Navegando por Assunto "Education - Parent participation"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Família e escola reflexões acerca de ausências e (des)encontros(2018-12-28) CHAVES, Maria Elcione Pacheco; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339A pesquisa apresenta uma discussão acerca da família e da escola demonstrando que as duas instituições são as principais e maiores responsáveis pela educação das crianças e jovens em nosso país. O trabalho surgiu a partir da inquietação que se teve ao trabalhar em uma escola da zona rural, no Município de Mãe do Rio PA. A inquietação ocorreu devido aos pais e mães da referida escola não participarem das atividades escolares de seus filhos, pois o não acompanhamento por parte dos pais e mães parecia ser um fator que contribuía para o atraso na educação dos mesmos. Os objetivos foram investigar os fatores que interferem para a pouca participação dos pais e mães na vida escolar de seus filhos, nas produções acadêmicas que debatem o tema e nas falas de mães e pais e mães da localidade onde atuo. Além desse objetivo, buscou-se observar a postura dos pais e mães em relação a educação de seus filhos; identificar quais os motivos que impedem a convivência dos pais e mães na escola; descrever os principais e mães problemas enfrentado pelos pais e mães, no decorrer do ano letivo, que os deixam ausentes da vida escolar dos filhos nessa escola. As questões norteadoras foram: Compreender as causas dessa realidade frustrante e vigente naquela escola; esclarecer os motivos que estão intervindo para pouca participação desses pais e mães; esclarecer quais as maiores dificuldades encontradas que justifiquem esse distanciamento na educação escolar de seus filhos, além de investigar o que a educação significa para mães e pais e mães de alunos. A metodologia empreendida foi uma pesquisa de campo articulada a uma pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados fez-se entrevistas com os docentes e com os pais e mães. Ficou evidenciado que o acompanhamento dos pais e mães na educação dos filhos contribui significativamente para o sucesso na educação dos mesmos, embora a presença e interesse dos pais não garanta automaticamente o sucesso escolar dos filhos e filhas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fatores que contribuem para a indisciplina escolar em uma escola pública de Santa Bárbara (PA): uma análise do 4º e 5º ano a partir das concepções docentes(2018-11-10) DAVID, Joana Silva; AZEVEDO, Marcos Lobo de; http://lattes.cnpq.br/2707853818176197O trabalho “FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A INDISCIPLINA ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTA BÁRBARA (PA): uma análise do 4º e 5º ano a partir das concepções docentes” é um tema de suma importância no contexto educacional, principalmente quando se trata de disciplina escolar. Diante dessa relevância, o objetivo geral consiste em compreender as causas que levam a indisciplina entre os alunos do 4º e 5º ano, conforme os relatos dos professores. Como objetivos específicos: identificar os fatores que geram a indisciplina entre os alunos; relacionar, a partir dos índices anteriores da escola, os motivos geradores de indisciplina entre os alunos; bem como analisar se as causas da indisciplina escolar entre os alunos do 4º e 5º ano consideradas pelos professores estão em consonância com o referencial teórico da área. O trabalho consolidou-se por meio da aplicação de uma entrevista estruturada com os professores da referida escola dialogando com bases teóricas como: Bayal, Ecchili, Mendonça, Oliveira e Martins, Pinheiro, Rego, Siqueira. Os resultados apontam que os alunos refletem na escola a realidade da situação vivenciada no seio familiar, entretanto, vale ressaltar que a indisciplina é um tema bastante discutido no âmbito da referida escola e que precisa ser trabalhada na formação continuada para os docentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Participação, co-participação e não-participação: reflexões sobre o equilíbrio na relação família e escola(2018-12-18) JAQUES, Luciana Maria Pinheiro; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339Este trabalho tem como tema “Participação, Co-participação e Não Participação: Reflexões sobre o equilíbrio na relação Família e Escola”, e se justifica, uma vez que escola e família podem ter afinidades para ajudar no processo ensino e aprendizagem do aluno, e ainda se quer compreender, segundo o discurso de responsáveis pelos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Maria do Pará, os motivos da não participação nas atividades promovidas pela escola. Trabalha-se com o objetivo geral: compreender, na articulação de análises de pesquisadores do tema família e escola e segundo o discurso de responsáveis pelos alunos de uma escola pública de Santa Maria do Pará, os motivos da não participação destes nas atividades promovidas pela escola. Como objetivos específicos pretendemos: Avaliar se os motivos apontados pelos pais dos alunos para sua ausência das reuniões escolares, são previstos ou analisados na literatura específica que aborda essa temática; Verificar como acontece a participação da família na escola na visão dos responsáveis; Analisar criticamente as respostas com base nos dados coletados. A metodologia é baseada em pesquisa bibliográfica e empírica, onde se utilizou um roteiro de entrevista, aplicado ao público-alvo que foram 10 (dez) pais (mãe e pai) de alunos. O estudo caracteriza-se pela abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir da técnica de entrevista semi-estruturada, que direcionou perguntas abertas e fechadas. A análise e interpretação de dados se deram a partir da transcrição das respostas dadas nas entrevistas. Os autores do estudo são: Ariès (2005), Dessen (2007), Junges (2016), Nogueira (1998/2005/2008/2011), Nóvoa (1995/2007), Polonia (2005), Zago (2000/2007) e outros. Conclui-se que, a escola deve estar atenta à família de cada educando, porque tanto a família deve participar do processo ensino-aprendizagem, quanto a escola precisa estar interligada não só com a família, mas com a comunidade na qual se insere, buscando seus saberes, valores, interesses culturais, sociais, políticos e econômicos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação família e escola: uma análise a partir do discurso de professores de uma escola pública em Irituia – PA(2018-08-31) NASCIMENTO, Márcia Sheila Costa do; MAIA, Patrícia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4431710907133377A escola e a família são na atualidade, uma das mais palpitantes questões discutidas por pesquisadores e/ ou gestores dos sistemas e unidades de ensino. Aproximar a família da escola é uma incansável função de todos que fazem parte do contexto escolar, pois a participação desta no processo de escolarização da criança é de suma importância para o seu desenvolvimento e interfere de maneira positiva no desempenho do aluno na escola. A proposta central deste estudo é baseada na construção de parcerias entre a família e a escola no intuito de que haja por parte do aluno um maior interesse em seu processo de aprendizagem. Sabendo-se que a família em parceria com a escola é fundamental nesse processo, essa problemática motivou a escolha do tema, a fim de melhor compreeender como ocorre a participação dos pais dos alunos em uma Escola Pública do Município de Irituia (PA), tendo ainda a pretensão de aproximar a família da escola para a melhoria na aprendizagem do aluno. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, através de entrevistas para a coleta de dados. Os docentes entrevistados expressaram a necessidade de um maior envolvimento dos pais de alunos no ensino aprendizagem dos alunos, sendo fundamental uma relação mais estreita entre escola e família.