Navegando por Assunto "Ethnic-racial Relations and Gender"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Relações étnico-raciais e de gênero: identidade da mulher negra e professora da educação básica no Nordeste do Pará(2019-08-02) PEREIRA, Thyele Siqueira; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912Esse estudo objetivou analisar a identidade de professoras negras na Educação Básica no município de Tracuateua-PA. Para tanto, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: Como a identidade de professoras negras foi/está sendo construída na Educação Básica no município de Tracuateua-PA? O estudo esteve pautado na pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação em pesquisa de campo, o instrumento de coleta de dados foi o questionário semiestruturado. A amostragem foi constituída por 15 (quinze) professoras negras. Os dados coletados foram analisados a partir da análise do discurso ideológico (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2014), dando ênfase aos discursos mais expressivos. Os resultados evidenciam que as professoras negras de Tracuateua no nordeste do Pará se auto identificaram como mulheres negras (pretas e pardas), suas identidades foram construídas em meio a uma realidade social marcada pelas relações de discriminação racismo e segregação. Esse estudo revela ainda que a escola é permeada pelo racismo e discriminação, vivenciados diariamente pelos sujeitos envolvidos no processo educativo. A principal conclusão desse estudo revela que algumas mulheres negras e professoras sofreram discriminações e preconceitos durante sua trajetória de vida, isso marcou a construção de sua identidade étnico-racial e as fizeram compreender a importância da luta por uma Educação antirracista.