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Navegando por Assunto "Ethnomathematics"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Agenda 2030 da ONU e a formação de professores: relações da sustentabilidade e a etnomatemática
    (2021-06-03) FARIAS, Jocilene Rodrigues; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O presente trabalho tem como tema as contribuições da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU e suas orientações à formação de professores, com foco no objetivo 4 e meta 4.c, a partir dos quais evidenciamos as relações entre Sustentabilidade, como proposta e Etnomatemática, como área de estudos. O objetivo 4, da agenda 2030, e a meta 4.c trata da discussão e mudança nos rumos da qualidade da educação para o futuro. Desse modo, o objetivo do trabalho é propor uma ação didática baseada nas diretrizes da sustentabilidade da agenda 2030 e dos princípios da Etnomatemática, visando superar a educação bancária a partir da proposição de pesquisa sobre as práticas culturais na região das ilhas de Abaetetuba. A metodologia é de finalidade básica estratégica, com abordagem hipotético dedutiva, qualitativa, com levantamento bibliográfico em autores como Barros (2004 e 2010), Morin (2011) e Vergani (2007) e desenvolveu-se de maneira documental. Por fim, almeja-se discutir e exercitar uma relação entre a sustentabilidade e a Etnomatemática para buscar compreender o que pode vir a ser uma educação sustentável.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Comunidades de práticas: da informalidade do saber matemático no cultivo do Passiflora Edulis ao saber matemático formal escolar
    (2022-11-30) ARAÚJO, Danillo Nascimento; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O presente Trabalho de Curso (TCC) é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo identificar os conhecimentos matemáticos usados nas práticas informais de produtores no cultivo do maracujá, na perspectiva de aproximar esses conhecimentos ao conhecimento formal escolar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A pesquisa caracteriza-se, quanto a sua abordagem, como qualitativa; quanto aos objetivos, é de caráter exploratório, e como esta foi realizada em uma comunidade específica, aponta para a modalidade de Estudo de Caso. Participaram como nossos colaboradores dois produtores aqui identificados como seu Júlio e seu Nicolas, que são moradores da comunidade São Pedro do Caratateua localizada no município de Aurora do Pará/PA e produtores do cultivo do Maracujá. A pesquisa está fundamentada em estudos bibliográficos que discutem a temática, especialmente o que se refere ao Programa Etnomatemática, que serviu de embasamento para investigar os conhecimentos matemáticos dos produtores, bem como, relacioná-los com os conhecimentos matemáticos escolares. Para obter as informações, inicialmente realizamos a observação in loco, para conhecer de que forma o processo de cultivo do Maracujá é desenvolvido pelos produtores. E para consolidar a observação, realizamos entrevistas com os dois produtores de Maracujá já informados. Os resultados apontam que mesmo que estes agricultores não tenham conhecimentos formais da matemática por não terem frequentado os bancos escolares, detém um conhecimentos próprio, produzidos a partir das necessidades surgidas e adquiridos nas experiências vivenciadas ao longo da vida. Estes conhecimentos e/ou saberes, são repassados de pai para filho, o que garante a continuidade do saber desenvolvido pelo grupo social investigado. Portanto podemos inferir que nosso objetivo de fazer a aproximação desse conhecimento matemático informal ao conhecimento matemático escolar, pressupõe mudanças consideráveis no tocante ao ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cultura da carpintaria naval: saberes etnomatemáticos aplicados à construção de embarcações artesanais no município de Marapanim - PA
    (2017-12-16) MIRANDA, Kalilo Brasil; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    Este estudo versa a Etnomatemática como instrumento cultural na prática da carpintaria naval no município de Marapanim/PA, local da investigação e, teve por objetivo geral: estudar a origem dos saberes matemáticos aplicados pelos carpinteiros navais na construção artesanal de embarcações e, identificar elementos da Matemática, especialmente da geometria, compostos na estrutura das embarcações e, apresentar a forma que esses elementos podem auxiliar no ensino de geometria. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, alicerçada em suporte bibliográfico. No estudo etnográfico da cultura da carpintaria naval, foi identificado a presença de elementos característicos da geometria nas estruturas das embarcações e, aproximação do saber fazer matemático que possuem os carpinteiros navais com a Matemática aprendida em ambiente escolar. Todavia, durante a visita aos estaleiros, constatou-se que os saberes matemáticos utilizados no ofício da carpintaria naval são oriundos das práticas culturais que produzem, isto é, etnomatemáticos, gerados e difundidos na própria cultura, sendo aperfeiçoados no exercício diário da carpintaria naval e; e por meio da convivência em grupo familiar, passam esses saberes para as gerações posteriores. Este estudo também valoriza o conhecimento gerado em outras culturas, tendo por base a Etnomatemática, enfatizando a busca de novas descobertas ao ensino de Matemática, assim como a ligação desta ciência com as demais áreas do conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre saberes docentes e saberes matemáticos dos discentes
    (2019-12-21) CARDOSO, Adailson da Silva; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
    Este trabalho acadêmico teve como objetivos analisar saberes de uma professora que atua na Educação de Jovens e Adultos no município de Cametá-PA, bem como, identificar a partir de suas concepções acerca das suas estratégias e metodologias utilizadas na realização das aulas, e ver o interesse e dificuldades de aprendizagem dos alunos. Para tanto, apoia-se teoricamente nos estudos de D'Ambrosio (2005) ao discutir sobre etnomatemática, Tardif (2002) e Pimenta (2002) por evidenciarem aspectos dos saberes docentes. Como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa de campo, aliada a análise qualitativa e revisão bibliográfica. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com cinco perguntas e um roteiro de entrevista, também com cinco questões, gravadas em áudios e transcritas para análise. Análise indica que a professora reconhece que os saberes advindo das práticas cotidianas dos alunos potencializam a proposição de práticas em sala de aula. Além disto, os saberes/fazeres constituem-se em uma confluência de saberes, a exemplo, da experiência, curriculares, disciplinares e de conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Etnomatemática e a educação quilombola: uma revisão bibliométrica
    (2022-12-19) RODRIGUES, Vanderson Rezende; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O objetivo deste trabalho é mapear estudos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD com linha temporal de 2002 a 2022 na área de Ensino da Matemática que versem sobre a etnomatemática presente na educação quilombola. A etnomatemática detém maior valor aos conhecimentos adquiridos a partir das experiências de cada grupo, especificamente ao conhecimento matemático que resulta das vivências cotidianas dos alunos e é rico em significados para eles. Quanto aos procedimentos técnicos este estudo utilizará a pesquisa bibliométrica da literatura. Assim, o desenvolvimento deste trabalho se inicia por meio de pesquisa bibliométrica acerca da temática. A revisão demonstrou que ainda há pouca discussão sobre o assunto em vários âmbitos. Portanto, de acordo com os estudos revisados, essa realidade não é exclusiva da região norte e, com isso, é necessário políticas organizacionais que apoiem a admissão, a persistência e o crescimento de projetos de pesquisa para a área.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Etnomatemática e calendário agrícola da comunidade quilombola São Pedro
