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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A coordenação pedagógica e a formação docente em uma escola da rede pública no município de Santa Maria do Pará
    (2018-10-09) ROSÁRIO, Maria Edinalva Pereira do; BANDEIRA, Dina Carla da Costa; http://lattes.cnpq.br/0397545997189633
    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como título “A coordenação pedagógica e a formação docente em uma escola da rede pública no município de Santa Maria do Pará”. Para isso, se propôs como objetivo geral: Analisar o papel do Coordenador Pedagógico Escolar e sua contribuição para a qualidade do trabalho de professores pela via da dimensão formação continuada em serviço. E como objetivos específicos: Identificar qual tem sido o trabalho da coordenação pedagógica pela via da dimensão formação continuada junto aos professores; Verificar o que pensam os professores sobre o trabalho do coordenador pedagógico e a importância da formação em serviço; e, analisar se a formação continuada dos professores da rede de ensino de Santa Maria do Pará foi ampliada e se isso teve relação com o trabalho do coordenador pedagógico. Como procedimentos metodológicos se deram de forma qualitativa, do tipo descritivo, com a técnica de coleta de dados onde se utilizou a entrevista semiestruturada, com 01 coordenador pedagógico e 02 professores. Os autores Aguiar (1991), Almeida (2006), Comenius (1976), Franco (2008), Freire (1982), Libâneo (2001/2004/2006/2010/2012), Nogueira (2018), Pimenta (2004/2008), Saviani (2012), Silva (1999), Vasconcellos (2006), Veiga (1994/2002/2013), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a construção da identidade desse profissional. Conclui-se que o coordenador precisa ter uma formação inicial e continuada para que possa desenvolver com determinação suas atribuições dentro da escola, sendo a principal delas a formação em serviço dos professores, bem como a relevância do planejamento participativo como forma a construir uma práxis reflexiva, visto que a escola só terá sucesso se houver a integração de todos, em um movimento de resgate da identidade do coordenador pedagógico para a realizar um trabalho de qualidade nas instituições escolares.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental : um olhar reflexivo sobre as questões ambientais na Escola Maria José dos Santos no município de Castanhal-PA
    (2017) SOUZA, Elba Patrícia Lameira de; MAIA, Patrícia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4431710907133377; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983
    O presente trabalho sobre a Educação Ambiental objetivou compreender como as ações do projeto Com-Vida: Sustentabilidade e meio ambiente, estão contribuindo para o aprendizado dos alunos acerca das questões ambientais na escola Maria José dos Santos no distrito de Apeú-Castanhal. A pesquisa foi de caráter qualitativo, participaram alguns alunos da escola que responderam ao questionário voltado para o tema meio ambiente. Inicialmente, foi feita uma explanação sobre a Educação Ambiental e como ela se constitui, a legislação que regulamenta sua inserção no âmbito escolar e seus problemas e perspectivas e como se estabelece teoria e pratica. No segundo capítulo, apresenta-se o lócus da pesquisa e suas características. Concluindo o terceiro capítulo encontramos os resultados e discussões sobre os dados coletados durante a pesquisa de campo. Para tanto, na realização da análise foi essencial a utilização de um embasamento teórico norteador. E foi através de uma pesquisa bibliográfica apoiada em autores como Capra (2002); Guimarães (1995); Freire (2011) entre outros, que subsidiaram a elaboração desta pesquisa. Não obstante os resultados mostrados durante a pesquisa despontam que o trabalho desenvolvido na escola tem ajudado a conscientizar os alunos de forma teórica, mas ainda há muito a ser feito no que se refere a prática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação do campo e os desafios de professores em classes multisseriadas nas escolas do município de Inhangapi-Pará -2018
    (2018-07-26) SOUZA, Regiane Menezes de; BANDEIRA, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760
    A presente pesquisa apresenta como tema os desafios docentes em classes multisseriadas de escolas do campo no município de Inhangapi-Pará, cujo principal objetivo consiste em analisar os desafios enfrentados pelos professores que exercem a docência em classes multisseriadas em escolas do campo no município de Inhangapi-Pará. Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com três professores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Maracanã, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Cumaru e Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Alto Patauateua, todas localizadas no campo e funcionam em regime de classes multisseriadas. Como aporte teórico, elegemos autores, como Arroyo (1999); Arroyo, Caldart e Molina (2004), Brandão (2001); Caldart (2002, 2004, 2012); Hage (2005, 2011); Kolling, Nery e Molina (1999); além de legislação da educação, como a LDB 9394/96, e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002, 2008), entre outros. Com base nos dados coletados e analisados, inferimos que ainda precisa haver mais investimentos na educação que é ofertada nas escolas do campo, e que os desafios são grandes para um único professor lecionar em uma única sala de aula com diversas séries e idades em um mesmo ambiente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação física como componente curricular nas escolas da rede municipal de Santa Maria-PA : uma análise entre a legalidade e a realidade
    (2018-07-17) SILVA, Renata Kelly Vieira da; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922
    A construção do presente estudo foi motivada pelas observações desenvolvidas durante nosso processo formativo, uma vez que, enquanto estudante da Educação Básica no município de Santa Maria do Pará observou-se carências e fragilidades apresentadas pelas escolas no desenvolvimento das aulas de Educação Física, tal fragilidade se fazia, em nossa compreensão por se tratar de um município do interior de um estado do Pará com disparidades econômica, sociais e culturais significativas. Nesta direção, a pesquisa se desenvolveu considerando o seguinte problema: Qual o lugar da Educação Física como componente curricular na rede municipal de Ensino em Santa Maria do Pará? O objetivo geral foi compreender como se constitui o lugar da Educação Física como componente curricular na rede municipal de ensino em Santa Maria do Pará. A pesquisa pautou-se pela abordagem qualitativa e considerou a necessidade de englobar a pesquisa do tipo: bibliográfica, documental e de campo. O instrumento de coleta de dados se fez a partir da realização de entrevista semiestruturada com a Secretária Municipal de Educação do Município de Santa Maria do Pará e, a análise dos dados coletados se fez a partir da Técnica da Análise dos Conteúdos. Como resultado da pesquisa, observamos a presença da Educação Física nos documentos legais, contudo, constatamos sua ausência como componente curricular no cotidiano das escolas municipais de Santa Maria do Pará. Tal ausência é compreendida por limitações que expressas desde o planejamento educacional do referido município, uma vez que, a gestão municipal apesar de relatar ter a compreensão sobre a importância da Educação Física para o desenvolvimento dos estudantes, pauta-se por uma perspectiva que defende professores polivalentes, no qual entende que um profissional de outra área pode assumir a regência das especificidades da Educação Física. Essa contradição expressa entre a compreensão da importância e a dinamização da realidade é refletida, principalmente, quando verificamos a redução do papel da Educação Física uma vez que os conteúdos que dão base a este componente curricular (jogo, esporte, dança, lutas e ginástica) é compactado no que se denomina “recreação”. A realidade da Educação Física no município de Santa Maria do Pará reafirma a ausência de entendimento coerente quanto à identidade e o valor da Educação Física enquanto componente curricular fundante ao desenvolvimento do sujeito.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação física no ensino fundamental II: um estudo sobre análise dos conteúdos de ensino em escolas públicas municipais de Castanhal-PA
    (2019-06-26) SOUZA, Anne Caroline Nunes de; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330
    O presente trabalho tem como objeto de estudo a sistematização dos conteúdos da Educação Física em escolas de ensino fundamental no município de castanhal. Partindo da problemática: Como se dá a sistematização para gerir os conteúdos do ensino da Educação Física no esino fundamental II nas escolas púbicas municipais de castanhal? Para a referida pesquisa realizou-se uma entrevista semi-estruturada com cinco professores de Educação Física em cinco escolas de ensino fundamental II de castanhal. Para a análise de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Desta forma, indentificou-se que os professores entrevistados sistematizam os conteúdos de forma aleatória, como desejam não apresentando padrão e organização a cerca dos conteúdos. Nesse sentido, foi possível fazer um diagnóstico da sistematização dos conteúdos nas escolas e encontrar algumas lacunas existentes que precisam ser repensadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Implicações do desenvolvimento curricular do programa novo mais educação na aprendizagem de alunos de escolas públicas municipais de Castanhal-PA
    (2018-08-23) SOUZA, Evilly Vieira de; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    O presente trabalho é resultado da participação como bolsista voluntária no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o currículo da Educação Básica (GECEB), o qual se propôs, a estudar o currículo do Programa Novo Mais Educação (PNME), no ano de 2017 em escolas da Rede Municipal de Castanhal. Nesse sentido, o voluntariado no referido grupo de estudos e pesquisa resultou na responsabilidade de desenvolver um plano de trabalho que tinha como intuito analisar os impactos do desenvolvimento curricular de tal programa na aprendizagem dos alunos participantes. Assim, este estudo fora ampliado, resultando assim, neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em tempos atuais, no Brasil, vem crescendo o número de projetos a fim de se ampliar o tempo de permanência dos alunos nas instituições de ensino, de forma a contemplar o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, a qual orienta a progressiva extensão da jornada escolar. O PNME, nesse sentido, é atualmente uma iniciativa do Governo Federal no intuito de cumprir esta orientação, de modo que amplia a jornada escolar de alunos que possuem dificuldades de aprendizagem, referentes aos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática. Assim, presume-se que com a ampliação do tempo, os alunos participantes estão tendo suas dificuldades de aprendizagem supridas a partir do Acompanhamento Pedagógico oferecido pelo PNME. Com base no problema levantado, elaboramos a seguinte questão norteadora para este estudo: de que forma as atividades curriculares do PNME têm impactado na aprendizagem dos alunos do ensino fundamental referente as áreas do conhecimento Língua Portuguesa e Matemática? Diante disso, o estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se de questionário como técnica para a coleta de dados. A pesquisa foi realizada considerando as três principais etapas: levantamento e estudo bibliográfico, pesquisa de campo e análise dos dados. Dentre os autores que contribuíram para a análise deste objeto de estudo destacam-se: Programa Novo Mais Educação: Documento Orientador – Adesão (2016); Novo Mais Educação: Caderno de Orientações Pedagógicas (2017); Cavaliere (2007); Cavaliere (2011); Arco Verde (2003), Giolo (2012), Gonçalves (2006), Coelho (2009), dentre outros. Por meio da análise dos dados foi possível constatar que os impactos do programa na aprendizagem dos participantes se deu de modo parcial, ou seja, mesmo com as contribuições provocadas por meio deste, ao final do ano letivo a taxa de aprovação do alunado não atendeu as expectativas esperadas, pelo fato de as habilidades construídas por meio do desenvolvimento curricular do PNME não terem sido suficientes para acompanhar os conteúdos trabalhados em sala. O que nos leva a afirmar que mesmo com a extensão do tempo, o rendimento dos alunos não alcançou as finalidades propostas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da ludicidade na prática pedagógica dos professores da unidade municipal de educação infantil Kimie Ohaze no município de Santarém Novo
    (2018-10-09) BERNARDO, Heloise Corrêa; SILVA, Ellen Aguiar da; http://lattes.cnpq.br/1207901615140151
    O presente trabalho acadêmico apresentou como temática a importância da ludicidade em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Santarém novo, como objetivo analisar o uso de técnicas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil na prática pedagógica do professor. É possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e consequentemente mais significativa, culminando em uma educação de qualidade. O estudo abrangeu o uso da pesquisa de cunho qualitativo, pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica incluiu ênfase no Referencial Curricular da Educação Infantil (1998) as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil(2009), as Leis e Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ARIÉS(1981), Vygotsky(1998) entre outros teóricos, tendo como técnica de coletas de dados a entrevista com perguntas semi -estruturadas realizada com 06 (seis) questões abertas destinadas a 02 (dois) professores que atuam na Educação Infantil (maternal e jardim II), De forma mais específica verificou-se a utilização de técnicas lúdicas no decorrer da atuação docente; identificaram-se as mesmas e se descobriu a importância que os professores dão ao lúdico como uma ferramenta pedagógica. Logo após a etapa de coleta de dados procedeu-se a etapa de análise dos resultados indicou a relevância em mencionar os jogos e as brincadeiras na sala de aula, podem ser consideradas como sendo atividades sociais específicas e fundamentais que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e de constituição do sujeito-criança como sujeito produtor da história, tornando-se crucial compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. Ainda este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização das crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física em escolas municipais da cidade de Castanhal-PA
    (2019-06-27) TAVARES, Vilson Guedes; SILVA, Rafael Oliveira da
    A deficiência existe desde a história antiga e com o passar do tempo seus conceitos e formas de aceitação sofreram diversas mudanças. Na atualidade existem leis que promovem condições de igualdade e inclusão social a pessoa com deficiência. A deficiência visual abrange baixa visão e cegueira, que pode ser classificada como leve, moderada, severa ou profunda e suas causas podem ser variadas. Neste contexto, os alunos com deficiência visual sentem dificuldades em participar das aulas de educação física? O presente estudo caracteriza-se como qualitativo e buscou analisar a inclusão dos alunos com deficiência visual nas aulas de educação física das escolas municipais de Castanhal-PA, através de suas próprias concepções de inclusão. Participaram do estudo quatro alunos com deficiência visual, dois do sexo masculino e dois do sexo feminino, com idade entre 13 e 18 anos, cursando o ensino fundamental. Foi aplicado um questionário com 14 questões onde as respostas foram gravadas através de um aparelho celular. Os alunos vinculam a inclusão com suas participações nas aulas e apesar de sentirem-se inclusos, os mesmos sugerem mudanças e adaptações para que possam ter aulas de qualidade e consequentemente, ter um melhor desempenho escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico na educação infantil: uma ferramenta importante no processo de ensino – aprendizagem em uma escola municipal de Castanhal
    (2018-12-05) COUTINHO, Elza Lúcia Cruz; CRUZ, Antonia Josilene Lima; http://lattes.cnpq.br/5269204444774688
    Este estudo é o resultado de uma pesquisa que tem como título: O Lúdico na Educação Infantil: uma ferramenta importante no processo de ensino – aprendizagem em uma escola municipal de Castanhal. De acordo com Piaget (1974) e Vygotsky (1977) o jogo sempre esteve presente na vida da criança, passando no decorrer da história a fazer parte dos jardins de infância de forma criativa, e posteriormente de forma orientada. A teoria piagetiana tem como objetivo central a gênese dos processos mentais de como esses processos são construídos ao longo da vida, a proposta de Piaget é entender como a criança constrói conhecimentos para que as atividades de ensino sejam apropriadas aos níveis de desenvolvimento das crianças. Para Vygotsky o brinquedo é um mundo imaginário onde a criança pode realizar seus desejos e o ato de brincar é uma importante fonte de promoção de desenvolvimento. Assim, a importância do brincar passou do simples ato de lazer para a grande contribuição ao desenvolvimento infantil, visto como importante instrumento utilizado no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, os jogos foram se transformando pelas ações dos indivíduos, culturas e tecnologias. Atualmente, não separamos jogo e criança, logo a escola precisa está apta às práticas de tal recurso didático. É neste contexto que o presente estudo tem como objetivo abordar a utilização e a importância dos jogos na Educação Infantil. Nesse sentido, far-se-á um estudo em uma Escola da rede municipal de ensino no município de Castanhal, nas turmas de Educação Infantil, identificadas como Turma A e Turma B, se os jogos são utilizados como recursos didáticos e se as professoras desenvolvem este tipo de atividades no processo de ensino - aprendizagem. A metodologia utilizada foi o estudo de caso como observações in lócus e um questionário semi estruturado aplicado para as docentes lotadas nas turmas acima citadas. A pesquisa mostra que os jogos estão presentes na referida escola, como recursos didáticos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os nomes de escolas municipais na cidade de Igarapé-Açu: um estudo toponímico
    (2019-10-17) LIMA, Maria Leane do Espirito Santo; RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; http://lattes.cnpq.br/2766837148466800; https://orcid.org/0000-0003-2643-1178
