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Navegando por Assunto "Estágio Supervisionado"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência
    (2023-06-29) COSTA, Thaina Neves da; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761
    O presente artigo teve como finalidade compreender a importância do espaço da Brinquedoteca Universitária para o desenvolvimento do processo de aprendizagem de crianças com deficiência. A abordagem metodológica foi qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo. A investigação iniciou-se com o questionamento: Quais ações na brinquedoteca universitária possibilitam para a inclusão social de crianças com deficiência? Os instrumentos metodológicos da pesquisa foram: anotações no diário de campo, recursos fotográficos e a observação participante. Teve como local de investigação a Brinquedoteca Universitária da Faculdade de Educação, Campus de Altamira-PA. A Brinquedoteca Universitária possibilita a inclusão social de crianças com deficiência pela sua importância do espaço, pois por meio do brincar, a criança se desenvolve e de forma lúdica potencializa o desenvolvimento das habilidades e o processo de ensino e aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições do estágio supervisionado remoto presentes em memoriais de vivências
    (2022-12-16) MARTINS, Thaiana Raiol; MARTINS, Marilia Frade; http://lattes.cnpq.br/4995475186731210
    As transformações ocorridas com o avanço do Coronavírus, causador da doença denominada COVID-19, provocaram diversas mudanças, atingindo várias áreas da sociedade seja ela econômica, social e até mesmo a área educacional. Na educação, o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais de ensino, tornou necessária a adoção do ensino remoto, como medida de distanciamento social, desafiando assim a escolas e universidades a se adaptar ao novo contexto. Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo refletir sobre a importância do estágio supervisionado na formação dos professores de ciências e identificar contribuições expressas nos memoriais de vivência do estágio supervisionado durante o ensino remoto a partir da análise de conteúdo. Conclui-se pela importância da afetividade e da pesquisa na formação de professores, bem como a necessidade de investigações que aproximem a realidade das escolas às metodologias que utilizam tecnologias de informação e comunicação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Da teoria à prática do estágio supervisionado no ensino fundamental: caminhos necessários para sua consecução
    (2022-12-15) OLIVEIRA, Ronaldo do Nascimento; SOUSA, Gamaliel Tarsos de
    O Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental é um componente obrigatório dentro do curso de licenciatura em Pedagogia. Sendo ofertado no 7º semestre do curso. Possibilita ao educando experimentar de forma prática momentos teorizados em sala de aula, ao tempo que constrói novas habilidades e competências, ratificando sua vocação para o magistério. Dessa maneira, esse trabalho de pesquisa busca de forma teórica descrever a partir de experiências concretas, como o Estágio Supervisionado se desenvolve de forma prática. Analisa os diversos elementos necessários para sua condução no campo de aplicação, evidenciando cada uma dessas etapas. O trabalho é uma pesquisa-ação, com abordagem quali-quantitativa, ancorada em pesquisas bibliográficas, observação participante, fotografias, questionários e desenvolvimento de atividades pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola no município de Bragança/PA, envolveu alunos e uma professora do 5º ano do ensino fundamental. Os resultados mostram a importância da organização sistemática e do envolvimento pedagógico entre estagiário, professara e alunos como essencial para o êxito do trabalho e como ferramenta de encaminhamento emancipatório do futuro educador.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    (Des)encontros entre expectativas na EJA e realidade das vivências: experiências no estágio supervisionado
    (2023-12-11) BIZERRA, Antonia Jamille Santos; COSTA, William Lima da; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    O Estágio Supervisionado é marcado pela relação entre teoria e prática e a construção de memórias com os sujeitos da escola, momento essencial para a compreensão e reflexão de aspectos pertinentes ao campo de atuação profissional, contribuindo para a construção de identidades docentes e o desenvolvimento de práticas educativas. Neste relato trazemos nossas experiências de estágio, enfatizando os processos formativos presentes na formação inicial. As experiências vividas permeiam inúmeras reflexões acerca dos anseios, expectativas e lacunas existentes durante nosso percurso como estagiários na EJA. As vivências atravessam desde a busca e o primeiro contato com a EJA, passando pelas práticas educacionais da professora colaboradora, até as relações entre a universidade-escola, que implicam em subsídios para o fazer pedagógico. Apesar dos (des)encontros que marcaram nossa identidade como docentes em formação, pontuamos a importância destas experiências para refletir criticamente acerca do percurso formativo, quer seja de exemplos e/ou contraexemplos para se inspirar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Dimensão afetiva no ensino de Língua Portuguesa: um recurso contra a evasão escolar no contexto educacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    (2023-11-22) SANTOS, Antonia Adriana Gonçalves dos; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578; SOUSA, Paulo Santiago de; http://lattes.cnpq.br/1577428069017007; https://orcid.org/0000-0003-4113-1085
    O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, como ferramenta para combater a evasão escolar na EJA. Busca-se analisar empiricamente de que maneira a dimensão afetiva contribui positivamente para a permanência dos estudantes nessa modalidade de ensino, ao mesmo tempo em que se explora a sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. Foram utilizadas contribuições de Freire (1996), Rego (1995), Oliveira (2006) e Arroyo (2005) para dar embasamento teórico a este estudo. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública do município de Capanema-PA durante o estágio supervisionado. Os resultados mostram a importância da afetividade no contexto educacional, revelando que ela desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem, assim como, revelam que as relações afetivas entre alunos e professores têm um impacto significativo no desempenho escolar dos estudantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação Infantil e os desafios do trabalho docente durante a pandemia: relato de experiência
    (2023-06-28) OLIVEIRA, Hellyna Viana; FREITAS, Léia Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/4829920653020369; https://orcid.org/0000-0003-1852-1106
    Neste trabalho, o propósito foi relatar as vivências dos discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia, ano 2019 matutino, no Estágio Supervisionado na Educação Infantil durante a pandemia da Covid-19 em uma escola pública do município de Altamira-PA, assim nosso objetivo foi analisar o processo de socialização entre a professora, acadêmicos e as crianças da turma do Pre I problematizando a questão: como ocorreu o processo de socialização durante o estágio e quais as dificuldades vivenciada pela professora, acadêmicos e os alunos? A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com a subsequência da ferramenta de observação, participação e elaboração de um plano de atividades que auxiliaram na preparação pedagógica de atendimento aos alunos das turmas de Pré I. Paralelo a isso, fizemos uma revisão de literatura sobre as práticas pedagógicas no tempo de pandemia na área da educação infantil e também sobre a importância do estágio na formação do professor. Após a análise dos dados os resultados apontaram que apesar do estágio ser remoto os acadêmicos de pedagogia conseguiram ter essa imersão da realidade de uma sala de aula, pois foram produzidos materiais pedagógicos lúdicos, plano de aula e ornamentação da sala de aula para receber os alunos no retorno às aulas presenciais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social
    (2023-12-12) OLIVEIRA, Ana Paula Luz de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    A presente pesquisa do Trabalho de Curso no formato de Artigo é resultante do Estágio Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, com a temática sobre natureza e inclusão social, realizada em uma Turma de Educação Infantil, etapa da Pré Escola da Escola Municipal Américo Lobão. Neste estudo, busco mostrar o exercício da prática pedagógica com crianças no Estágio Supervisionado na Educação Infantil, em que mostro os momentos compartilhados no ensino da futura pedagoga, pois ele é um momento rico na formação inicial do professional de Pedagogia. A pesquisa é de abordagem qualitativa com procedimentos e técnicas da observação participante e regência no tempo do Estágio com a supervisão da professora da Escola. A participação de crianças no processo de ensino e aprendizagem foram primorosos. Como resultado realizou-se atividades de pesquisa, discussão, desenhos, contação de histórias sobre as temáticas da natureza e inclusão social, em que as crianças criaram um jardim, experimentaram a natureza e coletaram elementos dela. Concluo que a pesquisa possibilitou a confecção de um painel com as crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA)
    (2023-12-21) OLIVEIRA, Brenda Karollyne da Silva de; CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061
    Este trabalho tem por objetivo analisar experiências formativas no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar, com ênfase na área de gestão de escola de Ensino Médio Integral da rede estadual de ensino. O percurso teórico-metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, estruturado em três etapas: orientação/investigação do contexto escolar; observação participante/pesquisa documental/entrevista semiestruturada; e o planejamento da atividade de intervenção pedagógica. Os resultados revelam a necessidade da melhoria da organização do trabalho pedagógico; participação da comunidade/família na escola; a importância da gestão democrática participativa; evidencia-se a relevância do diálogo entre a gestão e a comunidade, que também influencia de forma significativa a formação se dada do aluno. O acompanhamento das práticas por meio da observação participativa, além da regência proporcionaram momentos e vivencias, cheias de reflexões pedagógicas, em comparado a teoria e prática. Possibilitou refletir sobre o trabalho da prática da gestão escolar, no processo de construção, formação e funcionamento da instituição.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos: um relato de experiência.
    (2023-07-18) BRITO, Waldir Wellington Nascimento; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215
    O texto apresentado descreve um relato de experiência de estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizado por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia em uma escola municipal em Bragança, Pará, no período de setembro de 2019. O estágio supervisionado é uma atividade obrigatória do curso e tem como objetivo proporcionar a ligação entre teoria e prática, permitindo que os futuros profissionais observem, participem, reflitam e troquem ideias com professores e alunos. O relatório de estágio foi estruturado em quatro partes. A primeira parte apresenta a caracterização da escola, localizada em Bragança, com suas instalações e recursos disponíveis. A escola oferece educação para jovens e adultos, atendendo às diferentes etapas da EJA. O Projeto Político Pedagógico da escola busca conhecer e respeitar as necessidades e realidades dos alunos, utilizando-se de temas geradores e contextualização para melhorar o processo de aprendizagem. A segunda parte do relatório descreve os sujeitos da EJA, que são trabalhadores adultos de diversas ocupações e condições socioeconômicas. Muitos desses alunos enfrentam dificuldades de aprendizagem devido às suas atribuições diárias e ao cansaço. A terceira parte aborda as características pedagógicas observadas durante as aulas. A professora responsável pelo estágio utiliza estratégias como relacionar o conteúdo com as experiências de vida dos alunos, apresentar pequenos conteúdos escritos no quadro e propor atividades de leitura e escrita para que os alunos pratiquem autonomamente. A interação entre professor e aluno é fundamental para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Na última parte, é descrito o projeto de intervenção elaborado pelos estagiários, que se baseou nas atividades realizadas em sala de aula. O projeto tinha como tema "Gêneros textuais e etnomatemática" e buscou abordar as dificuldades dos alunos na leitura, escrita e noções básicas de matemática, buscando alternativas para auxiliá-los na compreensão dos conteúdos. Foram realizadas atividades que articulavam o projeto com o cronograma escolar, visando desenvolver práticas de intervenção sobre gêneros textuais e etnomatemática para os alunos da EJA. Em resumo, pretende descrever a experiência dos estudantes de Pedagogia em uma escola municipal, mostrando a importância do estágio como uma oportunidade de aprendizado, reflexão e conexão entre teoria e prática. Destacando a caracterização da escola, os sujeitos da EJA, as características pedagógicas observadas nas aulas e a elaboração e aplicação de um projeto de intervenção. Essa experiência permitiu aos estagiários vivenciar a realidade escolar, compreender os desafios da EJA e contribuir para a construção do conhecimento docente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estágio supervisionado na Educação Especial: aplicação de um planejamento educacional individualizado
    (2023-12-21) SILVA, Arlete Pereira da; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074
    O estágio supervisionado é uma das principais etapas práticas do Ensino Superior, através dele muitos graduandos definem sua área de afinidade. No Curso de Pedagogia, o estágio supervisionado perpassa por diversas áreas e, neste trabalho, destaca-se o estágio na educação especial, na perspectiva da inclusão, com foco na aplicação de um Planejamento Educacional Individualizado (PEI). Um dos grandes desafios no Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o desenvolvimento do PEI, planejamento fundamental para o desenvolvimento de atividades que vinculem a sala do AEE e a sala comum. Diante disso, levantou-se a problemática: como o estágio pode contribuir para o desenvolvimento de um PEI? Nesse rumo, objetivou-se apresentar uma proposta de Planejamento Educacional Individualizado (PEI), realizada por meio da experiência no Estágio Supervisionado em Educação Especial e identificar os aspectos teóricos e metodológicos que embasam a produção de um PEI. Ainda, tencinou-se elencar estratégias de planejamento para a elaboração, execução, avaliação do PEI e apresentar uma proposta à escola. O PEI foi aplicado com o auxílio da professora da sala de AEE com bastante êxito. Salienta-se, que para atuar na educação é necessário sempre está em busca de capacitações e está atualizando o currículo, para assim oferecer aos alunos um ensino de mais qualidade e inclusivo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Estágio supervisionado no ensino fundamental: contexto de vivências e experiências pedagógicas dos estudantes no campo do estágio na turma de 3ª ano
    (2023-08-29) SILVA, Claudiomar de Jesus da; SILVA, Débora Regence Ribeiro e; LIMEIRA, Carolline Septimio; http://lattes.cnpq.br/8071086559074635
    Este trabalho apresenta uma discussão acerca das experiências e vivências dos alunos do curso de pedagogia no campo do estágio em ambiente escolar na turma de 3ª ano do ensino fundamental. A partir dessa abordagem que traz aspectos importantes do Estágio Supervisionado na formação inicial e curricular dos discentes, bem, como o período de observação em sala de aula e posterior diálogo com a professora supervisora sobre os alunos da turma, sua prática pedagógica na aprendizagem dos sujeitos e em conjunto com os discentes estagiários, foi elaborado com base nas observações em sala e em conversas com a docente supervisora na elaboração de atividades em sala e na aplicação com os alunos da turma. Dessa forma, considera-se que o estágio é importante na construção da identidade do professor por meio de vivências e experiências desenvolvidas no período da observação e execução do trabalho docente, o qual deve ser problematizado a partir de novas práticas, propostas e reflexões que compreendam a relação teórico-prático estabelecida quando há presença do estagiário e professor em sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança-SERB em tempos de pandemia
    (2022-06-29) MARTINS, Daniel de Sousa; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915
    O estágio é parte imprescindível do currículo de qualquer curso de graduação, considerado pelos alunos como “a parte prática do curso”, interligando os conhecimentos teóricos contextualizados em sala com a prática profissional em que o estagiário atuará futuramente. Contudo, após o início da crise de saúde pública que abalou o planeta (Pandemia da COVID-19), a realização dos estágios teve que ser repensada metodologicamente para se adaptar à nova realidade. No caso dos cursos de licenciatura a dificuldade foi bem maior, já que o estágio proporcionava um encontro direto com o ambiente escolar, em que o estagiário participava presencialmente das atividades; assumindo a gestão da classe e vivenciando a prática docente e suas várias formas didáticas. Dessa forma, este trabalho busca evidenciar a vivência da disciplina de Estágio Supervisionado IV realizada no período letivo 2021.3 da Universidade Federal do Pará no Campus de Bragança na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sistema Educativo Radiofônico de Bragança-SERB nas turmas da 1ª e 2ª etapas na modalidade Educação de Jovens e Adultos-EJA do Ensino Médio durante a pandemia de COVID-19. Tem como objetivo apresentar as dificuldades e metodologias utilizadas no processo de ensino e a influência da pandemia durante a realização do estágio supervisionado IV, bem como expor a percepção tanto do estagiário quanto do professor, além de mostrar a importância de uma escola que utiliza o ensino via rádio para levar educação para centenas de alunos que não têm ou não tiveram a oportunidade de estudar durante a juventude. Bom, com isso espera-se obter informações de como a pandemia pode ter influenciado na forma educacional de uma escola que utiliza o sistema de rádio como forma de ensino, bem como expor a importância e apresentar as contribuições que o estágio realizado em uma escola radiofônica pode proporcionar para a formação do estudante.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado sob a perspectiva dos formandos do curso de licenciatura em ciências naturais
    (2021-06-17) SILVA, Werlen; SILVA E SILVA, Franciane da; http://lattes.cnpq.br/3584784027082635; https://orcid.org/0000-0003-1571-8296
