Navegando por Assunto "Down Syndrome"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prosódia da expressividade facial das emoções de crianças com síndrome de down do município de Abaetetuba(2018-06-30) ALMEIDA, Rosane Rodrigues de; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Neste estudo, compreendemos, especialmente, o processamento prosódico das expressões faciais das emoções de crianças com Síndrome de Down. Pressupomos que as crianças com Síndrome de Down apresentariam barreiras para compreender e produzir as expressões faciais das emoções, em virtude a restritas interações sociais. Adotamos como base teórica, Fónagy (2003) e Paul Ekman citado por Correia (2014). Segundo Fónagy (2003) afirma que a prosódia pode expressar a atitude, a emoção e/ou a intenção do locutor. Paul Ekman (1999) citado por Correia (2014) define seis emoções básicas: alegria, tristeza, cólera ou raiva, medo, aversão ou nojo e surpresa. Participaram deste estudo 06 crianças, sendo 03 com Síndrome de Down e 03 sem Síndrome de Down. O material compôs seis expressões faciais primárias das emoções básicas, baseadas em Paul Ekman, a saber: alegria, tristeza, cólera ou raiva, medo, aversão ou nojo e surpresa. A tarefa consistiu em dois momentos: o primeiro momento, solicitamos para as crianças com e sem Síndrome de Down produzirem as seis expressões faciais por meio de relatos espontâneos. Posteriormente, foram induzidas a reconhecer as seis expressões faciais básicas da emoção acima citadas por meio de 06 figuras, retiradas da internet. Assim sendo, os resultados demonstraram que os participantes com Síndrome de Down compreenderam 06 (seis) emoções, sendo que apenas uma criança compreendeu todas, os outros dois participantes apenas a reação prosódica da alegria, do medo e da tristeza. E produziram 05 (cinco) emoções, sendo elas: alegria, tristeza, surpresa, medo e raiva. Já os participantes sem Síndrome de Down, compreenderam 05 (cinco) emoções: alegria, tristeza, raiva, nojo e surpresa. E produziram 06 (seis) emoções: alegria, tristeza, cólera ou raiva, medo, aversão ou nojo e surpresa. Tais evidências confirmam nossa hipótese de que as crianças com Síndrome de Down apresentariam barreiras para compreenderem e produzirem as expressões faciais das emoções, em virtude a restritas interações sociais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências de mediação escolar no auxílio da inclusão de aluno com Síndrome de Down em escola particular(2023-09-18) BRAGA, Ana Flávia Saraiva; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/781592645018723; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182A pesquisa objetiva relatar as vivências de uma mediadora escolar no auxílio da inclusão de alunos com Síndrome de Down (SD) em escola particular. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e descritiva com utilização de observação participante, caderno de campo e narrativas calcadas nas relações de intermediação entre mediadora e uma aluna do 9.o ano do ensino fundamental de escola particular do município de Castanhal/Pará. As vivências de mediações pedagógicas realizadas na escola particular foram de constante aprendizado, com frustrações ao construir expectativas, porém, com conquistas significativas e de uma alegria imensurável. A mediação escolar permitiu uma relação com a aluna de forma afetuosa, com carinho e perspicácia, gerando autonomia da aluna. Conclui-se, que é importante que o aluno com SD tenha conhecimento sobre as próprias dificuldades e sobre a necessidade da presença da mediação escolar em seu cotidiano, enfatizando a necessidade de garantir mediações efetivas através do investimento no âmbito familiar, buscando estímulos para o desenvolvimento adequado da criança SD.