Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Escola de tempo integral"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Gestão escolar e coordenação pedagógica: desafios e perspectivas no cotidiano em uma escola de tempo integral do município de Abaetetuba
    (2025-06-17) COSTA, Josenaldo da Costa da; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    O presente estudo, realizado durante o período do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus Universitário de Abaetetuba, tem como foco a "Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica: desafios e perspectivas no cotidiano de uma escola de tempo integral no município de abaetetuba". O objetivo principal é analisar os desafios e perspectivas da Gestão e Coordenação Pedagógica nesse contexto específico. A pesquisa se fundamentou em autores como: Carvalho (2012), Gadotti (2009), Ghedin; Oliveira; Almeida (2015), Guerette (2007), Januario (2008), Libâneo (2000), Menezes e Oliveira (2018), Oliveira (2012), Silva-Bandeira; Saravali (2020), Soares (2011), Spaziani; Maia (2015), Vygotski (2000). Dentre outros. Entre os documentos e leis utilizados estão: ECA (1990), CF (1988), Inep/MEC (2022), LDB (1996) e o PPP da Escola campo de Estágio (2022). Esta pesquisa qualitativa (Chizzotti, 2000), com base na observação participante (Chizzotti, 2000) e entrevistas não diretivas (Chizzotti, 2000) realizadas com a gestora e as coordenadoras pedagógicas, aprofundou o estudo da gestão e coordenação pedagógica em uma Escola de Tempo Integral. As experiências e observações durante o estágio proporcionam uma análise crítica e reflexiva da teoria e prática da gestão e coordenação pedagógica nesse contexto, evidenciando o impacto direto no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. Os conflitos, a falta de diálogo entre os profissionais, a estrutura inadequada da escola e excesso de trabalho, podem interferir no alcance dos objetivos e na efetividade da proposta pedagógica, além de comprometer a qualidade do ensino.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA