Navegando por Assunto "Ecologia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dinâmica ecológica em comunidades de várzea e terra firme: avaliação do consumo alimentar de macronutrientes em ribeirinhos do Médio Solimões, Amazonas(2021) BORGES, Udsom Felipe Moraes; CARNEIRO, Luísa Margareth Araújo; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; GLÓRIA, Pedro José Tótora da; http://lattes.cnpq.br/9111647253588398; https://orcid.org/0000-0002-6282-7826INTRODUÇÃO: As populações ribeirinhas residem majoritariamente nas áreas rurais, às margens de rios e lagos que compõe o território da Amazônia. O cotidiano dessas populações acaba sofrendo forte influência dos rios, resultando em períodos de cheia e seca. A Amazônia apresenta dois tipos de ambiente com grande importância para a vida dos ribeirinhos: a várzea, caracterizada pela sua frequência de alagamentos, e a terra firme, que não sofre alagamentos. OBJETIVO: Avaliar o efeito de fatores ecológicos na ingestão de macronutrientes de homens e mulheres ribeirinhos do Médio Solimões, comparando as dietas no período de seca e cheia em comunidades de várzea e terra firme. METODOLOGIA: As comunidades estudadas estão localizadas no Médio Solimões no estado do Amazonas. O campo foi realizado no ano de 2015 entre maio e julho e outubro a dezembro. O número amostral total deste projeto consiste em 167 indivíduos. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, através do método do recordatório de 24h. Foram realizados cinco dias de recordatórios no período da cheia, e cinco dias na seca. Os recordatórios foram analisados e seus dados foram organizados em planilhas do programa Excel. Os dados sobre alimentação (macronutrientes, quantidades, consumo e receitas), foram organizados e armazenados no software Nutritionist Pro. RESULTADOS: A comparação entre homem e mulher apresentou diferença significativa para os três macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos). Já a comparação entre várzea e terra firme apresentou diferença significativa para carboidratos, na amostra total da cheia, e para homens na cheia. Os lipídeos apresentaram diferença significativa na amostra total da cheia, e para mulheres na cheia já na comparação entre seca e cheia, as diferenças significativas foram para proteínas e carboidratos no sexo masculino. CONCLUSÃO: Em síntese, são necessários mais estudos que corroborem com os resultados encontrados neste trabalho. Outrossim, os resultados significativos que foram obtidos agregam ainda mais para a literatura com dados novos, atentando para as relações entre ambiente e alimentação em populações ribeirinhas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fauna edáfica em sistemas agroflorestais (tradicional e cabruca) e floresta nativa(2019-12-11) LIMA, Eduarda Silva de; SILVA, José Wilson Pereira da; http://lattes.cnpq.br/8764876597882469A degradação de áreas no Brasil é uma questão preocupante que se intensificou em 1940, durante a ocupação da Amazônia. Buscou-se desde então modelos de uso do solo capazes de minimizar danos, como Sistemas Agroflorestais (SAF). A análise da fauna edáfica é um meio de verificar como estas intervenções afetam os ambientes, visto seu papel ecológico. Assim, objetivou-se inventariar e comparar a fauna edáfica em diferentes sazonalidades em uma Floresta Nativa (FN) e Sistemas Agroflorestais Cabruca (SAFC) e Tradicional (SAFT) em Medicilândia-PA por meio de coletas quinzenais de amostras de solo e liteira. Foram realizadas 120 coletas (40 por ambiente) em liteira e solo (0-40 cm), entre Período Chuvoso e Estiagem. A análise faunística foi feita pelo programa estatístico R e ANAFAU. Foram levantados 6.440 indivíduos em 3 filos, 8 classes e 26 ordens. Maior riqueza ocorreu em SAFC e maior diversidade em FN, porém SAFT e FN apresentaram maior similaridade. O Período de Estiagem totalizou 2.850 indivíduos e Período Chuvoso 3.590, indicando forte influência sazonal. O gradiente solo obteve maiores valores entre os SAF. Assim, notou-se que a fauna edáfica é importante bioindicadora, principalmente o filo Arthropoda, e que os SAF são ótimos modelos de manejo do solo sustentáveis.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gerromorpha (Insecta: Heteroptera) como bioindicador de alteração ambiental em igarapés da Amazônia Oriental(2022-12-19) OLIVEIRA, Paulo Augusto Feitosa de; SILVA, Karina Dias da; http://lattes.cnpq.br/2271768102150398; https://orcid.org/0000-0001-5548-4995A perda de biodiversidade nos trópicos é resultante do aumento do desenvolvimento das atividades antrópicas. Os bioindicadores têm sido utilizados para detectar mudanças na natureza nos últimos 40 anos, pois alguns organismos são capazes de predizer os impactos ambientais mediante mudança na comunidade, seja na composição, na abundância dos táxons, na abundância relativa dos grupos funcionais de alimentação ou aumento em números de deformidades etc. Assim, para a utilização de bioindicadores, é preciso a identificação das espécies ou de outras unidades taxonômicas que possam indicar o distúrbio no ambiente que sejam difíceis de mensurar. Os Heteroptera aquáticos são insetos com grande variedade de formas, refletindo adaptações a uma ampla variedade de nichos. Apresentam grande importância nos ecossistemas, principalmente nas cadeias tróficas, pois servem como alimento para outros organismos e desempenham o papel de controle biológico. Este trabalho teve como objetivo avaliar a resposta das espécies e dos gêneros de Gerromorpha a integridade de habitat de igarapés. Foram coletados 2212 espécimes, pertencentes a três famílias, sete gêneros e 36 espécies em 45 igarapés no município de Paragominas – PA. A integridade de habitat, aqui representada pelo IIH, apresentou correlação positiva tanto com a riqueza de espécies quanto com a riqueza de gêneros de Gerromorpha. As espécies que responderam positivamente ao gradiente foram Brachymetra lata, Rhagovelia jubata e Rhagovelia elegans. As que responderam negativamente ao aumento da integridade ambiental foram Rhagovelia hambletoni e Rhagovelia sp.7. Para os gêneros somente Brachymetra respondeu positivamente ao gradiente ambiental. O efeito significativo o gradiente ambiental tem sobre a composição das espécies e gêneros de Gerromorpha diz muito sobre a grande diferença morfológica e funcional que os espécimes de Gerromorpha tem entre si fazendo com que muitos sejam específicos em seus ambientes. Compreender como os principais elementos do igarapé mantêm a diversidade de comunidades biológicas auxilia os programas de uso da terra em uma perspectiva de conservação e restauração eficientes para riachos tropicais.Trabalho de Curso - Graduação - Resumo expandido Acesso aberto (Open Access) O uso do jardim escolar para a construção de teia alimentar: experiências no ensino de ecologia(2025-02-10) TORRES , Milena Sousa; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O presente trabalho de Conclusão de Curso se constitui em um resumo expandido intitulado O USO DO JARDIM ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DE TEIA ALIMENTAR: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE ECOLOGIA, o qual foi apresentado no evento “II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e VI SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, que ocorreu de forma presencial nos dias 05 a 07 de novembro de 2024 em Castanhal-PA. A realização dessa atividade foi possível através do Programa Residência pedagógica (PRP), que é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), tendo como objetivo principal a inserção de licenciandos para vivenciar à educação básica, assim como a contribuição na identidade profissional e a experiência precoce do discente no espaço escolar. Com isso, meu objetivo geral foi reforçar o meu desejo em poder contribuir com o aprendizado dos alunos na escola e aprimorar cada vez mais minha experiência em sala de aula, uma vez que esse processo, contribui bastante não apenas para o processo formativo, como também auxilia na identificação de outras vertentes educacionais. No contexto do programa, vivenciei etapas como a imersão no cotidiano escolar, a elaboração de planos de aula, materiais didáticos para utilizar nas aulas ou mesmo em ações; possibilitando assim, uma atuação em atividades de regência e intervenções pedagógicas em parceria com a professora preceptora; para posterior elaboração do relato de experiência, no intuído de produzir baseado na realidade dos alunos e dos acontecimentos cotidianos.