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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Energia solar fotovoltaica: estudo de caso, viabilidade técnica e financeira para atendimento de prédio comercial em Tucuruí - PA(2023-02-14) SILVA, Lyandra Araújo da; TEIXEIRA, Raphael Barros; http://lattes.cnpq.br/4902824086591521; PEREIRA FILHO, Samuel Antonio; http://lattes.cnpq.br/0269456530328564À medida que a crise ambiental se intensifica e o consumo de energia elétrica aumenta, a busca pelo consumo sustentável de energia a partir de fontes renováveis vem crescendo. O consumo de eletricidade vem aumentando com crescimento econômico, novas tecnologias energéticas e a população brasileira em expansão. Diante dessa situação de crise, cada vez mais energia elétrica é necessária ao longo do ano para atender a demanda. Nesse sentido, a energia solar é uma excelente alternativa de energia limpa, silenciosa, quase livre de poluição, inesgotável, com variedade de materiais e adaptável a diferentes projetos. O trabalho aqui exposto, envolve o projeto e instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede para produção de energia elétrica em um estabelecimento comercial localizado no município de Tucuruí, no estado do Pará. No primeiro momento foram colhidos os dados do local de instalação, logo depois, foi analisada a área total de cobertura e o consumo da edificação pertinente para o dimensionamento do sistema fotovoltaico. Desta forma, além de estimar a energia anual produzida pelo sistema, é possível dimensionar e especificar os módulos e inversores, sendo possível a instalação mais efetiva do projeto no local.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Hidrogênio verde: análise das tecnologias de produção, armazenamento e reconversão para energia elétrica(2025-04-03) RIBEIRO, Diego Augusto Corrêa; LEÃO, André Pinto; http://lattes.cnpq.br/9760079019833556; VIEIRA, João Paulo Abreu; http://lattes.cnpq.br/8188999223769913O presente trabalho analisa o hidrogênio verde como vetor energético estratégico para a transição energética global, com foco nas tecnologias envolvidas em sua produção, armazenamento e reconversão em energia elétrica. Inicialmente, são discutidas as propriedades do hidrogênio e suas aplicações no setor energético. Em seguida, apresenta-se uma avaliação das principais rotas tecnológicas de produção do hidrogênio verde via eletrólise da água, com destaque para as tecnologias alcalina, PEM, SOEC e AEM. O estudo também examina métodos de armazenamento físico e químico do hidrogênio, considerando aspectos técnicos, operacionais e de segurança. Por fim, aborda-se a reconversão do hidrogênio em energia elétrica, explorando tecnologias como células a combustível, turbinas a gás e motores de combustão interna. A pesquisa conclui com uma comparação entre essas tecnologias quanto à eficiência, maturidade tecnológica e aplicações. O trabalho oferece uma visão integrada e crítica do papel do hidrogênio verde no contexto da descarbonização da matriz energética.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Potêncial energético para geração de energia elétrica a partir de resíduos sólidos urbanos em Belém do Pará: revisão de literatura(2023-11-14) FREITAS, Naldson Silva de; SOUZA, Juliete da Silva; http://lattes.cnpq.br/7297284034041670; https://orcid.org/0000-0003-4903-3842; COSTA, Andrécia Pereira da; http://lattes.cnpq.br/5478432438981293; https://orcid.org/0000-0001-7607-8769A destinação de Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs) é uma tarefa que exige gestão e planejamento cuidadosos, sendo o maior desafio encontrar uma solução que seja economicamente viável e ambientalmente sustentável. A cidade de Belém, uma das maiores cidades do estado do Pará, enfrenta seus problemas quanto ao gerenciamento e destino final dos resíduos sólidos urbanos, e por ser uma cidade bastante populosa, consequentemente gera um alto nível de RSU. No entanto, através dos dados recolhidos neste estudo, observou-se que os RSUs podem ser reaproveitados como fonte de energia com a ajuda de mecanismos em evolução e práticas de gestão adequadas. O objetivo desse estudo foi buscar na literatura metodologias/recursos que apresentem o potencial energético de Belém do Pará para a geração de energia elétrica a partir dos resíduos sólidos urbanos. Além disso, a metodologia do trabalho foi baseada em uma revisão sistemática da literatura nos últimos 10 anos tendo como base de pesquisa o Google Scholar, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Determinou-se palavras-chaves e critérios de exclusão e inclusão para a execução da pesquisa, resultando em 25 trabalhos para análise. Pode-se concluir que a utilização de RSUs para geração de energia oferece inúmeras vantagens, como a redução do volume de resíduos em aterros, a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, a criação de oportunidades de emprego e o fornecimento de uma fonte de energia renovável para ajudar o país a alcançar o equilíbrio energético.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização dos simuladores Phet e Tinkercad como instrumentos facilitadores no ensino de Física aplicado no 3º Ano do Ensino Médio(2022-12-02) DIAS, Vivaldo Júnior Progênio; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho tem como objetivo investigar como o uso de simuladores pode contribuir para a estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física aos alunos do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com 59 discentes com idade média de 18 anos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor João Ludovico no município de Limoeiro do Ajuru. Os experimentos virtuais, no intuito de demonstração aos discentes da escola que participaram das atividades, foram apresentados a partir dos simuladores interativos. Foram realizadas coletas de dados através de questionário contendo 5 perguntas abordadas no ambiente escolar para avaliar a utilização e sua importância. Nossos resultados mostraram que os discentes não têm conhecimento a respeito dos softwares utilizados nos temas de eletricidade, mas tem bastante interesse na utilização dos softwares nas aulas de Física, e tem pouco contato nas aulas com os softwares educativos. Além disso, os alunos compreenderam que a sua aprendizagem melhorou bastante a partir da utilização dos softwares. Portanto, os softwares são uma excelente estratégia de ensino e devem cada vez mais ser utilizados nas aulas. Pois, o uso dos softwares PhET e Tinkercad permitiram várias possibilidades de ensino nos conteúdos das aulas de Física fornecendo um maior significado dos conceitos teóricos que são trabalhadas nos espaços educativos pelos professores de Física. Além disso, é possível citar a falta de uso dos experimentos virtuais que poderiam melhorar o interesse e aprendizagem dos discentes em aprender os conceitos de eletricidade de uma forma mais fácil e divertida. Neste cenário, cada vez mais existe a necessidade da utilização dos softwares educativos para uma aprendizagem mais significativa nos espaços escolares.