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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico
    (2018-02-27) SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585
    O presente trabalho de cunho explanatório tem como estudo objetivo relatar alguns resultados de pesquisa realizada em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual são analisados aspectos envolvidos no desenvolvimento de atividades de alfabetização e letramento na língua materna integrada ao conhecimento de ciências. Durante o desenvolvimento das atividades foi possível destacar dois aspectos das análises: (a) o trabalho com temas socialmente significativos, que favoreceu positivamente a inserção do conhecimento científico na EJA e a participação dos estudantes; (b) A abordagem do gênero textual como objeto de ensino que possibilitou a articulação entre a língua materna e ciências em termos de alfabetização e letramento. Ficou claro que a alfabetização científica pode ser usada como forma de potencializar o ensino da língua materna, e para isso foi perceptível o trabalho com o gênero textual ‘receita’ como uma forma de interligar os conteúdos de diferentes áreas do conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aulas de ciências para uma aluna com baixa visão e surda: um estudo de caso
    (2018-03-09) SILVA, Érica Cristina da Costa; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    O presente estudo foi realizado a partir do estudo e análise sobre o ensino de ciências com os assuntos - Anatomia do coração e Circulação sistêmica – desenvolvidos com uma aluna diagnosticada com deficiência de surdocegueira da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O problema a ser investigado é saber Como se configura a aprendizagem sobre anatomia do coração por uma aluna com surdocegueira? Para isso pretende-se como Objetivo Geral Compreender o processo de aprendizagem em ciências por uma aluna com surdocegueira Os dados foram obtidos através de observações e vivências de estágio de docências. A aluna tem baixa visão e é surda daí o termo surdocegueira. Nas metodologias do ensino de ciências foram utilizados materiais concretos e adaptados sobre o coração e circulação sistêmica. Os resultados indicaram que a aluna teve compreensão sobre os assuntos. Considero que a inclusão no ensino de ciências deve ser baseado no incentivo do aluno à procurar saber mais sobre determinado conhecimento e no trabalho de dedicação docente e domínio do assunto tornando as aulas interessantes e mais claras.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico de estudantes de uma turma de EJA com TDE e CLOZE
    (2019-01-08) PINHEIRO, Edna Maria Alfaia; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540
    Este trabalho relata parte de uma experiência docente durante a realização da disciplina estágio supervisionado, do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, em uma turma, do período noturno, da primeira etapa do EJA, de uma escola pública na cidade de Belém. É descrita a situação de dez estudantes da referida turma, diagnosticando o nível de aprendizagem de habilidades leitura, escrita e cálculos de cada um deles mediante um teste de desempenho escolar padronizado (TDE) e um Cloze sobre alimentação saudável.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação de Jovens e Adultos - EJA: uma análise da prática de ensino dos docentes na turma de 3ª etapa de 2018 da E.M.E.F. Professora Dinorá Tavares Gonçalves.
    (2019-08-28) SANTOS, Adenilza Silva dos; COSTA, Adalberto Portilho; http://lattes.cnpq.br/0411934571781766
    A pesquisa intitulada de Educação de Jovens e Adultos-EJA: uma análise da pratica pedagógica dos docentes na turma de 3ª etapa da E.M.E.F Dinorá Tavares Gonçalves, tem como objetivo identificar os métodos e práticas que os docentes vem adotando nesta escola, bem como a capacidade destes em estimular, empolgar e envolver os estudantes de EJA, com vistas a melhorar os índices de aprovação. O desenvolvimento se deu por meio de uma abordagem qualitativa, baseado em estudo bibliográfico e pesquisa de campo, os procedimentos metodológicos utilizados foram observação, entrevistas e questionário. Autores como FREIRE (1996), SILVA (2013), MCLAREN (1997), PIMENTA (1995), LIBANÊO (1997, MIZUKAMI (1986, SAVIANI (2007) e CANDAU (2010), foram alguns dos teóricos que fundamentaram este trabalho. A primeira parte trata de uma contextualização histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e as perspectivas atuais, considerando também o desenvolvimento desta modalidade no município de Cametá, como esta surge na escola Dinorá Tavares e quem são os sujeitos que compõe a EJA nesta instituição, a segunda retrata sobre os métodos e práticas pedagógicas do fazer docente, considerando o currículo nesse processo e a terceira apresenta especificamente os dados obtidos nesta pesquisa, onde os métodos e práticas utilizados em EJA nesta escola caracterizam-se somente tradicionais e sem planejamento por arte dos docentes e não chamam a atenção dos alunos, os desafios concentram-se principalmente no cansaço dos docentes por já virem de um dia corrido de aula e falta de recurso, como consequência os que continuam se formam com conhecimentos pouco reflexivos, outros mostram falta de interesse alguns desistem. Sendo assim, cabe ao professor mesmo diante de muitos impasses, buscar meios que facilite a aprendizagem afim de estimular o interesse de seus alunos, empolga-los a sentir vontade de estudar e envolve-los de forma que se sintam parte desse processo, utilizando metodologias em sua pratica que não só transmita o conteúdo, mas também que contribua na formação destes enquanto sujeitos críticos e reflexivos, compreendendo o meio no qual estão inseridos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El estudio de la Lengua Española a través de las leyendas de Amazonía: una secuencia didáctica en clase con los estudiantes de la EJA
    (2016) COSTA, Lilian Nunes da; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    A Cultura amazônica é extensa, e já sofreu uma desvalorização significativa, devido à influência de outras culturas. Por esta razão, o trabalho das lendas da Amazônia em nossas escolas é uma forma atraente para descobrir e voltar a esta cultura, acreditamos que, com sua magia e encanto possamos despertar a vontade de adquirir um forte e um melhor conhecimento da região, e também fazer com que seja possível a realização de atividades dinâmicas que promovem a compreensão dos textos e do mundo da Amazônia a partir da perspectiva de cada aluno das turmas de educação de jovens e adultos (EJA). A pesquisa em questão pretende mostrar como a nossa cultura é rica e tem de ser avaliada, assim como estimular o interesse pela leitura, permitindo o conhecimento de lendas da região com o objetivo de despertar nos alunos uma visão crítica da realidade utilizando a sequência didática como suporte.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de física na educação de jovens e adultos aplicado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes, Breves-PA
    (2017-07-02) SILVA, Jairo Ferreira da; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    Esse trabalho traz como ponto principal identificar o quanto de conhecimento prévio os alunos da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria de Lourdes, Breves-Pa, tem acerca dos assuntos de Ciências Físicas por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo através de um questionário com 6 perguntas. Assim, fizemos uma análise dos conhecimentos de Física adquiridos pelos alunos no decorrer dos estudos, observando como a Física nos dias de hoje está presente em todos os lugares, retratando assim a importância do conteúdo de Física no processo de ensino e aprendizagem. Nossos resultados, obtidos em duas turmas unidas de 32 alunos da 4ª etapa da EJA no 2º semestre de 2015, através da resposta do questionário foi possível observar que algumas perguntas foram interpretadas de maneira equivocada pelos alunos, contudo 81,25% reconheceram a importância de se estudar Física, 78,125% conseguiram identificar 5 (cinco) fenômenos que podem ser explicados com auxílio da Física, 87,5% conseguiram dizer o que a Física estuda demonstrando conhecimento acerca da disciplina, porém 43,75% disseram que provavelmente apresentarão dificuldades na disciplina de Física no Ensino Médio descrevendo alguns motivos para tal dificuldade, entre eles os cálculos, o tempo de aula e o fato do professor não está capacitado para ministrar os conteúdos da disciplina.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento da educação de jovens e adultos (EJA)
    (2018-03-05) COSTA, Selma do Socorro Pinheiro; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167
    A modalidade de Educação de Jovens e Adultos é um ensino destinado a jovens e adultos que por algum motivo não tiveram acesso ou não puderam concluir o estudo na idade certa. Através da pesquisa efetuada com esse público, levantamos o seguinte questionamento: como é conduzido a leitura e a escrita nas diferentes áreas da Educação de Jovens e Adultos? Pressupomos que as aulas de leitura e de escrita na Educação de Jovens e Adultos ocorrem de forma interdisciplinar, permitindo aos alunos ler não somente os textos escritos, mas o mundo e a si mesmo. Dessa maneira, nosso objetivo principal foi refletir sobre a leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento da Educação de Jovens e Adultos, especificamente, demonstrar os procedimentos pedagógicos utilizados nas aulas de leitura e escrita de todas as disciplinas da Educação de Jovens e Adultos na 1ª Totalidade; apresentar um roteiro pedagógico de leitura e de escrita para os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Participaram desta atividade 2 (dois) estudante da Educação de Jovens e Adultos da 1ª. Totalidade, turno da noite. Esta investigação ocorreu em três momentos. No primeiro, realizou-se a observação das aulas na Escola Estadual Augusto Olímpio em Belém-PA. No segundo momento, desenvolveu-se uma atividade pedagógica sobre a alimentação saudável, por meio do texto “O Menino que não gostava de comer alimentos saudáveis” de Faglioli e Nasser (2008). No terceiro momento, analisou-se as provas das disciplinas Português, Matemática, História/Geografia e Ciências, realizadas pela professora regente. Os resultados apontaram que os alunos da EJA alguns conseguem ler e escrever e entendem o que respectivamente escrevem e que outros ainda não conhecem nem o alfabeto, nas provas acertaram mais questões de Ciências e História/Geografia do que em Português e Matemática, respectivamente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial EJA e SOME: os impactos na minha vida acadêmica
    (2023-01-23) PINTO, Aldemy Silva; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861
    O presente trabalho sob o tema EJA E SOME: Os impactos na minha vida acadêmica traz uma abordagem sobre a minha história de vida como discente, docente e acadêmico o qual através de minhas lembranças proponho possíveis reflexões sobre as dificuldades que acompanham o aluno desta modalidade de ensino em pauta e que dificultam também o seu prosseguimento nos estudos devido a falta de domínio dos conhecimentos matemáticos, entre outros. Falo também das dificuldades que tive como aluno da EJA e do some no que diz respeito aos conhecimentos de alguns disciplinas, dentre elas a de Matemática. Essa discussão nos ajudará a perceber como estas modalidades de ensino muitas das vezes deixa muito a desejar, pois os alunos, tanto numa modalidade quanto na outra, ficam sem estudar determinados assuntos de suma importância devidos à falta de tempo. Isso nos leva a indagarmos, se nestas modalidades os alunos finalizam o cursos com muitas dificuldades, agora imagina só o que acontece com aqueles alunos que estudam uma vez por semana e conclui o ensino médio em um ano. Questões como essas nos fará refletir sobre a qualidade de ensino que alguns institutos particulares oferecerem por aí afora e repensar qual tipo de profissionais está se formando. Como professor da EJA destaco alguns aspectos positivos e negativos desta modalidade de ensino e a forma como era tratado pela escola. Para construção deste trabalho, utilizarei uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica reflexiva e bibliográfica, buscando estabelecer uma possível relação entre minha história e o tema proposto, através de uma abordagem qualitativa, levando em consideração uma relação dinâmica entre o sujeito e o contexto no qual está inserido. Utilizando como gênero textual o memorial que tem sido muito usado em trabalhos acadêmicos, o qual fundamentarei teoricamente através de Freire (1987) e (1996), Tardiff (2012) pois o mesmos discutem a respeito das reflexões deste memorial. Está estruturado em três capítulos, no primeiro falarei sobre o princípio de minha história de vida, no segundo sobre minha preparação profissional e no terceiro falarei sobre minha relação com a universidade. Por fim farei as considerações finais, em que mostrarei os resultados obtidos por essa pesquisa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de leitura para alunos da 2ª etapa da educação de jovens e adultos da escola Maximiano Antônio Rodrigues Abaetetuba-PA
    (2018) GOMES, Luzinete do Socorro Rodrigues; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286; https://orcid.org/0000-0002-9933-4806
    O presente trabalho tem como principal objetivo realizar a leitura do livro “As aventuras do menino Boto: o herói da Amazônia” com alunos da 2ª etapa da educação de jovens e adultos da escola Maximiano Antônio Rodrigues, município de Abaetetuba, aplicando várias práticas de leitura e refletindo sobre as estratégias e analogias de leitura dos alunos. Para realizar tal reflexão buscou como principal fonte Antônio Candido um autor que faz referência aimportância da literatura para a formação do homem, e traça uma grande discussão sobre a literatura enquanto direito do cidadão. Há ainda neste trabalho, uma breve abordagem sobre a historia da educação de jovens e adultos essa modalidade de ensino regulamentada pelo artigo 37 da Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. E traz também as atividades aplicadas ao referidos alunos, bem como, reflexões sobre as praticas e analogias utilizadas pelos alunos para realizar a leitura da obra em questão.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato de experiência do Estágio Supervisionado na EJA: a cartografia de alfabetização através das histórias de vida
    (2023-12-14) NASCIMENTO, Maria Aldileia Borges; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Relato de experiência do estágio supervisionado na EJA: a cartografia e o reconhecimento cultural
    (2024-02-12) ALMEIDA, Isis Tallita do Rosário; SILVA JUNIOR, Sebastião Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/3931008488643780
    O presente trabalho configura-se em um relato de experiência realizado a partir do componente curricular Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos EJA, no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, UFPA, Campus Bragança, tendo como objetivo expor a experiência vivida dentro do contexto escolar, propiciado pelo Estágio Supervisionado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Representações sociais de professores sobre o ser e fazer-se docente no Projeto EDUCAPESCA
    (2023-07-07) OLIVEIRA, Rafaela Ferreira de; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
    O presente trabalho analisa as Representações Sociais dos docentes sobre as práticas e saberes necessários para ser e fazer-se professor no Projeto de Educação de Jovens e Adultos articulado à Educação Profissional – EDUCAPESCA, do município de Bragança/PA. O referencial teórico-metodológico tem como base a Teoria das Representações Sociais (TRS), na abordagem da construção processual de Jodelet (2001) e Moscovici (1978). A coleta de dados foi realizada com os professores do segundo segmento do projeto em dois momentos: primeiramente a aplicação de formulário em conjunto com 18 professores e posteriormente a realização de grupo focal com nove destes professores. As informações coletadas durante o percurso metodológico foram organizadas em dimensões inerentes ao campo das TRS, as quais traduzem os seguintes achados: Os sujeitos são os docentes que possuem sua identidade e contribuição dentro de sua formação acadêmica e vivência no projeto; o contexto elucidado pelas diversas questões que envolvem desde a formação do professor até mesmo a condição de estrutura das escolas e recursos para a prática pedagógica, variáveis que afetam diretamente a oferta de um ensino de qualidade; e os sentidos que permeiam as particularidades em ser docente no Projeto e a construção disso dentro dessa articulação da EJA com a Educação Profissional junto desses sujeitos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Representações sociais dos professores sobre a inclusão escolar de deficientes na EJA
    (2019-08-20) CONDE, Joyce Maria da Silva; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
    Esse estudo analisa as representações sociais dos professores sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência na EJA. O referencial teórico-metodológico baseia-se na Teoria das Representações Sociais, no campo processual de Jodelet (2001). Assim, para atender os objetivos proposto, esse estudo se desenvolveu em duas etapas: Levantamento documental (dados estatísticos) e entrevista com cinco professoras da rede Municipal de Bragança-PA. Desse modo, para a organização do campo de analise, considerou-se as três dimensões constituidoras das Teorias das Representações Sociais (sujeitos, contextos e sentidos). Os resultados revelam: Os sujeitos professoras da EJA que constroem sua identidade, com a inclusão a partir do tempo de docência da EJA. No contexto de circulação das representações os indicadores apresentam a queda significativa no número de matrículas da EJA (Brasil/ Pará/ Regiões dos caetés/ Bragança). Esses dados confirmam não só o processo de exclusão vivenciado na Educação de Jovens e Adultos, como também o descaso do serviço público nessa modalidade de ensino, além da negação dos direitos, em relação aos sujeitos da EJA. Os sentidos que apresentam os discursos das professoras sobre a inclusão dos alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos possibilitaram a construção da figura imagética que possibilitou a identificação dos sentidos construídos pelas professoras sobre a inclusão na EJA, das imagens que são construídas sobre o fazer docente para inclusão da pessoa com deficiência na EJA e por fim, as práticas construídas a partir dos sentidos de inclusão e das imagens construídas sobre o fazer docente em turmas de EJA com alunos com deficiência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Subjetivação e poder disciplinar na proposta de reintegração social na EJA no Sistema Prisional em Bragança/Pa
    (2019-09-09) ALVES, Fabricio Gama; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    A relevância da oferta de educação para jovens e adultos privados de liberdade nas casas penais é preconizado como garantia de direito nas legislações internacionais, nacionais, estaduais e locais, de forma a oportunizar a reintegração destes sujeitos invisibilizados na sociedade. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar os modos de subjetivação da pessoa privada de liberdade e as tecnologias do poder disciplinar na proposta de reintegração social na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Sistema Prisional em Bragança/PA. Dessa forma, busca-se realizar a reflexão acerca da pena na perspectiva histórica da prisão e sistema penal entre o século XVII ao XX; compreender os sentidos da educação prisional no contexto da política educacional a nível nacional, estadual e municipal; analisar a proposta de reintegração social na EJA no sistema prisional de Bragança/PA e perceber os modos de subjetivação e as tecnologias de poder disciplinar exercidas no sistema prisional. A pesquisa é de abordagem qualitativa, realizada no Centro de Recuperação Regional de Bragança/PA (CRRB) junto aos responsáveis pela implementação do projeto da EJA na unidade. A coleta de dados no campo empírico ocorreu por meio da observação participante, da análise documental e das entrevistas estruturadas feita com a direção da unidade prisional, a coordenação de reinserção social, a coordenação pedagógica e os professores das turmas da 1ª e 2º etapa da EJA fundamental. Os resultados desta pesquisa mostram que as ações educativas no centro de recuperação se resumem a carência de uma estrutura física adequada para as turmas da EJA, falta de formação continuada específica pelos órgãos competentes, como Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), Secretaria Municipal de Educação de Bragança/PA (SEMED) e Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (SUSIPE), ao servidores que lidam direto e indiretamente com a educação formal na unidade prisional, planejamentos não condizentes com a realidade do público carcerário e suas adversidades, e estratégias metodológicas que não favorecem ao ensino-aprendizagem dos privados de liberdade quanto sua emancipação como cidadão. Conclui-se que no campo das políticas públicas educacionais para os privados de liberdade nos estabelecimentos penais, os discursos e as atuações governamentais se firmam para o assentamento das estratégias, manobras, táticas de se exercer as tecnologias do poder disciplinar por meio do controle, da privação destes sujeitos. No entanto, constata-se que os discursos disseminados nos documentos legais acabam sendo falaciosos, desmobilizados por interesses que permeiam os grupos governamentais numa relação de poder, fragilizando a concretização dessas políticas de direitos nas unidades prisionais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Transtorno mental na educação inclusiva: uma experiência com a esquizofrenia na Educação de Jovens e Adultos em Bragança-PA
    (2019-08-30) SILVA, Hanna Rodrigues da; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de
    O direito à educação de pessoas com deficiência tem concedido diálogos em diferentes âmbitos. Neste sentido, o presente trabalho aborda como objetivo geral uma análise sobre a educação de pessoas com transtorno do espectro da esquizofrenia, enquanto relato de experiência resultante do subprojeto PIBID, realizado em uma turma de 1º etapa da EJA, numa escola municipal na cidade de Bragança – Pa. O texto discorre situando a esquizofrenia no cenário educacional bragantino apresentando um levantamento documental do Centro de Referência em Atendimento Terapêutico e Educacional Especializado - Moendy Akã, partindo para as argumentações da/para inclusão da esquizofrenia mediante a gestão democrática, a interdisciplinaridade da atuação docente, a intervenção matemática e o papel da família. Considerando assim, que a experiência na EJA frente ao TEE conduziu a um novo olhar ao processo da aprendizagem significativa para este sujeito, nesse sentido, obteve-se como necessidade a alteração das práticas pedagógicas que proporcionou à aluna a assimilação do conteúdo e consequentemente, a sua participação diante da atividade proposta.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia
    (2019-12-27) SOUSA, Rafael Costa de; BARROS, Jônatas Barros e; http://lattes.cnpq.br/3305989488331260; https://orcid.org/0000-0003-3774-0056
    Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a utilização do simulador chamado Google Sky, contribuir com a formação de conceitos científicos dos alunos da EJA, problematizando e levando-os a elaboração de hipóteses sobre a Astronomia. Iremos assumir as concepções e as ideias de letramento do pensamento de Magda Soares e outros pares do Ensino de Astronomia como Nadir e Langhi e outros que realizaram trabalhos com simuladores. A metodologia e a pesquisa aconteceu em uma turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos), na Escola Estadual Renato Franco , a problemática do estudo é sobre as concepções de astronomia por meio da utilização de um Simulador chamado Google Sky. A pesquisa ocorreu durante o estágio III, que é um estágio específico em turmas da EJA, que está inserido no 8˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Nas análises e discussões é possível realizar verificações por meios de desenhos e hipóteses levantadas em formas de diálogos e o questionário proposto.
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