Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Estágio supervisionado docente"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MemorialAcesso aberto (Open Access)
    Vivências do estágio: conhecendo caminhos e realidades para a construção de saberes
    (2023-12-13) BRITO, Marcos Manoel Dias; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    O Estágio Supervisionado Docente é uma etapa de formação crucial na formação docente, pois permite aproximar o licenciando do seu futuro local de atuação profissional, ao mesmo tempo em que possibilita estreitar laços entre universidade e a escola. Nesse sentido, os estágios no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) possuem papel relevante na formação qualificada dos professores, sendo necessário análises sobre os processos formativos que envolvem estas etapas de ensino para uma compreensão mais ampla. Este memorial objetivou analisar as experiências vivenciadas em ambos os estágios, tendo como base os episódios (momentos) significativos experienciados. A experiência na EJA mostrou os desafios impressos historicamente nesta modalidade de ensino, os quais elenco a prática docente simplista e baseada em técnicas que desconsideram a realidades destes estudantes, fazendo com que os alunos não demonstrem interesse nas aulas e sim em outras nuances da sua realidade, como jogos escolares; além disso, a falta de incentivos para permanência e desenvolvimento dos estudantes, os quais são amparados pela legislação no seu direito de acesso à educação. A experiência no Ensino Médio me permitiu visualizar as práticas pouco significativas e descontextualizadas desenvolvidas pelo docente preceptor, que somadas ao cenário pandêmico vivenciado no Brasil, cujas consequências ainda são sentidas, tinham pouca eficácia na aprendizagem dos estudantes; cabe destacar, ainda, os desafios vivenciados pelos estudantes de localidades mais distantes e que moram no campo, pois a dinâmica inefetiva do transporte público faz com que estes discentes se ausentem precocemente das aulas, interferindo no seu acesso ao conhecimento. Desse modo, com as análises destas vivências fica claro que os alunos precisam de um olhar sensível da esfera governamental, na tentativa de que seja ofertado um ensino de qualidade que proporcione melhorias na sua formação plena; de tal modo, deve-se considerar e reconhecer que a escola é um ambiente para esse desenvolvimento dos educandos, sendo necessário que os professores tenham oportunidades para se reinventar e fortalecer os aspectos positivos, quer seja em conteúdos pedagógicos ou técnicas para a promoção qualitativa do ensino.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA