Navegando por Assunto "Elementary Education"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem do conteúdo de ligação química na disciplina de ciências: na percepção dos alunos do Ensino Fundamental II(2018-08-07) SANTOS, Aida Castro dos; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759O ensino de química no ensino fundamental é considerado recente e a sua prática segue propostas educacionais que lembra o modelo educacional como teórico básico expressado em sala de aula, baseando-se ainda na mera transmissão de conteúdos e tendo como recurso exclusivo o livro didático e a sua reprodução no quadro, contudo as metodologias utilizadas por professores aos poucos vêm sofrendo alterações, com a inserção de recursos didáticos e a adoção de práticas no processo da aprendizagem. A abordagem do conceito de química no nono ano do Ensino Fundamental requer do aluno um entendimento mais profundo e intenso, aumentando a capacidade de conectar o que é visto em sala com as situações do cotidiano, como por exemplo questionar, analisar, observar situações diárias. As dificuldades dos alunos em compreender os conteúdos de Química aparecem logo no Ensino Fundamental, quando eles têm os primeiros contatos com a disciplina. O conteúdo de ligação química é apontado por alguns autores como um dos que apresentam mais dificuldades pelos estudantes. A orientação dos PCNs de Ciências Naturais é para uma abordagem mais simples dos conteúdos, procurando impedir que seja abordado detalhadamente, pois, não é viável neste nível de escolaridade. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como pretensões discutir as concepções que os alunos do nono ano do ensino fundamental têm a respeito da aprendizagem do conteúdo de Ligação Química. A partir de uma pesquisa de campo qualitativa com a utilização de questionário, na qual participaram 68 alunos de 02 escolas públicas do município de Breves-Pa. Após analisar os resultados da pesquisa, identificou-se que um dos principais fatores que contribuem para um ensino “precário” na visão do aluno, está ligado diretamente na formação do educador de ciências/química que, como principal agente articulador do processo ensino e aprendizagem, precisaria elaborar métodos pertinentes para facilitar a aprendizagem e despertar maior interesse nos alunos, coibido dessa forma o insucesso do seu trabalho. Foi possível perceber ainda que o ensino de ciências/química necessita de mais aulas práticas pois os alunos demostraram interesse por aulas com essas características e que aos poucos o professor busca diversificar suas metodologias de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Leitura e avaliação da compreensão leitora: reflexões sobre as percepções de estudantes de ensino fundamental(2023-12-18) COSTA, Bianca Lima; OLIVEIRA, Vagner Teixeira de; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este trabalho se originou de uma pesquisa realizada durante atividades desenvolvidas na disciplina “Oficina de Avaliação do Ensino-aprendizagem de Língua Materna” e envolveu duas turmas do 9° ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Capanema/Pará. O estudo teve como objetivo geral investigar as percepções de estudantes sobre a leitura e sua importância, bem como sobre a avaliação da sua compreensão leitora. A abordagem adotada tem base qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013) e o método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionário. Quanto à fundamentação teórica, o estudo foi subsidiado por contribuições dos autores Normanda Beserra (2007), Gonçalves (2010), Almeida e Cerigato (2016) e Kramer (2010). A pesquisa revelou que os alunos percebem a leitura de forma positiva, porém, têm dificuldades variadas, seja em não saber explicar o que leram, em concentrar-se, como também não entender significados de algumas palavras. Esses dados podem ajudar a refletir sobre o que é necessário para um melhor aproveitamento da leitura em sala de aula e o êxito nessa atividade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas de professoras e a inclusão de estudantes autistas em uma escola da rede municipal de Capanema-Pará(2025-10-14) SOUZA, Leilyanne Oliveira de; CONCEIÇÃO, Letícia Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1868930226340778; LIMEIRA, Carolline Septimio; http://lattes.cnpq.br/8071086559074635O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas das professoras promovem a inclusão de estudantes autistas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, na EMIF Terezinha de Jesus Sousa, em Capanema-PA. Como objetivos específicos, propõe-se: descrever as práticas pedagógicas mais comuns adotadas pelos professores para a inclusão de estudantes autistas; e explorar os desafios enfrentados pelos professores na aplicação de práticas pedagógicas inclusivas. A escolha do tema ocorreu devido à ausência de acessibilidade na escola de ensino médio frequentada pela autora e foi fortalecida pela experiência como cuidadora educacional estagiária, despertando interesse pelo estudo do autismo. A problemática que norteou a pesquisa foi: de que maneira as práticas pedagógicas das professoras promovem ou não a inclusão de estudantes autistas no Ensino Fundamental? Para alcançar os objetivos, a pesquisa adotou abordagem qualitativa, realizada por meio de estudo de campo, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. O referencial teórico baseou-se em autores que discutem a temática, como Camargo e Bosa (2009), Veltrone e Mendes (2007), Suplino (2009) e Mantoan (2003), que defende uma educação inclusiva ampla, transformando a escola para atender a todos. As respostas obtidas permitiram identificar que as dificuldades enfrentadas pelos professores podem ser superadas mediante apoio dentro da sala de aula e adaptações nas atividades, considerando os interesses dos estudantes, favorecendo avanços significativos, maior participação e o início efetivo do processo de inclusão. Constatou-se que essas práticas ocorreram na EMIF Professora Terezinha de Jesus Sousa, promovendo, de forma parcial, a inclusão de estudantes autistas.