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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “Acuerdadate de mí”: una propuesta de actividade con juego de tablero para clases de E/LE con enfoque intercultural entre México y Brasil
    (2024-07-12) SARGES, Gabriela de Jesus Gonçalves de; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124
    Essa investigação centra-se na área do ensino aprendizagem, isso pois, apresenta uma proposta com jogo de tabuleiro para a utilização de professores e alunos com a intenção de trabalhar o processo da interculturalidade entre México e Brasil. Para tanto, a interculturalidade é um marco no estudo de línguas estrangeiras, isso porque para estudar-se a um outro idioma há que conhecer-se os costumes e tradições que cercam os falantes nativos dessa língua meta, assim como, a cultura deles, observando a estes fatos, nossa investigação se justifica no interesse em expandir os estudos interculturais junto ao idioma hispano no Brasil, somando a isso buscamos enfatizar a importância dos jogos lúdicos, em especifico os jogos de tabuleiro, como uma ferramenta estratégica para o professores utilizarem em suas aulas. Com esse olhar, o objetivo desse trabalho é fomentar a importância dos aspectos interculturais para o ensino do espanhol como língua estrangeira, enfatizando a extrema relevância dos recursos lúdicos pedagógicos nesse processo. Nesse sentido, nossa metodologia de investigação contém uma abordagem de caráter bibliográfico e pesquisa de campo, assim como o aporte teórico que fundamenta essa pesquisa está centrada nos escritos de autores como Kraviski y Bergmann (2006), Candau (2012) Alsina (2004) y Chacón (2008). Os resultados apontam que nossa proposta de jogo de tabuleiro “Acuérdate de mí” é uma ferramenta que impulsiona o desenvolvimento do espanhol nos mais distintos níveis de aprendizagem, sendo um material inovador e incentivador para os professores e alunos. Por fim, com base no conteúdo desenvolvido e na análise da pesquisa sobre o jogo elaborado, concluímos então que os recursos lúdicos misturados ao dinamismo e a interculturalidade podem ser grandes precursores no desenvolvimento do espanhol nas escolas brasileiras.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação no processo de ensino aprendizagem: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental na escola Santa Rita de Cássia em Muaná
    (2019-08-09) MORAES, Nayza Oliveira; LOBATO, Lídia Sarges; http://lattes.cnpq.br/7190520108421831
    O presente trabalho intitulado Avaliação no processo de ensino aprendizagem: um estudo nos anos inicias do ensino fundamental na escola Santa Rita de Cássia Muaná apresenta a seguinte problemática: Qual importância da avaliação nos anos inicias do ensino fundamental da escola Santa Rita de Cássia? Onde se objetivou fazer uma reflexão sobre avaliação, buscando identificar os métodos avaliativos utilizados pelos professores dos anos inicias do ensino fundamental. Sabemos que avaliação da aprendizagem se faz presente em nossas escolas como mecanismo utilizado pelos professores, para acompanhar o desempenho seus alunos durante todo período de ensino-aprendizagem, para tanto busquei refletir em autores que são referência no assunto como Luckesi (1997), (2005), Araújo (2009) entre outros. E para dar encaminhamento ao processo da pesquisa, como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa etnográfica, onde a mesma baseia-se na pesquisa de campo, fazendo uso da observação participante, conversação e captura de imagem e o diário de campo para possível tradução e análise. Os informantes da pesquisa foram: um professor e duas professoras do ensino fundamental I. Através das análises dos dados obtidos com a pesquisa etnográfica realizada na escola, chego à conclusão que os professores praticam uma avaliação diagnóstica e contínua, e fazem uso de alguns recursos avaliativos que de certa forma, ajuda na melhoria da aprendizagem de seus educandos, apesar de ainda usarem a prova como uma ferramenta de ameaça e classificação, vejo neles um interesse e uma preocupação com ensino-aprendizagem dos seus alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O brincar, o brinquedo e a brincadeira no Baixo Tocantins
    (2022-07-20) CARDOSO, Alessandra de Lima; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189
    O presente trabalho expõe e discute aspectos do brincar, do brinquedo e da brincadeira no Baixo Tocantins. A pesquisa foi realizada nos municípios de Abaetetuba, Barcarena e Moju, Rio Panacuera/Ilha de Abaetetuba (regiões do Baixo Tocantins). Pretendese mostrar a importância do brincar no processo de ensino-aprendizagem, na socialização e vivências de uma autêntica infância, resgatando memórias, de forma a compreender e manter o significado e relevância do brincar, brinquedos e brincadeiras para as crianças. Dando voz a elas compreendese sua concepção do brincar e o valor que a brincadeira possui para as mesmas, relatamos também experiências do grupo acerca de vivências da infância. Utilizando como base teórico-metodológica autores como: Eliana Pojo, Waldir Abreu, Damião Oliveira, Wanderleia Leitão, Sônia Kramer e Gilles Brougére. Para melhor compreender o tema e atingir os objetivos propostos, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, analisando as principais contratações teóricas e buscando uma melhor aproximação com o ambiente e a perspectiva do sujeito, com a observação participante como principal instrumento de obtenção de dados. Usando como método a entrevista com crianças e adultos, para esta pesquisa foram entrevistadas duas educadoras com idade entre 20 e 40 anos. Apresenta-se a concepção do brincar como um instrumento de valorização cultural, formação de identidade e manifestação de valores de uma sociedade. Através das brincadeiras as crianças conhecem e se adaptam ao meio social, brincando com sua realidade - uma criança ribeirinha brinca de apanhar açaí, de pescar; brincadeiras relacionadas à terra, à água, que remetem ao seu cotidiano, aquilo que as rodeiam. Assim, o lúdico possibilita a aproximação de códigos sociais e culturais, através das representações e associações imaginárias ligadas ao brincar, proporcionando à criança o encontro entre fantasia e realidade, diversão e aprendizagem. Por meio das entrevistas e pesquisas reunimos e listamos as principais brincadeiras entre as crianças, os brinquedos utilizados e os modos de brincar. Nos resultados aparecem brincadeiras como: amarelinha/ macaca, camisada/ chicotinho queimado, cai no poço, pira se esconde/pique-esconde, pira alta, pira cola, entre outras. Com os relatos do grupo sobre sua infância notam-se as diferenças entre o brincar de antes e o brincar de hoje, como a mudança em relação ao modo de brincar, no nome de brincadeiras antes conhecidas de outras formas e a dificuldade de encontrar brincadeiras tradicionais. Por fim, enfatiza-se a importância de socializar o conhecimento de jogos e brincadeiras de nossa infância com as crianças de hoje, voltando nosso olhar para as crianças da região do Baixo Tocantins, não deixando que a prática e a cultura do brincar desapareçam da realidade destas, visto sua importância em diversos aspectos educativos e culturais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ciências naturais na região das ilhas de Abaetetuba-PA: uma abordagem do ensino modular
    (2018-07-18) SENA, Ana Maria Lobo; ROCHA, Rossineide Martins da; http://lattes.cnpq.br/4371300451793081; https://orcid.org/0000-0001-9224-3138
    O presente trabalho teve como objetivo abordar o ensino de Ciências Naturais nas Ilhas de Abaetetuba-PA, no contexto do ensino modular e verificar essa realidade educacional vivenciada no dia a dia pelos alunos e professores.A metodologia adotada foi elaborado um questionário semiestruturado e feita a entrevista com os professores e alunos. A escolha dessa proposta de trabalho levou em consideração a falta de informações acerca do ensino de ciências nas Ilhas e de como o ensino modular contribui no ambiente ribeirinho, já que não se tem um diagnóstico do ensino de Ciências o que dificulta uma análise mais coerente e precisa dessa realidade.Desse modo, é oferecida uma visão contextualizada do ensino de ciência nas Ilhas de Abaetetuba-Pará contexto do ensino modular, que servirá de referência para futuras intervenções nesse âmbito de pesquisa que venha a melhorar o sistema de educação vivenciado pelos moradores das ilhas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desafíos en la enseñanza y aprendizaje de E/LE de los estudiantes en la educación fundamental-de los años finales
    (2023-03-02) SANTOS, Suzana Américo dos; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045
    A Espanhol como língua estrangeira estudada nas redes públicas de ensino vem sofrendo grandes impactos por parte das amplas problemáticas existente, seja ela educacional ou política. Em invés dessas divergências, este trabalho tem como objetivo compreender quais os obstáculos encontrados no desenvolvimento de ensino-aprendizagem de E/LE por alunos que estão cursando o ensino-fundamental-anos finais, dessa forma podendo identificar e analisar os motivos e as causas que sucedem para a ocorrência dessas dificuldades encontradas durante a aplicação desse ensino. Nesse aspecto, os procedimentos da metodologia desse estudo estão voltados para revisão bibliográfica de ordem qualitativa com o intuído de conhecer quais os conceptos de determinados autores como, Weiss (1997), Antunes (2008), Alexopoulou (2012), Leffa (2016), Souza (2018), que abordam assuntos relacionado a essa temática e apresentar suas contribuições a respeito da mesma. Em detrimento dos obstáculos encontrados, pode-se notar que os desafios que os alunos encontram no ensino-aprendizagem são fatores comuns referente as escolas públicas de ensino básico, e que não há uma garantia de que essas dificuldades não faram parte da vivencia do aluno durante a sua caminhada no âmbito escolar. Em suma, para que se tenha suportes para trabalhar a língua espanhola como disciplina relevante para o desenvolvimento do aprendiz inserido na sociedade, que tem direto de ter um ensino de qualidade, requer uma ampla rede de apoio, principalmente depois da revogação de sua lei 11.161/2005, que mudou completamente o cenário da língua espanhola no Brasil.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A didática e a prática escolar: abordagens e objeto
    (2019-03-12) FARIAS, Jhulio Paes; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    Há ainda hoje uma grande associação da didática ao tecnicismo, o que acarreta em assimilações errôneas desta concepção da educação pedagógica. A não compreensão dessa abordagem educacional pode acarretar em uma educação superficial, de difícil compreensão, subordinando a saberes de fácil manipulação, não críticos, incapazes de associar o conteúdo teórico com a prática, o que acarreta na fácil manipulação de pensamentos e atitudes. Faz-se a importância de desenvolver este trabalho como forma de contribuir para a compreensão dessa área da educação que se faz tão importante para a educação escolar. O objetivo desse trabalho é enfatizar a didática como facilitadora da educação, que tem o poder de atravessar as diversas barreiras encontradas no contexto social, educacional e cultural. Este trabalho foi produzido a partir de pesquisa teórica com base em autores como: Paulo Freire (2018), Ilma Passos de Alencastro Veiga (2011) e (2012), Vera Maria Candau (2009) e (2014), José Carlos Libâneo (2013) e (2014) entre outros. Entre os resultados de pesquisa, informo que na primeira seção se compreende que a Didática mudou ao longo do tempo e hoje possui ampla atuação na educação. Na segunda seção, percebe-se que a Didática não existe em si, ou seja, não é suficiente para promover o ensino nem a aprendizagem, porém, se utilizada de forma correta, quando dos processos pedagógicos, estaria garantindo a qualidade do ensino e da aprendizagem. Sendo assim, a Didática deve estar submetida às finalidades do ensino, dando apoio aos instrumentos e às atividades. Concluo que a didática se faz essencial para o planejamento educacional, aplicação de atividades e ensinamentos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    El uso de envases para el desarrollo de la lectura en las clases de ele: una experiencia en la clase del 7º año de la escuela Terezinha de Jesus Ferreira Lima Abaetetuba-PA
    (2019-07-08) SOUZA, Roseli Rodrigues de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778
    O presente trabalho consiste em usar as embalagens como ferramenta para o desenvolvimento da leitura, a investigação busca acrescentar interesse por esta destreza e chamar atenção dos alunos para textos que vão além da sala de aula, a partir disso vamos fazer uso desta ferramenta. O trabalho tem como aporte teórico, diversos autores como: Bajtín (1992), Marchuschi (2012), Solé (2012), Santos (2012), Martinez (1991), Avellaneda (2014), Brasil (2012),que sarão usados também para, fundamentar a pesquisa de campo onde faremos uma investigação sobre a prática da leitura e usaremos as embalagens como elementos fundamentais no processo de ensino aprendizagem do espanhol, em uma escola da cidade de Abaetetuba. Na introdução apresentaremos alguns pontos gerais do trabalho, na primeira seção falaremos dos gêneros textuais, na seção dois falaremos sobre a importância do desenvolvimento da leitura nas aulas de ELE, na última seção vamos tratar sobre o uso das embalagens como ferramenta de ensino/aprendizagem de ELE, logo depois falaremos da sequência didática e sua importância para nosso trabalho assim como a metodologia empregada para a aplicação da prática, por último falaremos dos resultados y da discussão, falaremos si nossa hipótese se confirmou, e depois faremos a conclusão do trabalho.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El uso de la metodología activa: propuestas de actividades con juego lúdico de la memória utilizando los léxicos de los colores, frutas y animales para alumnos del 6º año de la enseñanza primaria y 1º año de la enseñanza media de la educación básica
