Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Education of the field"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Autobiografia: história da minha formação acadêmica
    (2018-05-02) SANTOS, Valquíria da Silva dos; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111
    Este Trabalho de Curso – TCC trata-se de uma Autobiografia: História Da Minha Formação Acadêmica. A Autobiografia é um trabalho descritivo que relata não só a trajetória da minha formação escolar descreve uma síntese de alguns momentos marcantes familiares e minha formação acadêmica, Sendo de família pobre e filhos de agricultores, tive momentos bons e ruins na cidade de Brasil Novo, onde as recordações são eternas. Nesta Autobiografia, pretendo descrever a minha trajetória de vida enquanto aluna do ensino infantil até a inclusão acadêmica. Objetivando descrever o primeiro contato com experiências pessoais e profissionais adquiridas no decorrer da minha vida. Sendo de suma importância lembrar as fases da nossa vida tanto na infância quanto a fase adulta e lembrar-se das conquistas profissionais. A metodologia de trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica que discorre sobre fundamentação teórica à trajetória de minha vida. O principal objetivo é valorizar o crescimento de um estudante, pois vale lembrar que são muitos anos de vivencias em um espaço escolar e que muitas pessoas não têm esse momento para relembrar e fazer uma analise do que vivenciou até chegar a uma conclusão de licenciatura, assim aprecio esse momento pra falar que é de grande significado para poder relembrar e vivenciar a segunda vez a minha vida e hoje afirmo estar preparada para o mercado do trabalho com o ensino superior em educação do campo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O movimento social cáritas na luta pela melhoria da educação do campo nas ilhas de Abaetetuba-PA
    (2018-06-20) SENA, Leonice Dias; COPETTI, Lucia Daiane; http://lattes.cnpq.br/3141154260010648; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005
    O referente artigo apresenta o movimento social Cáritas nas Ilhas de Abaetetuba-PA, organizada pela Paróquia Rainha da Paz, sendo um movimento mundial da Igreja Católica. Neste artigo mostramos como a mesma se organiza internacionalmente até a região pesquisada, dando ênfase à sua estrutura até a atuação nas Ilhas, pois a mesma trabalha com compaixão e profissionalismo sem fins lucrativos, para responder a emergências, promover o desenvolvimento e defender um mundo mais justo, no qual todos são iguais. A Cáritas nas Ilhas vem atuando por melhorias desde a saúde até a segurança pública, mas será apresentado especificamente a sua ação diante da educação do campo, que já se é carente nos centros urbanos, quanto mais nas ilhas cuja qualidade deixa a desejar, carente desde a estrutura até professores qualificados para trabalhar no campo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Práticas docentes para atuação na educação do campo
    (2018-06-25) LOBATO, Ana Lúcia Vasconcelos; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    A proposta deste artigo é analisar como estão sendo as práticas docentes para atuação na educação do campo. O objetivo é de analisar como estão se dando as práticas docentes dos educadores que atuam nas escolas do campo, bem como conceituar histórico e socialmente a gênese da educação do campo e das escolas do campo no Brasil. Buscaremos, então argumentar as bases teóricas e práticas que subsidiam as reflexões acerca da formação docente para atuar no campo como precursor do desenvolvimento de habilidades cognitivas no seu espaço escolar. Organizamos esse artigo em três tópicos onde objetivamos referendar através de uma análise histórica e legais para o processo formação desses profissionais fazendo uma reflexão sobre o papel do profissional de educação do campo, buscaremos também refletir como esse profissional da educação vem trabalhando nesse processo e qual a sua formação acadêmica para lidar com o novo. Por meio de uma pesquisa exploratória, qualitativa, trata-se definir o universo da população de estudo do ensino fundamental e definir a amostra como parte que irá representar o universo que serão os quatro professores de uma comunidade rural do município de Abaetetuba/PA, conhecida como Jarumã a Escola Municipal Adriano Rodrigues Cardoso aonde encontramos acessibilidade e tipicidade para constituída investigação, e na conclusão por meio da análise dos dados coletados in lócus e argumentações conclusivas embasadas nos resultados dos questionários utilizados junto aos professores utilizados na pesquisa e assim expusemos nossas percepções de que existem divergências entre as práticas pedagógicas assumidas pelos professores e as diretrizes propostas pela educação do campo, e estas foram elaboradas a partir do caminhar metodológico por nós vivenciado no decorrer da elaboração do presente trabalho. A referida pesquisa contou com o embasamento teórico de vários autores que permeiam as discussões sobre o referido assunto.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Religiosidade e organização social na perspectiva da educação do campo: o caso da comunidade Alvorecer da Esperança-rosquelicia, Abaetetuba-PA
    (2019-07-22) CEZÁRIO, Dielle Santos; SOUZA, José Ribamar Furtado de; http://lattes.cnpq.br/4220408932235239
    O objetivo do trabalho é compreender de que forma as práticas utilizadas pela religiosidade na comunidade Alvorecer da Esperança, direcionada a organização, desenvolvimento econômico e social, vem influenciando na vida dos moradores, em seu modo de pensar e de agir. O procedimento metodológico seguiu de uma abordagem de caráter qualitativo do tipo descritivo e explicativo, a partir do estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta os dados primários, bem como entrevistas com 12 os participantes. Através das análises dos dados coletados com os membros da Comunidade Alvorecer da Esperança, foi observado que tanto as lideranças religiosas como o grupo focal foram unanimes em afirmar que o movimento religioso localizado na Comunidade Alvorecer da esperança, Rosquelicia - PA 151 KM 60 vilas Camotim, zona rural da cidade de Abaetetuba-PA, possui forte influência no processo de organização social, econômica e religiosa. Essas influencias ocorrem a partir da desde a fundação da igreja, onde o líder religioso influenciou os fies através de uma organização social e religiosa a criação de projetos de desenvolvimento sustentável que melhorasse a vida da população da comunidade, tais como: Fábrica de biscoitos, buffet, hortaliça, inclusão digital, apicultura e avicultura.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA