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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do uso do software educacional Gcompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de Castanhal/PA
    (2018-11-26) SILVA, Marcela Teixeira da; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; SOUZA, Daniel da Silva; http://lattes.cnpq.br/1256775312516047; https://orcid.org/0000-0001-5378-2737
    As ferramentas digitais tornaram-se grandes aliadas no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, nas disciplinas que demandam o conhecimento em matemática. Dessa forma, projetos que objetivam incentivar a utilização de tecnologias para apoiar a inclusão digital estão sendo utilizados em escolas da rede pública de ensino do nosso país. É o caso do Linux Educacional, fomentado pelo Ministério da Educação – MEC, como forma de minimizar a exclusão social e garantir o acesso à informação e outros benefícios tecnológicos. A partir de subsídios teóricos de Abreu (2010), Canny (2006), Gladcheff (2001), Nielsen (2012), Vigotsky (1987), entre outros, temos como objetivo desenvolver uma investigação acadêmica, de forma a analisar as transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e comunicação na sociedade; possibilidades e desafios de uma educação acompanhada de tecnologias; a Interação Humano-Computador (IHC) para potencializar a relação de usuários e tecnologias educacionais na sala de aula. Para tanto, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, nos apropriamos de instrumentos de coletas de dados como a observação sistemática e questionários. Assim, realizamos um estudo de caso em uma escola municipal do município de Castanhal - Pará, localizado a 64 km da capital paraense, contrapondo processos educacionais tradicionais as atividades foram desenvolvidas por meio da ferramenta educacional GCompris. Nesse sentido, esta pesquisa pôde apresentar uma leitura docente favorável ao software educacional, bem como, desvelar sobre o diferencial positivo de desempenho dos educandos que tiveram momentos de aprendizagem via tecnologias educacionais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Communicative language skills: a comparative analysis of duolingo and memrise applications for language learning
    (2024-07-12) SILVA, Cláudio Vitor Corrêa; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277
    O principal objetivo deste estudo é analisar o uso de aplicativos móveis para a aprendizagem de inglês, com foco nos aplicativos Duolingo e Memrise. A metodologia deste estudo consiste em uma investigação qualitativa e exploratória baseada em fontes bibliográficas. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, descrevendo os métodos e estratégias utilizados pelos aplicativos para promover a aprendizagem de inglês, Como objetivos gerais, este estudo destaca alguns aspectos que envolvem a aprendizagem de línguas através do uso de recursos tecnológicos, considerando a importância de integrar as habilidades linguísticas para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos, é descrito e feita uma comparação entre dois aplicativos móveis que foram criados para ajudar indivíduos a aprender inglês como uma língua adicional: Duolingo e Memrise.. Para atingir esses objetivos, o artigo se baseia em contribuições teóricas de autores como Harmer (2007, 2010); Brown (2001, 2007); Larsen-Freeman (2011, 2013); Mübert and Pereira (2011); Moran (2015); Barbosa (2020); Paiva (2017) e outros pesquisadores que têm se dedicado intensamente ao estudo dessa área. Após a pesquisa bibliográfica exploratória, foram feitas as análises dos dois aplicativos em evidência, também foram identificadas possíveis formas de aprimorar a aprendizagem de inglês através de aplicativos móveis, tais como a gamificação, feedback personalizado, uso de tecnologias de reconhecimento de voz, e abordagens adaptativas ao ritmo de aprendizagem dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Construção de jogo educativo como estratégia de educação alimentar e nutricional
    (2018) FERREIRA, Cibele da Conceição Oliveira; SILVA, Jackson Thiago de Lima da; GONZAGA, Irland Barroncas; http://lattes.cnpq.br/4404609403033945
    O presente trabalho teve como objetivo elaborar um jogo educativo de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos sobre a importância dos jogos educativos como estratégia de educação alimentar nutricional. Para a realização deste trabalho a busca à literatura foi imprescindível. Visando o que os autores apontam com relação à temática sobre hábitos alimentares, gosto e escolha dos alimentos, por que usar jogos em educação e pôr fim chegar à construção do jogo educativo. O presente trabalho se formou em duas etapas de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e na segunda fase da pesquisa houve a construção do jogo, orientado pela planilha de design de jogos em geral, que contém informações estruturantes para a elaboração do jogo. Diante da ampla necessidade de informações concisas sobre a importância da alimentação saudável, faz­se necessária a busca de novas estratégias para promoção de Educação Alimentar e Nutricional. Nesse contexto, o uso de tecnologias como estratégia nutricional é de extrema relevância uma vez que a brincadeira e jogos promovem interação social e criatividade em todos os ciclos da vida. E como proposto cumpriu­-se o objetivo: a construção do jogo educativo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Construção de tecnologia educacional sobre crenças e tabus alimentares no período gestacional
    (2022) ARAÚJO, Aléxia Maria Santos; FIGUEIREDO, Sandra Maria dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8530470051297070; https://orcid.org/0000-0002-4556-9554; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653
    Durante o período gestacional experimenta­se diversas alterações, tanto fisiológicas, quanto anatômicas e bioquímicas, bem como dos hábitos alimentares, devido as crenças e tabus as gestantes se privam do consumo de alimentos importantes para a sua nutrição. Elaborar uma tecnologia educacional digital através de evidências científicas sobre as crenças e tabus alimentares para mediar atividades de educação alimentar e nutricional em gestantes. Estudo de abordagem qualitativa realizado por meio de revisão integrativa da literatura, no período de outubro a novembro de 2022, critérios para seleção: artigos originais publicados em inglês e português, entre 2006 e 2022, disponíveis online e com aderência a temática. Foram encontrados seis artigos nas seguintes bases de dados: Scielo, BVS e ResearchGate. O estudo se sucedeu descrito em duas etapas: a contextualização da tecnologia educacional e o desenvolvimento da cartilha. Observou­se de acordo com os artigos selecionados, que as crenças e tabus alimentares estão presentes em alguns períodos, entre eles o gestacional, o que leva a algumas restrições na alimentação, como por exemplo: de proteínas, frutas cítricas/amargas, café, canela, comida pesada e, até mesmo, de comportamentos, como o comer por dois e os desejos da gravidez. Após a estruturação dos resultados foi elaborada a tecnologia educacional do tipo cartilha digital, dividida em introdução, gestação, alimentação saudável na gestação, nutrição, o que é crença e tabu? e crenças e tabus alimentares, com elementos facilitadores da leitura, de fácil compreensão e com recursos visuais atrativos ao leitor. A importância da elaboração da tecnologia educacional acessível às gestantes para desmistificar esses preconceitos em relação às crenças e tabus alimentares, melhorando a assistência do profissional nutricionista na Atenção Primária à Saúde na educação alimentar e nutricional adequada e segura à mãe e ao bebê.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso de tecnologias como ferramenta de ensino da matemática financeira: revisão bibliográfica
    (2023-12-21) MACEDO, Rubem Gilson Correa de; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/0680669960875075
    Este presente trabalho discutir a forma como a tecnologia é utilizada para ensinar matemática financeira a alunos do segundo segmento do ensino fundamental. O estudo discuti a forma como a compreensão e a aplicação de ideias financeiras pelos alunos podem ser melhoradas através da utilização da tecnologia num ambiente em que a educação financeira é cada vez mais importante. Com base num levantamento de literatura mais recentes publicadas entre os anos de 2020 a 2023, a investigação destaca uma série de abordagens atuais que investigam a integração da tecnologia na educação, incluindo a utilização do Excel, jogos digitais, vídeos e plataformas interativas. Essas tecnologias digitais têm sido destacadas por muitos investigadores que mostram como a tecnologia pode contextualizar as ideias financeiras e torná-las mais compreensíveis e aplicáveis, associando-as a cenários reais. O estudo destaca a utilização destas tecnológicas digitais, bem como a forma como incentivam os alunos a participarem ativamente no processo de aprendizagem, criando uma base sólida para o desenvolvimento do estudo da matemática financeira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A utilização do software Sábio: uma aventura ecológica como ferramenta didática no Ensino de Ciências Ambientais
    (2022-12-16) OLIVEIRA, Ney Cristina; FONSECA, Wellington da Silva; http://lattes.cnpq.br/5066230825214516; https://orcid.org/0000-0002-2602-1964; BARBOSA, Disterfano Lima Martins; http://lattes.cnpq.br/5619873050662231
    O uso da tecnologia educacional no atual contexto das instituições de ensino é fundamental para a modernização da educação brasileira, nesse sentido, o presente trabalho objetivou estimular a conscientização de crianças a respeito da educação ambiental através de jogos didáticos. Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento e aplicação de um jogo educativo ambiental intitulado Sábio - Uma Aventura Ecológica. A utilização do jogo promoveu, nos alunos, o interesse em combater os problemas ambientais enfrentados em Ananindeua / PA, região metropolitana de Belém. O projeto foi aplicado na Escola Sistema de Ensino Amazônia com 42 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, ao final do jogo foram distribuídos aos educandos questionários contendo questões referentes ao grau de dificuldade do jogo e aos problemas ambientais existentes na cidade. Após a aplicabilidade do jogo e das respostas obtidas com os questionários foi possível observar que os alunos participaram ativamente de cada fase do jogo e entenderam o quanto é importante cuidar do meio ambiente.
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