    A toponímia, ciência que estuda os nomes próprios de lugares, se desponta como uma das mais importantes áreas linguísticas atuantes na recuperação de histórias vivas de nomes de comunidades, escolas, rios. Traz consigo o conhecimento histórico, social e cultural de uma região. Neste trabalho, propomo-nos a fazer um estudo toponímico dos nomes escolares da cidade de Igarapé-Açu, alcançando sua história social contida na toponímia do lugar. Objetivamos, neste trabalho, apresentar o levantamento dos nomes das escolas municipais de Igarapé-açu, incluindo duas creches e duas unidades municipais de ensino; identificar a etimologia desses nomes; analisar a estrutura morfológica; e realizar a classificação taxeonômica dos referidos topônimos segundo as taxeonomias de Dick (1990a, 1990b). A fim de ampliar as discussões a respeito da toponímia, este trabalho justifica-se pela necessidade de um maior conhecimento da toponímia da região Igarapé-açuense, já que, quase não existem trabalhos referentes a essa área de estudo na referida região. Para a fundamentação teórica da pesquisa, seguiu-se os referenciais teórico-metodológicos propostos por Dick (1990a, 1990b), pesquisadora que embasa grande parte da pesquisa, incluindo-se também, Andrade (2006), Antiqueira (2010), Gomes Neta (2016), Isquerdo (2006), Maeda (2006) e Zamariano (2012). O método utilizado para o levantamento do corpus, foi o da consulta documental realizada junto ao banco de dados da SEMED_ Secretaria Municipal de Educação e o IBGE_ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise dos dados nos revelou que a maioria dos nomes escolares pertencem às taxes dos antropotopônimos, aqueles topônimos relativos aos nomes próprios de pessoas, e a maior parte de natureza é antropocultural, o que indica os traços socioculturais da identidade do povo igarape-açuense. Acreditamos que os nomes próprios individuais refletem a forma de reverenciar alguém que tinha ligação com o local a ser nomeado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A participação da família na turma de 4º ano do ensino fundamental da E. M. E. I e E. F. Graziela Gabriel
    (2017) CAVALCANTE, Ana Maria; SANTOS, Williane Brasil dos; http://lattes.cnpq.br/0265469819491358
    Este trabalho tem como tema “A Participação da Família na turma de 4º ano do Ensino Fundamental da E. M. E. I e E. F Graziela Gabriel”. Objetiva apresentar como ocorre a integração entre família e escola na visão dos pais, educadores e gestora. Destaca-se como problemática a questão, uma vez que se vivencia no dia a dia como docente, a ausência dos pais que é fortemente notada e vem interferindo no processo ensino-aprendizagem das crianças de forma prejudicial no processo ensino aprendizagem.Em detrimento disso, percebe-se que os alunos precisam de apoio da família para o acompanhamento nas atividades escolares. Justifica-se este estudo pelo fato de se acreditar que é importante a família e a escola caminharem juntas em busca de uma educação voltada para garantir o sucesso e a permanência do mesmo na escola. Para tanto, a pesquisa é caracterizada como bibliográfica e de campo. Utilizou-se um roteiro de questionário, aplicados a gestora da escola, ao professor e a quatro pais de alunos da Escola Municipal de E. I. E. F. “Gabriela Gabriel”, na perspectiva de identificar como ocorre a participação da família na escola. Sendo assim, o estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa. Na análise realizada, constatou-se que a integração escola e família é imprescindível, pois a família, como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo, deve promover juntamente com a escola uma parceria, uma boa relação dialógica, a fim de contribuir no desenvolvimento integral do aluno. Isso se constatou na fala dos entrevistados que foi unanime. Assim, acredita-se que a integração entre a família e a escola pode ser considerada, senão a mais importante, um dos pontos principais para a melhoria da aprendizagem dos educandos. Esta relação deve ser baseada na busca incansável de uma melhoria no ensino-aprendizagem. Portanto, a escola necessita de pais presentes, que se envolvam no processo escolar de seus filhos, que sejam a base e apoio no processo educacional deles.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática da educação física escolar: desafios e perspectivas no contexto do ensino fundamental no município de São Francisco do Pará
    (2018-12-21) NASCIMENTO, Cristiane Carrera do; BARRETO, Josafá Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1894551542259862