    (2022-02-24) OLIVEIRA, Hermes Reinaldo de; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    Este trabalho de conclusão de curso de matemática tem como tema a Etnomatemática e o Calendário Agrícola da comunidade Ribeirinha e Quilombola São Pedro. É resultado de uma interação entre uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo cujo o objetivo é obter o entendimento de como funciona o calendário agrícola na prática da agricultura familiar desta comunidade, estabelecendo um período de plantio, de colheita e da quantidade de gêneros colhidos em determinada área, ou seja, quantidade de gênero que cada agricultor pode colher por tarefa, hectare ou alqueire plantado. O trabalho justifica-se pela pouca quantidade de pesquisa nessa área em que se junta a ciência e os saberes matemáticos de um povo. O foco centra-se em como os povos antigos mediam as coisas, em uma época rudimentar, como a matemática está presente no dia a dia das pessoas e como a etnomatemática pode ajudar a compreender os conhecimentos gerados nas comunidades ao longo dos séculos. A metodologia utilizada será a bibliográfica, quantitativa e documental; o levantamento de informações sobre o tema, validados por meio de análise dos resultados e as discussões. A contribuição fundamental desde estudo é mostrar que a produção de conhecimentos ocorre em todas as culturas humanas. A intenção é valorizar os conhecimentos produzidos pelas comunidades Ribeirinhas e Quilombolas, os quais vão contribuir para o enriquecimento do patrimônio matemático universal.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A etnomatemática e os jogos africanos
    (2021-10-16) SOUSA, Simone Maria Leal; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179
    Este trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa sobre o uso de jogos matemáticos africanos sobre a perspectiva da etnomatemática. Esta pesquisa buscou relacionar a cultura africana, por meio dos jogos, através de uma análise de trabalhos já publicados. O principal aporte teórico e fundamentalista desta pesquisa é o seu criador Ubiratan D’Ambrósio. A metodologia usada baseou-se na revisão bibliográfica integrativa na qual seus autores mostram a eficácia da aplicação dos jogos matemáticos africanos na sala de aula se tornando um grande instrumento para auxiliar no aprendizado. Tendo como conclusão a importância de aplicar os jogos como recurso pedagógico que estrutura o pensamento e o raciocínio, para assim resolver problemas e cálculos, tendo uma maior participação dos alunos e professores, respeitando as suas relações culturais e de identidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Etnomatemática: reflexão sobre os conhecimentos matemáticos utilizados pelos feirantes do município de Castanhal-PA
    (2020-07-01) FRANÇA, Jéssica Furtado de; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    Este trabalho trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que teve como principais sujeitos da pesquisa três feirantes da cidade de Castanhal-Pa que foram entrevistados na ocasião de sua atividade laboral. O objetivo desse estudo foi discutir a matemática do cotidiano de feirantes de Castanhal numa perspectiva de Etnomatemática. Para tal, elaborou-se um roteiro de entrevista e com as respostas obtidas foi possível constatar que esses indivíduos fazem o uso da Matemática no seu dia a dia, e no decorrer das suas atividades laborais que cada sujeito desenvolve habilidades matemáticas próprias a partir de suas necessidades para lidar com obstáculos em decorrência de suas práticas laborais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Etnomodelagem no contexto do cultivo de hortaliças na Comunidade de Tamatáquara do Maú - Marapanim/PA
    (2024-02-29) FERREIRA, Juliana Victória de Lima; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    Este trabalho tem como objetivo principal analisar a utilização de etnomodelos matemáticos na prática local do cultivo de hortaliças. Com isso, a pesquisa foi feita na comunidade de Tamataquara do Maú, no município de Marapanim, no estado do Pará. Nessa atividade, buscou-se reconhecer quais os conhecimentos matemáticos informais que podem ser utilizados no processo de matematização da modelagem matemática nessa comunidade. Na sequência os dados foram produzidos a partir das práticas de observação das atividades no cultivo de hortaliças, e também em entrevista com os proprietários produtores naquela comunidade. As análises dos dados mostram que a pesquisa alcançou os objetivos, de acordo com as informações obtidas, identificando que modelos matemáticos encontrados podem contribuir para uma aprendizagem considerável e contextualizada por meio da Etnomodelagem através da Modelagem Matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A matemática na construção civil: saberes matemáticos utilizados por pedreiros na perspectiva da etnomatemática
    (2023-08-30) REIS, Hádria Lourranne Barbosa dos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    Este Trabalho de Curso aborda a aplicação da Etnomatemática na construção civil, com foco nos saberes matemáticos utilizados pelos pedreiros. O objetivo da pesquisa foi identificar e compreender esses saberes informais, bem como explorar a relação entre eles e a Matemática formal ensinada em sala de aula. A metodologia adotada envolveu a análise de documentos, revisão bibliográfica e uma entrevista realizada com um profissional da área. Os resultados revelaram a diversidade de saberes matemáticos dos pedreiros, incluindo cálculo de áreas e volumes, geometria prática, cálculo de medidas e planejamento de orçamentos. A perspectiva etnomatemática mostrou-se relevante para valorizar esses saberes e promover uma Educação Matemática mais inclusiva e contextualizada. As contribuições do trabalho incluem a valorização dos saberes dos pedreiros, a melhoria da formação de professores e a promoção de uma prática profissional mais consciente. Recomenda-se a valorização desses saberes na construção civil, a promoção da perspectiva etnomatemática no ensino e a realização de mais estudos nessa área.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As práticas informais como campo de aproximação entre o contexto social e o espaço escolar: saberes e fazeres matemáticos de uma costureira
    (2022-02-23) ARAÚJO, Nadiane Ribeiro de; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O presente Trabalho de Curso (TCC) é resultado de uma pesquisa, cujo objetivo é analisar de que forma os conhecimentos matemáticos presentes na profissão de uma costureira podem contribuir para fazer a aproximação do contexto social ao espaço escolar. O referencial teórico adotado foi na perspectiva da Etnomatemática, por ser um Programa que relaciona o cotidiano com a matemática, tendo como pioneiro o professor e pesquisador Ubiratan D’Ambrosio. A pesquisa se caracteriza, quanto a finalidade como aplicada; quanto ao objetivo como descritiva e exploratória; quanto a abordagem como qualitativa; quanto ao método como hipotético-dedutivo e quanto ao procedimento como bibliográfico e, por ser realizada com apenas um indivíduo, a costureira e moradora da cidade de Terra Alta/PA, como Estudo de Caso. Os resultados desta pesquisa apontaram que a colaboradora, consegue desenvolver conhecimentos matemáticos próprio de sua cultura e, que ao observar a confecção de uma peça, neste caso, a saia godê total é possível desenvolver atividades que possam conduzir os estudantes a um ensino matemático mais significativo, que valorize a cultura e a diversidade dos estudantes. Dessa forma, compreendemos que mesmo com seu conhecimento limitado em relação a Matemática Formal, é possível desenvolver conhecimentos matemáticos integrados a partir da interação entre o conhecimento matemático formal trabalhado nas salas de aula e o conhecimento matemático informal utilizado pela colaboradora, no desenvolvimento das peças de roupas confeccionadas por ela, fazendo a aproximação do contexto social ao espaço escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O saber matemático informal e o conhecimento matemático formal: um diálogo necessário entre a sala de aula e as práticas informais da comunidade pesqueira de Curuperé-Curuçá-PA
    (2022-02-17) NATIVIDADE, Mayara Monteiro; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O ensino da matemática está pautado, tradicionalmente, em aspectos que não estão em total conformidade com as demandas educacionais vigentes, uma vez que os métodos utilizados ainda são de pouca dinâmica e contextos que não abarcam os diferentes saberes que acontecem no meio social. Por sua vez, a Base Nacional Comum Curricular-BNCC, vem propor uma aproximação entre saberes escolares e não escolares como forma de consolidar na Educação Básica uma aprendizagem mais significativa. Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma os conhecimentos matemáticos informais utilizados pela comunidade pesqueira podem dialogar com os conhecimentos formais ensinados nas salas de aula, na perspectiva de contribuir para que o ensino e a aprendizagem do componente curricular matemática seja mais significativa. Para tanto, a pesquisa tem como foco os saberes culturais e tradicionais de pescadores da comunidade do Curuperé, município de Curuçá, como maneira de associar os conhecimentos matemáticos formais aos informais, possibilitando contextos diferentes no que diz respeito ao ensino e aprendizagem em sala de aula. Constatou-se, a partir das discussões entre os autores e dos objetos de pesquisa focalizados, que é possível utilizar metodologias que visem um ensino da matemática mais dinâmico e inovador a partir da valorização e do diálogo entre os diferentes saberes matemáticos presentes no meio social. Assim sendo, esta pesquisa proporcionou importantes discussões e abordagens no que concerne a um ensino mais democrático da matemática, cujas práticas precisam ter o aluno e suas vivências como protagonistas. O estudo evidenciou saberes, a tradição e a cultura de pescadores de uma comunidade pouco conhecida no Estado do Pará, o que denota uma importância além da acadêmica, uma vez que tem caráter de resgate e inclusão.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os saberes que subsidiam a prática da pesca artesanal: um olhar sobre a etnomatemática na comunidade da Prainha no município de Salinópolis
    (2021-10-18) SILVA, Fátima Suellen Barros da; RIBEIRO, Rogério Damasceno; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; LOPES, Ramz Luiz Fraiha
    O presente trabalho busca investigar a natureza dos saberes que estão presentes na prática da pesca artesanal da comunidade Prainha no município de Salinópolis /PA. Neste sentido, a pesquisa baseou-se em uma grande referência da comunidade científica da Etnomatemática, Ubiratan D’Ambrósio e de outros estudiosos. Esta pesquisa é de natureza qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 03 pescadores, com idades entre 41 a 51 anos. A análise da pesquisa foi realizada de forma descritiva e interpretativa frente à literatura pertinente a Etnomatemática na Educação Matemática e os dados coletados, como: áudios, vídeos, fotos, anotações em diário de observação. Os resultados mostraram que a Etnomatemática é uma ferramenta que percorre um caminho transdisciplinar e dessa forma traduz com êxito as dimensões dos saberes produzidos na prática da pesca, em especial os saberes matemáticos que se revelaram no decorrer desta pesquisa com fundamentação cultural, social, histórica e tradicional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saberes tradicionais em uma comunidade de pescadores: um olhar na perspectiva etnomatemática
    (2025-04-03) COSTA, Alan Ramos da; VIEIRA, Aldaleia de Freitas; COSTA, Daniana de; http://lattes.cnpq.br/8838183313851024; https://orcid.org/0000-0002-8523-6156; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; https://orcid.org/0000-0003-2423-797X
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo investigar os saberes matemáticos mobilizados no manuseio dos instrumentos de pesca utilizados pelos pescadores artesanais da comunidade do Novo Umirinzal, no distrito de Boa Vista, município de Quatipuru (PA). A pesquisa é de natureza básica de caráter qualitativa, envolvendo Estudo de Caso e aplicação de roteiro de entrevistas com perguntas semiestruturadas. Participaram da entrevista quatro pescadores artesanais da referida comunidade, Quatipuru-Pará. Os resultados apontam que os saberes dos pescadores foram desenvolvidos a partir das necessidades em desenvolver suas atividades diárias e pela necessidade em busca de alimentos para seus familiares. Os entrevistados tem baixa escolaridade, logo as respostas do questionário foram adquiridas em atendimento as curiosidades surgidas, envolvendo sua história de vida, assim como os saberes repassados de pai para filho, indicando a importância de fortalecer e aproximar tais conhecimentos do senso comum com o conhecimento científico. Além disso, os resultados também apontam que existem outros conhecimentos e práticas distintas de pescar, sendo que este aprendizado foi adquirido através do contato com os mais antigos. Etnomatemática é uma tendência da Educação Matemática como destacou D’Ambrósio (2011) é praticada por diversos grupos culturais que desenvolvem e utilizam a Matemática no seu cotidiano. Ela abrange comunidades rurais e urbanas, trabalhadores, classe de profissionais, crianças de determinada faixa etária, povos originários, pescadores e outros grupos que são inclusos por objetivos das tradições comuns. Etnomatemática é uma abordagem que se concentra na exploração das ideias, tradições e práticas matemáticas de um grupo social específico. Portanto, a presente pesquisa buscou dar visibilidade aos pescadores de Novo Umirinzal-Pará, por meio dos saberes e fazeres matemáticos na hora da elaboração dos seus instrumentos de pesca, e mostrar a importância que esses instrumentos têm para a vida deles, tanto na área social, cultural, econômica, além das artes e formas de fazer a matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sistema de medidas na produção e manejo do açaí
    (2021-10-13) REGO, Angélice Nunes do; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    Nesta pesquisa, trazemos como proposta uma relação do conceito matemático de sistema de medidas e as práticas ribeirinhas observadas no Rio Jupariquara, localizado na cidade de Abaetetuba/PA. No Pará, o açaí é considerado o ouro negro, não só para as famílias ribeirinhas que tem uma produção de açaí, como também para os marreteiros, atravessadores, apanhadores, compradores e exportadores. Pela minha vivência em um ambiente ribeirinho e por ser estudante do curso de Licenciatura em Matemática, pude perceber que o ambiente social ribeirinho pode ser interligado ao ensino de matemática, assim auxiliando o professor de matemática a desenvolver novos processos de ensino aprendizagem de matemática. Com base nessa relação, como fundamentação utilizamos D’Ambrósio(1996), quando ele retrata da transcendência de um ser social, utilizando a Etnomatemática como Tendência em Educação Matemática. Fazemos um apanhado histórico sobre o sistema de medidas e as mudanças que ocorrem com o passar do tempo, descrevemos as práticas ribeirinhas dando relevância da produção e manejo do açaí, e da matemática e suas interações sociais e a Etnomatemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Travessias de formação: idas e vindas em meio as teorias, experiências e reflexões
    (2019-12-09) ZAMPOLO, Marianna Sarmento; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    Este texto foi pensado e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, com a intenção de fazer desta escrita, um querer dizer das teorias, das experiências e das reflexões, que foram sendo construídas nas idas e vindas no/do processo de formação inicial na Licenciatura em Matemática. Nesta estrutura, tivemos o cuidado de lidar com as produções de forma a conduzir a escrita de forma sequencial, no sentido de explicitar como decorreu o processo de travessia desta produção. Desta forma, aqui apresentamos três produções cientifico acadêmicas que foram construídas ao longo da travessia de formação acadêmica, ocorrida no período compreendido entre os anos de 2016 e 2019. Desta feita, o Trabalho de Curso no formato de Portfólio está consolidado na nova proposta organizacional do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, na modalidade publicação, que foi aprovada pela Resolução nº 5.044, de 17 de maio de 2018. A primeira produção se refere a um relato de experiência sobre Modelagem Matemática, trabalho este que despertou o meu interesse em conhecer sobre metodologias específicas da Matemática, que proporcionam relacionar o cotidiano dos estudantes com o que deve ser ensinado em sala de aula e, podendo assim, facilitar a aprendizagem de conteúdos matemáticos. A segunda produção, é uma narrativa sobre as experiências de uma pesquisa de campo, na modalidade de Estudo de Caso, tendo como objeto, a Etnomatemática como uma metodologia e estratégia de ensino. A terceira produção trata-se de um estudo teórico sobre a Etnomodelagem como metodologia de ensino, que se apresenta como uma proposta de fazer a junção da Modelagem Matemática e da Etnomatemática, discutidas nas produções anteriores. A Etnomodelagem pode ser compreendida como uma metodologia que pode contribuir para o ensino de determinados conteúdos matemáticos. Deste modo, a construção deste texto objetiva fazer um apanhado dos conhecimentos, dando sentido de pertencimento do saber produzido, experienciado e provocador de reflexões, no sentido de fazer destas produções, o vínculo necessário entre o pensar e o fazer, entre o estar e o ser professor de Matemática.
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