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Navegando por Assunto "Empreendedorismo"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Bibliotecário como intraempreendedor
    (2022-02-25) RATIS, Ana Vitoria Monteiro; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; http://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    Apresenta o Intraempreendedorismo, conhecido como empreendedorismo corporativo, relacionando as práticas intraempreendedoras com os (as) bibliotecários (as) dentro de organizações sem fins lucrativos. Tem como objetivo identificar a concepção de intraempreendedorismo no discurso dos bibliotecários e mapear as ações do profissional em possibilidades empreendedoras, visto que esse profissional assume responsabilidade dentro de uma determinada instituição. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, de delineamento bibliográfico e tem como método o estduo de caso único, tendo como evidências de coleta de dados o questionário online enviado por e-mail para 13 bibliotecários e bibliotecárias que atuam na Biblioteca Arthur Vianna, cidade de Belém/Pará; a revisão de literatura. Como resultados identifica que os profissionais respondentes ainda não compreendem de forma abrangente o significado do intraempreendedorismo no âmbito das bibliotecas. Considera-se que seu papel profissional é agregar valor a organização, auxiliando com o planejamento estratégico para contribuição e satisfação do usuário.Conclui-se que, as ações dos bibliotecários sobre o empreendedorismo e intraempreendedorismo precisa de capacitação e visão ampla sobre o tema, sendo necessário estimulação da organização para os seus colaboradores, para assim ter um melhor desenvolvimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gestão empreendedora: uma proposta para a Biblioteca Pública Municipal de Marituba
    (2018-12-07) NASCIMENTO, Cleissielle Pereira do; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699
    Objetiva evidenciar a importância de uma gestão empreendedora e os benefícios alcançados através dela. Com um olhar voltado à realidade das bibliotecas públicas, o estudo vem mostrando através de análises bibliográficas o quão fundamental a mesma se torna para a sociedade, e as possíveis dificuldades enfrentadas por ela diariamente. Através de uma abordagem exploratória realizada na Biblioteca Pública Municipal de Marituba chamada Professora Maria Luiza Rabelo Freire, conclusões obtidas através da análise teórica foram fortemente comprovadas a partir dos dados alcançados na pesquisa de campo. Por meio de intensa investigação sobre administração, empreendedorismo, intraempreendedorismo e ciência da informação, definimos como linha de pesquisa central a gestão empreendedora em bibliotecas públicas e como esse tipo de gestão gera crescimento e desenvolvimento não só para o espaço em si, mas também para a localidade a qual está inserida. Por tanto, o estudo revela o quanto as bibliotecas públicas, e em especial a Biblioteca Pública Municipal de Marituba necessita investir em variados fatores, inclusive no quesito gestão, a fim de que através disso a mesma se torne em sua totalidade uma unidade de informação em constante evolução, provida de caráter empreendedor.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Meta-startup: uma metodologia para o desenvolvimento de startups
    (2017-09-26) FERREIRA, Paulo Weskley de Almeida; FURTADO, Alfredo Braga; http://lattes.cnpq.br/3834872074006666
    Com o advento da computação móvel, criou-se uma infinidade de possibilidades de inovação nos negócios. Esse avanço permitiu aos novos empreendedores criar negócios com menores quantias de investimento inicial e até certo ponto democratizou o mercado. A consequente intensificação da criação de novas empresas gerou um aumento nas possibilidades de ocorrência de inovações. Porém, empreender no Brasil não é uma tarefa tão fácil, por conta de problemas gerados pela alta burocracia, carga tributária e escassez de mão de obra qualificada e especializada e na maior parte dos casos, a falta de experiência ou norteamento ao iniciar um empreendimento. Esses fatores acabam afetando a qualidade na produção de um bem ou prestação do serviço oferecido. Este trabalho apresenta uma metodologia voltada para a criação de startups em um contexto inicialmente regional. Trata-se da agregação de técnicas de Consultoria, Desenvolvimento e Marketing, aplicadas em um ambiente de trabalho de uma startup na cidade de Belém do Pará. A proposta também apresenta a ferramenta denominada Ulha, que permite aos clientes o acompanhamento de todo andamento do projeto por meio da interface web. Todo o suporte necessário para embasar a proposta foi descrito, assim como a citação de alguns empreendimentos que colaboraram para inspiração deste modelo. O resultado desta proposta consiste em apresentar dados coletados acerca da usabilidade da ferramenta Ulha.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Processo de criação e implantação de uma empresa júnior na Faculdade de Computação - UFPA - Castanhal
    (2017-05-05) ANDRADE, Jeferson Ribeiro; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082
    Com o tema empreendedorismo em alta no contexto contemporâneo vindo como base principal para gerar crescimento econômico, empregos e renda para os indivíduos, empresas e países, aparecem várias abordagens para tratar o tema. As empresas juniores despontam como uma dessas formas de abordagens, que busca estimular o empreendedorismo de alunos dos mais diversos cursos em instituições de ensino superior por vários países pelo mundo. Assim, surgiu a proposta de realizar um estudo acerca do tema para verificar os procedimentos necessários para criar e implantar uma empresa júnior na Faculdade de Computação – UFPA – Castanhal. Neste trabalho é feita toda a investigação sobre o tema de empresa júnior, além de realizar estudos de outras empresas juniores na região norte e no Brasil e, partir disso, foi definida e criada a Link Júnior de Tecnologia, além de que foram desenvolvidas atividades pela empresa como uma iniciativa de empresa júnior, antes de sua total regulamentação, na Faculdade de Computação (FACOMP), na UFPA – Campus Castanhal.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta pedagógica para o ensino do empreendedorismo nos cursos de graduação nos cursos de graduação em enfermagem
    (2019-12-25) AMARAL, Thaiyza Mirela Oliveira; BRITO, Stelacelly Coelho Toscano de; http://lattes.cnpq.br/1551922001847261; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953
    Considerando a questão da pesquisa: como introduzir o ensino do Empreendedorismo na Enfermagem? Este estudo tem o objetivo de construir uma proposta pedagógica para a introdução do ensino do Empreendedorismo a estudantes de nível superior em Enfermagem. Trata-se de um estudo com abordagem quali-quantitativa, fundamentada no método Delphi, em que foi utilizado o e-Delphi. O estudo é feito em quatro rodadas, sendo a primeira qualitativa e as demais, quantitativas. O tipo de amostra deste estudo é nomeado como Bola de Neve, e nove professores participaram das rodadas. Como resultados obtidos, as seguintes variáveis atingiram consenso: compreensão do que é empreendedorismo; vertentes do empreendedorismo; competências empreendedoras; características do enfermeiro empreendedor; maneiras de fomentar competências empreendedoras; experiência docente; impacto do contexto no ensino do empreendedorismo; desafios do ensino na área; período do ensino do empreendedorismo dentro dos cursos; estratégias de inserção do ensino do empreendedorismo; caráter das disciplinas de empreendedorismo. número ideal de disciplinas; carga horária ideal; metodologias ativas para o ensino do empreendedorismo; caráter dos projetos de pesquisa e extensão; atividades dos projetos de extensão e temas dos projetos de pesquisa. Conclui-se que o estudo atingiu o seu objetivo e que foi relevante devido a sua contribuição para a temática, que ainda é limitada no Brasil, se comparada a outros países. O quantitativo de participantes e a permanência dos mesmos durante as rodadas foi um fator limitante do estudo. Além disso, os resultados evidenciam que as competências e as características não dialogam entre si, ou seja, o que se entende por ser competências importantes a serem trabalhadas nos estudantes não possui relação com o perfil apontado como o ideal para o enfermeiro empreendedor com êxito no mercado de trabalho. Sendo assim, é possível vislumbrar para um próximo estudo envolver os enfermeiros que possuem experiências em empreendimentos, para buscar identificar e entender quais fatores foram fundamentais e que tornaram possível empreender na enfermagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Regularização das startups no Brasil: uma análise do inova simples
    (2021-02-22) BARROS FILHO, Antônio Carlos Pereira de; PAUL, Luciana Neves Gluck; http://lattes.cnpq.br/8983888305767107
    A presente pesquisa sobre a regularização das startups no Brasil faz uma análise do Inova Simples, instituído pela Lei Complementar - LC n° 167/2019. Investiga como o direto brasileiro trata da regulamentação de startups, com as ponderações quanto aos institutos legais que permitam a sua formalização. O estudo parte da hipótese de que a Lei Complementar n° 167/2019 resolve a situação da regularização desses negócios. Apresenta os conceitos jurídicos, as características e sua importância no mercado brasileiro e mundial. Aborda a Lei nº 13.243/2016, de 11 de janeiro de 2016, a Lei Complementar n° 167/2019, a Resolução CGSIM n. 55, de 23 de março de 2020, o Projeto de Lei Complementar n° 146/2019 e o Projeto de Lei Complementar n° 249/2020 para entender o processo evolutivo do ordenamento jurídico brasileiro frente às startups. Conclui se a Lei Complementar n° 167/2019 é capaz ou não de cuidar da regularização de startups no Brasil.
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