Navegando por Assunto "Escuela"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El discurso de las mujeres através de la poesía: una mirada latino-americana(2023-03-01) BRAGA, Sílvia Letícia da Cruz; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317O foco principal desta pesquisa é propor uma reflexão sobre o pensamento da mulher como sujeito de sua própria história. Com isso, apresenta os resultados a partir de uma visão ampla e aberta em relação à voz da mulher por meio da poesia. Dessa forma, entende-se que é fundamental abrir a possibilidade de discussões e sugerir alternativas para trazer o referido tema para o ambiente escolar, no intuito de resgatar ideias que podem estar silenciadas ou simplesmente desconhecidas. A metodologia de pesquisa está relacionada principalmente a estudos teóricos, bibliográficos, baseados em autoras que demonstram suas lutas para conquistar direitos feministas e valorizar suas histórias. Também foi realizada uma pesquisa de campo para saber como esse tema é trabalhado na escola. No primeiro momento, traçou-se a trajetória referencial desenvolvida pela crítica poética feminista. Em seguida, foram apresentadas as discussões teóricas desses pensamentos e fatos poéticos, posteriormente em forma de palestra, pesquisas que viabilizem e aproximem os alunos com o objetivo de despertá-los para conhecer o universo da poesia. Portanto, pode-se concluir que a investigação é de grande importância para entender como ocorre a expressão da voz da mulher por meio da poesia. Em suma, foi uma chance de aumentar o interesse poético.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Tecnologías y educación: el uso de la aplicación duolingo escuela en el celular como propuesta de complemento curricular tradicional para profesores de Español LE(2024-07-12) GONÇALVES, Paola Belo; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124Esta pesquisa está inserida na área de ensino e aprendizagem e busca refletir sobre os avanços das tecnologias na educação e no uso do telefone celular como ferramenta educacional, Também investiga suas vantagens e desvantagens dentro das classes, Ou como uma reflexão sobre o uso do aplicativo Duolingo como uma ferramenta metodológica para amenizar esses distúrbios que o celular pode gerar na educação. O estudo justifica-se pela flexibilidade, motivação e personalização da aprendizagem que a aplicação inserida no telefone pode oferecer para o aluno e professor dentro e fora da sala de aula. Assim, o objetivo geral é a utilização de Duolingo para a escola como uma forma de amenizar o uso indevido do celular na sala de aula, E usá-lo como uma forma estratégica para ajudar os educadores a rever seus conhecimentos da língua espanhola. Já os objetivos específicos são: gerar interação nas aulas, promover o autodidatismo e complementar o currículo tradicional. Na metodologia, utilizou-se a abordagem bibliográfica e qualitativa. A contribuição teórica tem como autores principais José Moran (2007, 2017, 2018), Renato Soffner (2013), Maria Moraes (1997), e outros que ajudaram a desenvolver o tema proposto. Os resultados evidenciam a evolução das tecnologias na educação até a atual era dos celulares. Além disso, demonstrou se a importância de incluir uma metodologia eficaz para atenuar as desvantagens que o telefone móvel pode causar no ambiente escolar, Para que o aplicativo seja usado de forma consistente e responsável, contribui significativamente para a integração do telefone nas aulas, fazendo com que os alunos se comprometam, Usando seus telefones celulares de uma forma dinâmica e atraente, favorecendo sua criatividade através da aprendizagem ativa.