Navegando por Assunto "Editoração"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Trabalho de Curso - Graduação - Monografia - Acesso aberto (Open Access) Editoração de livros: a parceria entre bibliotecário e editor(2017-04-06) SOUZA, Geisa Silva de; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115Destaca a participação do bibliotecário no processo editorial. Visa às atividades exercidas pelo bibliotecário, editor e os demais especialistas envolvidos na editoração de livros, assim como as etapas em que está dividido o processo editorial, as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para padronização dos livros, os direitos que os autores têm sobre a obra que produz. Adverte para o fato de que sem um profissional qualificado para aplicabilidade das normas, o erro seria eminente. A parceria entre os dois profissionais, bibliotecário e editor, resulta na produção de bons livros para os leitores. Salienta que diante de várias habilidades do bibliotecário, é relevante destacar o serviço de normalização, catalogação, indexação, dentre outros, desempenhado pelo bibliotecário. Constata que o principal responsável pela padronização dos livros é o bibliotecário. Conclui que há necessidade do bibliotecário ser inserido no processo editorial.
- Trabalho de Curso - Graduação - Monografia - Acesso aberto (Open Access) Interação entre texto e imagem por meio do livro físico(2018-01-31) PANTOJA, Monique Costa; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115Apresenta características concernentes ao livro ilustrado. Apresenta a relação entre o texto (linguagem escrita) e a imagem (linguagem visual) num primeiro momento entre si e, posteriormente no âmbito do livro culminado na existência de nomenclaturas próprias para esta mídia híbrida a saber: livro ilustrado, livro com ilustrações e histórias em quadrinhos. Nota-se a existência de um público diferenciado assim como mais diverso para estes tipos de mídia. No entanto há a preferência pelo e para o público infantil. Reafirma que o produto livro é pensado de acordo com o público-alvo e, devido à multiplicidade do mesmo, faz-se necessário um cuidado maior durante sua construção. Aborda os cuidados a se ter na construção de um livro: o tratamento do texto, realizado no início, e da imagem, realizado no final. Conclui-se que o livro ilustrado onde seus três pilares: o texto, a imagem e o suporte, possuem uma enorme gama de possibilidades de funções e relacionamentos é um objeto de estudo complexo, no entanto, é com frequência tratado com uma literatura simplista e inferior.
- Trabalho de Curso - Graduação - Artigo - Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência na produção, na organização de um e-book sobre produtos de disseminação da informação em temas emergentes da COP-30(2025-09-04) CASTRO, Jhonnil Santos de; GHENO, Ediane Maria; http://lattes.cnpq.br/1255827954595186; https://orcid.org/0000-0003-2743-4557Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre o processo de produção, organização e publicação do e-book I Mostra de Ensino e Pesquisa: Disseminação da Informação em Temas Emergentes da COP-30. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, e tem como objetivo descrever os procedimentos editoriais aplicados a 16 produtos informacionais desenvolvidos na disciplina Disseminação da Informação (2023.4), da Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará. O relato de experiência abrangeu as etapas do fluxo editorial: contato com os autores, organização do conteúdo, definição da estrutura e publicação, além da análise do papel do bibliotecário em cada fase do processo. Como resultados, obteve-se um e-book padronizado, com identidade visual consistente e recursos interativos. Nas considerações finais, destaca-se o papel estratégico do bibliotecário na editoração, evidenciando sua adaptação e contribuição para a disseminação do conhecimento.