Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Essential learning"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Base Nacional Cumum Curricular: uma análise com ênfase no ensino de Ciências do 6° ao 9° ano do ensino fundamental
    (2018-12-10) SOUZA, Maria Adlayne Gomes de; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226
    Em 22 de dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi publicada como documento oficial de caráter normativo que servirá de referência para a formulação dos currículos da Educação Básica dos sistemas de ensino federal, estadual, municipal e do Distrito Federal. Estudar esse documento é de fundamental importância para os professores e para os graduandos, em razão de tal documento ter sido publicado pelo Ministério da Educação prometendo provocar uma grande mudança na educação brasileira com o objetivo de atualiza-la para, de fato, garantir as aprendizagens essenciais a todos os estudantes da Educação Básica de todo o País. Frente a isso, este Trabalho de Curso foi elaborado com o intuito de responder a seguinte pergunta: O que muda na educação brasileira e na atuação do professor de Ciências, por influência da implantação da Base Nacional Comum Curricular? Para responder essa pergunta, foi então desenvolvida uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa, classificada quanto aos objetivos em pesquisa descritiva e classificada quanto aos procedimentos em pesquisa documental, com o seguinte objetivo geral: apresentar uma análise sobre o texto da Base Nacional Comum Curricular, em especial a parte que tange ao ensino de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Sendo o objeto de estudo dessa pesquisa um documento oficial, então para o levantamento de dados foi usado a técnica de análise de conteúdo sobre o texto desse documento. Os resultados dessa análise revelaram que a BNCC provocará duas grandes alterações nos currículos – estudo de conteúdos escolares para o desenvolvimento de habilidades e competências e uma significativa alteração na sequência didática do ensino de Ciências do Ensino Fundamental –, e isso, provavelmente irá provocar grandes alterações na forma do professor trabalhar, inclusive, exigindo-lhes formação continuada para obter atualização coerente com as atuais demandas que a BNCC traz para sua prática profissional e função social.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA