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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de pessoas jovens, adultas e idosas/EJAI e o estágio de docência: desafios discentes em uma escola pública, na cidade de Santa Izabel do Pará(2023-11-24) FAVACHO, Izabella da Silva; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656; https://orcid.org/0009-0001-2665-8172A Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI) é uma modalidade de ensino da educação básica, ofertada a pessoas com idade acima de quinze anos, com históricos de negação de direitos ao longo da vida, que não tiveram acesso ou não concluíram seus estudos. Dessa maneira, o artigo, tem como objetivo identificar os desafios enfrentados pelos discentes da EJAI para retornar, permanecer e concluir com sucesso o processo de escolarização. O texto é fruto do Estágio de Docência em EJAI, realizado no oitavo semestre, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pará/ Campus Castanhal que possibilitou assegurar a relação teoria/prática na formação acadêmica, bem como coletar e relatar as vivências na EJAI, em uma escola pública de Ensino Fundamental localizada em uma comunidade, da cidade de Santa Izabel do Pará. Neste sentido, no referencial teórico dialogamos com Freire (1996), Arroyo (2005),Nascimento (2022),Silva et al (2022), com os marcos legais,dentre outros. A abordagem qualitativa norteou o trabalho e a metodologia envolveu o levantamento de dados bibliográficos, pesquisa de campo qualitativa, observação e exercício da docência. Os resultados obtidos demonstram que o grande desafio dos discentes da EJAI começa pelo acesso, mas também pela permanência na escola, por diversos motivos, tais como: deslocamento; trabalho; segurança; dentre outros. Desse modo, os resultados apontam para o papel e a necessidade da relevância de políticas públicas e educacionais eficazes capazes de garantir direito, acesso e a permanência na escola, visto que é dever do Estado, a garantia de uma educação pública, gratuita, inclusiva, de qualidade referenciada, pois essa ausência compromete a vida de pessoas, que historicamente tiveram seus direitos à educação negados e fazem parte de grupos sociais marcados pela exclusão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio na EJAI: vivência numa sala multisseriada da pública de Castanhal-PA(2023-10-03) MOURA, Karoline Rafaely da SIlva; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387A emancipação de homens e mulheres pela educação deve ser a intenção de todo educador (a). Nesse sentido, o presente estudo tem como finalidade relatar os desafios e possibilidades do ensino multisseriado da EJAI numa sala de aula da Rede Pública de Castanhal/PA. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo que proporciona melhor visão e compreensão do problema. A pesquisa se concretiza na observação participativa da realidade vivenciada no estágio supervisionado, que segundo Malhotra et al (2005) é o registro de padrões de comportamento de pessoas, para se informar melhor sobre o tema em questão. A partir dessas observações foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática, a fim de ter embasamento teórico acerca da problemática. Os resultados da vivência no estágio obrigatório possibilitaram observar que o profissional da educação que trabalha nesse formato de ensino encontra dificuldades para ensinar a todos ao mesmo tempo. Portanto, a pesquisa tem sua relevância, pois possibilitou enxergar a necessidade de novas práticas metodológicas criativas que predam o interesse dos alunos dessa modalidade, estimulem no ensino-aprendizagem e ajudem no desenvolvimento de cada sujeito.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiência docente com dialogicidade em estágio supervisionado na EJAI do curso de Pedagogia da UFPA/CCAST(2023-09-18) BRITO, Jamile da Silva; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182O presente trabalho tem como objetivo relatar as vivências na docência com dialogicidade de uma acadêmica de pedagogia no estágio supervisionado na Educação de Jovens, Adultose Idosos (EJAI). Para isso, utilizou-se de uma abordagem qualitativa e descritiva, com uso de observações, diário de campo e conversas informais durante a realização do estágio de observação e regência no primeiro semestre de 2023, em uma turma no turno da noite do 1o seguimento e 2a etapa A, que corresponde ao 4o e 5o ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, composta por 22 alunos matriculados, com uma professora regente, em uma escola municipal de Castanhal. Os resultados da experiência, no estágio de observação, permitiram momentos de vivências humanizadas e aprendizagens dialogadas com superação dos atos de ensino. Percebeu-se a presença do método tradicional de ensino da professora regente. Porém, com diálogos construtivos, considerando as necessidades e anseios dos alunos, constatando-se que para a regência na EJAI, podem ser utilizadas diferentes estratégias de ensino. Conclui-se que a dialogicidade, na sala de aula, é fundamental para entender a realidade, as dificuldades, assim como, criar um ambiente em que os educandos se sintam bem em compartilhar suas dúvidas, tornando o aprendizado significativo e envolvente, pois encontram-se mais motivados para participar das aulas na EJAI.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perfil e desafios de professores da EJAI em contexto de vivências de estágio supervisionado: relato de experiência(2023-09-18) TRAVASSOS, Alice Gabriela Lopes; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182A presente pesquisa tem por objetivo relatar o perfil e desafios de professores na Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI). Para isto foi realizado um estágio supervisionado do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal (CCAST) com a finalidade de produzir conhecimentos e reflexões sobre a prática pedagógica, ligadas principalmente ao contexto das instituições educativas. Esse relato de experiência consiste em uma pesquisa qualitativa descritiva, a partir da observação da sala de aula, de uma escola da rede municipal de ensino, no município de Castanhal/Pará. Utilizou-se questionário a 5 (cinco) professores. Os resultados apontam para atuação de professores idade e tempo de serviço na docência, porém sem a especialização adequada para atuar na EJAI. Os principais desafios são: ausência de desenvolvimento profissional docente, específicas para EJAI, tempo corrido de trabalho, falta de motivação, ausência de incentivos das instituições que estão vinculados. Conclui-se, que apesar das limitações para a docência na EJAI, a contribuição do estágio supervisionado foi positiva para a vivência formativa e acadêmica, permitindo não só conhecer as particularidades desses profissionais, como também perspectivar, a necessidade de formação continuada para o avanço e desenvolvimento da EJAI.