Navegando por Assunto "Ensino de Geografia"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A educação geográfica como meio para o desenvolvimento da educação ambiental no espaço escolar(2024-10-31) FAILACHE NETO, Mário Pitágoras; BITTENCOURT, José da Silva; http://lattes.cnpq.br/4719580090813166; https://orcid.org/0000-0002-4583-6456A Geografia escolar tem por natureza a característica de ser um agente formador do saber crítico, capacitando os alunos a pensar e agir de maneira consciente, seja, de maneira individual ou coletiva, transformando positivamente a sua realidade. Entretanto, o que se testemunha sobre o Ensino de Geografia é a transferência de conteúdos de maneiras repetitiva, semi-pronta e enfadonha. Para propor uma renovação desta maneira ultrapassada de se ensinar Geografia, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que o processo de ensino-aprendizagem deve ser pautado no desenvolvimento de competências e habilidades, associado a assuntos transversais, como, a Educação Ambiental (EA), onde desde que surgiu, se destacou como um instrumento de reflexão em diversas áreas: naturais, sociais, educacionais. Através do tema ambiental, as relações sociais com o ambiente natural tornam-se dinâmicas nas mais diversas escalas da humanidade. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar diferentes percepções sobre o Ensino de Geografia associado a Educação Ambiental, corroborando a (EA) como ferramenta fundamental para uma renovação didática. A pesquisa foi construída através do método qualitativo, levantamento da (BNCC) e revisão bibliográfica das leituras acadêmicas. Bem como, projeta modelos de educação ambiental critica com o intuito de diminuir as dificuldades sentidas atualmente. Aliada à educação ambiental, as propostas são formas de dinamizar o ensino da geografia, construir o pensamento crítico-reflexivo do estudante, da mesma maneira que sua formação cidadã ambiental.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de Geografia e a Educação Ambiental (E.A.): uma proposta de aplicação no ensino no Bairro da Terra Firme – Belém – PA(2022-10-13) SANTOS, Andreisson da Conceição; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956O presente estudo se debruça a apresentar a relação entre o Ensino de Geografia e a Educação ambiental (E.A.). Temos por objetivo principal apresentar uma proposta de ensino que consiga vincular o ensino de Geografia e os temas da E.A. Inicialmente, fazemos uma breve contextualização da relação entre sociedade e natureza e sua evolução no distanciamento e diferenciação entre meio ambiente e sociedade, principalmente quando observadas sob a lógica capitalista. Em sequência conceituamos a Educação Ambiental segundo os parâmetros legais e o entendimento de autores da área. Posteriormente apresentamos a relação que pode ser estabelecida entre o Ensino de Geografia e a E.A. na prática docente, ressaltamos o histórico de evolução que a ciência geográfica e o ensino de geografia passaram para possibilitar o debate dos temas da E.A. Por fim, apresentamos uma proposta metodológica que vincula as temáticas geográficas e a Educação ambiental. Utilizamos como metodologia a prática pedagógica realizada na rede pública estadual de ensino. Com a realização da prática foi possível estabelecer o vinculo entre a o ensino de Geografia e a Educação ambiental na prática docente.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A roteirização do Estudo do Meio como ferramenta pedagógica para o ensino de Geografia na Socioeducação(2025-10-28) SANTOS, Thaysa Danniela Siqueira dos; SOARES, Daniel Araújo Sombra; http://lattes.cnpq.br/6446474471044694; https://orcid.org/0000-0002-5208-2429O presente artigo analisa a aplicação do Estudo do Meio como metodologia ativa nas aulas de Geografia em medidas socioeducativas voltadas a adolescentes em privação de liberdade. A proposta foi desenvolvida por meio de aulas de campo realizadas em diferentes espaços da Região Metropolitana de Belém, no primeiro semestre de 2025, possibilitando aos socioeducandos da Escola Antônio Carlos Gomes da Costa (PA) vivências que ultrapassam os limites físicos da escola. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas com o intuito de dialogar com autores que discutem o ensino de Geografia e o Estudo do Meio, estruturando um roteiro com etapas a serem seguidas durante a execução da proposta. Como resultados, a experiência revelou-se relevante ao articular ensino-aprendizagem com a apropriação de espaços urbanos historicamente negados às populações periféricas e de baixa renda, promovendo reflexões sobre desigualdades sociais, exclusão e violências estruturais. Observou-se que a metodologia contribuiu para a ressignificação do espaço urbano e para a reconstrução da autoestima, da cidadania e da dignidade dos adolescentes. Assim, considera-se o Estudo do Meio uma estratégia pedagógica viável na socioeducação, por potencializar aprendizagens significativas e fomentar a resistência frente às injustiças sociais e ambientais, reafirmando a educação como prática transformadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso da ludicidade no ensino e aprendizagem de Geografia na Educação Básica: um estudo de caso(2021-10-06) CARVALHO, Luana Valente; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/ 0000-0003-2026-0822Nas últimas décadas, o ensino de geografia vem passando por transformações significativas no campo da utilização de novas tecnologias, o que pode ter distanciado o professor de geografia do uso de metodologias mais lúdicas, simples e de fácil realização. O objetivo desta proposta, é perscrutar a inserção da ludicidade no ambiente escolar, em um estudo de caso na E.E.E.F.M Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Isabel Amazonas (ISAM), Ananindeua-PA, para levantar hipótese sobre a viabilidade de sua utilização em sala de aula. A proposta metodológica utilizada nesta pesquisa, foi a quantitativa, pois há uma relação do sujeito com o objeto, no qual, tanto o conhecimento, quanto o objeto e o pesquisador são partes integrantes e dependentes, onde se busca o aspecto da realidade focando na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais no ambiente escolar. Pretendeu-se, contudo, a inserção de modelos didáticos mais dinâmicos, criativos e estimulantes para além do livro didático e das aulas expositivas, contribuindo para o processo de inclusão de alunos típicos e atípicos no ambiente educacional por meio de metodologias lúdicas como a construção de maquetes, a partir do papel do professor de geografia, na incorporação do desenvolvimento do lúdico em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso dos recursos didáticos no ensino e aprendizagem da cartografia no contexto da Geografia Escolar nas séries finais do Ensino Fundamental: uma abordagem a partir da literatura acadêmica brasileira de 2013-2023(2025-04-02) VAZ, Esteffany da Silva; ARAÚJO, Fernando Alves de; http://lattes.cnpq.br/6021514930693027; https://orcid.org/0000-0002-7472-4680Este trabalho tem como objetivo central refletir sobre os recursos didáticos propostos em produções acadêmicas no Brasil, na última década, para o ensino e a aprendizagem da cartografia no contexto da geografia escolar nas séries finais do ensino fundamental. Para isso, busca-se compreender o processo de ensino e aprendizagem de Geografia, enfatizando a importância da participação ativa dos alunos e do diálogo em sala de aula. A pesquisa caracteriza a Cartografia escolar no Ensino Fundamental, explorando seu papel pedagógico e sua relevância para essa etapa educacional. Ademais, identifica e analisa as pesquisas científicas voltadas para o ensino de cartografia nos anos finais do ensino fundamental, especificamente na disciplina de Geografia. As análises são realizadas a partir de bancos de publicações acadêmicas brasileiras, com foco nas propostas de recursos didáticos apresentadas nesses estudos nos últimos 10 anos. Dessa forma, este trabalho contribui para a compreensão do cenário atual das pesquisas sobre o ensino de cartografia no Brasil e possibilita reflexões acerca das abordagens e metodologias que podem aprimorar a prática docente nessa área.