Navegando por Assunto "Escolas públicas"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento de alunos com síndrome de Down: um olhar a partir dos pais de uma escola pública de Santo Antônio do Tauá(2018-11-30) SOUSA, Genygleice Santos de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Este trabalho teve como tema “Alfabetização e Letramento de alunos com síndrome de Down: um olhar a partir dos pais de uma escola pública de Santo Antônio do Tauá”. Para isso, se propôs como objetivo geral: Analisar, segundo o discurso dos pais de alunos portadores da Síndrome de Down, se durante o processo de alfabetização e letramento esses estudantes tem obtido êxito social e na aprendizagem na escola. Como objetivos específicos: Avaliar, no relato dos pais sujeitos de nossa pesquisa, se os procedimentos metodológicos postulados por eles são compatíveis para serem desenvolvidos com os alunos portadores da Síndrome de Down; Discutir o processo de alfabetização e letramento de alunos com Síndrome de Down, com base no trabalho de autores da área da educação inclusiva; Verificar se os pais dos alunos enfrentam algum problema com algum dos profissional que trabalham na escola? A pesquisa é caracterizada como bibliográfica, de campo. Como procedimentos metodológicos se deram de forma qualitativa, do tipo descritivo, com a técnica de coleta de dados onde se utilizou questionários, aplicado a 03 (três) pais de alunos Down, em uma entrevista semiestruturada. Os autores foram: Goulart (2005/2006), Kleiman (2008), Machado (2011), Mantoan (2003/20052006), Rodrigues (2006), Mazzotta (2011), Motta (2009), Sassaki (2010), Soares (2004/2008/2009/2010), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a temática. Conclui-se com a pesquisa que sujeitos que afirmam que com o uso de atividades práticas de caráter lúdico, estimulam o gosto do aluno pela aprendizagem e automaticamente para a sua alfabetização, que pode ser explorada por maior parte dos sentidos sensoriais, e ao mesmo tempo, tornar maior a porta de entrada do mundo exterior, facilitando a interpretação do cérebro no processo cognitivo do Down.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atletismo: percepção de alunos em uma escola pública(2019-06-28) BRAGA, Antônio Adolfo Carvalho; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868O atletismo é uma prática esportiva que vem ocupando cada vez mais espaço nas mídias e nas redes sociais principalmente em períodos olímpicos. E essa modalidade precisa ser trabalhada cada vez em ambiente escolar, para crescimento psicomotor de seus alunos, deixando de ser apenas um esporte de formação de atletas. Objetivo: Verificar se os adolescentes reconhecem o atletismo em suas aulas e se as vivenciam em seu conteúdo nas aulas de educação física. Método: foi realizado uma pesquisa direta com um questionário de 5 perguntas abertas, de análise qualitativa em forma de pesquisa de campo, no qual teve como meio a obtenção de dados. Resultados: Das duas salas que foi aplicado o questionário tendo um total de 48 alunos avaliados, todos ainda não tiveram experiência com atletismo na atual escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ato de estudar: a escola e o ensino aprendizagem na percepção de alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Castanhal/PA(2019-07-15) SOUSA, Renata Gabriele Ramos de; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492A educação escolar tem um papel fundamental para o desenvolvimento do ser humano, e através de mudanças sociais, políticas e culturais, os modelos educacionais sofrem modificações a fim de adequar-se ao momento em que se encontra. Considerando isto, a presente pesquisa de campo discute a percepção de alunos do 1° do ensino médio de uma escola pública de Castanhal-PA acerca do ato de estudar, da escola e o processo de ensino e aprendizado. Analisa através dos dados coletados a percepção que os alunos têm a respeito de sua escolarização, considerando a realidade da escola em questão assim como o contexto partícipe. O estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa, sendo orientado por meio dos princípios e procedimentos da pesquisa de campo, do tipo descritivo. Utiliza-se para a coleta de dados a técnica de entrevista estruturada. O objeto de estudo é analisado tendo como referência as produções