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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El microrrelato en el aula de ELE: una propuesta didáctica con “Revolucionario del siglo XXI” de david roas y “La mujer” de Ana María Shua con alumnos del 1º año en la escuela del campo “Benedita Lima Araújo”(2023-12-19) BATISTA, Adiel de Jesus; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662Este trabalho desenvolvido com alunos do primeiro ano, da escola do campo “Benedita Lima Araújo”, tem como objetivo geral reflexionar a importância da literatura nas classes de ELE, especificamente, conceber e aplicar uma proposta didática com uma abordagem do género Microrrelato a partir dos Microrrelatos “Revolucionario del siglo XXI” do autor espanhol David Roas e “La Mujer” da autora Argentina Ana María Shua. Frente o dito, para o desenvolvimento do artigo se fez uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, com enfoque nos temas de “Literatura”, Silva, (2023), Eagleton, (1998), “literatura en clases de ELE” Singh y Villasol (2015), Ferreira, (2012), “Microrrelato” Blanco, (2020), Funez, (2012), “Lúdico” Labrador e Moreto (2008), Benitez (2008), que foram importantíssimos para a construção teórica do trabalho, e além disso, a aplicação em uma classe de espanhol da atividade “Microrrele” (Microrrelato em língua espanhola) fomentando a interpretação e produção textual, seguida de dois questionários, uma inicial e uma final. Como resultado se percebeu que o Microrrelato é um género literário que merece destaque, pois se comprovou na classe e nas enquetes que o gênero teve aceitação e interesse dos alunos, o que comprova que é uma ferramenta muito importante e potente no ensino de língua espanhola como língua estrangeira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El uso de la novela grafica mangá como herramienta didactica en la enseñanza de la oralidad y escrita em español como lengua extrajera(2018-06-04) FIEL, Luis Sidney Nascimento; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente trabalho oferece ao professor de espanhol como língua estrangeira (ELE) a possibilidade de considerar o gênero mangá como uma ferramenta didática que pode abrir portas para o ensino de uma segunda língua, a grande diversidade de temas como: aventuras, amor, esporte, sexualidade e outros, faz do mangá acessível a todas as idades e gêneros. Além de possuir uma particularidade notável para sua aplicação em aulas, que é sua incontestável popularidade atualmente. Outro ponto relevante do comic japonês é, a presença de imagens com características muito reais, o que confere um ensino fundado também no “lúdico’, visto que o mangá concede aos estudantes motivação e interesse para desenvolver os exercícios propostos. O mangá pode também englobar as quatros destrezas linguísticas (leitura, escrita, oral e auditiva). Utilizamos em este trabalho autores como, ALONSO (2010), PARADA (2012), POMATA (2012), que nos possibilitam falar do mangá no ensino de línguas. Por conclusão, o comic japonês pode ser utilizado como suporte para os professores de espanhol, em busca de bons efeitos no processo de ensino e aprendizagem de seus estudantes, além de criar um ambiente favorável ao ensino, visto que conta com elementos de humor y riso, coisas que podem tranquilizar os alunos os deixarem mais relaxados, também propomos atividades para trabalhar a escrita e a oralidade utilizando o manga.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) La poesía visual como herramienta didáctica en la enseñanza y aprendizaje del español como lengua extranjera: literatura en un juego de tablero “la poesía visual en movimiento”(2024-06-27) OLIVEIRA, Renata Raissa de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662Muito se fala sobre a importância da literatura nas escolas, porém, pouco se discute sobre a necessidade de uma abordagem dinâmica dos gêneros literários, consequentemente, da poesia visual nas aulas de espanhol como a E/LE, vendo-se assim a 1 Alumna de la Carrera de Letras- español (UFPA) Universidade Federal do Pará- Campus universitario de Abaetetuba. Correo electrónico: renataraissad@gmail.com 2 Mestra em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES- UFPA). Profesora de la Carrera de Letras – Licenciatura en Lengua Española, Faculdade de Ciências da Linguagem da UFPA – Campus universitário de Abaetetuba. Correo electrónico: mariajoselima@ufpa.br 9 necessidade de promover estratégias para discutir e ensinar literatura, buscamos trabalhar a poesia visual incorporando a literatura em língua espanhola, já que pouco se comenta sobre o gênero. A poesia visual é uma ferramenta poderosa para ensinar e aprender espanhol de uma forma divertida e atraente. Combina elementos visuais e linguísticos de forma criativa, estimulando a imaginação e a compreensão dos alunos. Com isso, este trabalho visa abordar o texto literário utilizando a poesia visual, tendo como estratégia a utilização do jogo de tabuleiro intitulado “poesia visual em movimento” como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem da língua espanhola como língua estrangeira. Ao incorporar os jogos neste contexto, é possível tornar o processo ainda mais divertido e eficaz. Assim, para fundamentação deste trabalho, que são; Amarilha (2013), Fernandes (2018), López (2012), Huizinga (1993), Xavier (2002), Buoro (2014) e Averbuck (1988). Ressalta-se que, quanto à metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica, com análise qualitativa, analisando hipóteses descritivas aplicadas a 16 alunos da instituição de ensino da Universidade Federal do Pará, Campus Abaetetuba, para a qual foi realizada uma aula introdutória sobre o tema para aplicação do jogo de tabuleiro “poesia visual em movimento” seguido de pesquisa, com as atividades abordadas para a divulgação da literatura baseada na poesia visual. Como resultados, comprovou-se que as metodologias lúdicas favorecem o desenvolvimento do aluno, promovendo a reflexão, o pensamento crítico e criativo. Em síntese, nesta pesquisa constatou-se que a aula, o contato com a estrutura do gênero, o conhecimento da poesia visual e de seus autores, somados à proposta de um jogo de tabuleiro que trata da literatura, da poesia e, consequentemente, da língua espanhola, confirmou-se um potencial interesse, além da interação e aprendizagem do gênero literário e da língua em questão.