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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    30 de março: um estudo sobre a abordagem da abolição da escravatura nas escolas de Benevides
    (2022-12-12) PUREZA, Henrique Cavalcante; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274
    Este artigo tem como propósito a análise e discussão de como a abolição da escravatura de Benevides, ocorrida em 30 de março de 1884, é abordada nas escolas do município. Para a compreensão do assunto, foram realizadas entrevistas com 5 profissionais (professores e gestoras) das redes municipal, estadual e privada da cidade – priorizando o distrito de Benfica –, referentes às formas de apresentação desse tema para os alunos, visando entender também se esses educadores, como parte da comunidade escolar, relacionam a memória do 30 de março com a educação antirracista. Diante disso, parte-se do pressuposto de que a priorização de discussões sobre o combate ao racismo, nas escolas, seria totalmente coerente com a história de resistência de Benevides, cuja expressão “Terra da Liberdade”, usada por autores como José Leôncio Siqueira e Ana Carolina Cravo em suas obras sobre o tema do abolicionismo em Benevides, é considerada o símbolo maior e motivo de orgulho da cidade. Dessa forma, há a hipótese de que as instituições municipais, estudais e privadas da cidade abordam, de maneira superficial e apenas factual a data histórica; por outro lado, também se cogita a possibilidade de haver maior abertura no calendário das escolas municipais, para trabalhar uma programação sobre o 30 de março, promovendo discussões mais profundas sobre o tema, diferente das estaduais e privadas que podem se dedicar à conclusão dos conteúdos programáticos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conhecimento estatístico: relevâncias e percepções em tempos de pandemia
    (2021-01-22) LIMA, Rayllon Silva de; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    A Estatística é uma área do conhecimento matemático de grande relevância e, apesar da pouca compreensão pela maioria das pessoas, que mesmo sem se dar conta, faz uso diário desse conhecimento, especialmente, pela necessidade de estarmos atualizados em relação as informações acerca do COVI-19. Informações estas que são veiculadas diariamente pelos meios de comunicação, em que o conhecimento estatístico é uma das formas utilizadas para a atualização dos dados referentes a pandemia. Considerando a importância deste conhecimento, realizamos uma pesquisa de campo que se configura como sendo de natureza básica, de abordagem qualitativa explicativa, com 20 famílias de um bairro periférico do município de Castanhal, estado do Pará, com o objetivo de analisar a percepção das famílias em relação ao processo de retomada das atividades escolares presenciais e de que forma os efeitos da pandemia podem interferir nesse processo. Para trabalhar a temática, revisitamos teorias e realizamos levantamento das informações por meio de um questionário com questões fechadas e de múltipla escolha, considerando que o momento não era favorável usar de um roteiro para gravar entrevistas, pois o contato com as famílias respeitou o distanciamento exigido pelo Ministério da Saúde. Os dados foram organizados e expressos em gráficos, interpretados de forma subjetiva fundamentada nas teorias. Os resultados sinalizaram que o conhecimento estatístico tem grande relevância e que as famílias que participaram da pesquisa desta investigação, tem percepção em relação ao conhecimento estatístico e a importância da retomada das aulas presenciais, desde que os protocolos de segurança sejam adotados pelas escolas no sentido de manter a segurança dos estudantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre horta e educações - Qual a contribuição educativa da horta escolar?
    (2017-12-20) BORGES, Flávio Sídney Pires; SILVA, Levy Mendes da; http://lattes.cnpq.br/5536418261243312; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983
    Esta pesquisa trata-se de uma problematização sobre as relações entre Educação e a Horta Escolar, pode-se dizer que é um trabalho que procura responder a seguinte pergunta: Qual a contribuição educativa da horta escolar? O tema relaciona Meio Ambiente, educação e Horta escolar nomeando primariamente como pesquisa-ação por ser o resultado coletivo desenvolvido com alunos e professores do ensino fundamental. Para coleta de dados foi aplicado questionário, entrevista, prática de campo, promovendo a elaboração de um relatório com análise qualitativa. O diálogo é realizado em uma Escola Municipal do interior da cidade de Castanhal do Pará. Nossas motivações são sustentadas na vontade de destacar a importância do conhecimento prático de horta, procurando antever uma necessidade que é constante na realidade social. Em suma, esta pesquisa colabora com uma análise sobre a contribuição educativa da horta escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura
    (2018-03-20) AMORIM, Maria Vânia de Oliveira; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    Esta pesquisa aborda estudos acerca da construção identitária do profissional pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar. O objetivo da investigação é apresentar discussões relevantes contidas na literatura atual sobre o tema em questão. As indagações por investigar esse tema surgiram durante os estágios do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará por observar durante a experiência em prática a fragmentação que esse profissional sobre em sua identidade por falta de formação adequada para assumir a função ou por falta de condições para realizar seu trabalho. Na busca por compreender o processo de construção e descaracterização da identidade do coordenador pedagógico, a pesquisa se propôs a realizar um levantamento bibliográfico como metodologia fazendo uma seleção dos dados coletados e organizando de acordo com a relevância dos conteúdos. Na discussão sobre os resultados da pesquisa, observamos que o trabalho do coordenador pedagógico ganha sentido quando realizado em equipe, pois o seu foco não é apenas pela afirmação de sua identidade, mas também pela melhoria do processo de ensino aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da educação física escolar: vantagens e desvantagens do contraturno
    (2019-06-26) MONTEIRO, Zilma Rodrigues; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330
    O objetivo deste estudo foi analisar se a aula no contraturno estimula o aluno a frequentar/participar das atividades e quais impactos ela traz para o trabalho pedagógico da educação física, a partir da compreensão dessa prática escolar como um fator que exclui alunos da aula de educação física. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada com professores de educação física do ensino fundamental maior, como instrumento teve um roteiro de perguntas e um gravador de voz para auxiliar na captação dos dados com uma melhor precisão. Como resultado tivemos uma maior participação/interação dos alunos nas aulas e atividades, quando estas ministradas no contraturno, os professores relataram participar de reuniões e decisões que envolvessem a escola e a disciplina, e desenvolvem uma aula em melhor qualidade quando nesta modalidade. Conclui-se que a disciplina de educação física, é favorecida em níveis de participação e interação quando a atividade ocorre em tal modalidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Jogos eletrônicos como conteúdo da educação física escolar: uma revisão sistemática
    (2019-01-10) COSTA, Ruan Felipe De Oliveira Borges; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922
    Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica acerca dos jogos eletrônicos na educação física escolar. Como metodologia, esta pesquisa realizou uma revisão bibliográfica, no intuito de analisar e elencar o uso dos jogos eletrônicos como conteúdo nas aulas de Educação Física. A estratégia de pesquisa, foram utilizados um buscador acadêmico (Google Acadêmico) e uma biblioteca digital a Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), um dos principais periódicos referentes as pesquisas desenvolvidas na área de Educação Física no Brasil, sendo ele a Revista Brasileira de Ciência do Esporte. A amostra constitui-se de seis trabalhos. As publicações analisadas discorrem sobre as principais características acerca dos jogos eletrônicos na pratica pedagógica da Educação Física, relacionando-os diretamente com o convívio social dos alunos e o ambiente que estão inseridos. As publicações sobretudo as de Athayde (2016) e Machado (2017) destacam que é necessário um maior preparo e diálogo com os jogos eletrônicos, utilizando-os a partir de um caráter lúdico e de maior atratividade para o público infanto-juvenil, não deixando de lado o modo de ensino convencional, mas sim se aliando a ele.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A lei Maria da Penha e o papel da escola no combate à violência contra a mulher
    (2018-10-04) MACIEL, Izaelson da Silva; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656
