Navegando por Assunto "Ensino regular"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atendimento educacional especializado (AEE) e ensino regular: avanços, limites e desafios na prática docente do município de Bragança-Pa(2019-09-06) MOURA, Ana Paula Abreu; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente estudo partiu da seguinte pergunta: quais os avanços, limites e desafios na prática docente no AEE e no ensino regular do município de Bragança-PA? Nesse sentido, os objetivos que demandaram o corpus da presente pesquisa foram: estudar sobre os avanços, limites e desafios na prática docente do AEE e do ensino regular do município de Bragança-PA, assim como identificar as principais práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar, concernentes aos alunos com deficiência e sua inclusão no processo de ensino e de aprendizagem, e, analisar o processo de Atendimento Educacional Especializado na escola pública de Bragança. Metodologicamente, o estudo imprimiu a abordagem qualitativa, com resguardo ao instrumento questionário com perguntas semiestruturadas. Ademais, a análise ocorreu por meio da interpretação da análise de conteúdo, assim como pela análise documental. Os principais resultados apontam que há uma prática docente voltada ao atendimento do estudante com deficiência, embora haja limitações devido à ausência do apoio familiar, da formação limitada à educação especial, assim como a ausência de espaço físico e materiais adaptados para cada deficiência. Conclusivamente, constata-se que o Atendimento Educacional Especializado ocorre nas escolas públicas de Bragança com limitações que fogem à prática docente, em que as limitações estão para outras questões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perception about english language acquisition through remote teaching at the public school of the city of Placas(2022) MELO, Adriana dos Santos; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170Os anos de 2020 e 2021, foram marcados pelas drásticas mudanças e impactos em todo o mundo. O Brasil, por exemplo, enfrentou diversas crises e impasses em muitas áreas, como por exemplo a educação, com a imediata paralização das aulas, dando início então ao chamado Ensino Remoto Emergencial, tanto em redes privadas quanto públicas. Este trabalho buscou observar a percepção dos alunos de escola pública, em relação ao ensino da língua inglesa durante o período de isolamento social, causado pela Pandemia de Covid 19. Determinou as características do processo de ensino aplicados aos alunos para que fosse continuado o ano letivo. O método utilizado pela escola para a continuidade das aulas, e ferramentas usadas para tornar esse processo possível. O estudo dos dados obtidos possibilitou identificar diferentes dificuldades e até mesmo possibilidades entre os alunos. Uma das principais dificuldades pontuadas foi a falta de interação do professor com os alunos via digital.