Navegando por Assunto "Ensino modular"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ciências naturais na região das ilhas de Abaetetuba-PA: uma abordagem do ensino modular(2018-07-18) SENA, Ana Maria Lobo; ROCHA, Rossineide Martins da; http://lattes.cnpq.br/4371300451793081; https://orcid.org/0000-0001-9224-3138O presente trabalho teve como objetivo abordar o ensino de Ciências Naturais nas Ilhas de Abaetetuba-PA, no contexto do ensino modular e verificar essa realidade educacional vivenciada no dia a dia pelos alunos e professores.A metodologia adotada foi elaborado um questionário semiestruturado e feita a entrevista com os professores e alunos. A escolha dessa proposta de trabalho levou em consideração a falta de informações acerca do ensino de ciências nas Ilhas e de como o ensino modular contribui no ambiente ribeirinho, já que não se tem um diagnóstico do ensino de Ciências o que dificulta uma análise mais coerente e precisa dessa realidade.Desse modo, é oferecida uma visão contextualizada do ensino de ciência nas Ilhas de Abaetetuba-Pará contexto do ensino modular, que servirá de referência para futuras intervenções nesse âmbito de pesquisa que venha a melhorar o sistema de educação vivenciado pelos moradores das ilhas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Learning strategies: a case study with elementary students from Modular Education System (Some)(2024-07-08) GALVÃO, Hellen Patrícia Silva; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277O presente artigo é um estudo de caso que tem como objetivo investigar, o uso das estratégias de aprendizagem por alunos do ensino fundamental do Sistema de Ensino Modular (SOME). Identificar quais dessas estratégias de aprendizagem os alunos utilizam para aprender a língua adicional. Esta pesquisa foi realizada em uma escola da zona rural da cidade de Bragança, Pará, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia deste estudo é qualitativa, de caráter descritivo, utilizando um questionário de cinco perguntas feitas oralmente aos alunos individualmente. Como suporte teórico, esta pesquisa buscou uma visão geral sobre o uso de estratégias de aprendizagem baseada principalmente nos estudos de Oxford (1990), O’Malley e Chamot (1990), entre outros. Os resultados mostram que nem todos os alunos fazem uso das estratégias de aprendizagem conscientemente e nem todas as estratégias são utilizadas, porém, o uso de estratégias contribui positivamente para o fomento da autonomia dentro e fora da sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da Física no sistema de organização modular de ensino (SOME) em regiões ribeirinhas do município de Abaetetuba-PA(2025-09-15) SOARES, Antonilda Soares e; NUNES, Leidiane de Jesus Dias; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641; https://orcid.org/0000-0002-5463-8902Estudos sobre o ensino da disciplina de física no Brasil, enfatizam que o currículo de formação educacional do país mesmo no século XXI encontra-se permeado por um quadro de entraves e ínfima inovação. Nas escolas públicas, especialmente as do campo o cenário é ainda mais incômodo. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo geral analisar a efetividade do ensino e aprendizagem da física ofertada pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) nas escolas ribeirinhas de Abaetetuba-PA. Adotou-se no desenho metodológico do estudo, as pesquisas, exploratória, descritiva, campo e a pesquisa quantitativa. Resultados obtidos apontam para a existência de uma demanda reprimida e urgente de mudança na forma como ainda é posto o ensino da física em áreas ribeirinhas. Com pouco estímulo e baixo protagonismo dos alunos vistos ainda como agentes mecânicos, meros memorizadores de conteúdo, tratados como indivíduos incapazes ou menos capazes de compreender e reproduzir o conhecimento da física em suas realidades locais. Vigora, ainda, o sentimento de que, o ensino pode ser feito de qualquer maneira, só o fato de ter o ensino na área ribeirinho é o suficiente. Bom, a realidade descrita neste estudo, mostra que não, essa é uma premissa falsa, nociva e que alimenta um sistema de ensino que não oferece aos alunos do campo as mesmas oportunidades dados aos alunos da área urbana. Sem dúvida essa é uma realidade que precisa ser transformada, direitos e deveres são pautados constitucionalmente sob a ótica da igualdade entre indivíduos, portanto, no ensino da física deve ser dado com equidade e oportunidades de aprendizagem equivalentes. Pois, um indivíduo capaz de compreender como a física rege e faz parte de sua vida, pode ser o indivíduo instruído a fazer descobertas inovadoras e disruptiva, independentemente de suas origens e/ou região onde reside.