    (2024-07-12) SANTOS, Tanayara Lobato dos; RIBEIRO, Márcio de Abreu;  http://lattes.cnpq.br/6362089190344124
    O presente artigo faz uma abordagem sobre a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que apresentará uma proposta de intervenção pedagógica utilizando o vocabulário das cores, frutas e animais por meio de atividades com jogos lúdicos nas aulas de espanhol. O trabalho se justifica a partir das observações realizadas durante as práticas supervisionadas I e II nas escolas Terezinha de Jesus Ferreira Lima e São Francisco Xavier, na cidade de Abaetetuba-Pa. Neste sentido, o artigo tem como objetivo geral estimular, contribuir e salientar a importância das metodologias ativas com jogos lúdicos, os objetivos específicos visam desenvolver atividades que promovam a proatividade e as competências dos alunos em aula através do jogo da memória, envolvendo os alunos de forma mais ativa na sua própria aprendizagem, estimulando a criatividade, a sua colaboração e autonomia. A metodologia da pesquisa é de natureza bibliográfica, com informações extraídas de artigos científicos e blogs. Para o referencial teórico foram selecionados textos de autores como Araújo (2015), Cambi (1999), Freire (1999 e 2006), Barbosa e Moura (2013), Pimenta (2002) que se referem aos primeiros indícios da metodologia ativa. Os resultados da pesquisa apontam que através das metodologias ativas utilizando os jogos lúdicos com o jogo da memória, podem ajudar os alunos a desenvolver, e aperfeiçoar suas habilidades de memorização, tornando-se assim, o aprendizado mais divertido e motivador. Além disso, ao aumentar o empenho do estudante nas atividades e no processo de aprendizagem, estimula-se a criatividade e incentiva-se- lhes a pensar de forma mais ampla e assim explorar diferentes possibilidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da prosódia gráfica para surdos no nível fundamental
    (2018-05-21) BARROS, Débora da Silva; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167
    Com o objetivo de contribuir para o avanço dos estudos sobre a educação bilíngue para surdos, investiga-se neste trabalho como ocorre o processo de ensino-aprendizagem da prosódia gráfica para alunos surdos no nível fundamental través de análise de conteúdos de língua portuguesa sugeridos para o 6º ano do ensino fundamental, 1 (um) plano de curso de língua portuguesa e um plano diário individual do Atendimento Educacional Especializado fornecidos por 2 (duas) escolas públicas do município de Tomé-Açu que atendem alunos ouvinte e surdos matriculados no 6º ano do ensino fundamental. e entrevistas realizadas com 4 (quatro) professoras que atendem alunos surdos no ensino regular e no atendimento educacional especializado. A metodologia usada para pesquisa se baseou na análise de documento e em entrevistas, e através dos dados coletados, levantamos discussão mostrando que o ensino dos sinais de pontuação para alunos surdos precisa ser realizado com o uso de recursos visuais e o que é necessário o professor saber a Língua de Sinais para promover interação em sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Explorando a intelectualidade a partir dos gêneros virtuais contemporâneos: o post do facebook numa abordagem discursiva
    (2018-12-21) SANTOS, Daniela Machado; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268
    Devido à falta de utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Língua Portuguesa, este estudo visa abrir propostas para que se insira estes recursos como elemento pedagógico para o ensino. Em observações feitas, notou-se que a maioria dos discentes faz uso da rede social Facebook, portanto, aproveitou-se dela para apresentar aos discentes do 2º ano do Ensino Médio, o post como um novo gênero textual presente nos meios midiáticos. Para a possível realização da didática aplicada, criou-se um Facebook exclusivo para a turma, funcionando como suporte para as postagens pedidas pela regente. Tudo isso com objetivo de ampliar o conhecimento destes alunos de maneira instigante, usando ferramentas presentes em seu cotidiano. Notou-se que o ensino e a aprendizagem foram ampliados de forma ágil e eficaz. Para a realização deste projeto, fez-se uma pesquisa de campo, através de aulas ministradas para analisar os resultados da didática, em comunhão comuma pesquisa qualitativa através da aplicação de questionários. Os gestores e alunos da escola trabalhada, E.E.E.F. M Terezinha de Jesus Ferreira de Lima, acharam o método interessante e inovador. A perspectiva é de que se abram diversas possibilidades de estudos da Língua Portuguesa que insiram recursos tecnológicos para que a educação avance junto com a tecnologia. Dessa forma, fazer uso de recursos tecnológicos para o ensino da língua materna fez com que os discentes se interessassem em aprender de forma inovadora para eles, inserindo-os em seu contexto social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do gênero literário poema na construção de uma comunidade leitora: o poema “morte e vida severina” como ferramenta no processo cognitivo de incentivo à cultura da leitura
    (2019-02-11) COSTA, Maria Dorianna Ribeiro; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5888956953427621
    O presente trabalho, intitulado ―A importância do gênero literário poema na construção de uma comunidade leitora: o poema Morte e Vida Severina como ferramenta no processo cognitivo de incentivo à cultura da leitura‖, tem como principal objetivo discutir sobre a relevância de se trabalhar a leitura, a partir do gênero literário poema. Para tanto, foram utilizados autores como Barthes (1985), Lajolo (2011), Freire (1981), Vargas (2000), Pires (2000), Zilberman (1988). Adicionalmente, foi feita a aplicação de uma breve atividade de intervenção, voltada para uma turma do 9º ano B da Escola Perciliano Tourão Corrêa, no dia 02 de abril de 2019, no turno da tarde, a fim de se verificar na prática a aplicabilidade do uso do gênero poema nas aulas de língua Portuguesa. Conclui-se que o uso de tal gênero pode vir a agregar às aulas de língua portuguesa importantes discussões, relativas à situações que fazem parte do conhecimento de mundo do aluno, tornando as aulas mais interessantes e próximas da realidade dos educandos, favorecendo o trabalho com a leitura e produção de textos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão para alunos do campo com deficiência na escola Cristo Redentor no município de Abaetetuba-PA
    (2018-06-15) SILVA, Keila de Jesus Ferreira da; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384
    O presente trabalho teve como OBJETIVO discutir a “Inclusão para alunos do campo com deficiência na escola Cristo Redentor no município de Abaetetuba –PA”. Tendo como objetivo geral conhecer e analisar como os professores trabalham em sala de aula o processo de ensino e aprendizagem com os alunos deficientes, na turma de 6º ano, do Ensino Fundamental, da escola Cristo Redentor e como objetivos específicos analisar como se realiza o processo de ensino e aprendizagem com os alunos com deficiência, refletir as problemáticas referentes à inclusão de alunos com deficiência na Escola Cristo Redentor, além de discutir os desafios enfrentados pelo aluno do campo para ter acesso à educação em uma escola regular e urbana. Para atingir o objetivo proposto optou-se PELO ESTUDO DE CASO E POR uma abordagem qualitativa, Para que isso proporcionasse a ampliação do debate em torno da pesquisa e o enriquecimento da descrição dos dados obtidos. Foi realizado também uma pesquisa de campo, no propósito de conhecer a concepção do professor quanto a política inclusiva do município pesquisado. Apresentamos alguns conceitos necessários à compreensão da educação especial, inclusão e educação no campo e sobre como são trabalhadas as práticas do ensino aprendizagem com os sujeitos atendidos pela educação especial. Percebemos que embora a escola aponte avanços nas concepções acerca da inclusão para os alunos com NEE, ainda são vários os conflitos e dificuldades que os professores enfrentam na concretização dos ideias da educação desses sujeitos para uma melhor efetivação do ensino aprendizagem.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA
    (2022-09-30) LEAL, Marcos Vinicius Sousa; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822
    A Geografia escolar tem como uma de suas funções construir um saber num formato crítico, bem como a forma de pensar dos alunos para que assim, os mesmos, possam agir de maneira consciente e coletiva sobre o seu espaço vivido e sua realidade. Porém, o que se presencia quanto ao ensino da Geografia é a repetição de conteúdos com características simplória e enfadonha. Com o objetivo de ir além dessa configuração antiga de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, em sua estrutura, que o processo de ensino-aprendizagem se efetue através de competências e habilidades. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar como um jogo didático pode contribuir na construção didático-pedagógico apoiando-se no desenvolvimento de competências e habilidades. A pesquisa foi construída através do método qualitativo e quantitativo, mediante as leituras acadêmicas, além do levantamento de um assunto específico de Geografia, por meio do livro didático utilizado na escola, uma obra do geógrafo Aziz Ab’Saber, assim como a montagem do jogo pelo professor e os alunos em um software e sua aplicação em sala de aula com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II. Considera-se que através do lúdico, o jogo pode oferecer aos discentes um raciocínio geográfico dinâmico, crítico e criativo, visando, também, a resolução de problemas e situações fora dos muros da escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La literatura en la clase de ELE: el libro “Tablón” como propuesta para el uso de leyendas Amazónicas en la enseñanza del Español a estudiantes de primaria en la ciudad de Abaetetuba-PA
    (2024-06-27) PANTOJA, Salomão Nascimento; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662
    Ensinar é ir além das possibilidades, é criar novos mundos para que os alunos possam conhecer as múltiplas maneiras de aprender. Partindo desse pensamento, o objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de ensino de espanhol, direcionada a alunos do 8º ano do ensino fundamental II, desenhada a partir da utilização de lendas amazônicas que foram criadas a partir da imaginação dos estudantes, processo que resultou na criação do livro Tablón. É importante mencionar que esta pesquisa foi realizada na turma do 8º ano 01, do turno da manhã, na escola pública E.E.E.F.M. Esmerina Bou-Habib, localizada na cidade de Abaetetuba-PA. Quanto ao seu caminho metodológico, a pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental sobre a importância da literatura no ensino e na aprendizagem, conforme propõem Jouini (2008), Coelho (1986), Candido (2004) e outros; e contribui para o desenvolvimento dos aspectos das lendas, sob as teorias de Magaton e Marques (2001), Lacerda (2015), Machado (1994) e entre outros. Além disso, destaca-se a condução da atividade “Quem sou eu?”, que foi aplicada sob a criação das lendas, estimulando-os à leitura, interpretação textual e ao desenvolvimento cognitivo através de suas próprias produções literárias, a qual foi seguida por um questionário sobre o processo de produção do livro. Como resultado, constatou-se que o livro Tablón é uma proposta didática eficaz para o ensino do espanhol
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A literatura infantil no ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista
    (2019-12-17) MOURA, Jacyara do Socorro de Campos; MELO, Rosileide de Jesus de Sousa; http://lattes.cnpq.br/3386237933997482
    É crescente o ingresso de pessoas com deficiência na escola regular, graças aos processos de inclusão que tornaram esses ambientes reestruturados e adaptados para receber a diversidade dos estudantes, entre eles as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que tem sua incidência cada vez maior. Por isso, é preciso discutir metodologias para que esse ingresso em sala de aula ocorra com sucesso. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como a literatura infantil é relevante no ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório realizado, através de estudos bibliográficos e qualitativos, na Creche Municipal Aldenora Ribeiro Araújo, na cidade de Abaetetuba-Pará. O estudo estabelece a importância da contação de história, da exploração de literaturas de forma deleite ou direcionada e ainda da importância do meio cultural e social para a pessoa com TEA. Por meio da rotina de atividades que incluía diariamente a leitura e a literatura infantil foi possível analisar o desenvolvimento do aluno alvo afetado pelo transtorno e seu notável desenvolvimento de sociabilização e oralidade, que era sua área mais prejudicada. A literatura infantil então se destaca como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas de forma a desenvolver processos cognitivos nas áreas afetadas estimulando o conhecimento e proporcionando maior interação do individuo para com o mundo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A literatura no ensino da leitura no 2º ciclo do ensino fundamental
    (2019-03-12) RODRIGUES, Maria Delfina Carvalho; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945
    Este trabalho tem como intuito abordar a importância da literatura na prática de leitura. Busca ainda demonstrar a relevância que a escola tem para que o aluno desenvolva a prática da leitura. O ato de ler está presente em todos os lugares da sociedade. Dessa maneira, é necessário entendermos alguns fatores que podem interferir na formação de leitores competentes. Portanto, nesse estudo, vamos ressaltar algumas ideias e perspectivas em relação à leitura, levando em consideração a importância de incentivá-la para que esta deixe de ser tratada por muitos como algo desinteressante. O presente estudo, segundo a natureza dos dados, é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica e qualitativa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo
    (2019-07-02) NEVES, Bruna Soares; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    A ludicidade é essencial para a criança, pois favorece o seu desenvolvimento em múltiplas habilidades e funções no plano cognitivo, social, emocional e, também, motriz. Sendo que, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) evidencia alguma alteração no jogo, especialmente, a nível simbólico. A intervenção desta dificuldade vai repercutir diretamente na área social e comunicativa. Sendo a atividade lúdica uma ferramenta eficaz de aprendizagem e parte vital no desenvolvimento de todo individuo, é importante abordá-la de forma ampla e adaptada às características e necessidades concretas de cada criança. Portanto, o objetivo desta pesquisa é estudar o uso do lúdico na prática pedagógica, como elemento importante para o ensino-aprendizagem da criança com autismo. Os jogos e brincadeiras utilizadas em sala, no desenvolvimento das crianças com TEA, ajudam no comportamento da criança. Desse modo, observar como o lúdico se manifesta perante a sua aprendizagem. A pesquisa apresenta uma abordagem de caráter qualitativo e a técnica de coleta de dados foi a observação participante. Assim, é possível verificar que os processos inclusivos ainda precisam se efetivar na prática e que os professores ainda se sentem despreparados para receber os alunos com desenvolvimento atípico. Todo esse processo educacional mostra a importância e a necessidade dos jogos e brincadeiras para favorecer a inclusão, em geral.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A obra “o doador de memórias” como artifício de sedução didática no processo de ensino-aprendizagem para o aprimoramento das práticas de leitura
    (2018-06-28) QUARESMA, José Wilker Machado; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268
    Este estudo buscou evidenciar a literatura distópica como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem no âmbito do Projeto Universidade Aberta de Abaetetuba (P.U.A.A.), com o intuito de instigar os alunos a ampliarem a prática de leitura, uma vez que estarão se preparando para realizar provas de vestibular, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o qual exige habilidades para analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a função e a estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e percepção, bem como desenvolver métodos de ensino tencionados a aguçar o senso crítico dos discentes para que possam refletir e intervir na sociedade. Para tanto, o objetivo central deste estudo pautou-se em utilizar o gênero distopia como artifício de sedução didática no processo de ensino-aprendizagem na aula de língua portuguesa, visando desenvolver habilidades crítico-reflexivas dos alunos a partir da análise da obra “O Doador de Memórias”. A pertinência desta pesquisa se ancorou em um plano de investigação mediante a abordagem qualitativa na perspectiva da Análise de Discurso Crítica (ADC), pois esta possibilita descrever e compreender os fatos sociais dando consistência e autenticidade, além de preocupar-se com um nível de realidade particular que, no caso dessa pesquisa, também pode ser quantificado. Destarte, para subsidiar o referido estudo, contamos com as contribuições dos aportes teóricos que vem discutindo a temática em foco, a saber: Adorno (1995), Freire (1989), Lowry (2014), Van Dijk (1998). Desse modo, tendo ciência da carência dos estudos de obras literárias não convencionais no âmbito escolar, nos lançamos no desafio de analisar como as literaturas distópicas contribuem para um aprendizado nevrálgico e emancipatório, suscitando o pensamento crítico dos alunos acerca da barbárie, do totalitarismo e dos demais regimes opressores, lançando sempre um enfoque reflexivo. Para tanto, a execução do projeto de intervenção pautou-se no aprimoramento das práticas de leitura dentro de um parâmetro contextualizado por meio de diferentes abordagens que objetivaram dar condições para que esses alunos se apropriassem do conhecimento e construíssem em suas próprias convicções e percepções acerca das realidades que os cercam.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Parceria escola e família: a importância da família no processo ensino-aprendizagem da criança
    (2018-05-02) PANTOJA, Doralice da Costa; RODRIGUES, Alcemir Pantoja; http://lattes.cnpq.br/9116827252137741
    A relação entre a escola e a família dos alunos ainda possui muitos mitos. Ocorre muitas vezes a oposição de ideias, mesmo que ambas tenham um objetivo em comum: o pleno desenvolvimento das crianças. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil São João, no município de Abaetetuba/Pará. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da relação entre a família e a escola para que a criança tenha um pleno desenvolvimento no processo de aprendizagem visando uma educação efetiva. Para o embasamento teórico, utilizaremos alguns autores como Goldemberg, Triviños, Giddens, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em especial, as teorias de Vygotsky e Piaget, para melhor compreender a discussão referente ao tema do trabalho. Os sujeitos participativos desta pesquisa foram os professores, pais de alunos, alunos e coordenação pedagógica. Para tanto, este trabalho está organizado em três partes, a primeira versa a respeito dos conceitos de aprendizagem, abordando os estudos de Piaget e Vygotsky, bem como as funções que a escola e a família representam no processo de aprendizagem. Na segunda parte aborda a importância da família na formação da criança, enfatizando o processo de participação da família na escola, ressaltando a importância do conselho escolar como mediador na relação entre família e escola. A terceira parte encarrega-se da pesquisa, aplicação de procedimentos para a coleta de dados, análise dos dados e resultados obtidos. Essa pesquisa nos levou a concluir que na dinamicidade das práticas escolares, os docentes são agentes históricos, profissionais com uma grande responsabilidade social, que devem constantemente estar em busca de formação continuada, como verdadeiros pesquisadores e estudiosos, o que deverá contribuir para fortalecer a participação da família no processo educacional dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense
    (2023-05-26) SANTOS, Elygleici Hines Porpino; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226
    Tendo em vista que a avaliação é um processo de verificação contínuo que precisa ser justo e claro, e considerando sua importância no campo da educação, este Trabalho de Curso (TCC) traz uma pesquisa qualitativa, exploratória e de levantamento, realizada no ano de 2022 e parte do ano de 2023, que tem como objetivo conhecer e analisar percepções de licenciandos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública paraense sobre o processo de avaliação da aprendizagem escolar. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturas gravadas em áudio junto a um grupo de licenciandos da referida instituição de ensino superior. Diante dos resultados da pesquisa apresentados, percebe-se que o público-alvo segue uma percepção de entendimento tradicional em relação à avaliação, citando-se a prova como um importante instrumento neste processo, embora considerem outros meios de se avaliar a aprendizagem dos alunos. Diante das respostas da pesquisa, houveram contradições sobre o que realmente é avaliação e troca de conceitos como instrumentos de avaliação e métodos de avaliação. A pesquisa foi concluída levando em consideração a necessidade de se trabalhar dentro das universidades conceitos de avaliação da aprendizagem escolar, critérios, métodos, instrumentos e estratégias de avaliação, de forma a contribuir para um ensino efetivo e de qualidade, somando a isto profissionais capacitados a avaliar corretamente.
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