Navegando por Assunto "Ethnic-racial information"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mapeamento da produção científica sobre questões étnico-raciais na base de dados da ciência da informação (BRAPCI): período 2018-2024(2025-04-04) MORAES, Luana Barbosa; SILVA, Luiz Otavio Maciel da; http://lattes.cnpq.br/2094121813503519; https://orcid.org/0000-0002-8649-4480O presente estudo investiga a produção científica sobre questões étnico-raciais na Biblioteconomia, a partir da Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI). Buscou compreender a presença e a evolução das discussões raciais na área. Adotando a abordagem quali-quantitativa, combinado com técnicas bibliométricas, para mensurar e analisar os conteúdos e identificar as principais temáticas discutidas, após um refinamento de dados a pesquisa identificou 96 publicações entre 2018 e 2024. Os resultados apontam um crescimento na produção científica sobre a temática em 2021, enquanto 2020 observou-se um declínio, possivelmente impactado pela pandemia da COVID- 19. Entre os autores mais evidentes, destacam-se Franciéle Carneiro Garcês da Silva e Erinaldo Dias Valério, entre as instituições estão: Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal da Bahia. Os principais eixos temáticos identificados foram: práticas informacionais racializadas, formação biblioteconomia com perspectiva racial, interseccionalidade e epistemologia negra, além de estudos métricos da produção científica. As produções apontaram para a importância na promoção da igualdade na informação, além da atualização das práticas informacionais, principalmente relacionada à representação da informação. Por fim, conclui-se que, apesar do crescimento do interesse pelas questões étnica-raciais no meio acadêmico, as produções sobre a temática na Biblioteconomia ainda enfrentam desafios, como a baixa representatividade nos acervos e a resistência institucional em relação ao currículo. O estudo reforça a importância de ampliar o debate na formação em biblioteconomia na elaboração e consumação de políticas e práticas informacionais mais inclusivas