Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Ensino - Meios auxiliares"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A informática como suporte educativo no ensino e aprendizagem na Escola Municipal João Braga de Cristo em Concórdia do Pará
    (2017-08-19) FARIAS, Lucilene Silva dos Santos; ALMEIDA, Marcella Cristina Ever de; http://lattes.cnpq.br/7581141114543157
    O presente trabalho que tem como tema “A informática como suporte educativo no ensino e aprendizagem na Escola Municipal João Braga de Cristo no município de Concórdia do Pará”. Que tem como objetivo, investigar como está sendo utilizado o computador na prática pedagógica dos professores da referida escola, para isso realizamos uma pesquisa segundo o método do estudo de caso com uma abordagem qualitativa, utilizando para coleta de dados entrevista semiestruturada com a Equipe Gestora, diretora e coordenadora pedagógica, a professores responsável pelo laboratório de informática e alguns alunos do 2ª e 3º ano. O crescimento do uso dos computadores nas escolas, nos levou a escolher a temática para nossa pesquisa e para isso recorremos a alguns teóricos que nos ajudaram a entender como os professores estão utilizando essa nova ferramenta, com base nisso procuramos entender o processo histórico da entrada do computador na escola através de autores como Macedo (1994) Parpet (1994) Moraes (1997), entre outros, enfatizando o surgimento das tecnologias da informação e comunicação (Tic), abordando também a necessidade da formação continuada dos professores, o computador como recurso pedagógico, e finalizou-se o trabalho com o resultado da pesquisa, na qual foi percebido que o uso dos computadores como suporte pedagógico no processo de ensino e aprendizagem contribui muito na qualidade da educação dos alunos da escola pesquisada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As tecnologias digitais como ferramentas auxiliares no ensino de conteúdos matemáticos
    (2022-06-29) PINHEIRO, Ejhonny Junior Paiva; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O Trabalho de Conclusão de curso (TCC), ora apresentado, é o produto final de uma pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o propósito de analisar o emprego de ferramentas digitais voltadas para a educação matemática, com o objetivo de compreender como o uso de tecnologias digitais aplicado no ensino de conteúdos matemáticos, ajudam a melhorar o ensino-aprendizado dos estudantes. A pesquisa se caracteriza, como qualitativa. A fundamentação teórica que dá sustentação a pesquisa baseia-se nas leituras de livros, dissertações, leis e artigos que discutem o tema investigado. Os resultados/informações desta pesquisa enfatizam a importância da empregabilidade das ferramentas digitais no Ensino de conteúdos matemáticos, apesar do pouco proveito dessas tecnologias no ensino, os resultados mostrados por ela em sala de aula são muito animadores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramenta de ensino nas séries iniciais: um estudo de caso em uma escola municipal de Castanhal – PA
    (2017) BARBOSA, Ana Paula Lima; BARBOSA, Jessyca Lorena Pereira
    Atualmente, é evidente o avanço da tecnologia no mundo e sua predominação em ambientes formais de ensino, fazendo-se necessário que a escola seja um espaço de transformação para formar cidadãos nesse contexto atual da sociedade. O trabalho a seguir teve por objetivo geral analisar a realidade de uma escola pública de Ensino Infantil e Fundamental no município de Castanhal no Estado do Pará-Brasil, tendo como foco à presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas séries inicias e sua utilização como ferramenta de ensino pelos professores. De forma a alcançar este objetivo foram formulados os seguintes objetivos específicos: Analisar a compreensão dos professores sobre as TDICs; verificar a utilização das TDICs pelos professores no processo educacional; conhecer o uso das TDICs na atuação dos professores; verificar a concepção dos professores sobre o uso das TDICs para a aprendizagem dos alunos; identificar as dificuldades encontradas pelos professores no uso das TDICs. No componente teórico abordou-se sobre as conceituações e definições das TI, TICs e TDICs, além das suas abordagens no contexto educacional. A coleta de dados foi realizada em outubro de 2017, através de uma entrevista estruturada com cinco professoras das séries iniciais do ensino fundamental, com idade média de 44,2 anos, sendo quatro com formação inicial em Pedagogia e uma em Magistério. Diante da seguinte questão “As TDICs são utilizadas pelos professores como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?” concluiu-se que, as participantes compreendem as TDICs, como recurso que oportuniza um melhor desenvolvimento do ensino e aprendizagem, porém evidenciam a insuficiência na quantidade e qualidade desses recursos disponíveis na escola, desta maneira pouco as exploram como ferramenta de ensino dentro da sala de aula.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de materiais manipuláveis e as atividades lúdicas no ensino de regras de três simples
    (2019-12-11) COSTA, Adanilson da Silva; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256
    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo analisar as contribuições da utilização de um ábaco no processo de Ensino e Aprendizagem de regra de três simples. A motivação para este estudo partiu de reflexões sobre como a Matemática da sala de aula é vista muitas vezes somente como a disciplina de decorar e aplicar fórmulas, o que não atrai a maioria dos estudantes. Pensamos também na importância de se trabalhar esta problemática com o intuito de desmitificar essas ideias que estão presentes na realidade escolar e abordamos esta problemática através do uso de materiais manipuláveis no ensino da Matemática, envolvendo a ludicidade. Deste modo, iniciamos com o aporte teórico do tema, no qual nos embasamos principalmente nas teorias de Deneca e Pires (2008), Lapa (2017), Ottesbach e Pavanelo (2007) e Vale (2002), além de discutir as recomendações presentes na Base Nacional comum Curricular (2018). O estudo foi realizado na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém-PA, em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal. Para o levantamento de informações, utilizamos a pesquisa de campo, além de questionários e a observação, assim como registros em vídeos e imagens. A análise das informações foi feita a partir de algumas respostas dos alunos, coletadas por meio dos questionários. Os resultados revelam que a metodologia escolhida para a realidade pesquisada foi satisfatória no que tange o ensino e a aprendizagem dos alunos, pois contribui para esse processo de maneira em que os alunos, juntamente com a mediação do professor, se tornem participantes ativos na construção do conhecimento, além de colaborar para uma aula mais dinamizada, interativa, divertida e lúdica, diversificando assim as metodologias usadas comumente em sala de aula.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização do atlas virtual de histologia com o auxílio do caça-palavras como ferramentas de apoio para a educação básica
    (2019-07-03) SOUSA, João Gabriel Teles de; FERREIRA, Maria Auxiliadora Pantoja; http://lattes.cnpq.br/1832728101486131
    As práticas educacionais têm revelado a necessidade da (re) construção do ensino, através de recursos didáticos que explorem os aspectos sensoriais, psicológicos e afetivos dos alunos relacionados aos temas de interesses e vivências dos estudantes. Uma das formas de se melhorar e atualizar este processo é a utilização de mídias digitais e jogos lúdicos. Dessa forma, este trabalho possui o objetivo de utilizar o blogspot de conteúdo de atlas virtual de histologia associado ao jogo lúdico, o caça-palavras, na educação básica. Como metodologia, o público alvo foram alunos da turma de 8ª série da Escola de Ensino Fundamental e Médio Tiradentes I. Inicialmente, foram organizadas lâminas histológicas referentes aos tecidos e órgãos de animais com elaboração de textos. Em seguida, foi construído um blog a partir do provedor da Google e inserido as imagens das amostras biológicas previamente identificadas; em paralelo houve a elaboração de um jogo lúdico- caça palavras. Como resultados houve uma aula expositiva-teórica de conteúdo histológico, em seguida foi utilizado o Blog para demonstração das imagens citadas em texto; posteriormente, a turma foi dividida em duplas e realizada uma atividade de perguntas-respostas associado ao caça palavras; foi um momento interativo e satisfatória dos alunos. A partir desses dados, pode-se confirmar que os recursos digitais e/ou lúdicos servem como metodologia alternativa para melhorar o processo de ensino-aprendizado em alunos do ensino público.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Utilização do laboratório de informática no processo de ensino e aprendizagem de matemática
    (2018-03-05) PEREIRA, Claudio Humberto da Silva; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    Este trabalho apresenta um estudo realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, no qual o objetivo foi identificar contribuições do uso do Laboratório de Informática (LI) nas aulas de Matemática. A investigação foi realizada em uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Castanhal-PA, com uma turma de 7º ano composta por 24 estudantes. Este estudo abrange discussões referentes à importância da utilização de computadores para as aulas da disciplina de Matemática, que juntamente com observações que possibilitaram a coleta/análise de dados, permitiram alcançar o objetivo elencado. Percebeu-se que, apesar de algumas dificuldades dessa abordagem de ensino e aprendizagem de Matemática, a partir do uso de computadores no Laboratório de Informática (LI) foram conquistados avanços no sentido da melhoria na relação dos alunos com a matéria. Desta maneira, nota-se que este enfoque está se modificando, fazendo com que a disciplina passe a ser vista como divertida por meio da utilização do computador.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA