Navegando por Assunto "Educational digital game"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Barco binário: uma ferramenta para o ensino de numerais em libras e lógica dos números binários(2021) SILVA, Acza Lira; ALMEIDA, Adrianne Veras de; http://lattes.cnpq.br/6359914837196360; https://orcid.org/0000-0003-3250-3916; ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7676631005873564A SBC (Sociedade Brasileira de Computação) indica no documento Diretrizes para o Ensino da Computação na Educação Básica (2019) que a introdução da computação no ensino básico exerce um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades computacionais nos alunos, para que eles estejam aptos a compreender o mundo digital, dividindo o ensino da computação em três eixos: pensamento computacional, cultura e mundos digitais. Além disso, a SBC estabelece também cinco competências específicas da computação e afirma que essas habilidades estão diretamente ligadas ao desenvolvimento das dez competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), relacionando quais conteúdo da computação devem ser trabalhados em cada ano do ensino básico. Diante do potencial multidisciplinar do ensino de computação, o presente trabalho busca englobar diferentes conhecimentos para mitigar lacunas existentes na sociedade, como o distanciamento entre surdos e ouvintes devido à falta de engajamento no incentivo de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para esse segundo público. Tendo em vista a importância do ensino de conceitos da computação na educação básica e a barreira linguística existente entre surdos e ouvintes, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional digital, chamado Barco Binário, o qual ensina a lógica de conversão dos números binários de forma lúdica e associada à introdução dos numerais em Libras para ouvintes. Para tanto, foi necessário aplicar a lógica de conversão de números decimais em binários de forma contextualizada e recreativa, desenvolver a habilidade de decodificação em formato digital, aprimorar a habilidade de relacionar os números decimais com seus respectivos sinais em Libra e avaliar a ferramenta por meio de testes e questionários aplicados aos usuários. Diante disso, verificou-se que a utilização de jogos educacionais para o ensino da lógica dos números binários associado à introdução dos numerais em Libras pode ser eficiente, visto que 87,5% dos usuários participantes dos testes, compreenderam parcialmente ou totalmente o processo de conversão binária e cerca de 75% deles afirmaram que conseguiram relacionar os números com seus respectivos sinais em Libras após a utilização do jogo, levando a crer que o ensino multidisciplinar da computação pode ser bastante relevante para transmitir diferentes conhecimentos à sociedade.