    O trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, polo Oeiras do Pará, a respeito de sua formação acadêmica no âmbito do Estágio Supervisionado. Para isto, recorreu-se à abordagem de pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), e aos fundamentos investigação descritiva (GIL, 2008). Para a coleta de dados utilizou-se a técnica de entrevista coletiva “Grupo Focal” (GATTI, 2005), com onze formandos, analisados sob a ótica da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Os futuros professores de Ciências destacam a importância do estágio em suas trajetórias formativas e a dificuldade encontrada para discernir na prática as teorias de ensino. A maior parte das concepções dos estagiários está vinculada com a visão do estágio como a parte prática da formação. Confessaram algumas dificuldades que tiveram durante os processos, que revelam insegurança em suas práticas docentes. Contudo, ressalta-se que possuem um senso reflexivo, algo necessário às ações pedagógicas. O estágio é um grande aliado para os formandos de ciências, haja vista que o ensino de ciências está vinculado ao desenvolvimento de cidadãos críticos democraticamente, o ensino deve constar com atividades inter e multidisciplinares, o professor tem um papel fundamental para consolidar essas perspectivas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estimular, desenvolver e diferenciar os cinco órgãos dos sentidos: experiências com alunos do AEE no estágio supervisionado em ambientes não escolares
    (2023-08-30) CARVALHO, Taynara Santos; CRUZ, Cristiane Bremenkamp; http://lattes.cnpq.br/9016207306280257; https://orcid.org/0000-0003-0854-7687
    O presente Trabalho de Curso é resultante das experiências vivenciadas na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola Municipal de Ensino Fundamental João Gomes, localizada no Município de Santa Luzia do Pará-PA (KM 47), no Estágio Supervisionado em Ambientes Não-Escolares do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Os objetivos do trabalho centram-se em expor a importância do exercício do estágio na formação do pedagogo, assim como a indispensável atuação destes profissionais fora das instituições formais de ensino. Ademais buscou-se demonstrar como o trabalho com os cinco órgãos dos sentidos auxiliam no desenvolvimento sensório-motor de alunos com deficiência, e quais estratégias o pedagogo pode utilizar para trabalhar estes temas com os alunos. A metodologia que embasou a pesquisa é de cunho qualitativa aportada em Minayo (2007), tendo como método a observação participante sob a luz de Marietto (2018). Concluiu-se que o estágio supervisionado é parte indispensável do currículo do pedagogo, pois permite visualizar mais profundamente a relação entre teoria e prática, de forma a tornar possível a reflexão sobre os melhores apontamentos para a execução do saber-fazer do profissional da pedagogia. Da mesma forma, percebeu-se que trabalhar os cinco sentidos por meio da ludicidade – com o intuito de aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos, e o autoconhecimento com o corpo, por meio de atividades de pinturas e músicas – é uma importante ferramenta para auxiliar na formação de crianças com deficiência, – sobretudo as impactadas pelas carências educativas deixadas pela pandemia ocasionada pelo COVID-19 – mediante as informações obtidas durante a aplicação do plano de intervenção “O MUNDO DAS SENSAÇÕES: ESTIMULAR, DESENVOLVER E DIFERENCIAR OS CINCO ÓRGÃOS DOS SENTIDOS”, durante o estágio supervisionado na escola João Gomes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiência de estágio supervisionado na educação infantil: interações, brincadeiras e organização do trabalho pedagógico
