Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Educapesca"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA
    (2023-07-07) OLIVEIRA, Rafaela Ferreira de; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
    O presente trabalho analisa as Representações Sociais dos docentes sobre as práticas e saberes necessários para ser e fazer-se professor no Projeto de Educação de Jovens e Adultos articulado à Educação Profissional – EDUCAPESCA, do município de Bragança/PA. O referencial teórico-metodológico tem como base a Teoria das Representações Sociais (TRS), na abordagem da construção processual de Jodelet (2001) e Moscovici (1978). A coleta de dados foi realizada com os professores do segundo segmento do projeto em dois momentos: primeiramente a aplicação de formulário em conjunto com 18 professores e posteriormente a realização de grupo focal com nove destes professores. As informações coletadas durante o percurso metodológico foram organizadas em dimensões inerentes ao campo das TRS, as quais traduzem os seguintes achados: Os sujeitos são os docentes que possuem sua identidade e contribuição dentro de sua formação acadêmica e vivência no projeto; o contexto elucidado pelas diversas questões que envolvem desde a formação do professor até mesmo a condição de estrutura das escolas e recursos para a prática pedagógica, variáveis que afetam diretamente a oferta de um ensino de qualidade; e os sentidos que permeiam as particularidades em ser docente no Projeto e a construção disso dentro dessa articulação da EJA com a Educação Profissional junto desses sujeitos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA