Navegando por Assunto "Escola de samba (ASA)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Educação, patrimônio cultural na escola de samba ASA no município de Abaetetuba-PA(2019-07-16) SILVA, Robson William Alexandre da; VAZ, Rosilda do Socorro Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2756101845713264A presente pesquisa aborda a relação entre escola de samba, educação, patrimônio cultural como forma crucial de entendimento sobre hábitos locais e preservação da adversidade cultural, onde esta se modifica através de um viés mercadológico para se adaptar ao interesse da classe dominante e do poder público em Abaetetuba. O texto trás elementos que realçam a importância da escola de samba para o município, bem como a aprendizagem nas variadas formas e a discursão de como a agremiação pode ser considerada patrimônio cultural da cidade, mostrando os bens culturais que são produzidos dentro dessa e sua relação com a comunidade no qual tem parte fundamental na construção. Ainda assim, propõe investigar através de documentos a formação da escola de samba- ASA, buscando analisar a contribuição na educação e cultura tradicional local e mostrar o percurso no município de Abaetetuba, apresentando a formação da agremiação na cidade, investigar as mudanças ocorridas nela e verificar a importância da agremiação como experiência educativa e cultural. Opta-se pela pesquisa bibliográfica do tipo documental. Por sua vez, enfatiza-se uma discursão alternativa sobre educação não formal na escola de samba ASA. No parâmetro curricular nacional (PCN), plano nacional de educação (PNE) e o plano nacional de cultura (PNC), nos quais versam sobre a educação vinculada à cultura, no âmbito das politicas públicas que se entrelaçam, enaltecendo o multiculturalismo e trazendo para as salas de aula, uma nova abordagem de aprendizagem. Observa-se como é importante a discursão alternativa sobre transversalidade onde se mostra essencial para o entendimento das diversas culturas em sociedade e que parte, também, de uma forma de discursão que enaltece as adversidades culturais.