Navegando por Assunto "Ethnocenology"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aracna Swan: espetacularidade, performance do feminino e subversão de gênero na técnica de pontas(2018-12-13) MÊRCES, Cristiano Paiva; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668A presente pesquisa aborda a espetacularidade da drag queen e a subversão da técnica da sapatilha de pontas, que é direcionada ao feminino, no ballet clássico. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a espetacularidade da drag queen Aracna Swan, que traz em sua visualidade e corporeidade as referências de dois animais, a aranha e o cisne, e perceber a transgressão do uso da sapatilha de pontas, compreendendo como são desempenhados os papeis de gênero no ballet, bem como apresentar exemplos de subversão da técnica clássica. Entendendo a drag queen a partir da Teoria Queer que, conforme os estudos de Judith Butler (2003), percebe a sua ambiguidade de gênero. Tendo como base teórica a Etnocenologia, a partir de Armindo Bião (2009), o estudo observa o fenômeno pelas lentes da espetacularidade, aproximando-se dos conceitos de estados alterados de corpo e consciência. A pesquisa é de base qualitativa de cunho autobiográfico. Para análise dos dados descrevo os ensaios, a elaboração e atuação nas performances por meio de fotos e vídeos, além das minhas próprias narrativas, sobre a relação pessoa e persona. E por fim, a pesquisa constatou que a drag queen é espetacular, pois organiza suas ações a fim de atrair o olhar do espectador; é um homem travestido, que se apropria da técnica da sapatilha de pontas e subverte as normas estabelecidas há tanto tempo, abrindo caminhos para novas formas de pensar/fazer dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cores que se movem em corpos, corpos que agitam cores: um traçado histórico da gincana de férias do km-18 como tradição cultural de Santa Luzia do Pará(2023-12-15) MELO, Saylon Carlos dos Santos; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847A presente Monografia versa sobre a historicidade desde 1994 até os dias atuais do fenômeno espetacular tradicional intitulado como: Gincana de Férias do Km – 18 de Santa Luzia do Pará. Para compor, a partir do ponto de vista dos autores Pradier (1996), Bião (1995) e Buckland (2018) abordarei a Etnocenologia e a Autoetnografia como bases metodológicas e como principais referenciais teóricos. Só foi possível traçar historicamente este fenômeno através das entrevistas realizadas com os integrantes da gincana, que embasam a documentação da história do evento tradicional, cultural e artístico tão importante para nós da comunidade local na cidade de Santa Luzia – PA. Tendo isso, o presente estudo visa relatar os movimentos organizados das equipes Fera e Dezoitense como forma originária dentro do campo da etnocenologia, estudando e documentando o modo de fazer a gincana, do se arrumar, de se organizar, de se empenhar e até mesmo do modo como se estrutura as noites dessa gincana. Os resultados revelam que o traçado etnocenológico da Gincana de Férias do Km–18 é importante para que haja visibilidade além do entretenimento, destacando a importância para muitas pessoas que até hoje buscam preservá-la em prol dos laços significativos que ela possui. Esses achados contribuem significativamente para a área acadêmica de Dança e das outras Artes Cênicas, buscando abrir caminhos para um campo promissor de pesquisas futuras em Artes, fornecendo insights importantes para compreensão do que é uma gincana tradicional e cultural de um povo comunitário.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O corpo - Encruzilhada(2017-05-22) TEIXEIRA, Joan Pablo Pina; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098O Corpo-Encruzilhada é uma pesquisa sobre o processo criativo de mesmo nome, que em forma de rito cênico musical homenageia Exu e o Povo da Rua, projeto que surge a partir de práticas voltadas para a teoria queer e travestismo na rua, e o subsequente contato com a medicina da floresta, especificamente com o uso feito dentro da sincrética doutrina do Santo Daime em Belém do Pará desde 2015, e consequentemente a licença e a busca pela prática e filosofia afro-religiosa em um terreiro de Candomblé de Angola, o Rundembo Gunzo de Bamburucema Mameto de Inkissi Muagilê Oto Torodê em 2016. A organização de meu trajeto enquanto sujeito-pesquisador dá-se através de uma técnica metodológica de pesquisa que lança a imagem-força da encruzilhada como estratégia de investigação usada com o intuito de desvelar e compreender as máscaras do sujeito-pesquisador dividindo o corpo em três vias de uma encruzilhada: o corpo ancestral, o corpo político e o corpo mágico, marcado por histórias de vida e práticas dentro da arte, política e religião. A imagem da Encruzilhada também traça a grafia da metodologia de pesquisa que conta com a Etnocenologia como campo instigante para a consecução desse estudo enquanto base epistemológica, junto à correlata Auto-Etnografia, e na terceira via a Astrologia Natal que possibilita relacionar trechos do trajeto do artista-pesquisador-participante com o mapa natal, abrindo caminhos para novas formas de conceber o processo criador dentro da pesquisa em Artes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo k-cover: estratégias de aprendizagem e espetacularidade coreográfica do Cover de K-pop em Belém do Pará(2022-07-01) SOUZA, Jamille Guimarães; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Esta pesquisa busca elucidar acerca da dança K-Cover na região metropolitana de Belém no Pará, por meio de uma conversa direta com o leitor sobre a história do K- Pop de uma forma geral. Perante isso, traço algumas estratégias metodológicas de forma descritiva utilizadas durante a aprendizagem coreográfica que foram desenvolvidas e estabelecidas pelo próprio nicho K-Cover em Belém. Baseando-me a partir de minha análise e observação de outros grupos, além de minha própria vivência. Possuindo a Etnocenologia como teoria base, para a investigação da espetacularidade na dança cover, juntamente, relacionada à performance, com isso abordo sobre os estados de corpo e consciência que o K-Cover alcança ao adentrar ao palco. Perpassando sobre três performances marcantes entre o período de 2018 à 2022, saindo do traçar de seus caminhos coreográficos até suas espetacularidades. Mas acima de tudo, reafirmo a relação entre a dança K-Cover e a espetacularidade coreográfica de uma forma mais particular no contexto da região metropolitana de Belém.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança em Bhakti Yoga: vivências de uma bhakti yogi artista pesquisadora e professora na perspectiva da etnocenologia(2023-07-11) SILVA, Thelma Verônica Bernardino Mendes da; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668O presente Trabalho de Curso teve como objetivo analisar a dança no Bhakti Yoga, por meio de minhas vivências como Bhakti yogi vaisnava artista-pesquisadora e professora de yoga. Como aporte teórico-metodológico utilizei os estudos da Etnocenologia, conforme Pradier (1995) e Bião (1998), a fim de embasar a espetacularidade da dança no Movimento de Bhakti Yoga, sob a visão epistemológica das práticas e dos comportamentos humanos espetaculares. Amparada bibliograficamente por teóricos e pesquisadores como Valera (2015) e Silveira (2000) que são praticantes da dança no contexto espiritual do Bhakti Yoga, do Hari Nama Sankirtana e, da dança no templo vaisnava, os quais contribuem com o entendimento das culturas orientais. A abordagem da pesquisa é qualitativa-descritiva, para isso, trago minhas experiências e observações de Bhakti Yogi. Como resultado, apresento minhas vivências na área da dança, por meio do grupo de pesquisa em Dança Moderna, da Escola de Teatro e Dança - ETDUFPA, apresentando o Tunga Vidya Natya Yoga, ou seja, o meu olhar-perceber-fazer sobre a prática da dança e sua conexão com o Divino e o sagrado. Dessa forma, as vivências relatadas em práticas de dança são como um caminho espiritual e artístico, no que diz respeito tanto a pesquisa e a produção artística, quanto para a preservação de um conhecimento ancestral milenar que é o conhecimento do Bhakti Yoga, em sua essência o prema bhakti, amor puro por Krishna.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Kpopbody: A espetacularidade do Kpop no corpo Belenense a partir do grupo cover On Fleek em Belém do Pará(2023-12-15) SILVA, Ingrid Augusta de Lima da; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847O presente estudo tem como objetivo explorar a espetacularidade do Kpop na comunidade de Belém/PA, estabelecendo um diálogo acessível e direto com o leitor. Isto será alcançado através de uma análise que abrange a história do Kpop e minha experiência pessoal como parte do grupo de k-covers. A fim de investigar a espetacularidade na dança e na expressão corporal no contexto dos grupos de covers, no qual será utilizada a Etnocenologia como principal referencial teórico. O foco principal desta pesquisa é reforçar a relação intrínseca entre a espetacularidade e a cena de k-covers em Belém/PA, com uma ênfase especial no grupo “On Fleek”. Ao mesmo tempo, minha própria vivência será analisada em um contexto particular, fornecendo um panorama abrangente das experiências vivenciadas nesse cenário cultural e artístico. Selecionei autores que conversem com minha pesquisa e a enriqueçam mais ainda: Bião (2007), Schechner (2003), Lie (2015), Jamille Guimarães (2022), Maliangkay (2011), dentre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória, espetacularidade e dança: o processo criativo coreográfico da Mãe Preta(2018) GARCIA, Taynara Christinne Carvalho; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo deEste trabalho teve como objetivo analisar o processo criativo coreográfico da apresentação artística intitulada “Mãe Preta”, resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Produção Artística PIBIPA/2016, do Instituto de Ciências da Arte – ICA, no qual fui bolsista. A espetacularidade surge com os afetos ancestrais causados pela “Mãe Preta”, poema que compõe o livro do poeta e folclorista Bruno de Menezes chamado “Batuque”, no qual se denota de forma poética a figura simbólica afetiva da mãe, que cuida, zela e protege os seus filhos. Como referencial teórico adotou-se autores como Rodrigues (1997) por enfatizar e oferecer caminhos para um fazer artístico afro-brasileiro, emergindo-se da vivência mútua e cotidiana da pesquisa de campo, juntamente com a memória afetiva da própria intérprete-criadora, e de suas determinadas raízes culturais; Lobo e Navas (2003) para tratar sobre processo de criação da composição coreográfica, por indicar caminhos a partir de três eixos fundamentais: corpo cênico, movimento estruturado e imaginário criativo. Salles (1988) para refletir sobre o inacabamento da pesquisa, dialogando com as adaptações constantes que se fizeram presentes nas apresentações artísticas da “Mãe Preta”. Pradier (1995) e seu aprendiz brasileiro, Bião (2009), com o conceito de etnocenologia, fez-se preponderante para compreender e refletir a arte do espetáculo nesse fazer artístico. A metodologia utilizou a etnopesquisa, pois sentiu-se a necessidade de construir esse conhecimento com a coletividade, dando voz para os atores envolvidos nesse processo, entendendo que todos os elementos experienciados na construção da coreografia são importantes. O presente estudo busca fortalecer os registros identitários deixados pelos antepassados no meu corpo que é negro, feminino, periférico e afro-amazônico, a partir do processo transcendental da “Mãe Preta”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Miss Simpatia na quadra junina: percurso do aprendizado para encantos e desencantos em Belém do Pará(2018) MATOS, Letícia Samara Fernandes; LEAL, Eleonora Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5518232863247974Nos grupos de quadrilhas junino em Belém do Pará existem três destaques importantes, as misses Caipira, Mulata/Morena Cheirosa e Simpatia, representantes em sua categoria da vida campestre, da brejeirice e sensualidade da jovem ribeirinha e por último a que mageia o público para sua quadrilha. É sobre a miss que o respectivo trabalho vem elucidar o que se compreende por miss Simpatia e as questões que implicam sua pouca participação nos concursos não oficiais e oficiais de outros municípios. Além disso, será visto a importância do papel e a contribuição da miss simpatia na quadrilha junina de Belém do Pará, bem como será investigado a sua pouca participação nos concursos não oficiais e oficiais em certos munícipios. A metodologia utilizada na pesquisa é a da etnocenologia. Para Armindo Bião (1998, p. 17), assim “[...] a Etnocenologia se inscreve na vertente das etnociências e tem como objeto os comportamentos humanos espetaculares [...] teatro, dança, além de outras práticas espetaculares não especificamente artísticas ou mesmo sequer extracotidianas”. Os autores que dialogam com esta pesquisa são Armindo Bião, Maria Ana Azevedo, Eleonora Leal, Rafael Noleto, Luciene Lopes, Johan Huizinga entre outros. Como técnica de pesquisa apresento três entrevistas com brincantes que participam em seus grupos de quadrilhas como misses simpatias na cidade de Belém. Como conclusão ressalta que na existência da quadrilha, as misses, como no caso da Simpatia, possuem um papel importante, pois tem um destaque representativo dentro da quadrilha junina, por diversos atributos, como beleza física, importância social, saber executar a coreografia de forma harmônica, bem como ser caracterizada por ser o símbolo da cultura da quadrilha junina dos grupos há bastante tempo.