Navegando por Assunto "E/LE"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Elemprende: una propuesta de cartilla didáctica para la enseñanza de E/LE con el uso de las herramientas digitales y/o educacionales Canva, Jamboard, Padlet y Quizlet.(2024-06-27) CARDOSO, Ana Claudia Barreto; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662Durante o processo de ensino de espanhol como língua estrangeira, é perceptível a dificuldade de muitos professores em conseguir manter um processo de ensino proveitoso durante as aulas. Com base nesta observação, o presente trabalho, visa discorrer sobre a construção e evolução de um material didático voltado para auxiliar professores no processo de aprendizagem de alunos do curso de língua espanhola. A elaboração dessa pesquisa se fez necessária para o enfrentamento dos desafios atuais, produzindo um recurso prático para auxiliar professores a atender as demandas de uma pratica educacional eficaz e dinâmica, promovendo atividades interativas. Além disso, incentivar a participação ativa de docentes e alunos, contribuindo para um aprendizado mais significativo, adaptado aos contextos contemporâneos. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é refletir e elaborar uma cartilha didática utilizando aplicativos digitais e/o educacionais como o Canva, Jamboard, Padlet e Quizlet no ensino de espanhol. Onde o propósito é facilitar o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: falar, ouvir, ler e escrever. Destacar a importância do ensino do espanhol como língua estrangeira, assim como o papel das ferramentas, na melhoria do ensino do idioma. Neste trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa descritiva para explorar o tema proposto. Essa metodologia nos permitiu observar e descrever com precisão os fenômenos analisados sem influenciá-los. Baseamo-nos em autores como Trujillo Sáez (2022), González Valencia (2015) e Lima (2023), entre outros, usando fontes secundárias/terciárias e combinando uma abordagem qualitativa/quantitativa. Durante o desenvolvimento descrevemos a estrutura, o conteúdo e as perspectivas da cartilha ELEmprende, avaliamos sua eficácia através da aplicação de um questionário semiestruturado, composto por 18 perguntas relacionadas a viabilidades da cartilha didática a professores de espanhol, os quais possuíam os mais variados graus de instrução, sendo eles graduados, mestres e doutores. Com isso, os resultados da pesquisa revelam que a cartilha conseguiu demonstrar relevância e interesse nos professores, além da qualidade das propostas e organização com a abordagem dos quatro aplicativos como facilitadores, abrindo novas possibilidades e oferecendo suporte prático e acessível para o ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Juego “Cruzando Fronteras”: una propuesta didáctica para trabajar la cultura de los países hispanoamericanos en las clases de E/LE(2023-12-19) PINHEIRO, Darilene Almeida; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662A cultura dos países latino-americanos é diferente e muito interessante, e a relação jogo/cultura pode promover o ensino da cultura da língua alvo. Assim, os jogos têm grande importância no âmbito educacional, pois através deles os alunos aprendem de forma divertida e interativa. Nesse sentido, a educação não pode ficar alheia a esta realidade, principalmente quando se trata da E/LE, que ao utilizar esta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, aproxima as aulas da realidade vivenciada pelos alunos e mostra o Brasil através do jogo “Cruzando Fronteiras”, permitindo assim que o aluno conheça a cultura dos países que estão ao nosso redor. Assim, os aspectos explorados são: comidas típicas, danças típicas, datas comemorativas, pontos turísticos e expressões idiomáticas. Cabe ressaltar que as fronteiras são as linhas que separam territórios geográficos dominados por diferentes grupos, ou seja, são as fronteiras que dividem um país de outro. A metodologia do trabalho consiste em uma revisão bibliográfica com foco na Cultura, em especial, utilizando os pensamentos de teóricos como Álvarez (2002) Bourdieu (2008) Candau (2003) Eagleton (2011), García, Escarbajal y Escarbajal (2007) Méndez (2000) Piaget (1971) Skopinskaja (2003) Vygotsky (1989), os PCN’s entre outros. Além da aplicação do jogo “Cruzando Fronteiras”,seguida de uma pesquisa que serviu para ver o que aprenderam na aula e com o jogo. Como resultado desta pesquisa tivemos uma aula muito proveitosa, os alunos ficaram muito curiosose demonstraram muito interesse em aprender o conteúdo e o jogo. Por fim, o objetivo do jogo foi alcançado porque os alunos aprenderam de forma dinâmica e divertida sobre a cultura dos países que conseguiram associar à sua, ampliando assim o seu conhecimento cultural.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La enseñanza del Español como lengua extranjera enfocada a alumnos(as) de la educación secundaria con discapacidad visual: una propuesta didáctica a través del juego de tablero “Más allá del arco iris”(2024-07-19) MOREIRA, Eraldo Alcantara; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662O presente trabalho centra-se no campo de estudo do ensino-aprendizagem de ELE e inclusão e tem como objetivo refletir o ensino do espanhol como língua estrangeira voltado para alunos da educação secundaria com deficiência visual, com vistas a expor uma proposta didática por meio do jogo de tabuleiro intitulado "Mas Allá del Arco Iris", aplicado para um aluno com deficiência visual. Na verdade, além disso, outros objetivos são discutir a deficiência visual, especificamente, a aprendizagem de E/LE, bem como, compreender a importância do brincar em sala de aula, expor aspectos da literatura através do gênero literário conto, conteúdos como humores e cores no idioma em questão. Assim, no que diz respeito à metodologia do trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando autores como Freire (1987), Pedraza Jiménez (1996), Vigotski (1997), Gil (2000), Cortázar (2006), Albaladejo García (2007), Nunes e Lomônaco (2010), Vitores (2022), entre outros, além de uma análise qualitativa e uma pesquisa de campo onde buscamos observar, aplicar e analisar o jogo aplicado a um aluno com 1 Aluno de la carrera de Letras- Español (UFPA) Universidade Federal do Pará- Campus Universitario de Abaetetuba. Correo electrónico: alcantaraheraldo20@gmail.com 2 Mestra em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES- UFPA). Profesora de la carrera de Letras – Licenciatura en Lengua Española, Faculdade de Ciências da Linguagem da UFPA –Campus Universitario de Abaetetuba. Correo electrónico: mariajoselima@ufpa.br 8 deficiência visual da Escola Santa Luzia no Algodoal bairro, município de Abaetetuba-PA. Ressalta-se que, logo após a aplicação do questionário de 12 perguntas seguiu-se a resposta do participante sobre o potencial da proposta do jogo. Assim, como resultados, a pesquisa revelou que a proposta apresentada é muito relevante pois favorece o desenvolvimento do ensino de espanhol como língua estrangeira de forma interativa, criativa e lúdica, o que proporciona aprendizagem e uma contribuição para os estudos de ELE para alunos deficiência visual.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Las películas literarias como estrategia para el desarrollo del componente sociocultural en la enseñanza y aprendizaje del español como lengua extranjera (e/le)(2018-05-28) MELO, Luiza Antônia Cardoso de; SOARES, Ana Cláudia Melo; http://lattes.cnpq.br/9329463403223387Este trabalho tem como tema “o uso de filmes e textos literários no ensino/aprendizagem do E/LE”. A abordagem é na Linguística Aplicada com ênfase no ensino/aprendizagem E/LE. O problema que norteia este trabalho está na questão: Por que o uso de filmes e textos literários nas aulas de E/LE são importantes estratégias para o desenvolvimento da competência sociocultural? Assim, o objetivo consiste em propor a reflexão a respeito de estratégias com o uso de filmes e de textos literários nas aulas de E/LE para desenvolver a competência sociocultural. Apresenta base teórica de conceitos de: Ensino/aprendizagem de E/LE baseado em Moraes (2010), López (1997) entre outros; O uso de filmes e de textos literários no ensino aprendizagem de E/LE foi baseado em Cândido (1995), Jiménez (1996), entre outros; O Componente Sociocultural foi baseado em Eagleton (1943/2011), Sganzerla (2013), entre outros. É uma pesquisa bibliográfica e de natureza qualitativa. As propostas de atividades foram desenvolvidas baseadas nos filmes “O Labirinto do Fauno” e “Pantaleão e as visitadoras”. Por fim, se concluiu que o trabalho com o uso de filmes e de textos literários pode ser uma ferramenta fundamental, já que nos permite utilizar, adaptar e criar atividades de grandes obras literárias; é válido ressaltar que a leitura gera prazer e que se bem aplicada no ensino de línguas potencializa a aprendizagem.