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Navegando por Assunto "Educational Processes"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Comunidade Quilombola de Itamoari: identidade e saberes que circundam a Escola Petronília do Carmo
    (2023-12-11) BATISTA, Auriete de Gois; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618
    O presente artigo problematizou a educação em interface com o currículo da escola Petronília do Carmo, localizada no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do estado do Pará. Objetivou analisar como o currículo da escola aborda as questões identitárias e multiculturais da comunidade de Itamoari em seu fazer pedagógico. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada uma turma multisseriada de Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Os sujeitos participantes foram: oito alunos na faixa etária de 4-10 anos de idade; um professor/gestor; quatro sujeitos da comunidade, sendo eles três mães e um pai. Como técnica de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada com o professor/gestor e com os pais dos alunos. O período de coleta de dados ocorreu entre outubro de 2022 a fevereiro de 2023, com ida a campo, a realização das entrevistas, observações e registros no diário de campo para subsidiar nossa análise. Os resultados revelaram, que, apesar dos avanços com relação à temática abordada e da legislação que trata das populações quilombolas, os saberes culturais destas comunidades ainda são pouco afirmados e trabalhadas, tanto no currículo, quanto na prática pedagógica. Entendemos que a identidade e os saberes se manifestam no simbolismo do tempo e na cultura de transmissão de conhecimentos, e compreendemos o currículo como documento estruturante do fazer educativo. Nesse sentido, é preciso concentrar os esforços tanto das políticas públicas, quanto da gestão escolar, no que diz respeito ao entrelaçamento dos conteúdos escolares com os saberes históricos da vida cotidiana da comunidade quilombola na organização do trabalho pedagógico. Dessa forma, este trabalho visa contribuir com as reflexões que vem sendo construídas sobre a valorização do saber/fazer advindo dos mais velhos, e concentra-se no desenvolvimento de novos caminhos a trilhar no sentindo de aproximar, por meio da pesquisa, Identidades e Saberes que circundam a E.M.E.F. Petronília do Carmo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Encontros e desencontros nas vozes de crianças na escola do campo da Comunidade Vila Jordão, Bonito-PA
    (2023-12-15) CORDEIRO, Silvio José Travassos; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618
    Este trabalho acadêmico sobre processos educativos na escola do campo, resulta de estudos e diálogos promovidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Educação e Cultura na Amazônia Paraense, associado ao Projeto de Pesquisa - As gramáticas sociais de crianças e suas infâncias em territórios de águas de regiões da Amazônia paraense CNPq/MCTI/FNDCT, despertando em seus membros o interesse de ouvir o que as crianças dizem sobre a escola em que estudam e quais os seus sentidos e significados. O objetivo central é identificar e analisar os sentidos e significados atribuídos à escola pelas crianças acerca do fazer educativo da escola do campo, Comunidade de Vila Jordão, município de Bonito, estado do Pará e sua relação com o desempenho escolar. Metodologicamente trata-se de uma abordagem qualitativa com a realização de pesquisa de campo compreendida entre os dias 3 a 11 de março de 2022. Os participantes da pesquisa são crianças, na faixa etária de 7 a 10 anos. Para realizar a escuta dos sujeitos utilizamos diferentes abordagens que se complementam, pesquisa bibliográfica, desenhos, observações e escuta com os alunos e as famílias residentes nesta localidade. Ancoramos o estudo em referenciais teóricos da área da educação, infância e educação do campo e os seguintes autores: Caldart (2004), Freitas (2005); Ferreira e Nunes (2014), Evangelista e Marchi (2022), entre outros. A pesquisa demonstrou que as crianças desejam uma escola portadora de aprendizagens significativas com elementos de sua cultura lúdica respeitando sua tradição e o tempo de ser criança. É importante ainda, que a escola do campo seja um espaço-tempo fundamental de formação humana, existência e resistência camponesa.
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