Navegando por Assunto "Ensino via web"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepção dos graduandos de de biologia sobre a monitoria on-line utilizando o Instagram na disciplina de bioquímica(2022-07-11) MONTEIRO, Matheus Richard Câmara; AMADO, Lílian LundCada vez mais as mídias digitais estão sendo usadas por docentes que desejam aumentar a participação dos alunos, mesmo que de forma remota, principalmente pós-pandemia de Covid-19. Um exemplo dessas mídias digitais são as redes sociais, como o Instagram, que podem ser utilizadas como ferramentas de ensino, pois possuem várias vantagens. Assim, esta pesquisa procurou investigar a aplicação prática da rede social Instagram como plataforma on-line de monitoria para alunos de graduação em Ciências Biológicas. Desse modo, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa básica estratégica de natureza descritiva exploratória com análise quantitativa e qualitativa realizada por meio de levantamento de dados com aplicação de questionário e exploração do tema por pesquisa bibliográfica. A maior parte dos discentes que responderam ao questionário seguiu o Instagram da monitoria e respondeu as enquetes postadas na conta. A média de interação foi de 2.7 em uma escala de 0 a 5. Poucos discentes enviaram dúvidas por mensagem direta. Em relação aos discentes que seguiram alguma das contas, todos gostariam de participar de monitorias on-line em outras disciplinas, 97.7% acreditam que o Instagram é uma boa plataforma para realizar monitorias on-line e todos acreditam que a monitoria on-line por meio do Instagram pode ser usada como um recurso pedagógico na graduação. Assim, a pesquisa mostrou que os discentes enxergam a monitoria on-line como um bom recurso a ser utilizado na graduação, mas os próprios julgaram terem participado pouco das atividades. Acredita-se que esta pesquisa possa contribuir para futuros estudos sobre o tema.