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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Systematic literature review: brazilian publications on language learning strategies in the last decade (2012-2022)(2024-06-26) FEIO, Denise de Souza; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698Compreender o uso de estratégias de aprendizagem é crucial para tornar os alunos e futuros docentes de Língua Estrangeira (LE) mais centralizados, independentes e responsáveis pela sua aprendizagem. Portanto, o objetivo geral deste estudo é mapear os conceitos de estratégias de aprendizagem de língua inglesa em publicações brasileiras da última década (2012-2022). A seleção dos artigos foi realizada por meio de uma revisão sistemática de literatura nas seguintes bases de dados: Periódicos Capes, Scielo e Google Acadêmico. A busca ocorreu através das palavras-chave: “Estratégias de aprendizagem”; “Inglês”; “Aprendizes de língua". Após as etapas de identificação, triagem e inclusão 8 artigos foram escolhidos como base para este trabalho. Os resultados foram analisados e apontam que as estratégias são 2 essenciais para os alunos, seja no ensino infantil, fundamental, médio e graduação. Mais ainda, os resultados apontam que muitas estratégias se destacam como métodos positivos na aprendizagem de outra língua, e é através de experiências vivenciadas pelos alunos que é possível conhecê-las.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Teaching grammar in public schools: a supervised internship experience.(2022-12-16) SOUZA, Valdecy de; GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques; http://lattes.cnpq.br/8707620815346029; https://orcid.org/0000-0002-1829-8576Este Trabalho de Curso teve como objetivo geral mostrar modelos de gramática de língua inglesa utilizados durante o estágio supervisionado numa turma do segundo ano do ensino secundário. Para o alcance deste, foram elaborados três objetivos específicos que consistiram em: identificar modelos de ensino de gramática nas aulas ministradas; mostrar diferenças e semelhanças dos modelos; e descrever minhas impressões sobre a influência destes modelos em minhas práticas pedagógicas. Sendo assim, esta pesquisa, de natureza qualitativa é caracterizada como um estudo de caso e etnográfico, tendo como foco o ensino da gramática em língua inglesa no contexto regular público. A discussão teórica se embasou em autores como Celce-Murcia e Larsen-Freeman (2016), Larsen-Freeman-Anderson (2013), Thornbury (1999), dentre outros. Desta forma, alguns questionamentos ajudaram-me a nortear este trabalho e direcionar o ensino da gramática, são eles: Que modelos de gramática de língua inglesa são usados nas minhas aulas? Quais estratégias são utilizadas durante as aulas? Por que prefiro utilizar o modelo indutivo em minha prática pedagógica? Como principais resultados, constatou-se que grande parte da elaboração das aulas e a aplicação das atividades se assemelham à gramática dedutiva.