Navegando por Assunto "Dramaturgia pessoal"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caminho de ninguém: Processo criativo de uma atuante no espetáculo Fenda do grupo de investigação do treinamento psicofísico do atuante(2021-07-03) OLIVEIRA, Tais Sawaki; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098Esta pesquisa aborda o processo de criação do solo teatral “Caminho de 人間 (ningen)” que compôs o espetáculo Fenda apresentado em 2017. A pesquisa foi realizada dentro do Grupo de Investigação e Treinamento Psicofísico do Atuante, e teve como indução a obra O Rei Lear do dramaturgo inglês William Shakespeare. O presente trabalho objetiva olhar o percurso da criação do solo a partir dos documentos de processo reunidos durante a construção do mesmo, além de abordar o processo criativo sob o ponto de vista pedagógico de uma atuante em formação discutindo as possibilidades de criação a partir das metodologias utilizadas nesse processo de experimentação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo-História: band-aid na ferida(2019-12-18) SILVA, Jéssica Bianca César; FURTADO, Paulo Roberto Santana; http://lattes.cnpq.br/4090281906746877; http://orcid.org/0000-0001-8925-4207A presente pesquisa começa com um memorial que perpassa pelo abuso sexual, o teatro pessoal em busca de uma cura, o ser professora e encenadora, inicialmente, principalmente pelo teatro pessoal que desenvolvo para sobreviver mais um dia. E partindo dessa fenomenologia chamada teatro, revivo, construo, destruo e reconstruo meu corpo. Percebendo assim as diversas construções de personagens anarcometodologicos. Em quatro sessões falo sobre como o engendramento de dores, feridas e cicatrizes resultam em um ensinar sobre o cuidado de si; cuidado esse que vai além do EU, de mim, e deságua em um grupo de mulheres que tem em comum as lutas diárias de ser mulher, as diversas feridas e o não saber como lidar com diversos transtornos psicológicos adquiridos pelo silenciamento diário. Teço através do teatro pessoal a construção de vários personagens, dramaturgias e encenações. Como resultado, desenvolvo métodos de ensino de teatro propulsor de vozes, onde os estudos de conexões de autocuidado – cuidado de si – propiciam uma construção cênica de lutas sociais poéticas: o espetáculo “Enfim Sós”.