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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A percepção da Câmara Municipal Legislativa sobre a política educacional no município de Nova Esperança do Piriá, Estado do Pará, Brasil
    (2023-04-01) DAMASCENO, Maria das Graças; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362
    Este trabalho tem como objetivo principal analisar a percepção dos vereadores do município de Nova Esperança do Piriá, estado do Pará, sobre as políticas públicas de educação do referido município, assim como descrever o processo perceptivo que a vereança possui sobre os projetos, programas e ações relacionadas à educação. A pesquisa ocorreu no período de agosto de 2017 a janeiro de 2018. Elegeu-se como abordagem de pesquisa a qualitativa, onde foi possível elaborar e aplicar questionários com perguntas abertas e fechadas, tendo como foco principal os parâmetros que envolvem as políticas públicas e seus vieses a realizar a descrição do entendimento dos sujeitos questionados. A amostragem foi constituída de 5 (cinco) do universo de 9 (nove) vereadores da Câmara Municipal do Município de Nova Esperança do Piriá-PA. A análise ocorreu, primeiramente, pela organização e tabulação das respostas oriundas do questionário e, em seguida, análise e interpretação do conteúdo, com a transcrição total ou parcialmente das respostas mais expressivas. Os principais resultados demonstraram que a vereança não percebe políticas públicas de educação de forma efetiva no município de Nova Esperança do Piriá-PA, e, um dos fatores para essa não percepção é o não entendimento do que sejam essas políticas. Todavia, superficialmente, pouco foram os vereadores que demonstraram e assinalaram algumas das políticas públicas, por exemplo, o Programa Nacional de Alimentação Escolar e outros, sendo que estes são programas do Governo Federal.
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