Navegando por Assunto "Ensino de literatura"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dom Quixote à Brasileira: proposta de ensino de literatura a partir do romance Triste fim de Policarpo Quaresma pelo viés da intertextualidade e literatura comparada(2025-09-03) FARIAS, Débora dos Santos; COSTA, Elisa Augusta Lopes; http://lattes.cnpq.br/3621714095026286O presente trabalho propõe uma abordagem didática para o ensino de literatura no Ensino Médio por meio da leitura intertextual e comparativa entre os romances Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, e Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. Partindo da constatação de que o ensino de literatura nas escolas ainda é marcado por práticas tradicionais, que dificultam a fruição estética e o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, busca-se fomentar o letramento literário por meio da intertextualidade temática e da literatura comparada. A fundamentação teórica se apoia em autores como Rildo Cosson, Julia Kristeva, Mikhail Bakhtin e Ingedore Koch, que defendem a leitura como prática social e o texto literário como espaço de múltiplas vozes. A Sequência Didática proposta teve como objetivos romper com modelos tecnicistas de ensino de literatura e, por meio da comparação entre os protagonistas idealistas Policarpo Quaresma e Dom Quixote, promover a leitura crítica e significativa. Essa abordagem aproxima os alunos da literatura clássica e incentiva a reflexão sobre temas atemporais, como utopia, identidade nacional e crítica social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) ‘Wonder’ and inclusion: a literary teaching proposal(2024-08-28) OLIVEIRA, Izabelle Victória Silva Lopes de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Os estudos sobre o Letramento literário ainda são bem recentes, porém muito significativos a ponto de provocar mudanças nos valores sociais das pessoas, pois faz uso da palavra escrita como ferramenta para falar sobre algum fato sobre a vida. Sendo assim, o tema inclusão precisa ter mais visibilidade para discussões, evidenciando práticas no âmbito escolar para atender a diversidade do aluno e reconhecendo suas peculiaridades com empatia e respeito. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de letramento literário, com o tema inclusão e tendo como produto final, a prática em leitura em várias linguagens artísticas, despertando a criatividade do aluno. Fazendo o uso da abordagem qualitativa, foram examinados artigos, análise dos documentos como a BNCC (2018) e DCEPA (2017), assim como, os autores, Segabinazi and Cosson (2023), Silva and Silveira (2011), Vieras and Dourados (2015), que abordam sobre os conceitos de letramento literário. O autor Suarez (2006), que fala um pouco sobre o conceito bildung. O resultado deste trabalho é a elaboração da proposta didática, com base no referencial teórico sobre o letramento literário, inclusão e conceito de bildung. Infere-se que o letramento literário está associado a práticas que fazem os alunos refletirem, despertando sentimentos de empatia e respeito por todos.