    Este estudo tem como título: A prática da educação física escolar: desafios e perspectivas no contexto do ensino fundamental no município de São Francisco do Pará, na qual estabelece uma reflexão sobre a prática docente nas atividades de educação física como forma de desenvolvimento e interação social. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo: Apresentar a importância da prática docente da educação física no Ensino Fundamental. Esta abordagem foi estabelecida através de minhas inquietações durante o estágio acerca das atividades de educação física na referida modalidade de ensino, na qual despertou assim, o interesse de aprofundar os conceitos, características e aspectos mais significativos ao processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Com esse propósito, este estudo vem ressaltar a problemática: Como se configura a prática docente de educação física no ensino fundamental? Sua metodologia está baseada através de uma pesquisa bibliográfica, juntamente a uma pesquisa de campo. Sendo assim, no tópico I vem apresentar as atividades de educação física no contexto educacional e seu desenvolvimento psicomotor. No tópico II desafios e perspectivas da prática docente no ensino fundamental. No III e último vem ressaltar as práxis pedagógicas: Desenvolvimento da educação física no contexto escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA
    (2018-08-13) PIMENTEL, Eni Maria Santa Brigida; BANDEIRA, Dina Carla da Costa; http://lattes.cnpq.br/0397545997189633
    O presente Trabalho de Curso (TCC) analisa as práticas pedagógicas de alfabetização em uma escola municipal de Castanhal-PA, descrevendo-as, identificando se as mesmas estão ocorrendo na perspectiva do letramento e verificando se elas estão contribuindo para a formação de sujeitos leitores escritores e produtores de cultura. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo através de uma pesquisa de campo feita no primeiro ano do ensino fundamental, tendo como instrumentos de coleta, a observação da turma durante duas semanas e para complementar a entrevista com a professora. Como principais referenciais teóricos temos Magda Soares (2017) e Marlene Carvalho (2017) e seus estudos sobre o alfabetizar letrando para analisar as práticas da professora. Como resultado da pesquisa foi confirmada na entrevista que a concepção de alfabetização na rede municipal de ensino de Castanhal é sóciointeracionista, e que a alfabetização no primeiro ano ocorre na perspectiva do letramento, portanto, inserindo as crianças nas práticas sociais de leitura e escrita e de fato contribuindo para formação de sujeitos leitores, escritores e produtores de cultura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Programa Bolsa Família como uma proposta de emancipação: os impactos educacionais do programa em uma escola pública do município de Mãe do Rio
    (2018-10-26) BATISTA NETO, Alcides Gomes; SANTOS, Dario Azevedo dos; http://lattes.cnpq.br/4866080814581120
    Dentre as lutas travadas no campo do Estado Moderno capitalista entre dominantes e dominados têm-se ganhado destaque a resistência dos sujeitos que clamam por qualidade de vida, e com isso se aumentou a atenção aos fatores que interrompem o êxito do estado de bem-estar. Entre os fatores mais comuns, podem ser citados a fome e os baixos índices de educação presentes nas múltiplas sociedades que para melhorar os índices negativos tem adotado as Políticas de Transferência de Renda. Perante esta compreensão, o objetivo deste trabalho é evidenciar os impactos educacionais causados pelo Programa Bolsa Família em uma escola pública no município de Mãe do Rio-PA. Para fazer esta análise, foi necessário compreender como as políticas públicas nascem, porque elas são necessárias e qual concepção de Estado as sustentam. Para tanto, partiu-se da macroestrutura estatal, que trata da gênese e fundamentos do Estado Moderno segundo a visão marxiana, os fundamentos e história da política social segundo Elaine Behring e Ivanete Boschetti, a origem e hegemonia neoliberal no Estado capitalista desde a década de 80 segundo as visões de Perry Anderson e Ricardo Antunes e as lutas pela implementação dos programas de transferência de renda no Brasil nas análises de Maria Ozanira Silva e outros autores. Para metodologia usou-se a abordagem qualitativa, fazendo um levantamento bibliográfico e exploratório dos dados, tratando destes como estudo de caso por este método não interferir no resultado, mas revelar a perspectiva dos sujeitos envolvidos quanto a problemática. Os sujeitos envolvidos formaram três categorias entre professores, alunos e responsáveis familiares que tem direta ou próxima relação com o Bolsa Família, totalizando 23 entrevistas. Os resultados apontaram impactos positivos na educação da maioria dos sujeitos, mas também problemas citados de relevante atenção governamental e social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Recreio escolar: concepções e formas de vivências de alunos do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Nazaré Gomes Torres
