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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Aplicação das políticas de prevenção ao uso indevido de drogas no âmbito nacional e estadual
    (2020-08-26) RIBEIRO, Victor Assunção; SOUZA, Luanna Tomaz de; http://lattes.cnpq.br/5883415348673630; https://orcid.org/0000-0002-8385-8859
    A presente pesquisa busca debater sobre a aplicação da política de prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas no âmbito nacional e estadual. Realizou-se, então, uma pesquisa sob a abordagem dedutiva em conjunto com a pesquisa bibliográfica e documental. Em um primeiro momento buscou-se fazer um panorama histórico do consumo de drogas nas sociedades, discutir a reação internacional frente ao combate às drogas e o posicionamento dicotômico do Brasil na formulação de sua legislação. Em um segundo momento discutiu-se os impactos gerados pós Lei 11.343/2006 e as ações de prevenção e assistência no marco da redução de danos, em especial o aumento das comunidades terapêuticas. Por fim, abordou-se a aplicação de políticas preventivas no Brasil e no Estado do Pará. Diante disso, identificou-se o retorno do conceito de abstinência como norte da política de drogas, o aumento nos investimentos das comunidades terapêuticas, invés de investimentos em políticas assistenciais já existentes, e a precariedade da rede assistencial no Pará seja pela falta de profissionais capacitados ou centros especializados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Perfil clínico-epidemiológico de crianças com alterações no desenvolvimento e filhas de mães usuárias de drogas na gestação - Programa Caminhar/Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza
    (2006) CARVALHO NETO, Américo Peixoto de; COTA, Christina; OLIVEIRA, Waléria Kesley de; SOUZA, Izabel Cristina Neves de; FIGUEIRAS, Amira Consuêlo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6213115471891287
    O presente estudo teve como principal objetivo identificar e traçar um perfil clínico- epidemiológico de crianças com alterações no desenvolvimento infantil e filhas de mães usuárias de drogas na gestação, matriculadas no Programa Caminhar – Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. O estudo foi descritivo, explicativo e transversal, no qual foram revisados 651 prontuários (100%), no período de outubro de 2002 a setembro de 2005. Destes, foram encontrados 12 prontuários (1.84%) que havia relato de uso de drogas no período gestacional. A média de faixa etária das crianças foi de 3,5 anos. 75% eram adotadas. O álcool foi a principal droga de abuso. Prematuridade, kernicterus e baixo peso ao nascer foram as principais alterações no recém-nascido. Acentuação de cisternas basais, megacisterna magna e comprometimento de vias motoras piramidais foram as alterações anatômicas encontradas. As intercorrências clínicas significativas correspondem ao atraso motor, distúrbios do sono, alterações da fala e infecções respiratórias. Conclui-se que a droga consumida durante a gestação, age como fator deletério na formação do feto e desenvolvimento infantil, levando a distúrbios que poderiam ser evitados com a identificação, tratamento e acompanhamento precoce dessas mães usuárias de drogas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Violência escolar na escola Basílio de Carvalho
    (2014) SILVA, Rosivani Costa da; PIANI, Pedro Paulo Freire; http://lattes.cnpq.br/6434100473666705
    Este trabalho monográfico tem como foco principal obter informações sobre a violência com o corpo docente na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Basílio de Carvalho. As pessoas que contribuíram para a realização dessa pesquisa foram ao todo: dois professores, o diretor da instituição, quatro alunos do ensino médio, sendo dois do sexo masculino e dois do sexo feminino. Partindo desta perspectiva, a elaboração do trabalho teve como objetivo 1)compreender como surgiu ao longo da historia educacional, a questão da violência no espaço escolar sejam ela física, verbal ou de outro caráter, 2) quais são as expectativas e desafios que os profissionais encontram no seu ambiente de trabalho.,3) qual o reflexo da violência na vida e nas relações dos estudantes. Logo, a escola tem conhecimento daquilo que ocorre cotidianamente nesse respeitado estabelecimento de ensino. Em decorrência de todos esses necessários procedimentos, ficarão bem evidenciados os conflitos mais sérios que vêm ocorrendo no contexto escolar. Muito se fala em educação de qualidade, atualmente, é exatamente essa a deficiência desse país. Os jovens utilizam a escola como espaço de aprendizagem e como espaço de conflitos que vivenciam, tais como uso de armas, roubos, racismo, homicídios, agressões físicas e psicológicas uso de drogas, bullyng, entre outros, ocorrendo dentro de um contexto de distanciamento entre a escola,a comunidade, a família e o meio social, gerando necessidade de ser criar estratégias no diálogo e a mediação da violência escolar.
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