teóricas que discutem o campo educacional, com destaque para as obras de: Brandão (2001), Freire (1991) e Nóvoa (1995), além de outras referentes a este campo de estudo. Os resultados apontam de acordo com a percepção dos estudantes, que escola é tida como um local para aprendizagem, sendo referência principal na busca por novos conhecimentos dos jovens em questão, além disso, para muitos, os estudos significam a garantia de um futuro melhor. Outra questão importante é a necessidade de uma transformação escolar, no sentido de promover uma educação que corresponda às demandas atuais, assim como está contextualizada a realidade investigada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Autismo e inclusão : aspectos da ação docente em uma escola pública de Castanhal – PA(2018-04-24) SILVA, Suane Priscila Porpino da; DIAS, Luiz Carlos de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4414879898224594O autismo caracteriza-se por uma série de condutas comportamentais como a frágil interação direta e clara com outras pessoas, movimentos de comportamento restritos, estereotipados, ritualizados e a limitação ou ausência de comunicação verbal. Por conta dessa generalização de características – “categorias de analise” - se faz necessário uma abordagem cautelosa para que a criança real não desapareça em meio a essas categorias. O tema Autismo, ainda é pouco conhecido por profissionais da área da educação, bem como, por demais profissionais que tem a responsabilidade de lidar com o que se considera “transtorno”; tema que vem sendo discutido com maior frequência atualmente, devido demandas de alunos com autismo que são inseridos em ambiente escolar regular. Muito vem se especulando e se pesquisando sobre se há um único foco reverbere em uníssono uma definição fechada do que é o autismo e como se deve realizar a educação deste aluno. Por este motivo, o presente trabalho, tem como objetivo geral: analisar as características na prática docente em uma turma regular do 2º ano do ensino fundamental na escola municipal com a presença de um aluno com autismo, associado a uma intervenção dentro de sala de aula regular para a inclusão do aluno com autismo. Nossas arguições começaram construindo diálogos com autores como Declaração de Salamanca, 1994; Barbosa, 2007; Sassaki, 1997; Rodrigues, 2006; Lima, 2006; Alves, 2002; Kupfer, 2010; Cunha, 2012 e Moreira, 2005. Utilizamos como paradigma metodológico as pesquisas de referências qualitativas, autores como Pissette, 2010; Taylor e Bogdan, 1984; Danna (1986), Bervian, Cervo e Da Silva (2007), nos deram suporte para a análise dos relatos e da observação da professora do ensino fundamental em relação à inclusão do aluno com autismo. Penso a inclusão em campos políticos, culturais e educacionais; inserir não é adaptar, mas acolher, cuidar para que a criança sinta pertencer-se a esses territórios geográfico e afetivo, as salas de aula regular e AEE, aos contextos de aprendizagens, significando e subjetivando possibilidades de aprender e apreender conhecimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem: uma análise das técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no município de Ananindeua/PA(2018) CALDEIRA, Adrielle Nayara Mendes; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492O presente Trabalho de conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo analisar as técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no Município de Ananindeua/PA. Trata-se de uma pesquisa de campo, norteada pelos pressupostos metodológicos do estudo de caso, no âmbito da abordagem qualitativa de pesquisa. Para a coleta de dados utilizou-se da entrevista estruturada realizada com as educadoras de duas turmas distintas da educação infantil e da observação do trabalho de ambas em sala de aula. O estudo tem como principais fundamentos teóricos os pensamentos de Ana Maria Saul (1991), Cipriano Luckesi (1998), Jussara Hoffmann (2000), Léa Depresbiteris (1989) e Josiane Santos(2010), todos apresentam concepções sobre avaliação da aprendizagem e como esse tema deve ser trabalhado em sala de aula. Por meio deste estudo foi constatado que, em determinados momentos as educadoras da escola pesquisada não relacionam a sua prática com a teoria, apenas realizam atividades avaliativas aleatórias que não têm a finalidade de educar ou de ampliar o conhecimento da criança. Deste modo, a prática da avaliação na Educação Infantil na escola pesquisada dispõe de várias modalidades e instrumentos capazes de orientar o professor nesta etapa, cabendo ao mesmo decidir qual melhor se aplicará aos educandos. Portanto, o professor torna-se o principal mediador dessa aprendizagem e da avaliação, uma vez que a avaliação é necessária porque o auxilia em sua prática educativa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Beliefs as lens to understand teachers' perspectives over english teaching and learning(2019) SANTOS, Adriele Pinto dos; LIMA, Suzanny da Silva; http://lattes.cnpq.br/0283277406682074Este artigo tem como objetivo investigar e analisar as crenças dos professores das quatro escolas públicas do Ensino médio de Monte Alegre – PA (Francisco Nobre de Almeida, Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará, Fernando Henrique e Carim Melém) acerca do ensino e aprendizagem de Inglês nestas escolas. Para conceituar a palavra “crença”, utilizou-se como referência as ideias de Almeida Filho (1993), Pajares (1992), Gardner (1998), Barcelos (2004), que contribuíram para esta pesquisa com suas definições acerca das crenças dos professores; Paiva (1997), Félix (1999), Moita Lopes 1996) que também enfatizam o estudo das crenças. Para alcançar este objetivo, foi utilizado um questionário com 7 questões e uma entrevista oral informal gravada com os quatro professores que atuam nas escolas de Monte Alegre – PA, visando esclarecer as crenças destes participantes da pesquisa, aonde foi constatado que os referidos professores acreditam ser importante que alunos de escolas públicas aprendam Inglês, porém a maioria dos professores acredita não ser possível aprender as quatro habilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bullying no ambiente escolar: uma análise a partir das considerações dos professores e alunos de uma escola pública de São Francisco do Pará(2018-10-09) GOMES, Daniele Maria Barros; BANDEIRA, Dina Carla da Costa; http://lattes.cnpq.br/0397545997189633Esta pesquisa tem como título o Bullying no ambiente escolar: uma análise a partir das considerações dos professores e alunos de uma escola pública de São Francisco do Pará e como Objetivo Geral buscou analisar sob a ótica dos professores e alunos como e de que forma o bullying se apresenta no ambiente escolar e, objetivos específicos: Identificar como os sujeitos educativos (professores e alunos) lidam com o bullying no ambiente escolar; Verificar quais os procedimentos/praticas pedagógicas que docentes e alunos utilizam acerca do bullying no interior da escola; Avaliar a visão dos professores e alunos acerca do bullying na escola. Foi utilizado como Procedimentos teórico e metodológicos o de cunho qualitativo e de campo. Como considerações finais, observa-se que as maiorias das crianças já se viram ou sofreram bullying, direta ou indiretamente tendo como causa em muitas vezes a falta de orientação familiar, a ausência de limites, de diálogo o que possibilita a presença nos diversos espaços, em especial neste estudo, na escola, de pessoas intolerantes e violentas capazes de fazer qualquer atrocidade das mais leves até as mais extremas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades na leitura entre alunos do 1º e 3º ano de uma escola pública de Igarapé-Açú-PA: uma análise a partir do discurso docente(2018-11-17) MARTINS, Ed Nilse Pinheiro; MAIA, Patrícia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4431710907133377Dificuldades na leitura entre alunos do 1º ao 3º ano de uma escola pública em Igarapé-Açu/PA: Uma análise a partir do discurso docente. O processo de aprendizagem da leitura perpassa por inúmeras dificuldades, sendo relevante seu conhecimento para uma maior qualidade no ensino. O presente estudo de caráter qualitativo, teve por objetivos entender o papel do docente diante das dificuldades de leitura de seus alunos e identificar os principais fatores que dificultam a aprendizagem da leitura dos discentes do 1º ao 3º ano na escola municipal Manoel Henrique da Rocha. Utilizou-se como ferramenta a entrevista semi-estruturada com o auxílio de um questionário, sendo os participantes dois docentes que lecionam do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Os docentes entrevistados expressaram que a falta de atenção das crianças, a ineficiência da assistência por parte dos pais e a estrutura da escola, estão entre os principais fatores que dificultam o processo de ensino. Acredita-se que essa realidade pode ser mudada a partir de ações por parte das famílias, professores, escola e das políticas públicas que valorizam a educação como algo significante e relevante para a emancipação da escolaridade neste país. A presente pesquisa alcançou os objetivos a que se propôs.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental : prática docente nas séries iniciais de uma escola pública acerca da preservação do rio Mãe do Rio - PA(2017) FREITAS, Maria Aline da Costa; COELHO, Antonia Ediele de Freitas; MALHEIRO, João Manoel da SilvaNuma época de convergentes crises climáticas que afetam o meio ambiente, se faz necessário obter-se conhecimento de como essas problemáticas são ou devem ser trabalhadas no ambiente escolar. Deste modo, esta pesquisa é pautada em verificar como vem sendo desenvolvida a educação ambiental pelos docentes das séries iniciais acerca da preservação do Rio Mãe do Rio. A pesquisa é de abordagem qualitativa, pois é utilizada quando o fenômeno estudado é subjetivo e complexo. E para a obtenção dos dados foi feito entrevista com perguntas estruturadas com perguntas abertas e fechadas, com professores das séries iniciais de uma escola pública na cidade de Mãe do Rio, em que o foco consiste em saber se os professores utilizam abordagens do cotidiano dos alunos mostrando a realidade do ambiente em que estão inseridos, para que assim possa incentivar que a criança cultive uma consciência planetária desde os seus primeiros contatos com a escola, pois é ali que irá se tornar um formador de opiniões, um sujeito que poderá ou não contribuir para a preservação do bem essencial para a vida, que são as fontes de água. Desta forma, constatou-se que a prática docente ocorre de forma diferenciada conforme as concepções dos envolvidos, de fato, a que prevalece é abordagem que faz o uso da contextualização, o que é um fator importante devido à realidade encontrada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão democrática na escola pública : uma reflexão teórico-prática a partir do contexto escolar(2017) RIBEIRO, Janayna dos Santos; ANJOS, Francisco Valdinei dos SantosO presente trabalho vem abordar a questão da Gestão Democrática na escola pública, e de que forma essa gestão é exercida, quais as dificuldades enfrentadas por gestores para o exercício da gestão democrática, qual o papel do gestor escolar, quais as suas competências dentre outros. Pensando na realidade educacional e o contato que tive em algumas escolas públicas do município de Castanhal, durante os estágios curriculares do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, pude observar que muitos dos problemas existente na escola, que surgem por conta da dificuldade em conduzir uma gestão participativa, devido a complicações existentes na escola e entre os gestores e o corpo docente. Diante disso surgiu o interesse em desenvolver uma pesquisa sobre as questões que permeiam a gestão democrática na escola pública a partir de reflexões teórico-prática embasadas em vivências oriundas do contexto escolar, especificamente, no município de Castanhal. Tem como objetivos, investigar os desafios enfrentados por gestores escolares na rede pública de ensino de Castanhal em exercer a gestão democrática e as implicações na definição do perfil gestor para atuar na escola da atualidade. Identificar a concepção de gestão escolar que orienta a prática das gestoras, sujeitos da pesquisa; destacar os desafios enfrentados pelas gestoras para concretizar a gestão democrática na escola; analisar o papel do Projeto Político Pedagógico para a concretização de um modelo de gestão escolar pautado na coletividade; verificar quais as competências consideradas, pelos sujeitos da pesquisa, necessárias para o exercício da função do gestor escolar; analisar o papel do gestor escolar na atualidade. Essa é uma pesquisa do tipo exploratória que assume a abordagem qualitativa, que foi desenvolvida com três diretores em três escolas públicas do município de Castanhal e assumiu como principais referências as contribuições de Vitor Paro e Heloísa Lück. Os dados coletados