Navegando por Assunto "Educational process"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As relações de ensino-aprendizagem nas práticas de leitura e escrita no 9º ano de uma escola Quilombola(2025-09-15) PAES , Cinthia da Silva; VILHENA, Vilma Torres; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar de quais maneiras as práticas de leitura e escrita podem contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem enfrentadas por estudantes do 9º ano da Escola Quilombola Santo André, localizada nas ilhas de Abaetetuba-PA. A pesquisa fundamenta-se em autores como Vygotsky (1991), Freire (1996), Bortoni-Ricardo (2004) e Soares (2004), que destacam a importância da interação social, do letramento crítico e da valorização da diversidade linguística no processo educativo. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando questionários aplicados à professores de Língua Portuguesa à coordenação da escola e aos alunos, com análise de conteúdo das respostas. Os resultados indicam que, embora os alunos apresentem dificuldades relacionadas à ortografia, coesão e organização textual, as práticas pedagógicas fundamentadas no contexto cultural quilombola favorecem o engajamento, fortalecem a identidade dos estudantes e promovem avanços significativos na produção escrita. Conclui-se que a integração entre a cultura local, as práticas de escrita e as estratégias pedagógicas diferenciadas constitui fator essencial para o desenvolvimento das competências linguísticas e para a consolidação de uma educação inclusiva e emancipadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O atendimento de bebês em turma do maternal na escola municipal de educação infantil Nair Lima, município de Abaetetuba-PA(2022-12-14) PINHEIRO, Dilma Ferreira; FERREIRA, Maria das Graças Silva; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996O presente Trabalho de Curso tem por objetivo refletir sobre o ensino de bebês em turmas do Maternal, especialmente tratando da Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Nair Lima (EMEI), município de Abaetetuba-PA. A metodologia abarcou a pesquisa qualitativa, com usos de referenciais teóricos tais como Didonet (2001), Barbosa (2010), Borba (2007) entre outros, além de observações e a aplicação de questionário junto de duas professoras que atuam nesse nível de ensino com turma do Maternal. Como resultado ainda que incipiente, é possível dizer que a Educação Infantil no âmbito do atendimento de bebês é importante para o desenvolvimento integral desses sujeitos bem como o processo educativo enfrenta desafios que precisam ser enfrentados pelos envolvidos no sentido de garantir a qualidade social da educação.