    (2023-06-30) LINHARES, Ana Paula Santos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    Esta pesquisa ora apresentada do Trabalho de Curso é resultante da experiência sobre o estágio supervisionado na educação infantil, na Creche e Pré-Escola Professora Ana Sousa de Oliveira, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campos Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Os objetivos centrais caracterizam o contexto educacional da instituição, localizada no município de Bragança-PA; descrever a rotina escolar em turma da pré-escolar I; apresentar a intervenção didático-pedagógica realizada durante o estágio; e refletir sobre a contribuição desta atividade curricular para a formação docente como estagiaria. Esta experiência levou-me como pesquisadora ao externo da universidade, e me fez observar o ambiente que tem o papel de socializar o conhecimento e o dever de atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento do indivíduo como cidadão. E foi a partir dos projetos utilizados na escola que me levaram a conhecer a verdadeira realidade da creche, e como eu poderia aprender e acrescentar na comunidade escolar, durante meu tempo de estágio. Por ser a única instituição do município e ofertar a modalidade de Creche e Pré-Escola, se voltou a atender prioritariamente crianças de família carente, tendo como finalidade cuidar e educar a criança na sua totalidade. Com o passar dos anos a demanda por vaga na escola foi crescendo, os critérios de matriculas foram sofrendo ajustes, os sujeitos da escola foram se redesenhando, agora atendendo crianças de vários bairros da cidade, diferentes condições financeiras e também crianças com deficiência. Trabalhou-se a metodologia de recursos tecnológicos, a qual os alunos já estavam adaptados, a pedido da professora, pois já havia sido feito todo o planejamento das aulas. Estava sendo trabalhado contos de fadas, e os numerais. Tendo em vista que a professora usava vídeos para reforçar o que já havia ensinado. Nessa vivência tive muito o que aprender. Porem consegui observar que para uma creche e pré-escola, se trabalhava muito a alfabetização, percebe-se pouco uso de brincadeiras assistidas, com objetivo de ensinar, e sabemos que na fazes dos anos iniciais a brincadeira tem muito significado, em relação a aprendizagem. Contudo, prática do estágio trouxe significativas contribuições para nosso saber, foi uma possibilidade de amadurecimento tanto pessoal, quanto profissional, pois ao nos relacionarmos com pessoas anteriormente desconhecidas foi preciso colocar em prática a ética, o respeito e a interação com os demais profissionais para o bom desenvolvimento no ambiente de trabalho. A experiência vivenciada no estágio nos fez refletir sobre a nossa formação e nossa atuação enquanto futuros profissionais da educação. Como podemos melhorar nossa atuação juntamente com as crianças, principalmente, no que se refere ao processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil? Essas questões só foram possíveis ser pensadas a partir da rica experiência vinda do estágio supervisionado em educação infantil.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Histórias e reflexões de uma professora em formação
    (2023-12-19) XAVIER, Aline Santos; MARTINS, Marilia Frade; http://lattes.cnpq.br/4995475186731210
    Este trabalho de conclusão, centrado nos relatos de vida e de Estágios Supervisionados e docente, explora as experiências e vivências ao longo da minha formação como professora de ciências. O objetivo da pesquisa é analisar os elementos de reflexão sobre a contribuições dos estágios para minha identidade docente. A metodologia adotada é autobiográfica de análise descritiva e qualitativa de relatos e memórias. Assim, ao longo da pesquisa, foram analisadas memórias que evidenciam a contribuição da família e da escola na trajetória acadêmica e relatos decorrentes da prática dos Estágios Supervisionados. A discussão dos resultados enfatizou as dimensões sociais das ações orientadas nos estágios, permitindo aprendizagens de cunho social e formativo. As expressões consolidadas nos estágios ressaltaram sua relevância e destacaram a importância da reflexão no processo de formação do docente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Lugar de mulher é onde ela quiser: o lugar do feminino na sociedade de classes
    (2024-02-27) PAMPLONA NETO, Christóvam da Silveira; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    Esta pesquisa do Trabalho de Curso resulta do Estágio Supervisionado na Educação Infantil na Escola Rio Caeté sobre o feminismo e o lugar da mulher na sociedade de classes com crianças matriculadas na Pré-Escola. O objetivo principal foi analisar as experiências do Estágio sobre o Plano de Intervenção da regência de atividades pedagógicas sobre o lugar da mulher na sociedade e o feminismo desenvolvido a partir do Projeto-chave Respeito, Valores e Atitudes da Escola Caeté, na perspectiva das atividades lúdicas articuladas ações pedagógicas do planejamento escolar da Professora supervisora. Metodologicamente, o estudo sob o viés teórico da abordagem interacional e do tipo qualitativa (Gatti) permearam a execução da pesquisa no Estágio e as análises das atividades feitas com as crianças. Os resultados do TCC mostram que o Estágio Supervisionado no campo da pesquisa promove experiências com as crianças e a profissão do pedagogo no cotidiano escolar, que é permeado de vivências da prática pedagógica, além disso, o estudo fomenta a discussão sobre o papel da mulher na sociedade de classes e questões relacionadas ao femininos, que são fundamentais no processo de aprendizagem na Educação Infantil, pois, promove reflexões sobre o preconceito com a mulher que é mãe, trabalha e estuda. Ainda, a pesquisa possibilitou reflexões sobre a formação do pedagogo (as) e as vivências na prática do Estágio, que se articulam com outros componentes curriculares do Curso de Pedagogia como os Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil, Psicologia da Aprendizagem e FTM de Ciências porque favoreceram observar os saberes culturais das crianças em relação ao papel da Mulher e mãe no dia a dia delas. Conclui-se, portanto, que as propostas educativas sobre o lugar da mulher e o feminismo se conectou com o planejamento do contexto Caeté e com o contexto social das crianças por meio do uso de atividades do cineclube, o que motivou o interesse das crianças pela temática, além das atividades lúdicas e momento dialógico entre estudante de Pedagogia e a professora supervisora.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As palavras cruzadas como recurso didático para o ensino de Química no 2° ciclo do Ensino Fundamental
    (2023-10-30) VASCONCELOS, Hozana Maria da Silva; PIRES, Saimo do Rosário; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743
    O objetivo principal deste trabalho foi analisar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado, no Ensino Fundamental, quando colocamos em operação atividades com palavras cruzadas em uma escola municipal no distrito de Mosqueiro, no estado do Pará. Nossos dados foram construídos a partir dos registros feitos no caderno de campo (diário de bordo), obedecendo às seguintes etapas: 1 - Apresentação e reconhecimento das turmas, 2 - Planejamento e organização das Atividades e 3 - Regência das Atividades elaboradas. Na fase de apresentação e observação das turmas pudemos identificar algumas problemáticas relacionadas ao ensino de Química, portanto houve a necessidade de se pensar, em uma metodologia alternativa para se trabalhar os conteúdos que ficaríamos responsáveis de ministrar nas turmas. Elaboramos um exercício com quinze perguntas, cujas respostas deveriam ser dispostas em forma de palavras cruzadas. Tal atividade despertou bastante a curiosidade dos estudantes envolvendo-os na realização da tarefa proposta. Todos eles entregaram o exercício respondido diferentemente do que havíamos inicialmente observado. A atividade despertou bastante a curiosidade dos estudantes envolvendo-os na realização da tarefa proposta. A correção da atividade nos mostrou ainda que, todos os alunos responderam corretamente às perguntas do exercício o que foi muito satisfatório e gratificante, para nossa formação docente. As palavras cruzadas promoveram maior participação entre professor e alunos, tornando as aulas mais interessantes em relação aos conteúdos por relacionar jogos com química. A mediação por meio desse jogo promoveu maior interesse pelas atividades extraclasse, uma vez que, segundo o professor supervisor, isso inexistia antes da atividade proposta.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pedagogia hospitalar: vivências no estágio supervisionado em ambiente não escolares no Hospital das Clínicas de Bragança