foram produzidos por meio de entrevista e a análise foi interpretativa temática. Os dados revelaram que existe ainda uma grande lacuna entre o entendimento que os participantes da pesquisa na relação com a sua prática. É percebido ainda que dentre os grandes desafios está o de implicar de fato todas as pessoas no processo educativo, haja vista que, de acordo com os dados as pessoas têm se mostrado pouco interessadas em participar de fato nas questões decisórias, sobretudo, porque participar implica em assumir responsabilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A gravidez na adolescência nas vozes de educandos e pais de uma escola pública de São Miguel do Guamá-PA(2018-10-17) ALVES, José de Ribamar da Silva; SILVA, Cirlene do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/7800623829841510; https://orcid.org/0000-0003-3233-6425Este estudo denominado de A Gravidez na Adolescência nas vozes de educandos e pais de uma escola pública de São Miguel do Guamá-Pa, teve como objetivo geral compreender os principais motivos que causam elevado índice de gravidez entre adolescentes estudantes que moram no espaço rural do município de São Miguel do Guamá. Para tanto, informamos alguns princípios norteadores que perpassaram diante de alguns objetivos específicos como; a) Identificar se a escola está trabalhando a orientação sexual entre adolescentes; b) Avaliar as causas relatadas pelos sujeitos desta pesquisa sobre os problemas de uma gravidez precoce; c) Analisar as implicações da gravidez precoce na vida escolar das adolescentes. E para direcionar os meandros no processo afirmamos que se trata de uma abordagem qualitativa de pesquisa de campo ao qual utilizou a técnica de entrevista semiestruturadas de caráter descritivo para a coleta dos dados no qual os sujeitos da pesquisa são duas jovens que no passado foram alunas do espaço escolar rural, os pais e a gestão escolar. A presente pesquisa se fundamentou nos principais teóricos que contribuíram para o progresso deste trabalho como Duarte (1998), Guimarães (1995), Egypto (2003) e outros. A coleta e análise dos dados será os mecanismos para averiguar as principais razões da constatação da gravidez entre as jovens adolescentes e concomitante a ausência da orientação da família e da escola no que se refere a educação sexual dificultando o conhecimento de forma preventiva. Para tanto, a referida pesquisa deixa alguns desafios, sugestões e caminhos abertos para outras pesquisas relacionadas ao tema por se tratar de um problema relevante na sociedade atual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Identidade e negritude: cor negra e cabelo crespo sob o olhar de alunos de uma escola pública no km 14, Irituia (PA)(2018-11-19) AMORIM, Francisca Andréia Gonçalves de; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções de alunos adolescentes sobre a estética negra, a partir de seus olhares sobre o cabelo crespo e a cor negra, na perspectiva de evidenciar as implicações destas concepções no processo de afirmação e valorização da identidade negra. Para tanto, aborda considerações históricas, sociais e educacionais que perpassam contextos de opressão e empoderamento das relações étnico-raciais do país. Nos procedimentos metodológicos da pesquisa, utilizou-se o enfoque de estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa, na qual os sujeitos pesquisados foram 78 alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio da escola Nicolau Neres da Silva, localizada no Km 14, município de Irituia, estado do Pará. Como aporte teórico das discussões, foram utilizados autores como Gomes (2002, 2003), Munanga (1999, 2009), Domingues (2008), Figueiredo (2002), e Oliveira (2015). Com base nos resultados da análise, constatou-se que as concepções dos alunos acerca da estética negra em sua grande maioria são positivas, apontando avanços significativos nas problemáticas da questão racial do país, no entanto, essas concepções ainda se mostram insuficientes para a efetiva afirmação e valorização da identidade negra. Os dados também apontaram para a ocorrência de discriminações com a cor negra e o cabelo de ancestralidade africana na escola, e que estas acarretam problemáticas no convívio escolar e na aceitação da negritude.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implementação de rede de fibra óptica para as escolas públicas do município de Marapanim/Pará(2022-08-19) PAIXÃO, Cristiano Barroso da; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760Esse trabalho de conclusão de curso, tem como finalidade levar sinal de internet de qualidade para todas as escolas públicas do município de Marapanim para gerar inclusão digital, para isso foi utilizada a ferramenta Packet Tracer para fazer a simulação da rede, envolvendo todas os estabelecimentos de ensino e todas as configurações necessárias para a implementação. O trabalho prático apresentou resultados satisfatórios, o que possibilitou a elaboração desse projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da educação ambiental no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais de uma escola pública no município de Inhangapi - PA(2018-12-08) OLIVEIRA, Tenilde Gusmão de; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473Neste estudo busca-se demonstrar o conceito básico de meio ambiente e a importância dele na educação básica. Inicialmente foi relatado um memorial de vida e logo após reflexões de experiências vividas, falando sobre meio ambiente no âmbito escolar. Pois, a educação ambiental é um processo pelo qual o educando começa a adquirir informações sobre as questões ambientais e assim passa a ter uma nova visão do que vem a ser o meio ambiente. Tem como objetivo sensibilizar a escola sobre a importância da Educação Ambiental no Processo de Ensino Aprendizagem nas Séries Iniciais de uma escola pública no Município de InhangapiPA. No plano metodológico utilizou-se a tendência dialética, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório. O público alvo foram os 13 trabalhadores em educação que atuam na referida Escola, os quais participaram de reuniões bimestrais com a comunidade, aqui intituladas rodas de conversa, as quais produziram insumos que são analisados ao longo do texto. Alguns destes dados foram acrescentados e este trabalho como relatos e estão caracterizados em falas, que vão de E1 a E13 e em breve análise mostram que as pessoas têm noção de que as coisas não caminham bem, mas também se veem sem meios de intervir na realidade. O estudo permitiu um novo conhecimento do que vem a ser o meio ambiente e do que o mesmo tem para oferecer a sociedade e a todos que nele habitam e, a partir disto, será possível pensar e trabalhar em novas estratégias para o avanço no processo de ensino aprendizagem, que incentivem a preservação ambiental através da educaçãoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Indicadores das dimensões de burnout em professores do ensino fundamental de escolas da zona rural(2019-07-10) SOUZA, Fábio José Silva; PIRES, Daniel Alvarez; http://lattes.cnpq.br/4487383675643868Esta pesquisa aborda um tipo especial de estresse ocupacional, a síndrome de burnout, no contexto profissional de professores do ensino fundamental que atuam em escolas da zona rural. O objetivo traçado para a elaboração desta pesquisa consiste em analisar os níveis das dimensões da síndrome de burnout em professores do nível fundamental das escolas públicas municipais de Castanhal, Pará. Para alcançarmos tal objetivo realizamos uma pesquisa de campo com vistas à aplicação do questionário sociodemográfico e o inventário Maslach Burnout Inventory-MBI-ED, a partir do qual é possível avaliar como o profissional vivencia seu trabalho através de três dimensões do burnout: Exaustão Emocional, Realização Profissional e Despersonalização. Os dados apontam a prevalência de níveis altos para a dimensão exaustão emocional, de baixo nível de despersonalização e médio nível de realização profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Limites e possibilidades na educação de jovens e adultos: um estudo em escolas municipais e estaduais de Belém do Pará(2016-04-05) PANTOJA, Pedro Correa; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009Este estudo tem como objetivo identificar os limites e as possibilidades de atuação docente no contexto da Educação de Jovens e Adultos em escolas de Belém-PA. Diante desse contexto, realizou-se um levantamento bibliográfico à luz de autores como Oliveira (1999), Perrenoud (2003), Charlot (2000), Camargo (2001), dentre outros, que ajudaram nas análises das diferentes concepções dos limites e possibilidades da atuação do professor da Educação de Jovens e Adultos. Assim, verificou-se que a prática pedagógica do docente da EJA surge como condição de reestruturar as relações entre o saber e o fazer presente nos currículos da Educação de Jovens e Adultos. A interação, que é um dos principais elementos do desenvolvimento humano, surge no cenário educacional como o referencial responsável pela inovação do ensino, embasando as ações pedagógicas e renovando as práticas docentes. Os resultados obtidos na pesquisa mostram as limitações e as possibilidades do professor da EJA de forma simultânea. Por um lado, o docente é visto de forma geral, como um pesquisador preocupado em promover uma aprendizagem que trabalhe o imaginário e a criatividade do educando, base para a formação de um cidadão pensante e construtor de sua realidade. Do outro lado, a formação continuada para essa modalidade, no qual torna-se evidente na relação entre ensino e aprendizagem, pois escola voltada à Educação de Jovens e Adultos, portanto, é ao mesmo tempo um local de confronto de culturas e, como qualquer situação de interação social, um local de encontro de singularidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Monitoramento da qualidade da água, saneamento e higiene em escolas públicas de Bragança, Pará(2022-06-29) ALMEIDA, Lucas Oliveira de; SILVA, Simoni Santos da; http://lattes.cnpq.br/0818422393872186Água potável, saneamento e higiene são imprescindíveis para a manutenção da saúde e bem-estar da população humana. Uma vez que saúde, higiene e aprendizado são interconectados, as escolas são ambientes que precisam de especial atenção no tocante à qualidade da água, higiene e saneamento. No entanto, no Brasil, muitas escolas não dispõem de acesso à água potável ou sistema de saneamento básico, o que é mais crítico na região Norte onde apenas 55% da população utiliza água potável e somente 10% dos efluentes são conectados à rede de esgotos, geralmente sem tratamento, podendo contaminar a água de consumo. Portanto, o presente estudo teve como objetivo monitorar a qualidade água e aspectos higiênico-sanitários de escolas públicas de Bragança, Pará. Ao longo de dois anos foram avaliadas a qualidade da água e aspectos higiênico-sanitários em 16 escolas do município. Os resultados mostraram que, na maioria das escolas, a comunidade escolar consumiu água não potável em algum período avaliado pois, das 144 amostras analisadas, 45,8% (N = 66) apresentaram coliformes totais e termotolerantes em concentrações que variaram de 3,0 a >1100 NPM/100 ml. Também foi identificado que 56,7% das amostras excederam o limite de 5,0 uT, estabelecido como aceitável para a água potável pelo Ministério da Saúde. No tocante às condições higiênico-sanitárias, foram identificados problemas como: ausência de manutenção nos banheiros, lixo acumulado nos terrenos de escolas e ausência no tratamento de água e esgoto, sendo este último despejado, predominantemente, nas ruas. Tais resultados mostram que os gestores escolares devem pleitear, junto às autoridades competentes, melhoria na infraestrutura das escolas, tratamento da água de consumo, bem como desenvolver atividades de educação sanitária com a comunidade escolar. Considerando tais aspectos, foi entregue aos gestores escolares a cartilha desenvolvida no início do programa de monitoramento nas escolas, que contém orientações quanto ao tratamento da água, e cuidados relativos aos aspectos higiênico-sanitários. Todas estas medidas podem ajudar a melhorar a qualidade da água de consumo e as condições higiênico-sanitárias das escolas de forma que estas sejam um ambiente salubre que proporcionem o bem-estar da comunidade escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prática docente da educação multisseriada: uma análise a partir do fazer pedagógico dos professores de uma escola pública de Santa Maria do Pará(2018-12-28) SOUZA, Gerinaldo Sales de; FARIAS, Rubenixson Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8419045279072945Um dos principais desafios colocados á educação do meio rural está relacionado ao ensino das escolas rurais com salas multisseriadas. Estas compreendem alunos de diferentes comunidades, séries, idades, aprendizagem e níveis de conhecimentos. São turmas heterogêneas, que têm como característica central a diversidade. Em muitas regiões rurais do Brasil, a educação escolar é organizada em turmas multisseriadas devida ás grandes distâncias entre as comunidades e o baixo número de alunos em cada serie/ano. É comum encontrar os que estão em fase de alfabetização estudando com quem já sabe ler e escrever – e todos sobre a orientação de apenas um professor que precisa ensinar a partir do contexto e a cultura local. O ponto principal a ser tratado neste estudo diz respeito ás práticas exercidas na ação educativa dos professores que atuam em escolas rurais com salas multisseriadas no município de Santa Maria do Pará em algumas escolas rurais. As contribuições de Arroyo, Salomão, PCN Parâmetros curriculares Nacionais lei LDB, Projeto Base do Programa Escola Ativa, entre outros, fundamentaram a analise sobre a escola rural e os desafios da docência em salas multisseriadas. Os instrumentos de pesquisa empregados foram questionários e observações aplicados para responder ás seguintes questões: Como atuam os professores em classe multisseriadas? Como se estrutura a escola rural com salas multisseriadas?Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática docente na EJA: entre limites e possibilidades no contexto da escola pública Prof.ª Janete Lopes(2019-06-29) ARAÚJO, Samili de Lima; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870A investigação se pautará na abordagem qualitativa, através de estudo de caso, de campo descritiva-analítica, observações e entrevistas para aprimorar dos achados. A presente pesquisa foi realizada na escola municipal Professora Janete da Silva Lopes, localizada na rua 10 de novembro, número 50, no bairro Canutama, na cidade de Benevides/PA. A escola selecionada atende a comunidade local em educação infantil (Pré I e Pré II), ensino fundamental menor (1º ao 5º ano) e EJA (educação de jovens e adultos) I e II etapa. A escola pode ser considerada de médio porte com um pouco mais de 400 alunos matriculados, se situa em bairro periférico da cidade. A pesquisa descreve a pratica docente na Educação de Jovens e Adultos, destacando os fatores contribuintes para uma prática docente inadequada na EJA, que afeta na qualidade da educação. Analisando os fatores que contribuem para que os docentes que trabalham na EJA na escola Prof.ª Janete Lopes tenham uma prática pedagógica inadequada a esta modalidade de ensino, destaca-se as consequências de aulas desinteressantes, monótonas e desmotivadoras para o aluno da EJA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de professores na disciplina de artes nas séries iniciais em uma escola pública na sede do município de Castanhal/PA(2018-09-27) COSTA, Gersie do Socorro Sarmento da; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870A pesquisa tem como principal objetivo trazer à luz das discussões no âmbito da educação a prática dos professores na disciplina de Artes em uma escola pública na sede do município de Castanhal, Estado do Pará, tendo como referência suas metodologias durante a disciplina nas séries iniciais. Para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionadas aleatoriamente quatro professoras de uma escola com referências de ensino no município, tendo como único pré-requisito ser lotado nas séries iniciais no local onde a pesquisa fora realizada, que deram base a pesquisa de campo, sob orientação dos benefícios da pesquisa qualitativa, tendo como técnica da coleta de dados a entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. Partindo das propostas de metodologias em Artes na escola de Ana Mae Barbosa e da trajetória do ensino da Arte de Dulce Osinskie outros autores também questionadores do ensino da Arte no Brasil, foi possível discorrer sobre o estado do ensino da arte atualmente na escola pública. As conclusões da pesquisa revelam que a disciplina de Artes nas séries iniciais na escola em questão é a mais estimada pelas crianças, no entanto longe de ser significativa à vida social e acadêmica. Encontramos professoras que enfrentaminúmeros desafios a sua prática, mas que ainda assim lutam por uma educação de qualidade. Desafios relacionados, como por exemplo, a infraestrutura do espaço pedagógico, ao material disponibilizado pelo setor público direcionado à disciplina, a formação dos professores pedagogos para lecionar teatro, dança, música, literatura e artes visuais.