Navegando por Assunto "Educador"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIENCIAS: desafios e pespectivas de alunos e professores no processo ensino aprendizagem em Breves-Pará(2016-08-26) MERCÊS, Paulo Santana das; ARAUJO, Josiney Farias de; http://lattes.cnpq.br/0143599709679036; https://orcid.org/0000-0002-3431-3916; BRITO JUNIOR, Carlos Alberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491O presente trabalho de pesquisa tem por objetivos analisar o processo da experimentação voltada ao ensino de Ciências dentro do contexto escolar no município de Breves, estado do Pará. O trabalho analisa a ação de professores e alunos da rede pública de ensino com foco voltado as práticas pedagógicas utilizadas pelos educadores de ciências em turmas de 6 ao 9 ano do ensino fundamental. O mesmo busca fazer uma reflexão da figura do professor dentro desse processo, já que ele deve ser o principal instrumento responsável por utilizar das melhores práticas pedagógicas afim de contribuir de maneira satisfatória com o processo de formação dos alunos. A fundamentação teórica do trabalho se apoia na leitura de artigos científicos, publicados acerca do tema da experimentação dentro do processo educacional voltada ao ensino de ciências. O trabalho também se apoia em pesquisas de entrevistas realizada com alunos e educadores. Os questionários utilizados foram aplicados após a utilização de alguns experimentos em sala de aula que exemplificam e esclarecem, principalmente aos alunos o que é a experimentação em sala de aula. O trabalho aqui apresentado tem como principal objetivo enfatizar as práticas voltadas a experimentação no ensino de ciências, apurar as práticas utilizadas pelo professor, além de verificar a atuação do aluno seu ponto de vista sobre a utilização de experimentos em sala de aula com foco na relação ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A trajetória de vida e formação de um educador ribeirinho no município de Gurupá-Pará(2023-01-24) PACHECO, Jeanderson do Nascimento; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660O referido trabalho sobre estudo autobiográficomemorial ,tendo como tema minha trajetória como educador ribeirinho no municipio de Gurupá Pará: objetivo geral fazer uma uma descrição de minha trajetoria do apreder ao ensinar e as dificudade vivida ao logo do tempo como docente e discente relatar de como foi chegar ater a univercidade Ferderal do Pará UFPA, atraves do PARFOR , e apresentar minha família que foi de suma importância na minha trajetória de vida discente e docente, e como era na época onde não se tinha escola e nem o transporte escolar para se chegar até a escola e de como era esse periodo difícil na educação. A os métodos ultilizados parte de uma reflexão descritiva autobiográfico, que segundo.