    (2019-01-10) SILVA, Vânia Maria Brito da; BANDEIRA, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760
    Desenvolveu-se este trabalho com o título “Recreio Escolar: concepções e formas de vivências de alunos do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Nazaré Gomes Torres”, por ser um tema instigante e pouco visibilizado nas pesquisas educacionais, pois os alunos não dispõem na escola citada de um momento de lazer no recreio. Em decorrência disso, esse momento do recreio torna-se um problema, pois os alunos ao invés de brincarem normalmente, são levados a correr, gritar, pular e até brigar nesse horário, sem que haja um direcionamento pedagógico orientado pelos gestores, técnicos e nem professores que altere a visão do recreio com agressividade, irritação, correria, desrespeito e conflito. Tem-se como objetivo geral: analisar o recreio escolar na escola Municipal Maria de Nazaré Gomes Torres, as concepções dos alunos e suas formas de viver este momento do processo pedagógico escolar. E específicos: discutir noções teórico - conceituais sobre o recreio escolar; identificar como algumas prescrições legais da educação demarcam a importância do recreio escolar; e finalmente compreender as percepções de alguns sujeitos inseridos no processo educativo-escolar sobre o recreio. Justifica-se o trabalho uma vez que, as pesquisas com o assunto são escassas, não existe um trabalho de análise pedagógica para o momento do recreio em si, nem direcionada pela SEMED, nem Escola, e também não se encontra contemplado no Regimento das Escolas Municipais de Castanhal, e nem no PPP da escola pesquisada. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. É bibliográfica e de campo. Trabalhou-se com os autores: Andrade (2018), Bardin (2011), Bichara (2006), Ferreira (2018), Ferreiro (1985), Kishimoto (2010), Lins, (2018), Oliveira (2006), Rocha (2018), Rosa (2014), Saviane (2018), Severino (2007), Souza (2009), Souza (2013), e Wurdig (2018). Os resultados da pesquisa apontam que em relação as concepções e vivencias da escola no recreio, os documentos como o Regimento das Escolas Municipais de Castanhal, assim como a LDBN não fazem referência direta ao contexto do recreio escolar em seus textos, apenas dão indicativos da natureza e espaços do mesmo no ambiente escolar, e tão pouco o PPP da escola. Portanto, conclui-se que é necessário que tanto as instituições como os sujeitos escolares busquem refletir e estudar o assunto para que possam propor um momento de recreio como parte importante das relações de aprendizagens vivenciadas na escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Surdez na sala de aula : relatos de um professor da Escola Municipal Ana Paula em Castanhal-PA
    (2018-08-29) PEREIRA, Francinea da Silva; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044
    O presente trabalho constitui-se uma reflexão sobre as vivências, experiências e os desafios sobre a realidade da pessoa surda em sala de aula na perspectiva de ensino a partir dos relatos de um professor da rede pública municipal do município de Castanhal, considerando para tal análise, a construção de um trabalho que visa refletir sobre as dificuldades que se apresentam para o aluno, tendo em vista o papel do professor como mediador do ato comunicativo que é necessário para um aprendizado inclusivo e cidadão. Os objetivos presentes neste trabalho se direcionam no sentido de entender a importância da formação do professor, bem como a explicitação dessa realidade como forma de compreender as particularidades que ensejam a inclusão do aluno surdo no espaço de sala de aula. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho se pautou numa análise de cunho bibliográfico qualitativo, para em seguida se pautar numa análise da realidade a partir de uma pesquisa de campo que tem por função observar as deficiências no sentido de criar possíveis estratégias de ensino que ajudem na formação do aluno. Como marco teórico para nossas discussões sobre o tema do surdo e sua inclusão em sala de aula utilizamos autores como Quadros (1997), Botelho (2015), Glat (2011) e a legislação que discute as políticas públicas inclusivas. Ao final deste trabalho concluiu-se preliminarmente que é de fundamental importância para o processo de inclusão do aluno surdo no espaço escolar, uma política pública que de fato inclua o professor em processos formativos que visem sanar o problema da exclusão da pessoa surda, bem como sua consolidação como pessoa humana no processo de uma democracia escolar.
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