    (2023-11-07) CORDEIRO, Bárbara Jordana Garcia; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    A pesquisa do Trabalho de Curso é resultado do componente curricular Estágio Supervisionado em Ambientes não Escolares da Faculdade de Educação, Campus Universitário Bragança, Universidade Federal do Pará, vivenciado durante o período 2 do calendário acadêmico da UFPA. O objetivo principal deste estudo é apresentar a relevância de intervenções pedagógicas com pacientes diagnosticados com transtornos mentais no ambiente da Pedagogia Hospitalar e mostrar a contribuição dela na formação do futuro (a) profissional de Pedagogia. O lócus de investigação foi o Hospital Geral privado de caráter filantrópico prestador de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) com leitos em saúde mental no município de Bragança, Região Nordeste do Estado do Pará. O viés teórico de base na psiquiátrica hospitalar sob o método da psicodinâmica do trabalho que compreende a escuta dos sujeitos de forma coletiva. Para isso, os resultados foram organizados por atividades como: colchas de retalhos; teias das emoções e intervenções das emoções. Conclui-se que o componente curricular obrigatório do Estágio Supervisionado em Ambientes Não Escolares do curso de Licenciatura em Pedagogia, com carga horária de 60h, criar espaços de aprendizados aos estudantes em formação vivenciarem experiências da Pedagogia Hospitalar. O (a) pedagogo (a) deve estar preparado para planejar ações de práticas educativas a partir de brincares e dinâmicas coletivas visando o bem-estar psicossocial de pacientes em situações de quadros psiquiátricos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Prática de ensino e estágio supervisionado na educação infantil
    (2023-09-09) SENA, Ediene Rosário de; SILVA, Maria da Luz Duarte Leite; http://lattes.cnpq.br/0859860260888026
    Esse trabalho de conclusão de Curso em Pedagogia, intitulado “Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Educação” do curso de Pedagogia, o qual foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Darci do Amaral, localizada na Zona Rural, Vila de Peri Mirim, no Município de Santarém Novo – Pará/PA. O estágio foi realizado a fim de cumprir os requisitos necessários para formação do Professor/a – pedagogo/a, da Universidade Federal de Bragança – Faculdade de Educação, e também contribuir para a aprendizagem necessária na formação docência, bem como nos aproximar da realidade da profissionalização tendo em vista o desenvolvimento de uma práxis pedagógica do futuro professor. A pesquisa configura-se como um estudo de campo de base etnográfica por colocar o estagiário em contato com a prática. Vale destacar que este estágio se deu iniciando com observação, posteriormente com regência, finalizando com a produção de um relatório. Assim sendo, a pesquisa/relato/estudo tem por finalidade descrever como se deu o estágio na Educação Infantil na escola citada acima. Para respaldar este TCC subsidiou-se de algumas teorias a respeito da temática em questão: Zabala (1998), Sacristàn (1999), Gebran (2015), Pimenta e Gonçalves (1990), Pimenta e Lima (2009), Oliveira (2010), Souza e Bonela (2007), dentre outros que discute sobre o assunto estudado. Já como resultado desta pesquisa/relato/estudo, pode-se ter uma compreensão alicerçada no que alude ao estágio supervisionado na Educação infantil, como sendo um momento ímpar na formação do professor/a graduando/a, uma vez que é nesse momento da formação que é possibilitado o experienciar/viver a realidade de ser professor/a. Além disso, pode-se perceber que às práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano educacional pelo/as profissionais da Educação Infantil, requer múltiplos olhares e saberes/fazeres, pois é neste contexto, que se pode compreender o papel do professor/a de Educação Infantil, que deve ser visto mediante o binômio educar e cuidar. O experienciar nesse estágio contribuiu sem dúvida no aperfeiçoamento dos saberes/fazeres pedagógicos inerentes à formação do professor/a na e da Educação Infantil. O estágio, além de ajudar o graduando a construir sua carreira profissional/docente, também é essencial para a vida acadêmica, pois é nesse momento que o graduando - futuro professor efetivamente vive as teorias estudadas em sala de aula do o curso de formação incial/Pedagogia.
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