Navegando por Assunto "Engenharia de tráfego"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Analise de tráfego de duas interseções da cidade de Belém usando simulação(2024-01-03) DIAS, Ranieri Araújo Farias; CARVALHO, Marcus Vinícius Guerra Seraphico de Assis; http://lattes.cnpq.br/6002433890669659Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de uma interseção rodoviária por meio de simulação de tráfego: estudo de caso da interseção Tancredo Neves x Sete de Setembro em Tucuruí-PA(2017-01-20) SILVA, Romerson Serejo; PINTO, Welton Tavares; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O presente trabalho apresenta uma análise de Engenharia de Tráfego em uma interseção rodoviária da cidade de Tucuruí - PA por meio de simulação computacional. Na simulação foi utilizado os softwares Synchro e SimTraffic, que simulam o tráfego nas vias rodoviárias por meio de macrossimulação e microssimulação. As simulações tiveram como objetivo o levantamento de dados importantes de Engenharia de Tráfego da interseção em suas condições atuais, bem como o seu comportamento em cenários alternativos com projeção de frota para o futuro, apresentando assim cenários otimizados pelo programa e possíveis medidas para mitigar problemas encontrados na interseção simulada. Foram simulados sete diferentes cenários para a interseção, utilizando dados de volume de tráfego contabilizados em campo e projeções de frota para 5 (cinco), 10 e 15 anos no futuro, usando também diferentes tipos de controle semafórico. Os dados expostos no resultado apresentam os valores de nível de serviço da interseção e atrasos médios para os cenários não otimizados; já nos cenários otimizados são apresentados também a programação semafórica por meio de diagramas de intervalos luminosos. Nos resultados das simulações, a interseção nas atuais condições apresentou o nível de serviço D, que é um nível serviço que já começa a indicar que a interseção apresenta problemas. Já nos cenários 4 e 5, com projeções volumétricas para 10 e 15 anos os níveis chegaram até a classificação F nos cenários 4 e 5, nível de serviço que indica congestionamentos elevados e má funcionamento da interseção. Os resultados de atrasos médios apresentaram fortes picos nos cenários com projeção volumétrica, com o extremo de 389,9 segundos de atraso na projeção de 15 anos, no cenário 4. Como mitigação para possíveis problemas no futuro, o trabalho apresentou alguns cenários de otimização feita pelo software assim como um cenário que se proíbe as conversões à esquerda nas aproximações norte e sul da interseção, proporcionando melhorias no nível de serviço, mitigando assim os problemas da interseção nestes cenários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caracterização, mapeamento e análise dos acidentes de trânsito do município de Belém(2019-06-27) SANTOS, Adrian Souza dos; BECHIS, Isabella de Oliveira; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. No município de Belém, este fenômeno vem se agravando nos últimos anos devido ao aumento da frota de veículos, em especial de motocicletas, sendo que ocorreram cerca de 23,4 acidentes por dia no ano de 2018. Dentro deste contexto, o trabalho tem como objetivo caracterizar os acidentes de trânsito de Belém, possibilitando, assim, mapear os pontos críticos com maior número de ocorrências, severidade e gravidade da cidade em 2018. As informações presentes nesse estudo foram obtidas a partir do banco de dados do Centro Integrado de Operações do Pará (CIOP/PA) e tratadas mediante o uso de softwares e ferramentas de análise estatística e de georreferenciamento. Dentre os principais resultados analisados, destacam-se os valores críticos em relação à: i) Dia da semana: sexta-feira; ii) Horário: de 18:00 às 20:59 horas; iii) Tipo de acidente: “somente danos materiais”; iv) Bairro: Marco; v) Via: Avenida Augusto Montenegro; vi) Índice de acidentes por extensão da via: Avenidas Nazaré e Tavares Bastos; e, vii) Cruzamento: Rod. Augusto Montenegro com Av. Independência. Percebe-se, portanto, que o objetivo do trabalho foi atingido, uma vez que foram identificados os locais críticos de acidentes de trânsito a partir da caracterização e mapeamento dos acidentes de trânsito ocorridos na cidade de Belém no de 2018.