plickers(2019-07-11) PASTANA, Delson Ferreira; CORRÊA, Genivaldo dos Passos; http://lattes.cnpq.br/6321452953013620No terceiro milênio o uso das tecnologias de informação traduziu perfeitamente a atual maneira de ver o mundo e de se relacionar com ele, como consequência natural, esses fatos trouxeram uma série de transformações sociais, comportamentais e econômicas que interagem, criando novas formas de compreender a educação e suas práticas realizadas em sala de aula. No presente trabalho foi usado as TDIC’s (tecnologias digitais de informação e comunicação) para realizar um processo de avaliação em sala de aula, por meio do aplicativo Plickers, que é o foco principal do trabalho. Assim, oferecer subsídios para que os professores desenvolvam o ajuizamento do ensino da matemática de maneira satisfatória. E para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão das TDIC’s no ensino-aprendizagem em matemática e a avaliação. Após essa abordagem, foi executada uma prática de aferição direcionada aos alunos do 9º ano da escola estadual Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes, após, foi aplicado questionários aos alunos e professor acerca do método utilizado tendo como ferramenta o aplicativo Plickers, a fim de identificar a receptividade e eficiência de seu emprego na escola.