    A violência constitui-se uma realidade muito presente na sociedade brasileira. No presente trabalho investigamos a Lei Maria da Penha e o papel da escola, no combate à violência contra a mulher, a fim de compreendermos como a escola tem problematizado o fato social da violência contra a mulher. A abordagem qualitativa, norteou a produção da investigação, a base teórica foi fundada em autores, como: Arroyo (2017), ChauÍ, (2007), dentre outros; a lei Maria da Penha buscando caracterizar as garantias asseguradas legalmente. Os instrumentos de coleta de dados foram dados estatísticos, relacionados em fontes oficiais acerca das denúncias de violência doméstica, no município de Aurora do Pará. E, a entrevista semiestruturada com dois (02) sujeitos, um (01) do sexo masculino e um (01) do sexo feminino, a fim de identificar junto aos discentes da EJA, como a escola trabalhava a violência contra a mulher. Os dados evidenciaram que a escola pesquisada, ainda não aborda a violência contra mulher, no dia a dia, no cotidiano das salas de aulas, no processo formativo dos discentes investigados, gerando negação a um direito humano basilar, que é o conhecimento legal dos direitos, a fim de contribuir nas lutas de enfrentamento de combate a violência, dentro e fora da escola. E, esse dado impõe a constatação de que a educação, a escola ainda não constitui-se como uma aliada forte na prevenção da violência na contemporaneidade. Porém, a equipe pedagógica escolar percebeu a importância de construir um projeto pedagógico abordando a temática pesquisada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A mitopoética amazônica nas percepções de discentes numa escola da agrovila de São Raimundo em Castanhal - PA
    (2019-07-03) ALVES, Jefferson da Silva; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    Este trabalho tem como objetivo compreender a mitopoética amazônica nas percepções de discentes numa escola da agrovila de São Raimundo em Castanhal, configura-se como de abordagem qualitativa, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas com: 02 professoras da escola São Raimundo, 03 ex-professores da comunidade, 05 moradores na faixa-etária de 25 a 80 anos. Além de conversas informais com alguns alunos da escola de São Raimundo. Utilizamos os autores: Loureiro (2001, 2005), Severino (2007), Lakatos e Marconi (2009), Brandão (2002), Cruz (2013), Brasil (1988, 1996, 2010), Durand (2012), Bachelard (1988), Rocha (1996), Pinheiro (2018) dentre outros para oferecer embasamento teórico. Os resultados da pesquisa permitiram conhecer melhor o perfil dos respondentes e sua cultura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepções das professoras em uma escola municipal de Castanhal sobre a prática do racismo no ambiente escolar
    (2018-09-11) MAGALHÃES, Sirlene Nunes; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    Este trabalho analisa a percepção dos professores sobre a prática do racismo e tem como objetivo de investigar se os professores dos anos iniciais conseguem identificar e combater o racismo no ambiente escolar. Para fazer o estudo foi utilizada a abordagem qualitativa e para fazer a coleta de dados foi usada a pesquisa de campo na qual foi utilizada a entrevista semiestruturada para entrevistar as cinco professoras dos anos iniciais da Escola Municipal Monsenhor José Maria do Lago. Foi utilizado os seguintes suporte teóricos: Munanga e Gomes (2016), Amaral (2004), Cavalleiro (2005), Chiavenatto (2012) entre outros. O trabalho se dividiu em quatro seções em que: a primeiro retrata o contexto histórico do racismo na África, no Brasil; a segunda foca no racismo presente em ambientes escolares, a terceira parte refere-se a metodologia e a quarta a análise do papel dos professores na desconstrução do racismo. A pesquisa revelou que quatro professoras conseguem identificar o racismo no ambiente escolar, além disso também se constatou que a maioria das professoras tem dificuldade de combater o racismo, pois utilizam ações educativas de uma forma muito tímida, sem valorizar a história e cultura afro-brasileira, apenas duas professoras utilizam a lei 10.639 em suas aulas como estratégias educativas para combater o racismo no ambiente escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O yoga enquanto conteúdo da educação física escolar: limites e possibilidades
    (2019-01-09) ARAÚJO, José Luis Nunes; SANTOS, Dalva de Cássia Sampaio dos; http://lattes.cnpq.br/1057819021417873
    Foi com o chamado “Movimento Renovador”, nas décadas de 70 e 80, que se ampliou o debate em torno do papel da Educação Física nas escolas brasileiras, contestando sua base teórica, buscando sua relevância para a educação e também sua função social. Antes desse período havia certa aceitação de que a Educação Física era uma disciplina com fins de desenvolvimento da aptidão física dos alunos e de iniciá-los na prática esportiva. Hoje em dia, porém, avançou bastante a produção acadêmica em torno dessa área do conhecimento, com o surgimento de várias abordagens, um vasto número de livros e artigos, a consolidação de renomados autores, e também onde documentos importantes, como os PCNs, vem afirmar como função da Educação Física não apenas trato com os conteúdos da cultura corporal de movimento, mas de formar seus alunos para o exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. É neste sentido, onde o aluno não está isolado de outros aspectos da vida, que esta pesquisa traz a proposta do conteúdo Yoga, objetivando apresentá-lo como alternativa e possível conteúdo nas aulas de Educação Física escolar. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de caráter qualitativo e que foi norteado pelo seguinte problema de pesquisa: quais as contribuições do Yoga para a educação ética, social e corporal dos educandos? Organizado inicialmente pelo sábio indiano Patanjali, no século IV a. C., o Yoga é um sistema óctuplo que abrange desde cuidados com o corpo e a mente, até questões éticas e de educação, não se resumindo, portanto, apenas a posturas mecânicas e pré-determinadas. Assim, acreditamos que com este estudo se pode ampliar a concepção de educação, de Educação Física, de escola, de aluno, de professor, e muitas outras categorias, oferecendo aos professores novas propostas para (re)pensarem suas aulas, sendo o Yoga um valioso instrumento para uma educação inovadora, não fragmentada, emancipatória, autônoma e crítica.
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