Navegando por Assunto "English Language Teaching"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Genre-based approach possibilities in an English language course for brazilian adult learners(2024-06-25) PEREIRA, Sávio Rafael Araújo; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265XA linguagem pode ser compreendida como um fenômeno dialógico que se baseia fundamentalmente na relação discursiva e interacional entre os falantes (Voloshinov, 1986). Em todo contexto de atividade humana em que a linguagem é um constituinte, ela tende a se acomodar em formas discursivas estáveis, com convenções específicas, que são chamadas de gêneros do discurso (Bakhtin, 1986). Portanto, ao considerar a aplicabilidade dessas ideias ao campo do ensino e da aprendizagem de línguas, mostra-se pertinente refletir sobre a importância de desenvolver uma educação linguística baseada em práticas discursivas (Cristovão, 2001). Uma possível alternativa para sanar essa questão é a adoção de abordagens para o ensino de línguas baseadas em gêneros (Swales, 1990; 1993; Hyland, 2004; 2007; 2019; Marcuschi, 2008; 2010; Tuan, 2011; Dirgeyasa, 2016). Este trabalho tem como objetivo investigar os efeitos da implementação de abordagens baseadas em gêneros em um curso de inglês como língua estrangeira para alunos adultos. Para tanto, propusemos, nesta pesquisa de cunho qualitativo, analisar o desenvolvimento de duas propostas de aulas baseadas em gêneros discursivos, bem como as produções de exemplares de gêneros realizados pelos alunos. Foi possível observar que o uso de uma prática de ensino baseada em gêneros nas aulas de inglês trouxe diversos benefícios em relação aos resultados das aulas, como o engajamento dos alunos nas atividades e a qualidade das produções finais. Essa experiência mostrou-se vantajosa para o processo de aprendizagem dos alunos, que demonstraram desenvolver a compreensão esperada sobre as convenções relacionadas aos gêneros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Motivation in English language teaching in two public schools in Bragança(2023-06-30) MENEZES, Ielda Sales; SILVA, Johnes Ruan Santa Brigida da; GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques; http://lattes.cnpq.br/6728901967747520; http://lattes.cnpq.br/8707620815346029; https://orcid.org/0000-0001-7227-7787; https://orcid.org/0000-0002-1829-8576Esta pesquisa é uma análise sobre a motivação dentro do ensino da língua inglesa em duas escolas públicas de Bragança - PA. A metodologia dessa pesquisa trata-se de uma análise qualitativa de dois estágios um de observação e outro estagio supervisionado que tem como objetivo abordar o assunto e mostrar que a desmotivação dos alunos é um problema na aprendizagem de uma nova língua. A pesquisa teve por objetivo analisar como a motivação atua na aprendizagem dos alunos de língua inglesa, no sistema escolar e nos métodos utilizado pelos professores. O resultado da pesquisa, foi possível notar que a motivação é a chave para o aprendizagem de língua inglesa, percebemos que são muitos os fatores que desmotiva os alunos de idiomas, motivações externas e internas, fenômenos emocionais de cada indivíduo, já um aluno motivado, capaz de atingir quaisquer objetivo. Espera-se que as informações e reflexões aqui abordadas possam contribuir para o desenvolvimento da prática de ensino da língua Inglesa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Reflections of teacher’s training in the supervised internship of observation in English language: challenges and possibilities in the "postmethod" era(2022-12-16) RAMOS, Evellyn Rayane da Silva; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho deEste artigo é um relatório de experiência de observação no estágio supervisionado do ensino médio. O estudo baseou-se na necessidade de investigar a prática do ensino numa escola pública. As reflexões feitas durante o estágio foram associadas às perspectivas pós-método do ensino da língua inglesa. Teve como objetivo geral investigar a prática docente em uma escola pública, e como objetivos específicos refletir como as teorias aprendidas na universidade convergem com a prática docente observada no estágio. A metodologia utilizada foi qualitativa e as técnicas foram observações e entrevistas semi-estruturadas. O resultado que notámos ao observar as aulas é que embora o professora tenha um plano para organizar as aulas, existem muitos obstáculos que influenciam a sua prática, tais como o pouco tempo de aulas dado à matéria, a superlotação nas salas de aula, os desafios do ensino de alunos com necessidades especiais, etc. Tudo isto torna difícil para o professor desenvolver aulas mais atrativas, tendo em mente uma perspectiva pós-método. Este estudo mostrou-nos a importância de conhecer na prática os desafios do ensino do inglês na escola pública, e esta experiência é de grande relevância para a educação do aluno-professor.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Special education services and teaching of English: experiences of inclusive education in a school in Augusto Corrêa-PA.(2024-08-30) FARO, Rodrigo da Costa; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/1559492609525790A cada início de ano letivo, os professores encontram cada vez mais alunos necessidades especiais de aprendizagem. Muitas vezes, os docentes não estão aptos para receber este público, pelo motivo de não terem tido uma educação continuada sobre os conhecimentos da educação especial e inclusiva. Este trabalho tem o intuito de relatar os métodos e práticas de ensino utilizados com um aluno de múltiplas deficiências, que estuda em uma escola pública no município de Augusto Corrêa-Pará, tendo como enfoque a professora da sala de atendimento educacional especializado e a professora da sala regular de Língua Inglesa. A metodologia desta pesquisa consistiu em entrevistas semiestruturadas com as participantes a fim relatar as práticas de ensino utilizadas pelas professoras deste aluno no seu processo educacional, partindo do atendimento na sala do AEE até sua inserção na turma regular. Este trabalho propõe reflexões tendo por base a legislação nacional a respeito da educação inclusiva de pessoas com deficiência.