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dimensionamento do semáforo do cruzamento das ruas Matriz da Conceição e Siqueira Campos em Tucuruí-PA à luz do novo manual de sinalização semafórica do Denatran(2017-01-11) COSTA, Glenda da Silva; SILVA, Jéssica Maysa Santos da; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A cada ano, a frota de veículos vem aumentando nas cidades, causando impactos no trânsito e na qualidade de vida das pessoas. A função da Engenharia de Tráfego é minimizar esses impactos, promovendo o movimento cômodo, eficiente e seguro de pessoas e veículos na rede viária. É necessário, no entanto, que este aumento da frota seja acompanhado de estudos de tráfego e de investimentos na infraestrutura das vias. A Engenharia de Tráfego tem sua importância destacada no município de Tucuruí-PA, pois apesar de, num período de dez anos, a frota ter aumentado oito vezes mais que a população, todos os semáforos do município foram programados sem seguir quaisquer recomendações técnicas. Sabe-se que instalações indevidas ou dimensionamentos inadequados de semáforos prejudicam a fluidez do tráfego, promovem o descrédito à sinalização e, por consequência, tornam o trânsito inseguro. Por isso, buscou-se analisar a sinalização semafórica do cruzamento das ruas Matriz da Conceição e Siqueira Campos, pois neste local se observa um elevado desrespeito aos semáforos. Esta análise foi feita comparando-se o dimensionamento atual com o dimensionamento realizado seguindo as recomendações do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito Volume V – Sinalização Semafórica. Para a realização deste último foi necessária a determinação do fluxo de saturação, um dos principais parâmetros no dimensionamento de sinalizações luminosas. Tal determinação foi feita de duas formas: por meio do método de estimativa e por meio do método de medição in loco. O segundo método, especialmente devido à consideração das motocicletas durante a coleta de dados, não dispunha de dados suficientes para o alcance de resultados consistentes e satisfatórios. Foi, portanto, utilizado o dimensionamento realizado com o primeiro método na comparação com o dimensionamento atual. Constatou-se que a programação semafórica existente não está adequada às condições de tráfego do cruzamento: todas as aproximações dispõem do mesmo tempo de luz verde e do mesmo tempo de luz vermelha, apesar de apresentarem fluxos de tráfego diferentes. O novo dimensionamento apresentou resultados que se mostram de acordo com as condições de tráfego do cruzamento: diminui-se o tempo de ciclo, o tempo de luz verde das aproximações de menor fluxo, nas quais se observa grande ocorrência de verde ocioso, e o tempo de luz vermelha das três aproximações, o que poderá evitar esperas excessivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Engenharia de tráfego aplicado à simulação de uma rede backbone de um provedor de internet regional utilizando o protocolo MPLS TE(2022-06-07) OLIVEIRA JUNIOR, Cláudio Elzio Paixão de; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760As taxas de tráfego nos provedores de internet atuais têm aumentado consideravelmente devido à presença cada vez maior de enlaces de fibra óptica. Com este cenário, os desafios atuais dos ISPs (Internet Service Providers) não estão mais relacionadas à velocidade de transmissão, mas sim em garantir qualidade de serviço (QoS - Quality of Service) para aplicações que exigem critérios a mais na transmissão de dados, como menor delay, jitter, perda de pacotes, entre outros. Este trabalho tem como objetivo implementar, através do software de simulação EVE-NG, uma rede baseada em uma topologia de backbone de um provedor da cidade de Castanhal, do Estado do Pará, a fim de comparar o desempenho do tráfego para dois tipos de serviços distintos (Streaming e Voip), com o uso de mecanismos de engenharia de tráfego proporcionados pelo protocolo MPLS, também chamado de MPLS TE. (Multi-Protocol Label Switching Traffic Engineering). Através das simulações, será avaliado o tráfego para esses dois serviços em uma cenário sem e com MPLS TE implementado. Os resultados obtidos mostram uma otimização do tráfego no cenário de rede com MPLS TE, através da determinação de caminhos explícitos na rede backbone para diferentes tipos de tráfego.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo da estrutura semafórica da Avenida Pedro Miranda em comparação com a legislação vigente(2019-11-29) CUNHA, Luis Henrique Silva da; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A cidade de Belém tem apresentado um aumento da frota de veículos automotores nos últimos anos, saltando de 192.001 veículos em 2006 para 451.776 veículos em 2018, e uma das consequências é o aumento no registro dos números de acidentes em determinadas vias. Dentre as vias que registram esses números acentuados está a avenida Pedro Miranda, que recebeu nos últimos anos a instalação de semáforos com o intuito de racionalizar o trânsito, elevando a segurança, comodidade e fluidez. Apesar disso, a avenida obteve o maior índice de gravidade nos acidentes de trânsito de Belém, de acordo com os dados do CIOP/PA. Neste contexto, o trabalho teve por objetivo estudar a estrutura semafórica de toda a avenida, verificando se ela estava ou não de acordo com os critérios definidos pela legislação de trânsito, e com isso verificar se há relação da estrutura semafórica da avenida com o número de acidentes e seu grau de severidade. Como método desse trabalho foi feita a enumeração de todos os cruzamentos semaforizados e seus respectivos grupos focais, identificados uma um, e após isso foi elaborada uma lista de checagem acerca da presença e regularidades dos elementos semafóricos instalados. Os resultados obtidos através da coleta desses dados foram agrupados e mostraram que todos os grupos focais possuem irregularidades quanto à sua estrutura e seu posicionamento na via, estando em desacordo com a legislação vigente. A ausência de grupos focais secundários de aproximação (70,73%), elementos estruturais como anteparos (51,22%) e distâncias irregulares para sinalização horizontal como linha de retenção (46,34% para grupos focais principais e 97,56% para secundários) configuram as irregularidades mais frequentes que, muito provavelmente, tem relação direta com as causas dos acidentes que ocorrem na avenida. O cruzamento semafórico mais crítico encontrado foi o cruzamento CS-08 (Av. Pedro Miranda com Tv. Humaitá), que possui dois dos grupos focais com mais irregularidades GF-31 (Av. Pedro Miranda com Tv. Humaitá faixa lateral sentido Centro Bairro) e GF-33 (Av. Pedro Miranda com Tv. Humaitá faixa central sentido Centro Bairro). O cruzamento com menor quantidade de problemas foi o CS-01 (Av. Pedro Miranda com Av. Doutor Freitas), cujos grupos focais possuem entre 56% e 64% de estruturas corretamente instaladas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Medidas de engenharia de tráfego para melhorar o acesso ao portão 1 do Campus Universitários do Guamá(2024-11-04) AMORAS JUNIOR, Antonio Carlos Monteiro; MATOS, Matheus Pamplona de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Engenharia de Tráfego é essencial para qualquer cidade que almeja manter uma boa fluidez de tráfego em suas vias de acesso, pois seu foco está em planejar, organizar e gerenciar o fluxo de veículos e pedestres de forma segura e eficiente. No entanto, existem muitos problemas a serem resolvidos na cidade de Belém, a exemplo o acesso ao Portão 1 do Campus Universitário do Guamá. Portanto, o objetivo geral do estudo é propor medidas de Engenharia de Tráfego para melhorar a fluidez e a segurança na confluência da Avenida Bernardo Sayão com a Rua Augusto Corrêa, por meio da separação física entre os sentidos de tráfego e da instalação de um dispositivo de retorno, como uma rotatória, na Rua Augusto Corrêa. Essa proposta busca reduzir os pontos de conflito viário, garantir a implementação de sinalizações adequadas e além disso, o estudo considera o impacto dos Polos Geradores de Tráfego (PGTs) no local, visto que essas áreas aumentam o volume de veículos e influenciam a segurança e a qualidade do tráfego no entorno. Para isso foram utilizados os métodos de contagem de tráfego; classificação dos veículos através de registro de imagens e avaliação da geometria de intervenção. Essa etapa aconteceu nos três principais horários de pico de um dia normal de atividades acadêmicas na UFPA, durante uma hora em cada período. Os dados indicaram que a separação física e a rotatória proposta reduziriam os pontos de conflito, além da geometria viária acomodando os veículos críticos. A análise evidenciou que essas intervenções atenderiam às demandas de segurança e melhorariam a mobilidade, beneficiando a segurança de pedestres e motoristas. Conclui-se que as intervenções sugeridas são eficazes e potencialmente vantajosas para a organização e segurança do tráfego na área estudada, demonstrando que as propostas contribuem para uma gestão viária mais eficiente e segura.