Navegando por Assunto "Editoração"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Editoração de livros: a parceria entre bibliotecário e editor(2017-04-06) SOUZA, Geisa Silva de; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115Destaca a participação do bibliotecário no processo editorial. Visa às atividades exercidas pelo bibliotecário, editor e os demais especialistas envolvidos na editoração de livros, assim como as etapas em que está dividido o processo editorial, as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para padronização dos livros, os direitos que os autores têm sobre a obra que produz. Adverte para o fato de que sem um profissional qualificado para aplicabilidade das normas, o erro seria eminente. A parceria entre os dois profissionais, bibliotecário e editor, resulta na produção de bons livros para os leitores. Salienta que diante de várias habilidades do bibliotecário, é relevante destacar o serviço de normalização, catalogação, indexação, dentre outros, desempenhado pelo bibliotecário. Constata que o principal responsável pela padronização dos livros é o bibliotecário. Conclui que há necessidade do bibliotecário ser inserido no processo editorial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Interação entre texto e imagem por meio do livro físico(2018-01-31) PANTOJA, Monique Costa; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115Apresenta características concernentes ao livro ilustrado. Apresenta a relação entre o texto (linguagem escrita) e a imagem (linguagem visual) num primeiro momento entre si e, posteriormente no âmbito do livro culminado na existência de nomenclaturas próprias para esta mídia híbrida a saber: livro ilustrado, livro com ilustrações e histórias em quadrinhos. Nota-se a existência de um público diferenciado assim como mais diverso para estes tipos de mídia. No entanto há a preferência pelo e para o público infantil. Reafirma que o produto livro é pensado de acordo com o público-alvo e, devido à multiplicidade do mesmo, faz-se necessário um cuidado maior durante sua construção. Aborda os cuidados a se ter na construção de um livro: o tratamento do texto, realizado no início, e da imagem, realizado no final. Conclui-se que o livro ilustrado onde seus três pilares: o texto, a imagem e o suporte, possuem uma enorme gama de possibilidades de funções e relacionamentos é um objeto de estudo complexo, no entanto, é com frequência tratado com uma literatura simplista e inferior.