Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Escola - Moju (PA)"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conversão de energia eólica em elétrica a partir de experimento para o ensino de Física
    (2025-09-15) CARDOSO, Jeferson Rodrigues; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641; https://orcid.org/0000-0002-5463-8902
    A conversão de energia eólica em elétrica, por meio de experimentos didáticos, representa uma abordagem inovadora e eficaz para o ensino de Física, especialmente no contexto da educação ambiental e da busca por fontes energéticas sustentáveis. Este TC (trabalho de curso) teve como objetivo geral investigar como a construção e aplicação de um experimento físico sobre energia eólica pode contribuir para a compreensão dos processos de conversão de energia no ensino de Física. A pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada no município de Moju, Pará, envolvendo estudantes do ensino médio. A metodologia adotada baseou-se na experimentação, dividida em quatro etapas: pesquisa teórica inicial, construção de modelos de aerogeradores com materiais recicláveis, aplicação prática com coleta de dados e análise dos resultados. Utilizou-se um ventilador doméstico para simular o vento, hélices plásticas, motor DC reciclado, suporte de madeira ou PVC e multímetro para aferição da tensão gerada. Os resultados demonstraram que os alunos compreenderam de forma mais significativa os conceitos de energia, indução eletromagnética e conservação de energia, além de desenvolverem habilidades de trabalho em grupo, pensamento crítico e consciência ambiental. A análise dos dados coletados permitiu identificar fatores que influenciam a eficiência da conversão energética, como o tipo de hélice e o ângulo de inclinação. Conclui-se que a proposta pedagógica promoveu uma aprendizagem contextualizada e interdisciplinar, despertando o interesse dos estudantes por temas ligados à sustentabilidade e inovação, e contribuindo para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a transformação da realidade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA