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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Descarte inadequado de resíduos sólidos na orla de Tucuruí-PA
    (2024-12-16) MOTA, Luiza Benelice Salomão; NEVES, Raisa Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7325088893122776
    A pesquisa aborda o descarte inadequado de resíduos sólidos no trecho 3 da nova orla do lago de Tucuruí-PA, que atrai um grande número de visitantes, especialmente nos fins de semana. Embora haja lixeiras disponíveis, o descarte incorreto de resíduos se intensifica com o aumento do fluxo de pessoas, impactando negativamente o meio ambiente, a saúde pública e o saneamento local. Entrevistas com 35 indivíduos revelaram incerteza sobre a frequência da coleta de lixo, com 86,4% demonstrando dúvidas, sugerindo falhas na comunicação do serviço. Embora 82,9% considerem o número de lixeiras suficiente, a má distribuição é um problema. Os principais motivos para o descarte inadequado são o descuido (48,6%) e a falta de conscientização (37,1%), destacando a urgência de promover educação ambiental. O plástico é o resíduo mais comum, conforme indicado por 54,3% dos entrevistados, refletindo a poluição global por plásticos. Portanto, é essencial implementar campanhas educativas, incentivar a reciclagem e reduzir o uso de plásticos, associadas a políticas públicas integradas para melhorar a gestão de resíduos sólidos na orla de Tucuruí.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Documento curricular do município de Abaetetuba: a sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história
    (2021-06-04) SANTOS, Henrique Darlen Tavares dos; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    O presente trabalho trata de um estudo documental sobre o Documento Curricular do Município de Abaetetuba/DCMA, discutindo sobre sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história. Como objetivo temos a refletir sobre a noção de sustentabilidade presente no componente curricular História do Documento Curricular do Município de Abaetetuba/DCMA e analisar se os conhecimentos selecionados contribuem para a formação da consciência ambiental no ensino fundamental. Como norte teórico para a construção desse trabalho foram utilizados os autores que tratam dos temas adjacentes ao explicitado, como: Reigota (1998), Carvalho (2001), Pacheco (2001), Santos (2009). Como resultados, pudemos identificar e inferir que: 1 - o conteúdo sobre sustentabilidade do componente curricular História do DCMA destinado ao ensino fundamental, é limitado pois há um único conteúdo a ser trabalhado do 1o ao 5o ano, 2 - esse conteúdo sobre sustentatibilidade não parece ser suficiente para a real conscientização sobre o meio ambiente, 3 - o projeto formativo precisa tomar como centro as experiências escolares que envolvem o conhecimento escolar, visando a sustentabilidade e a consciência ambiental, de modo a resguardar a sociedade e o meio ambiente.
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