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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El microrrelato en el aula de ELE: una propuesta didáctica con “Revolucionario del siglo XXI” de david roas y “La mujer” de Ana María Shua con alumnos del 1º año en la escuela del campo “Benedita Lima Araújo”(2023-12-19) BATISTA, Adiel de Jesus; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662Este trabalho desenvolvido com alunos do primeiro ano, da escola do campo “Benedita Lima Araújo”, tem como objetivo geral reflexionar a importância da literatura nas classes de ELE, especificamente, conceber e aplicar uma proposta didática com uma abordagem do género Microrrelato a partir dos Microrrelatos “Revolucionario del siglo XXI” do autor espanhol David Roas e “La Mujer” da autora Argentina Ana María Shua. Frente o dito, para o desenvolvimento do artigo se fez uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, com enfoque nos temas de “Literatura”, Silva, (2023), Eagleton, (1998), “literatura en clases de ELE” Singh y Villasol (2015), Ferreira, (2012), “Microrrelato” Blanco, (2020), Funez, (2012), “Lúdico” Labrador e Moreto (2008), Benitez (2008), que foram importantíssimos para a construção teórica do trabalho, e além disso, a aplicação em uma classe de espanhol da atividade “Microrrele” (Microrrelato em língua espanhola) fomentando a interpretação e produção textual, seguida de dois questionários, uma inicial e uma final. Como resultado se percebeu que o Microrrelato é um género literário que merece destaque, pois se comprovou na classe e nas enquetes que o gênero teve aceitação e interesse dos alunos, o que comprova que é uma ferramenta muito importante e potente no ensino de língua espanhola como língua estrangeira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El uso de la novela grafica mangá como herramienta didactica en la enseñanza de la oralidad y escrita em español como lengua extrajera(2018-06-04) FIEL, Luis Sidney Nascimento; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente trabalho oferece ao professor de espanhol como língua estrangeira (ELE) a possibilidade de considerar o gênero mangá como uma ferramenta didática que pode abrir portas para o ensino de uma segunda língua, a grande diversidade de temas como: aventuras, amor, esporte, sexualidade e outros, faz do mangá acessível a todas as idades e gêneros. Além de possuir uma particularidade notável para sua aplicação em aulas, que é sua incontestável popularidade atualmente. Outro ponto relevante do comic japonês é, a presença de imagens com características muito reais, o que confere um ensino fundado também no “lúdico’, visto que o mangá concede aos estudantes motivação e interesse para desenvolver os exercícios propostos. O mangá pode também englobar as quatros destrezas linguísticas (leitura, escrita, oral e auditiva). Utilizamos em este trabalho autores como, ALONSO (2010), PARADA (2012), POMATA (2012), que nos possibilitam falar do mangá no ensino de línguas. Por conclusão, o comic japonês pode ser utilizado como suporte para os professores de espanhol, em busca de bons efeitos no processo de ensino e aprendizagem de seus estudantes, além de criar um ambiente favorável ao ensino, visto que conta com elementos de humor y riso, coisas que podem tranquilizar os alunos os deixarem mais relaxados, também propomos atividades para trabalhar a escrita e a oralidade utilizando o manga.